Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - silva

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 8
16
Dicas & Ideias / Itens Mágicos Ridiculos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:25:07 am »
Okay, o outro tópico sobre itens magicos me inspirou a criar esse. A brincadeira é bolar itens mágicos ridículos, tipo:

- ALABARDA GIGANTE DA FURTIVIDADE: uma alabarda que confere bonus de furtividade. Isto é, caso o usuário consiga equilibrar o bastão pesado e gigantesco que compoe a arma.

 :bwaha:

17
Dicas & Ideias / Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:03:50 am »
Após jogar uma sequencia de Baldurs Gate 1 > Baldurs Gate 2 > Planescape Torment (todos games baseados em D&D) no ultimo mês, eu descobri algo que me incomoda: Itens mágicos. Não sei se to usando o termo correto aqui. Na verdade existem itens mágicos muito interessantes nesses jogos, mas em contrapartida existem outros que dão uma verdadeira brochada na coisa toda. Alguns exemplos pra ilustrar o ponto:

Ítens mágicos LEGAIS:

(click to show/hide)

Ítens mágicos TOSCOS:

(click to show/hide)


Perceberam a diferença ? Os primeiros ítens ajudam a colorir o mundo, seja trazendo uma história de seu passado, ou ilustrando algum aspecto interessante que retrata a natureza ou costumes deste, etc. Já o segundo tipo de ítem mágico é desprovido de cor ou algo além de mera utilidade. É um "ítem mágico genérico". :eca:

E o pior é que a tendência nesses jogos é você começar a esbarrar com o segundo tipo de itens mágicos aos montes conforme vai ficando mais forte. Chega uma hora que você abre um baú e.. ítem mágico genérico. Mata um monstro e... ítem mágico genérico. Chega numa loja e.. ítens mágicos genéricos. Sério, chega a um ponto em que TODOS os vendedores têm itens mágicos disponíveis em seu inventário. Como se o sujeito chegasse num estabelecimento e..

"MANUEL! AINDA TEM ESPADA MÁGICA AÍ ?", e o Manuel grita.. "ACABOU! MAS EU ENCANTO OUTRA AQUI RAPIDINHO!!!!".

ou então..

"MANUEL! ESSA ESPADA MÁGICA PIFOU!", e o Manuel grita.. "DEIXA COMIGO! DOU UMA SEGUNDA MÃO NO GLIFO E UMA ROSQUEADA NO RUBI QUE VOLTA A FUNCIONAR RAPIDINHO!"

ou ainda..

"MANUEL! ENCANTA ESSA FACA PRA MIM???", e lá vai o Manuel... "NÃO DÁ! TO COM 15 ENCOMENDAS PRA LIBERAR HOJE AINDA! PASSA AMANHÃ!"

Porra, não tem nada mais anti-mágico do que a banalização da magia. Mas é exatamente isso que esses itens fazem, ao menos na minha opinião. Concordam ? Discordam ? Como vocês lidam com isso nas mesas de vocês ?  :sobrancelha:

18
Dicas & Ideias / Morte de PCs - parte 2
« Online: Dezembro 10, 2013, 06:24:22 pm »
Continuando o papo desse tópico aqui..

Como foi a experiência de vocês com mortes de personagem durante o jogo? Mandaram o jogador pra casa? Pararam o jogo pra esperar o cara fazer outro persona  (ou continuaram enquanto o cara fazia outro rapidinho) ? Ou você como GM roubou no dado pro cara não morrer ?

Pergunto porque recentemente tive essa experiência e, como eram só 2 jogadores e 1 GM, combinamos de deixar a cargo do jogador essa decisao - morrer e fazer outro personagem (e dar um disrupt na estoria) ou manter o personagem vivo porem com alguma penalidade (aleijado, desfigurado, algum NPC importante morto, etc). E ainda não consigo imaginar o contrário - um personagem morrendo e seu jogador saindo da estória pra ir pra casa/criar outro PC/assumir algum NPC/etc. Eu tenho dificuldade em visualizar essa opaca de uma forma que acomode o tipo de diversão de um hobby social como o rpg.

Por isso eu queria saber da experiência da galera.  :)

19
Dicas & Ideias / Forgotten Realms 2099
« Online: Dezembro 03, 2013, 03:24:13 pm »
Puxando um gancho da outra conversa que estamos tendo (Bem e Mal em D&D), qual seria a cara de Forgotten Realms (e dos planos) se realmente levassemos as premissas basicas de D&D a duas consequencias logicas?

Vou comecar com os deuses: como seria um mundo onde os deuses existem comprovadamente, e a forma de se comunicar com eles e de receber seus milagres eh tao empirica quanto usar um celular pra falar com alguem a quilometros de distancia ou encomendar uma pizza e recebe-la na porta de casa mediante pagamento via cartao de credito ?

Outro ponto sao as magias: sera que essa proliferacao de itens magicos pra todo lado nao abre espaco pra uma industria magica se desenvolver ? Nao poderiamos ter uma casa do futuro, onde os recursos tecnologicos na verdade sao magicos? Lampadas magicas, TVs magicas, Internet magica, robos domesticos magicos, ar-condicionado magico, automovel magico, etc? Sera que isso nao traria uma revolucao magica a sociedade ou algo do tipo ?

Enfim, voces acham que algo seria diferente do apresentado nos cenarios? Se sim, como ?

20
Dicas & Ideias / Bem e Mal em D&D
« Online: Novembro 28, 2013, 09:52:24 pm »
Tava jogando Baldurs Gate enhanced edition aqui (essas promoções do steam estão acabando comigo), e notei uma coisa:

Eu caí numa emboscada e no corpo de um dos assassinos havia um bilhete falando assim:

"Be it know to all evil people that there is a bounty of 200 gold pieces for the head of.."

Minha dúvida é: WTF ? "Façam saber a todas as pessoas maldosas, que há uma recompensa pela cabeça de.."

Cara, ninguem escreveria isso assim num mundo de verdade, esse auto juizo de valor bizarro. É como se alguem escrevesse um livro chamado "Hacker for Evil Dummies" ou "10 dicas de traição para pessoas malvadas". Wtf ?

Logo depois que isso aconteceu, um membro da minha equipe virou pra outro e falou assim: "Fulano, será que você poderia ser menos malvado ? Isso está me incomodando".

Bicho, como assim "malvado" ? Na vida real neguinho falaria "Menos egoísta" ou "menos trapaceiro" ou "menos porco" ou sei lá, mas "menos malvado" parece diálogo de desenho da disney pra criança de 3 anos.

Isso é uma caracteristica do jogo Baldurs Gate, do cenário Forgotten, ou de D&D como um todo ?

 :blink:


P.S: o jogo está divertido, especialmente dps que descobri que dá pra deixar ele a 60 fps. Até o combate, que não me agradava antes, está interessante nessa velocidade.


*EDIT* elaborando melhor a questão:

A forma como o jogo retrata isso dá a entender que é comum para as pessoas desse mundo essa consciência automática do que constitui Bem ou Mal. Tipo..

"Meu camarada, Eu sou do Mal, nem precisa usar esse detect alignment aí, poupa o slot pra outro encontro.. sabe como é né, cresci no gueto e não tinha outra opção senão pegar num revolver e ir pra pista assaltar pra botar comida na mesa pros meus filhos.. há quem diga que em outros universos eu seria visto em tons de cinza, mas a nossa cosmologia local diz que eu sou do Mal.. fazer o quê né.. "

Ou então um casal trepando: "Vai goza na minha cara!" e "Não posso gata, eu sou lawful-good"

O negócio é desse jeito  ?  :shock:

21
Dicas & Ideias / Gygax é uma farsa ?
« Online: Outubro 14, 2013, 10:52:42 pm »
Acabo de topar com CYBORG COMMANDO, um rpg criado por Gygax em 1987. É considerado por muita gente um dos piores rpgs já criados. (pra se ter uma idéia, cada jogador é um cyborgue que guarda o cérebro na bunda e disparam raios dos dedos, e têm que defender a Terra de alienígenas "mais realistas já vistos", que disparam raios eletromagnéticos de tentáculos).

Descobri também que ele fez mais dois jogos depois desse: um tal Lejendary Adventures (com J mesmo) e Dangerous Journeys ou algo assim. E se os reviews na net forem algum indicativo, ambos são pedaços de bostas fumegantes.

Sendo assim, pergunto: como pode ? Como pode um cara que supostamente é um grande designer (ele criou D&D, afinal) criar tanta porcaria após sua obra-prima ? Será que o verdadeiro cérebro por trás de D&D era o Arneson ou algo assim ?

22
Depois do Humble Bundle pra joguinhos de PC, taí o análogo pra RPGs de mesa. Esse site ( clique ) oferece várias promoções onde você paga o que quiser pra adquirir PDFs de rpgs diversos.

Essa semana é a vez do aclamado Unknown Armies, o rpg de horror psicodélico e furious action, dos autores Greg Stolze e John Tynes. Você paga o quanto quiser pra levar o livro core + 1 suplemento, e se pagar o equivalente à média dos lances, leva toda a série. Cara, sério, esse jogo é deliciosamente bem escrito, e um dos mais psicodelicamente evocativos que já li (Pornômancia ? Avatares do Hermafrodita Místico ? Magos que tiram poder da auto-mutilação anyone ?).

Pexinxa.  :)









23
Olhem essas imagens e clips.

Alguem sabe que gênero é esse retratado aí ? A princípio suspeitei do sword & sorcery, mas a coisa me parece bem diferente da estética vista em Conan, Krull e Elric.

Eu to fascinado por essa estética e queria saber se já existe algum jogo/cenário baseado nela. Reparem que ela une uns toques de fantasia/sword & sorcery com um quê de sci-fi, com essas vistas alienígenas e surreais.


24
Vídeo Game / Sword & Glory... parte KoDP, parte Bushido Blade
« Online: Setembro 19, 2013, 11:07:06 am »
Cacete, topei com esse joguinho agora a pouco e to estupidificado até agora. Alguem aí conhece ?

Ele é um sandbox irado passado numa espécia de era das sagas nórdicas (ou algo assim) onde você é um clan member que tem que lutar pra acumular ouro e glória pro clã, através de escolhas que desencadeiam consequencias (a curto e longo prazo). Dá pra você casar, ter filhos, construir sua casa, envelhecer, se tornar líder do clã, etc. Até a hora que você morre. Daí seu filho assume seu lugar de onde você parou.

Parece fodástico! e meu Ipad não tá aqui comigo pra eu testar.  :(


25
Dicas & Ideias / Ficha de Personagem mais maneira do mundo
« Online: Setembro 12, 2013, 01:39:43 am »
Qual é ?

(fotos ou não existe)

26
Vídeo Game / Blacklist - Multiplayer
« Online: Agosto 16, 2013, 12:42:01 pm »
Alguem aí animado com o multiplayer do novo Splinter Cell Blacklist?

Gostei desse modo Spies vs Mercs, que bota um time de espiões (com visão em 3ªpessoa) pra se infiltrar e hackear um terminal, contra um time de mercenários (com visão em 1ªpessoa) pra defender o terminal na base da porrada.

E aí, bora formar um time pra essa bagaça ? A gente podia se chamar os "Snake Solids" ou algo assim, que tal ?  :bwaha:


27
Dicas & Ideias / Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Online: Agosto 15, 2013, 11:49:00 pm »
Que regras de jogos vocês acharam tão legais que acabaram roubando e adotando pra outros jogos, sempre que possível ?


Pra mim:

1) Iniciativa de Marvel Heroic Roleplaying: um jogador age primeiro, e escolhe quem vai agir depois. Se um jogador escolher um NPC, esse age, senão o NPC age no final. Alternativamente, o mestre pode gastar 1 ponto do Doom pool pra forçar um NPC a agir antes (acho que é isso, se me lembro bem).

Simplicidade. Agilidade. Interatividade. Elegância. Homoafetividade.  XD


2) Resolução de Apocalypse World/Warhammer 3e/Star Wars: Edge of the Empire: em uma palavra, momemtum. Toda vez que os dados rolarem, alguma coisa acontece, SEMPRE. Então, se num combate padrão existe a possibilidade de...

Jogador dispara contra NPC, mas erra;
NPC dispara contra jogador, mas erra;
Jogador dispara contra NPC, mas erra de novo;
NPC dispara contra jogador, mas erra de novo;
etc.

aqui a coisa funciona assim...

Jogador dispara contra NPC, mas erra, atingindo um tubo de resfriamento na parede que libera gás na visão do NPC;
NPC fica desorientado e erra jogador, mas consegue buscar cobertura;
Jogador rola pra atingir NPC, o acerta, e ainda o força pra fora da cobertura;
etc.

Ou seja, momentum. A narrativa está sempre se movendo, "go-go-go!", nunca pára em "nothing happens" ou null-result.


P.S: dá pra ver que eu to numa vibe "fiction-first", roubando essas regras que dão mais ênfase à narrativa e ficção, ao invés de táticas e realismo e yada yada.  :)

28
Vídeo Game / Por favor, jogue King of Dragon Pass
« Online: Agosto 13, 2013, 01:42:44 pm »
Eu podia estar roubando, eu podia estar matando, mas estou aqui humildemente pedindo sua colaboração para divulgar esse lindo jogo de PC e Ipad.


Bom, na verdade eu só queria linkar um artigo legal que saiu na Folha sobre o jogo.

http://jogatina.blogfolha.uol.com.br/2012/05/25/por-favor-jogue-king-of-dragon-pass/


(juro que não sou eu o autor do artigo, nem tive nada a ver com sua publicação :haha: )


29
Dicas & Ideias / Failing Forward: sim ou não ?
« Online: Agosto 08, 2013, 05:34:14 pm »
Fala cambada,

O que vocês acham desse tipo de regra que vem aparecendo ultimamente, na qual os "erros simples", ou seja, aqueles onde você simplesmente erra e não acontece nada, são retirados em favor de erros que acarretam consequências pra situação ?

Só dar um exemplo mais tangível, peguemos o novo Star Wars Edge of the Empire. Apesar de só conhecê-lo superficialmente, sei que ele usa dados especiais que adicionam situações à rolagem que vão além do mero sucesso/falha. Ou seja, quando você tenta acertar o inimigo com um blaster, a rolagem não vai dizer apenas se você acertou ou não - os dados especiais podem dizer que você não só errou mas o inimigo conseguiu cobertura; que sua arma emperrou; que o tiro ricocheteou e acertou outro adversário; que você errou mas forçou o adversário a deixar sua cobertura e agora ficou aberto/vulnerável; etc.

Outro exemplo, também pra ilustrar, é o Apocalypse World (e seu filhote Dungeon World), onde existe a faixa de resultado de "sucess at a cost/ugly choice" entre o sucesso e a falha, que fazem com que haja consequencias inesperadas para as situações.

O que vocês acham do conceito ? Já testaram ? Conhecem outros jogos que o utilizam ?


30
Dicas & Ideias / Color-first
« Online: Julho 06, 2013, 12:50:41 pm »
O que vocês acham dessa ideia ?

Basicamente, "color-first" denota sistemas focados em trazer a "cor" dos personagens pra frente do jogo e criar situações interessantes e conflitantes in-game a partir disso, ao invés de se proporem a ser meros simuladores de capacidades dos personagens como fazem a maioria dos sistemas clássicos.

Pra ilustrar melhor a ideia, reparem como um Covert Ops eh retratado em dois sistemas diferentes: (ignorem as figuras, vejam as regras! )

Aqui vs Aqui.

O primeiro modela o personagem em função de suas capacidades (destreza, acrobacias, hacking) enquanto o segundo o modela em funcao de situacoes e conflitos potencialmente interessantes que podem ser trazidos pro jogo (traições entre personagens, manipulações, sabotagens (culpando outros), conspirações que afetam o grupo, etc).

Na verdade ambos sistemas tocam nos dois pontos, "cor" e números. A coisa não eh binaria. Mas vocês percebem como o segundo jogo tende a provocar muito mais situações conflitantes ( e consequentemente dramáticas) no jogo, enquanto o segundo eh muito mais "passivo" quanto a isso, sendo quase meramente um simulador de capacidades ?

Concordam?
Discordam ?
"Silva vai procurar um trabalho e para de encher a porra do saco" ?


Páginas: 1 [2] 3 4 ... 8