Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - silva

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 8
31
Design & Desenvolvimento / Sistema bem realista, porém bem simples ?
« Online: Maio 20, 2013, 07:19:35 pm »
Fala cambada, to com um dilema aqui, e queria umas ideias.

Seguinte: eu queria apresentar o Runequest para uns amigos, mas tenho certeza que nenhum vai topar devido a complexidade dele. Então pensei em convertê-lo pra algo mais simples, só que mantendo suas características principais/emblemáticas, que considero: 1. realismo, 2. intuitividade, e 3. "coerência antropológica" (desculpem, não consegui achar um termo melhor do que isso).

Então eu fiz alguns esboços mentais aqui:

1. "intuitividade", que é baseada na mecânica de percentil (2d10) dele. Isso poderia ser convertida em 1d20 (se lembrarmos que uma escala de 1 a 100, contada de 5 em 5%, equivale a uma escala de 1 a 20 mesmo). Ou seja, uma habilidade "Parede de Escudos: 45%" se tornaria "Parede de Escudos: 9". O problema seria perder a tal curva de probabilidade que 2 dados oferecem. (mas também não sei se uma curva de 2 dados faz tanta diferença assim com relação a 1 dado só.. sei lá).

2. "Realismo". Acho que esse seria o mais fácil, não ? Seria uma questão de ajustar níveis de dano e proteção/resistência de tal forma que a coisa penda mais pro dano. E quanto a outros aspectos, como o ganho de experiência conforme se utiliza as habilidades in-game, poderiam ficar exatamente como está, pois independem de dados de x faces ou algo assim.

3. "Coerência antropológica". Esse aqui também não me parece difícil. Seria o caso de manter a criação de personagens baseada em escolha de etapas de background (Cultura, Classe social, Ocupação, etc), e ajustar o quantitativo de pts de habilidade que cada background oferece pra nova mecânica de dados de 1d20, ao invés de 2d10. Ex: Se a cultura "Primitivo" daria 40 pts pra distribuir pelas habilidades Caça e Pesca, Dança e Furtividade, o mesmo background daria apenas 8 pts (já que a escala de uma habilidade passou a ser de 1 a 20, ao invés de 1 a 100).

O que vocês acham ? Alguem já tentou algo parecido ? Pegar um sistema mais complexo e convertê-lo para algo "rules light" só mantendo suas características emblemáticas ?

Ao menos conhecem algum sistema rules-light que seja bastante realista, que eu pudesse utilizar e só meter uns house-rules e pronto ? (pena que os sistemas mais realistas sejam justamente os mais complexos )

32
Sistemas & Cenários / City of Lies..
« Online: Maio 16, 2013, 10:19:28 pm »
..eh tão bom assim ?

Num poll recente sobre melhores livros de cidades no RPGnet, esse foi um dos mais citados. Tudo bem que por lá rola uma adoração pelo autor (Greg Stolze), mas nao sei.

Alguem aqui conhece esse livro? Eh tao bom assim ? Eh um suplemento pro Legend of Five Rings, neh?

33
Dicas & Ideias / Sistemas e seus defeitos
« Online: Maio 09, 2013, 12:27:53 am »
Vendo o Atmo esculachar um monte de sistema no outro topico me inspirou a abrir esse.

Quais sao os defeitos dos sistemas que voces gostam ou conhecem ?

34
Off-Topic / Ateu esculacha fé religiosa
« Online: Maio 08, 2013, 12:00:16 am »


Ok, o titulo eh um trollbait apelativo, mas a pergunta que me levou a criar o topico eh sincera. O cara desse video ai em cima (o mesmo que criticou D&D no outro topico) levanta uma questao interessante no video.

Basicamente, ele diz que as pessoas religiosas, no fundo no fundo, nao acreditam realmente nas suas religiões. Resumindo bastante a coisa, ele diz que, dada a natureza humana, se um candango realmente acreditasse na ideia de paraíso, ele em algum momento ficaria tentado a se suicidar pra ver como eh. E nenhuma regra de "suicidio nao vale" seria o suficiente pra para-lo (da mesma forma que forjar "perda total" no seu veiculo nao vale, mas mesmo assim um monte de gente faz isso soh pra ganhar a grana do seguro do automovel).

Um exemplo legal que ele dah, de como forjar a coisa, seria um cristao entrar no meio de um incendio com o pretexto de salvar alguem la dentro e entao oops, morri, cade o paraiso ?

Ou entao andar na beirola de um precipicio e oops cai sem querer e morri, cade o paraiso ?

E por ai vai. De certa forma, eu concordo com ele. Apesar de nao conseguir explicar porque isso acontece (e ai entra voces, que provavelmente sacam mais de psicologia ou whatever do que eu), mas acho que no fundo no fundo, a fe religiosa eh muito fajuta. De outra forma teriamos cadaveres de cristaos pela calcada afora enquanto caminhamos pra facu ou pro trabalho.

Enfim, eh isso. Esse topico ta mal escrito pra caralho, por causa dessa merda de tablet, mas postem ai, vai.  :b


P.S: quem nao tiver com saco pra ver o video todo, o argumento dele realmente comeca em 2:35.


35
Sistemas & Cenários / Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 05, 2013, 10:45:39 pm »
Part 1:
Part 2: Mid-period D&D wasnt great
Part 3:

É verdade o lance da adaga ?  :blink:

36
Dicas & Ideias / Dark Dungeons - O FILME
« Online: Abril 26, 2013, 11:38:56 am »

38
Dicas & Ideias / Evolução no design de jogos
« Online: Abril 22, 2013, 12:47:19 am »
Usando uma citação do Elfo em outro tópico..

Citação de: Elfo
Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG
.

Eu queria saber a opiniao de vocês. Jogos mais modernos realmente tendem a ser melhores projetados, objetivamente falando, do que jogos antigos? A pergunta vale tanto pro aspecto de sistemas, quanto pra cenários.

O que vocês acham, e porque ?

39
Dicas & Ideias / 3 Bons suplementos
« Online: Abril 13, 2013, 09:15:37 pm »
Quais os 3 melhores suplementos que voces ja viram por linha de jogo? Eu sei que 3 eh um numero pequeno, mas se fosse fácil nao teria graça.  :b

Shadowrun:
- Sprawl Sites (um toolkit cheio de stilo pra voce gerar quantas runs voce quiser num sandbox infinito)
- Seattle Sourcebook (a foto do restaurante de culinaria Ork ja vale o livro)
- Street Samurai Catalog (ok, esse eh pouco mais que um catalogo de armas, mas o gun-porn e o shadowtalk  - bate papo entre os runners - praticamente definiram o que eh Shadowrun pra mim)

40
Dicas & Ideias / A saga dos ORCS BARBAROS SANGUINARIOS
« Online: Abril 11, 2013, 10:09:40 pm »
Tava lendo esse artigo aqui e fiquei pensando: Que outros jogos trocam os papeis e deixam você jogar com os monstros do cenário e aterrorizar as pessoas "normais" ?

O que achei interessante nele (adquiri em pdf, após ler o artigo) é a forma como mantém os monstros "monstros" mesmo - nada de romantizar a parada ou criar justificativas nobres pra eles como Vampiro faz. O suplemento é punk porque ilustra uma raça de monstro e sua sociedade de uma forma completamente "alienígena", com motivações aberrantes do ponto de vista da humanidade, mas sem retratar isso de forma unidimensional "Somos do mal! BWA-HA-HA!" (não existem Alignments em Runequest, nem tampouco definição de "Bem e Mal" em seu cenário). Ou seja, ele consegue dar uma profundidade e uma plausibilidade à essa "raça de monstros" que é impressionante. (to até pilhando no meu grupo pra testar isso! )

Enfim, fica a pergunta:

Vocês já jogaram com os monstros em um cenário de fantasia ? Foi legal? O que fizeram ? Que outros jogos têm essa premissa ?

(não vale citar World of Darkness, pelos motivos citados acima  :nao: )

41
Dicas & Ideias / "A OSR e melhor que a TSR"
« Online: Abril 06, 2013, 05:41:09 pm »
Afirmacao de James Raggi, um dos autores mais bem sucedido da onda OSR.

Concordam? Discordam? Qual delas gerou os melhores jogos, cenarios, acessorios, etc pra voce ?

42
Dicas & Ideias / Como seria uma igreja que louve e enalteça a MATÉRIA ?
« Online: Março 18, 2013, 10:12:54 am »
Queria pedir da galera pra tentar preencher a religiao do mundo em que comecamos a jogar (click ).

Basicamente eh uma revolução industrial acontecendo em uma terra devastada por um cataclisma do passado (que abriu os portões dos mortos). Long story short: espiritos sao ruins. As cidades possuem grandes cercas eletricas para evita-los, as linhas ferreas que ligam as cidades possuem todo um aparato de defesa paara evita-los, e o toda pessoa que morre passa por um processo de cremação especial pra ter seu espirito aniquilado junto como cadaver.

Entao eis que a Igreja enaltece a materia, e amaldiçoa o espirito.

Como uma religiao assim poderia funcionar? Existiria um paraiso? Como seria?

Help me galera.

43
Sistemas & Cenários / Ghost Lines
« Online: Fevereiro 28, 2013, 12:38:10 am »
Topei com isso agora a pouco.

Parece uma mistura de Dishonored, Fallout e Hunter. Dá pra baixar o jogo full do link.

Confesso que me soou maneiro para caralho.





44
Sistemas & Cenários / Shadowrun 5ª edição
« Online: Fevereiro 22, 2013, 04:54:36 pm »
A capa ta pronta.  :twisted:

Artigo aqui.


45
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Netrunner (cardgame Cyberpunk)
« Online: Janeiro 26, 2013, 11:58:47 pm »
Passando pra dizer que saiu a nova versão do Netrunner, um cardgame de temática cyberpunk que fez sucesso na déc. de 90 e é considerado por muita gente um dos melhores cardgames existentes.

Essa nova edição foi pela Fantasy Flight em seu modelo de "Living Card Game" onde você compra uma box com as cartas "core" do jogo, e vai incrementando por meio de expansões.

Site oficial: http://www.fantasyflightgames.com/edge_minisite_sec.asp?eidm=207&esem=1

Uma caracteristica legal é que ele é pra 2 jogadores, porém é assimétrico, ou seja, cada jogador tem objetivos diferentes e formas diferentes de jogar: um é a corporação, e o outro é o runner. A corporação tem que realizar suas agendas nefastas, enquanto o runner tem que revelar estas agendas para o mundo.

A quem interessar, descobri um vendedor no Ebay chamado "Discount Games Store" que tem a caixa básica e todas as expansões lançadas até aqui, tudo a um preço bem barato (e envio internacional barato também). Eu recebi minha caixa semana passada, e chegou em 15 dias em perfeito estado.

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 8