O vício maldito da spell primeira coisa que faço ao acordar enrar aqui e no email.
Tópico sobre capitalismo, pq eu achei que seria algo menos eu gosto assim e não gosto assado. 
Resposta geral.
Vamos começar a discussão pelos mercados que vc está comparando o editorial japonês e o americano. Nessa parte vc peca de uma maneira um tanto como problemática, pela razão que vc não está fazendo uma comparação entre os públicos semelhantes. Um erro que cometia a quando falava da diferenças entre comics e mangas tbm, então tenho um pouco de entendimento de onde vc vêm.
Perceba que os japoneses tem seus super amigos e sua liga da justiça séries que tem como única finalidade agradar ao um público vasto Naruto, One Piece e Bleach são o exemplo perfeito disso. Consigo achar praticamente todos os cliches que vc vê em comics dos X-Men nesses mangas. Claro existem diferenças bem colocadas a forma como a morte é apresentada em cada um deles muda de figura, mas no final eles são a mesma coisa.
Por entidades metafisicas que não sei se existem, num arco de Naruto o vilão principal taca uma mini bomba nuclear que mata metade do elenco, para 5 capítulos depois dizer "pegadinha do malandro". Nos X-man quando morre alguém ou faz alguma mudança série se diz que é da terra 666 ou caralho a quatro.
Os dois são enlatados editoriais que vendem. As pessoas gostam de ver certos personagens e enquanto eles estiverem fazendo sucesso é papel das editoras continuarem a publicar, simplesmente por que elas precisam de dinheiro para se manter no mercado.
Então vamos comparar os mercados editorais de uma forma justa, ou vc acha realmente que o anime sobre a garota que tortura ou Bakemonogatari são animes que são para o público em geral. Pegue os quadrinhos do Sandman que são obras de artes, ou V de vingança isso por que nem entro no mérito de certas edições dos heróis cliches que são lindas de se ler. Temos Dresden files sendo adaptado para comics, atualmente diversas webcomics tbm vem fazendo encartes com seus números.
A comparação tem que estar nesse meio. Pela simples razão que é para um público especifico que gosta de coisas mais estranhas. Tem pessoas que preferem ouvir Avantasia outros preferem o Edguy
, cada um tem seu próprio mal gosto.
Resposta para pontos mais específicos.
Digo que todo produto que me desagrada por expor essa faceta do "tem de vender de qualquer maneira, se não está vendendo é uma merda, põe uma controvérsia aí pra vender mais, recicla esse personagem aqui, bota lá um casal gay", etc, é ruim, pois se nem mesmo sua própria estrutura se sustenta com o passar dos anos, se prostitui da maneira mais vulgar para agradar mais, esse produto não vale porra nenhuma.
Sabe o que acontece quando eles não se adaptam a nova mudanças? Eles simplesmente quebram. Sabe o que vai acontecer com a obra que não se prostitui nem nada? Irá ser esquecida. Os contos tem que ser renovados nem que seja pela simples razão de virem a trazer interesse pela obra original.
Diversas pessoas depois de verem Constantine, se interessaram pela obra e foram procurar os quadrinhos. Pergunta pro elfo quanto de Constantine existe no filme?
Mas eu não estou comparando mercados justamente porque a aproximação e temas que agradem ao público são tratados de maneira diferente, dizer "é tudo enlatado porque quer vender" é tão burrice quanto "é tudo uma merda e eu não gosto porque vende"; Estou criticando esse "TEM QUE VENDER, ESSE É O OBJETIVO, VALE TUDO".
Eu soube que Constantine seria "americanizado" pra virar filme e fãs iriam odiar isso, porém foi feito e vendeu, e bola pra frente. ameaçaram fazer o mesmo com Harry Potter mas não foi necessário, aparentemente.
Será que é isso mesmo? Toda obra tem por obrigação se prostituir de qualquer maneira, apelando pra sexismo, anacronismo, enfim, até mesmo a bandeira do indie está se tornando algo do gênero, disputando mercado com produtos que seguem essa regra pétrea de consumo e caindo nos mesmos vícios.
E o resto vira "arte", "estranha", "para poucos", uma versão bizarra, inversa do que criticamos pra ser um "só presta se não vende"!?
Peraí. Isso não está certo. Não é isso que eu entendo. Não é o maldito hipsterismo, o que justamente corrompe a idéia original para que fique "inteligível" para uma maioria "entendida" e então venda mais, gerando um falso "é para poucos mas vende muito".
Clichês não são ruins por existirem e ser utilizados à exaustão, isso é tolice. Pô, não estou me fazendo entender e passando por crítico genérico que detesta o que está vendendo muito porque é uma versão estragada do que seria "bom", "puro"...
Deixa eu repetir a questão: O lucro rege a validade das noções de qualquer produto de massa?
Se você concorda que é ruim, que não é honesto e não vale usar qualquer meio necessário para manter um produto vivo porque podemos estar perpetuando coisas medíocres, editores sem escrúpulos, dispostos a qualquer coisa, daí podemos continuar.
Não são só os enlatados, os "de massa", os "pegadinhas do malandro". Isso passa do limite do entretenimento supérfluo, para produtos que sofrem regulações por não poder mentir descaradamente para o consumidor, como alimentos, medicamentos, bens de consumo.
O critério é muuuuito subjetivo, ninguém vai deixar de vender X-men porque depois de um ano se for uma merda, não vender bem e o Wolverine deixar de ser homossexual, isso não vai matar ninguém. Talvez o articulista, mas isso é seleção natural do setor.
Catso, o Atmo ferrou com o argumento e tenho de me repetir porque parece agora que sou um metaleiro nostálgico.
Os anos 80 tiveram muita coisa escrota sim, eu compreendo perfeitamente que idéias tiveram de se adaptar para se manter vivas, ao custo de muita pagação de mico, e muitas falharam.
Mas delas, nem todas foram coisas não apelativas, não desesperadas, feitas de qualquer jeito pra dar um fôlego para suas franquias.
O que eu quero saber é se na opinião de vossas senhorias APELAÇÕES SÃO COISAS VÁLIDAS OU NÃO.
Pode ser ou vou ter de encarar mais uma crítica genérica e desnecessária pra caralho me explicando que capitalismo tem que vender e mais gente gosta de coisas que não gosto como se eu estivesse chorando de ódio porque Naruto vende?