Administração e Governos
Cada hexagono tem aproximadamente 30 km e fornece a cada uma quantidade especifica de
Dinheiro e
Comida. Alguns recursos podem modificar esse ganho.
TerrenosHex | Comida | Dinheiro | Movimento |
Pradaria | 2 | 0 | -1 |
Planice | 1 | 1 | -1 |
Deserto | 0 | 0 | -1 |
Tundra | 1 | 0 | -1 |
Neve | 0 | 0 | -1 |
Morro | 0 | 2 | -2 |
Montanha | 0 | 0 | - |
Oasis/Lago | +2 | +1 | 0 |
Floresta | +1 | +1 | -1 |
Selva | +2 | 0 | -1 |
Pantano | -1 | 0 | -1 |
Recursos BônusTodos os Recursos Bônus aumentam em +1 a quantidade de
Comida de cada Hex
.png/44px-Bananas_(Civ5).png) | .png/44px-Deer_(Civ5).png) | .png/44px-Sheep_(Civ5).png) | .png/44px-Wheat_(Civ5).png) | .png/44px-Cattle_(Civ5).png) | .png/44px-Fish_(Civ5).png) |
Banana | Veado | Ovelha | Trigo | Gado | Peixe |
Recursos EstratégicosRecursos Estratégicos são usados por
EstruturasRecursos de LuxuriaRecursos de Luxuria podem ser usados por
Construções e fornecem uma quantidade extra de
Dinheiro e
Comida especifica.
| | | | |
Fruta Cítrica | Cobre | Algodão | Frutos do Mar | Tintura |
| | | | |
Peles | Pedras Preciosas | Ouro | Incenso | Marfim |
| | | | |
Jóias | Mármore | Perola | Porcelana | Sal |
| | | | |
Seda | Prata | Especiarias | Açucar | Trufas |
| |
Baleia | Vinho |
Todos os Recuros de Luxuria fornecem +2 de
Dinheiro. Exceto:
Frutas Citricas, Frutos do Mar, Sal, Trufas, e Baleia que fornecem +1 de
Dinheiro e +1 de
Comida;
Ouro e Prata que fornecem +3 de
DinheiroDinheiro e Comida
Calculando o total de
Dinheiro fornecido por todo o território vamos ter o valor, em Estrela de Ouro, de 1% das economias de todo aquele território. (Uma taxa de imposto de 10% seria igual ao total de dinheiro do território multiplicado por 10 por exemplo)
A
Comida é usada para definir a população total suportada por um território. Todos territórios começam com o nível 1 em suas capitais. com 15 de
Comida se alcança o segundo nível, então ele pode escolher crescer em um nível a capital, ou criar uma nova cidade. A partir do nível 2 a cada 9
Comidas um novo acréscimo pode ser feito.
01 Acampamento
02 Vila
03 Cidade
04 Cidade Grande
05 Metrópole
Felicidade e Prestigio
Felicidade é o quanto a população está satisfeita com o governo, e quanto mais satisfeita mais
Prestigio o governo ganha.
Cada nível de população gera -1
Felicidade, e cada nova cidade outros -3 de
Felicidade. Quando uma cidade é tomada ela fica com -3 de
Felicidade ate um Tribunal ser intruido.
A quantidade de Felicidade em excesso (acima de 0) é usada para descobrir a quantidade de
Prestigio. A cada novo mês esse valor é aumentado, quando chegar em 100 de
Prestigio uma revolução cultural, tecnológica, o nascimento de uma personalidade, ou qualquer outra coisa grandiosa pode ocorrer nesse território.
Construções
Algumas
Construções podem ser inseridas em um território. Cada uma delas possui uma função especifica bem como um custo de produção e manutenção. Salvo raras exceções uma mesma
Construções precisa estar a pelo menos 4 Hex de distancia de outra do mesmo tipo.
[Ainda preciso terminar alguns cálculos aqui]
Catedral
Monastério
Templo
Quartel
Celeiro
Biblioteca
Monumento
Pedreira
Muro
Moinho de Água
Anfiteatro
Aqueduto
Coliseu
Tribunal
Farol
Mercado
Ourives
Estabulo
Forja
Jardim
Porto
Universidade
Oficina
Banco
Policia
Moinho de Vento[Ainda preciso terminar alguns cálculos aqui]