Eles tinham o conhecimento, mas lembraram disso? Vc os lembrou ou mencionou isso?
Sim, sim. Inclusive eu mesmo havia pedido para o jogador rolar o conhecimento arcano do personagem dele para que eu pudesse narrar detalhes sobre a criatura. Eles sabiam e realmente deixei claro que "eles iriam morrer" se enfrentassem a criatura naquele momento, dado a diferença de poder. Nesse ponto, a questão de "caçar + XP", como mencionado, realmente falou mais alto.
(...) Desde eles nunca terem enfrentado essa criatura(que é legal) até mesmo a campanha estar a tempo demais com confrontos mais mundanos ou adversários repetidos.
(...)
Gostei do seu teste, pode ser legal vc fazer outro experimento parecido, mas dessa vez em condições mais 'similares'.(...)
Foi a primeira sessão da campanha, mas os encontros realmente ficaram num nível muito diferente de interesse. Neste domingo teve a segunda sessão, mas nada de diferente ocorreu. Na próxima sessão é provável que os jogadores tenham que fazer escolhas nesse sentido novamente, mas como serão eventos diferentes, vou aguardar para saber a reação deles.
Cara, pode ser a mesma coisa que acontece com meu grupo: os caras, como jogadores, simplesmente não enxergam a situação com os guardas como um Encontro.
Por mais que você trabalhe em cima disso, os caras só conseguem enxergar Encontro = Combate.
Já só de você mencionar que existe uma Pantera Deslocadora no ambiente desperta a sirene "Encontro", "XP", e como D&D (supondo que estão jogando D&D, pela Pantera Deslocadora) é um RPG feito em cima de um conceito de VENCER ENCONTROS (ele é feito com a premissa que os PJs não serão derrotados, afinal os livros te dizem o tempo todo que um "bom encontro" consome uma certa quantia (não lembro o número exato) dos recursos dos PJs), os caras não pensam nem por um segundo em nada que não seja "devemos derrotá-la", afinal, Monstro = XP.
Acho que o papel do DM nesse ponto é apenas de organizador (e ajudar os personagens um pouquinho, quando o jogador resolve fazer estupidez). O sistema meio que induz a isso, mas não acho que os jogadores deveriam se agarrar a esta proteção dessa forma, já que o fator aleatório também está presente.
É possível personagens nível 1 derrotarem um encontro CR 6? Eu creio que sim, com um pouco de planejamento e ajuda, tipo convencer o delegado local a ceder alguns guardas para a caçada, mas partirem sozinhos pro mano a mano é um risco bem grande de se correr neste momento onde todos são mais dependentes de uma boa rolagem.