Presumindo que a exposição mais cedo torna a pessoa mais apta a aprender coisas mais difíceis no futuro, isso é mais um motivo pra não excluir as outras matérias da formação inicial da criança! Ou por acaso é só matemática e português que interessam pra vida de um adulto?
Pensa um pouco fora da caixinha da Engenharia, velho.
Existem diferentes formas de inteligência, e para todas vale a regra do estímulo precoce. Dentre elas temos a motora (estimulada pela educação física), a espacial (artes), linguistica (portugues) e lógico-matemática (matemática). Existem outras, como a social (estimulada pelo recreio
) e a musical (aparentemente ignorada por todos lados da discussão). Eu acredito que a capacidade de questionar, compreender e desenvolver argumentações e teorias constitui uma inteligência a parte, do senso crítico (embora a parte de argumentação, assim como toda forma de comunicação, esteja inclusa na linguistica).
Acontece que história e geografia não são conteúdos cujo objetivo primário é desenvolver alguma inteligência, eles visam "apenas" ensinar (mas concordo que o estudo de história e ciências tenha como efeito o desenvolvimento do senso crítico, apesar que seria muito mais proveitoso uma disciplina exclusivamente para isso, e por isso citei filosofia). É
óbvio que são ensinamentos importantes para um adulto, não distorça o que eu digo Macnol, mas economia e direito também o são (ainda mais importantes, no meu ponto de vista), e você não vê ninguém (além de mim, que já o fiz em algum ponto deste tópico) reclamando da ausência deles no currículo básico.
Não acompanho congressos de educação para saber se isto é uma teoria em voga atualmente, e mesmo que fosse não precisa ser nenhum gênio para saber que a única motivação para esta medida é melhorar as estatísticas do estado (que todo mundo critica por medir apenas matemática e portugues, mas ei, aposto que a ideia de que essas disciplinas seriam bons indicadores da educação geral veio justamente de congressos de educação). Só apontei que pode haver um benefício colateral (que em nenhum ponto afirmei justificar sua implantação. particularmente, sou da opinião que justifica. mas isso não vem ao caso).
Pensa um pouco fora da caixinha política Eltor. Não é porque a ação veio do psdb que ela automaticamente vai prejudicar todo mundo (ou melhor,
os pobres).
PS: Cê sabia que aqui no rs a última medida foi justamente no caminho contrário,
diminuindo a carga horária de matemática?
Ela, ex-professora de química.
Ele, ex-professor de geografia.
Oi anatole. Só por curiosidade, não lembro se você falou a respeito, mas tu é professor também?