Autor Tópico: Tópico sobre Educação  (Lida 33897 vezes)

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #105 Online: Maio 30, 2013, 11:56:53 am »
Ela não "dá prioridade", ela elimina o resto.

E essas horas perdidas não são compensadas nos anos seguintes.

Mantenho minha opinião: é medida pra fazer filho de pobre virar peão de fábrica.

Vai ver se as escolas particulares fazem essa atrocidade aí nos anos iniciais.


Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #106 Online: Maio 30, 2013, 12:07:49 pm »
Culpa dos malditos índices de qualidade, que avaliam unicamente matemática e português.

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Ela não "dá prioridade", ela elimina o resto.
Sim, isso é dar prioridade. O resto não é completamente eliminado, apenas reduzido e postergado.

Vou ter que fazer um comentário favorável (ou pelo menos neutro) quanto a medida: matemática e português são disciplinas cuja compreensão só é garantida se estimuladas desde cedo (não sei como foi na escola de vocês, mas nas escolas estaduais em que fiz o ensino básico a matemática sempre foi problemática --menos pra mim, claro :P --). Outras disciplinas que precisam "direcionar" o cérebro para garantir fixação são, por exemplo, artes e educação física, e essas continuarão sendo dadas desde o primeiro ano. Agora, eu acho que seria muito interessante moldar o pensamento crítico desde cedo, e duvido que alguma dessas disciplinas consigam isso. Dar filosofia para crianças com 8 anos talvez tivesse um resultado interessante.

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é medida pra fazer filho de pobre virar peão de fábrica.
é uma medida polêmica e com sérios danos no aprendizado de certos conteúdos, mas acho que daí para "fazer filho de pobre virar peão de fábrica" é um passo ridículo. É mais fácil alguém amplamente conhecedor de geografia e história virar peão que um conhecedor de matemática, em um país em clara expansão que possui deficiência de engenheiros (a não ser que engenheiro seja peão na sua opinião, mas nesse caso eu fico feliz em ser um).
« Última modificação: Maio 30, 2013, 12:10:44 pm por Lelëco »

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #107 Online: Maio 30, 2013, 12:26:45 pm »
http://www.viomundo.com.br/denuncias/governo-alckmin-acaba-com-aulas-de-geografia-historia-e-ciencias.html

Se eu fizer algum comentário, vai envolver muitos palavrões.

Na minha opinião a medida é muito boa, e não estou sendo sarcástico, ela dá prioridade a lingua portuguesa e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir do 4° ano é que os alunos começariam a aprender Ciências, História e Geografia.
Pra dar prioridade a alguma coisa não é necessário eliminar completamente outras. Conhecimentos básicos de ciências, história e geografia também são importantes pra crianças. Até porque aumentar a carga horária não significa que vai melhorar a qualidade do ensino nessas horas de aula, e é isso que está precisando acontecer, e não mais horas de má ensino de duas matérias. Existem muitas boas escolas que têm o sistema curricular normal com todas as matérias onde as crianças aprendem o que precisam aprender. A questão é a qualidade do ensino, não outra coisa.

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Culpa dos malditos índices de qualidade, que avaliam unicamente matemática e português.
Com isso eu concordo. Não só o ensino é de péssima qualidade como a avaliação também.

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é uma medida polêmica e com sérios danos no aprendizado de certos conteúdos, mas acho que daí para "fazer filho de pobre virar peão de fábrica" é um passo ridículo. É mais fácil alguém amplamente conhecedor de geografia e história virar peão que um conhecedor de matemática, em um país em clara expansão que possui deficiência de engenheiros (a não ser que engenheiro seja peão na sua opinião, mas nesse caso eu fico feliz em ser um).
Aqui eu discordo. Ninguém consegue "amplo conhecimento" de alguma coisa porque estudou isso na segunda série do ensino fundamental. Mas conhecimento básico de ciências (grupo animal, mineral e vegetal; o que é uma estrela, um planeta, um satélite), conhecimento básico de geografia (seu país, seu Estado, o que é clima) e coisas assim são uma forma introdutória pra criança ao menos ter algum contato com as coisas e não ter que aprender ao mesmo tempo em que precisa aprender conceitos mais aprofundados dos mesmos assuntos nos anos seguintes.. e se observar, pode ser uma forma bem simplista de incentivar um certo "pensamento crítico" nas crianças, ou pelo menos uma curiosidade em aprender. A Terra é um planeta, é muito grande... a Lua é diferente do Sol... uma pedra é um mineral e uma árvore é um vegetal... eu moro no Estado de São Paulo, e tem outros Estados no Brasil.. qual o formato do Brasil e onde que ele fica no mundo.. como o mundo se parece...

Crianças também precisam conhecer o ambiente em que elas vivem, e muitas vezes essas aulas na escola são o primeiro contato que elas têm na vida com esse tipo de coisa.
« Última modificação: Maio 30, 2013, 12:29:45 pm por Lucita »

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #108 Online: Maio 30, 2013, 12:50:58 pm »
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A questão é a qualidade do ensino, não outra coisa.
Aqui eu concordo.

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Ninguém consegue "amplo conhecimento" de alguma coisa porque estudou isso na segunda série do ensino fundamental.
OK, substitua "amplo conhecimento" do meu post por "conhecimentos básicos e maior facilidade em aprender tópicos mais avançadas", que o sentido se mantém.

É comprovado que um estímulo forte nas séries iniciais torna a pessoa mais apta a aprender coisas mais difíceis no futuro. Claro que a minha defesa parte do princípio de que "mais carga horária ~ melhor qualidade", que não é de todo falso.
« Última modificação: Maio 30, 2013, 12:53:43 pm por Lelëco »

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #109 Online: Maio 30, 2013, 12:59:19 pm »
Volto no ponto anterior: isso está sendo feito nas escolas particulares? Essa abordagem está sendo defendida em algum congresso de educação respeitado?

Vamos parar de ilusão, eles tão cagando se isso vai "tornar a pessoa mais apta a aprender coisas mais difíceis no futuro".* Eles estão excluindo o resto porque foi definido que só matemática e português interessam pra avaliar se o peão aluno de escola pública foi educado ou não. Foda-se o resto.

* Presumindo que a exposição mais cedo torna a pessoa mais apta a aprender coisas mais difíceis no futuro, isso é mais um motivo pra não excluir as outras matérias da formação inicial da criança! Ou por acaso é só matemática e português que interessam pra vida de um adulto?

Pensa um pouco fora da caixinha da Engenharia, velho.

Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #110 Online: Maio 30, 2013, 01:21:26 pm »
E o planinho do governo de tornar "o futuro da nação" cada vez mais burro e sem opinião vai se concretizando.
Estava com um casal de amigos aqui em casa ontem e conversávamos sobre isso.
Ela, ex-professora de química.
Ele, ex-professor de geografia.
Nós três, completamente indignados com essa palhaçada toda.
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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #111 Online: Maio 30, 2013, 01:25:14 pm »
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Presumindo que a exposição mais cedo torna a pessoa mais apta a aprender coisas mais difíceis no futuro, isso é mais um motivo pra não excluir as outras matérias da formação inicial da criança! Ou por acaso é só matemática e português que interessam pra vida de um adulto?

Pensa um pouco fora da caixinha da Engenharia, velho.
Existem diferentes formas de inteligência, e para todas vale a regra do estímulo precoce. Dentre elas temos a motora (estimulada pela educação física), a espacial (artes), linguistica (portugues) e lógico-matemática (matemática). Existem outras, como a social (estimulada pelo recreio :P) e a musical (aparentemente ignorada por todos lados da discussão). Eu acredito que a capacidade de questionar, compreender e desenvolver argumentações e teorias constitui uma inteligência a parte, do senso crítico (embora a parte de argumentação, assim como toda forma de comunicação, esteja inclusa na linguistica).

Acontece que história e geografia não são conteúdos cujo objetivo primário é desenvolver alguma inteligência, eles visam "apenas" ensinar (mas concordo que o estudo de história e ciências tenha como efeito o desenvolvimento do senso crítico, apesar que seria muito mais proveitoso uma disciplina exclusivamente para isso, e por isso citei filosofia). É óbvio que são ensinamentos importantes para um adulto, não distorça o que eu digo Macnol, mas economia e direito também o são (ainda mais importantes, no meu ponto de vista), e você não vê ninguém (além de mim, que já o fiz em algum ponto deste tópico) reclamando da ausência deles no currículo básico.

Não acompanho congressos de educação para saber se isto é uma teoria em voga atualmente, e mesmo que fosse não precisa ser nenhum gênio para saber que a única motivação para esta medida é melhorar as estatísticas do estado (que todo mundo critica por medir apenas matemática e portugues, mas ei, aposto que a ideia de que essas disciplinas seriam bons indicadores da educação geral veio justamente de congressos de educação). Só apontei que pode haver um benefício colateral (que em nenhum ponto afirmei justificar sua implantação. particularmente, sou da opinião que justifica. mas isso não vem ao caso).

Pensa um pouco fora da caixinha política Eltor. Não é porque a ação veio do psdb que ela automaticamente vai prejudicar todo mundo (ou melhor, os pobres).

PS: Cê sabia que aqui no rs a última medida foi justamente no caminho contrário, diminuindo a carga horária de matemática?

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Ela, ex-professora de química.
Ele, ex-professor de geografia.
Oi anatole. Só por curiosidade, não lembro se você falou a respeito, mas tu é professor também?
« Última modificação: Maio 30, 2013, 01:28:41 pm por Lelëco »

Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #112 Online: Maio 30, 2013, 01:30:17 pm »
Sou sim, mas de CAD 3D.
Não me enquadro no ensino público, apesar de achar que aulas como as que eu dou, além de culinária, marcenaria, mecânica e outras tantas, deveriam ser colocadas também na grade, assim como é feito em outros países.
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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #113 Online: Maio 30, 2013, 01:41:35 pm »
Ô Lelëco, eu concordo que direito e economia, entre algumas outras coisas, deveriam fazer parte do currículo escolar. Inclusive esse foi um assunto de discussão esses dias atrás no chat. É aquela questão de que a escola deveria ensinar as pessoas coisas que elas precisam saber em suas vidas, não só coisas que precisam saber pra arrumar um emprego.

Mas eu acredito que a questão principal desse assunto das matérias não é o foco em disciplinas de português e matemática. Quer dar prioridade, que dê. Mas não ao preço de eliminar completamente outras coisas que também são importantes.

O Brasil nunca foi exemplo de educação, nunca conseguiram encontrar uma forma certa de tratar o assunto no país. Mas existem outros países, com diferentes modelos de educação que funcionam. Uns mais tradicionais, outros mais "moderninhos", mas desconheço algum que eliminou completamente alguma matéria da grade curricular em prol da língua pátria. Talvez fosse mais coerente tentar copiar e adaptar algum desses modelos que já funcionam em outros países, melhorar a qualidade do material didático, ambiente escolar e professores que temos à disposição do que inventar uma coisa nova com base numa avaliação que deixa a desejar.

Continuo batendo no ponto: não vai melhorar muita coisa mudando de 6 horas/semana de português de má qualidade para 10 horas/semana de português de má qualidade. Mas de 6 horas de má qualidade pra 6 de boa qualidade muda muito.

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #114 Online: Junho 01, 2013, 04:43:09 am »
Como atual professor de Química em uma escola pública (técnico apenas) e em duas escolas privadas (técnico, médio e superior).

meus pitacos.

Eu só gostaria que os alunos saíssem do ensino médio (independente do tal) sabendo ler/interpretar e ao menos saber as quatro operações básicas da matemática.

Atualmente, em ambos os setores, na minha realidade, isso não acontece. A minoria (quando existe) consegue isso. Eu saí do fundamental público sabendo mais.

Mas aumentar a carga horária disso tudo NÃO é uma solução.
Quantidade no lugar de qualidade... desde quando isso serviu no ensino?

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #115 Online: Junho 01, 2013, 07:58:49 am »
Eu adoraria que as pessoas saíssem da escola sabendo interpretar um texto.
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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #116 Online: Junho 01, 2013, 10:59:28 am »
Enquanto o ensino de língua portuguesa for mensurado em aulas de gramática normativa apenas, isso nunca acontecerá - ainda mais com uma gramática de exceção como a nossa.

Já expliquei muitas vezes que se aprende a língua lendo e praticando, não estudando gramática... mas quando a secretaria de educação prefere usar isso como regra ao invés do bom senso (ou ouvir os especialistas da área) não há muito que possamos fazer...

O mesmo vale para aprovar aluno sem ele ter aprendido os conteúdos...
Pesquisas provam:
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Offline Macnol

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #117 Online: Junho 01, 2013, 02:31:09 pm »
Falou tudo, kinncita!

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Aprovado projeto que permite deduzir do IR despesa com livros técnicos
« Resposta #118 Online: Junho 04, 2013, 11:14:59 pm »
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Aprovado projeto que permite deduzir do IR despesa com livros técnicos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (4) projeto de lei do Senado (PLS 549/11) que autoriza a dedução no Imposto de Renda dos gastos com aquisição de livros técnicos. A proposta partiu do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e só vale para pessoas físicas. Além disso, os livros têm que abordar assuntos específicos da área de atuação do profissional.

Também estão incluídos no projeto os livros didáticos, inclusive os comprados pelo contribuinte para os dependentes dele.

O senador Randolfe Rodrigues chamou atenção para o preço elevado das publicações técnicas e didáticas no Brasil, o que, na opinião dele, limita o acesso das pessoas ao conhecimento e à cultura.

O PLS 549/2011 já havia sido aprovado pela Comissão de Educação, onde recebeu duas emendas de redação. O relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), deu parecer favorável a essas duas emendas. Com a aprovação em caráter terminativo na CAE, a proposta não precisa ser votado no Plenário do Senado, para seguir à Câmara dos Deputados.

Fonte:
Agência Senado
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Plenário aprova criação do Dia Nacional da Matemática
« Resposta #119 Online: Junho 06, 2013, 09:00:44 pm »
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05/06/2013 - 19h35
Plenário aprova criação do Dia Nacional da Matemática

O Plenário aprovou emenda do Senado ao Projeto de Lei 3482/04, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, que cria o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado em 6 de maio. A matéria será enviada à sanção.

A data marca o nascimento do matemático, educador e escritor brasileiro Malba Tahan. Seu livro mais famoso é O Homem que Calculava.

A emenda do Senado retira dos ministérios da Educação e Cultura a atribuição remetida ao Poder Executivo de incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à data.

Íntegra da proposta: PL-3482/2004

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara Notícias

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