Autor Tópico: Tópico sobre Educação  (Lida 33873 vezes)

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #60 Online: Agosto 20, 2012, 04:03:39 pm »
Cara, o vestibular não deveria ser causa,no máximo consequência das diretrizes do ensino médio.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

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Comissão aprova projeto que beneficia aluno com distúrbio
« Resposta #61 Online: Agosto 30, 2012, 12:49:23 am »
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Comissão aprova projeto que beneficia aluno com distúrbio

A Comissão de Seguridade Social aprovou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei 909/11, do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), que aperfeiçoa a política educacional brasileira dos sistemas públicos de ensino para assegurar a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios, transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem.
O relator do projeto, deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), apresentou parecer pela aprovação da matéria. Segundo ele, “a proposta pode contribuir efetivamente para o processo de inclusão social das crianças e adolescentes com distúrbios e deficiências de aprendizagem”.
Para o parlamentar, a Constituição Federal defende a quebra das desigualdades de tratamento, quando estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino e garante, como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado.
A proposta prevê oito ações a serem cumpridas pelo Poder Público. São elas:
– planejamento para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, levando em conta as necessidades educacionais especiais de cada um;
– formação continuada de professores para identificação precoce e desenvolvimento de pedagogia especializada para crianças e adolescentes com distúrbios, transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem;
– difusão entre todos os profissionais e áreas da educação de conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem;
– desenvolvimento de diagnósticos;
– conscientização da necessidade de combate contínuo à exclusão ou estigmatização dos alunos com distúrbios, transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem;
– abordagem sobre o papel e a influência da família e da sociedade em relação às dificuldades;
– envolvimento dos familiares no processo de atendimento das necessidades específicas;
– ampliação do atendimento especializado disponível para contemplar os casos de distúrbios, transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem.
Pela proposta, as despesas com a execução da lei, caso aprovada, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

Distúrbios
As características do distúrbio de aprendizagem incluem deficit de atenção, falhas no desenvolvimento e nas estratégias cognitivas para a aprendizagem, dificuldades motoras, problemas no processamento de informações, dificuldade na linguagem oral e escrita, dificuldade na leitura e em raciocínio matemático e comportamento social inapropriado.
Em relação à dificuldade de aprendizagem, registram-se desordens na apreensão de conhecimento de maneira geral. Já os transtornos se caracterizam pela alteração das modalidades habituais de aprendizado desde as primeiras etapas do desenvolvimento.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-909/2011

Da Redação/MW

Fonte: Agência Câmara de Notícias
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Educação aprova que aluno seja mantido em escola na ausência de professor
« Resposta #62 Online: Setembro 11, 2012, 11:15:51 pm »
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Educação aprova que aluno seja mantido em escola na ausência de professor

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (5) proposta que obriga as escolas de ensino básico a manter os alunos em suas instalações mesmo em caso de falta de professor. Nesses casos, a instituição de ensino deverá oferecer atividades complementares, segundo a faixa etária e a grade curricular de cada série escolar.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo do Senado ao PL 2357/07, do ex-deputado Ayrton Xerez. A única diferença em relação ao texto que havia sido aprovado pela Câmara em 2010 é que os alunos maiores de idade não serão obrigados a permanecer na escola.

O relator na comissão, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), defendeu a aprovação do projeto. Ele considerou “razoável” a mudança proposta pelo Senado e lembrou “em todos os casos, porém, cuida-se que o tempo pedagógico seja adequadamente aproveitado, mediante a oferta de atividades complementares de ensino”.

Tramitação
O substitutivo do Senado tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-2357/2007
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Juliano Pires

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Comissão rejeita cotas em universidades para alunos da região da instituição

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 1644/11, do ex-deputado Romero Rodrigues (PB), que reserva 50% das vagas da instituição federal de ensino superior que aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos egressos de escolas de ensino médio da região geográfica em que a instituição estiver situada.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O relator, deputado Luiz Noé (PSB-RS), foi contrário ao projeto. Segundo ele, trata-se de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. O deputado reconhece, porém, “mérito educacional” na proposta e sugere sua implementação ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em seu parecer, ele apresentou requerimento de Indicação ao Poder Executivo nesse sentido, que foi aprovado pela comissão.

Tramitação
O projeto, que tem caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-1644/2011
Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

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Rejeitado projeto que exigia um assistente social por escola

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou ontem o Projeto de Lei 6478/09, do deputado Fábio Faria (PSD-RN), que  obrigava as escolas públicas de ensino fundamental e médio a manter em seus quadros pelo menos um assistente social.
O projeto será arquivado, a menos que haja recurso para análise em Plenário.
O relator, deputado Alex Canziani (PTB-PR), disse que objetivo do projeto era evitar casos de abuso de álcool e entorpecentes, tráfico de drogas, violência doméstica e abuso sexual. Mas, segundo ele, não cabe às escolas esse papel: “Esperar que a escola agregue ao seu funcionamento cotidiano também o papel de equacionar todas essas questões suplanta muitíssimo seus limites de atuação”, disse.
Canziani também lembrou que a proposta incluiria os assistentes sociais entre os profissionais de educação, a serem pagos, portanto, com recursos desse setor. “Não precisamos lembrar aqui que os orçamentos hoje disponíveis em estados e municípios já são insuficientes para arcar com um salário digno a professores e demais profissionais da educação”, argumentou.
Íntegra da proposta: PL-6478/2009
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Wilson Silveira

Fonte: Agência Câmara de Notícias
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Instituições podem ter de emitir declaração provisória gratuita de conclusão
« Resposta #63 Online: Setembro 18, 2012, 07:09:24 pm »
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Instituições podem ter de emitir declaração provisória gratuita de conclusão de curso

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 3567/12, que obriga as instituições de ensino básico e superior a fornecer Declaração Provisória gratuita e válida para todos os fins de direito, inclusive em concursos e empregos, enquanto o diploma ou certificado de conclusão do curso não for expedido. Pelo texto, a declaração poderá ser fornecida logo após a conclusão dos respectivos cursos.
De acordo com o projeto, de autoria do deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), a violação a essas regras implicará multa e, na reincidência, detenção. Mas poderá haver conversão da penalidade em prestação de serviços sociais.
O autor destaca que a expedição de diploma ou certificado se inclui entre as obrigações legais das instituições nacionais de ensino básico e superior, devidamente credenciadas no Ministério da Educação. “Será necessário que os interessados, após o término de seus respectivos cursos, recebam a comprovação de que o fizeram e possam se habilitar à continuidade de sua vida educacional. Ele tem o direito de comprovar a conclusão daquela etapa em órgãos, entidades e instituições que a exijam para todos os efeitos da vida civil, inclusive inscrição em concursos públicos, assunção de empregos, melhorias na carreira e incrementos salariais”, disse.
O deputado disse ainda que, no Brasil, não são poucos os estabelecimentos de ensino que demoram excessivamente a emitir os diplomas e certificados de conclusão de curso, acarretando inúmeros prejuízos para quem tem direito a recebê-los. “Nosso projeto busca atenuar os efeitos prejudiciais de tal atraso, obrigando as instituições de ensino públicas e privadas a emitir Certidão ou Declaração Provisória gratuita aos seus alunos concluintes, assegurando-lhes o pleno exercício das habilitações vinculadas ao diploma ou certificado definitivo que receberão depois”, assinalou.

Tramitação: A proposta será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive no mérito. Depois será votada em Plenário.

Íntegra da proposta: PL-3567/2012

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Regina Céli Assumpção

Fonte: Agência Câmara de Notícias
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #64 Online: Setembro 19, 2012, 12:14:16 am »

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Comissão limita concessão de meia-entrada a 40% do total de ingressos
« Resposta #65 Online: Novembro 19, 2012, 05:06:02 pm »
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Comissão limita concessão de meia-entrada a 40% do total de ingressos

Proposta também retoma exclusividade de entidades estudantis para emitir a carteira

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na última quarta-feira (14) o Projeto de Lei 4571/08, do Senado, que altera as regras da meia-entrada para estudantes e idosos em eventos esportivos e culturais. O texto aprovado determina que a concessão da meia-entrada ficará limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento.

O parecer da relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), foi pela aprovação do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família à proposta e pela rejeição das emendas aprovadas na Comissão de Defesa do Consumidor, que visam suprimir o limite de 40% do total de ingressos para concessão de meias-entradas. “Considero que o limite induz o setor a um ponto de equilíbrio, ou seja, traz ganhos para todos – produtores culturais, beneficiários do desconto e demais expectadores”, afirma relatora.

De acordo com a proposta, a meia-entrada para estudantes será concedida mediante a apresentação, pelo estudante, da Carteira de Identificação Estudantil, que terá um modelo único em todo o País. Já o idoso precisará apenas apresentar documento oficial de identidade.

O texto exige que as produtoras dos eventos tornem público o número total de ingressos colocados à venda e o correspondente número destinado aos usuários da meia-entrada, e avisem de forma visível o esgotamento dos ingressos para esses usuários, quando for o caso.

Emissão das carteirinhas

A proposta também revoga a Medida Provisória (MP) 2208/01, que retirou a exclusividade de as entidades estudantis emitirem a carteira. A relatora considera a MP uma distorção. “A multiplicação, sem critérios rigorosos, de carteiras de meia-entrada colaborou para gerar desequilíbrios na estrutura comercial dos espetáculos culturais e para elevar os preços dos ingressos a preços impraticáveis para o público pagante sem acesso à meia-entrada”, disse. Para ela, a retomada do controle da emissão das carteiras pelas entidades estudantis e o limite de 40% solucionarão o problema.
Conforme o texto, a Carteira de Identificação Estudantil será expedida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por entidades estudantis estaduais e municipais legalmente constituídas. A carteira será confeccionada pela Casa da Moeda do Brasil, com padrão nacional único definido pelas entidades estudantis nacionais.

O substitutivo também determina que as entidades estudantis disponibilizem banco de dados contendo a identificação dos beneficiários da carteira, além de exigir que mantenham o documento que comprove o vínculo do estudante com a instituição de ensino pelo prazo de validade da carteira.

Legislação
A concessão de meia-entrada para estudantes existe, no Brasil, desde a década de 1930, mas o benefício nunca foi instituído por lei federal. A matéria vem sendo regulada por legislações estaduais e municipais que, em alguns casos, ampliam o benefício para outros grupos, como doadores de sangue e policiais. No caso do idoso, o direito à meia-entrada já está garantido pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-4571/2008

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #66 Online: Novembro 20, 2012, 12:40:34 am »
Tava na hora. Essa palhaçada de meia-entrada tava trazendo mais problema que solução.

Offline Macnol

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #67 Online: Novembro 20, 2012, 03:56:06 pm »
Elabore.

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #68 Online: Novembro 21, 2012, 12:43:35 am »
É mais ou menos o que já tá dizendo ali na notícia: grande maioria do público já tem direito a meia entrada, e quem não tem arranja uma pela lei de Gérson. No fim, não há meia entrada, e sim "entrada duas vezes mais cara", pra quem paga o preço "integral".

Offline Macnol

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #69 Online: Novembro 21, 2012, 09:55:29 am »
Você parece acreditar que, agora, isso vai ser resolvido e o preço da entrada normal vai cair pela metade.

Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #70 Online: Novembro 21, 2012, 11:53:46 am »
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Você parece acreditar que, agora, isso vai ser resolvido e o preço da entrada normal vai cair pela metade.

Se as pessoas não se acomodaram ao preço existente, existir alguma dose de competição e o Governo não inventar alguma medida intervencionista nova, a tendência é de redução de preços.

Offline VA

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #71 Online: Novembro 21, 2012, 12:03:24 pm »
É mais ou menos o que já tá dizendo ali na notícia: grande maioria do público já tem direito a meia entrada, e quem não tem arranja uma pela lei de Gérson. No fim, não há meia entrada, e sim "entrada duas vezes mais cara", pra quem paga o preço "integral".

Questão de mercado. Acha caro? Não compra. O governo não manda no preço dessas coisas.

Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #72 Online: Novembro 21, 2012, 12:05:44 pm »
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Questão de mercado. Acha caro? Não compra. O governo não manda no preço dessas coisas.

Ele passou a interferir a partir do momento que instituiu a meia-entrada.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #73 Online: Novembro 21, 2012, 12:09:02 pm »
Nic dos mil Nicks, eu quero ser que nem você quando crescer.

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Offline VA

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Re:Tópico sobre Educação
« Resposta #74 Online: Novembro 21, 2012, 01:41:38 pm »
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Questão de mercado. Acha caro? Não compra. O governo não manda no preço dessas coisas.

Ele passou a interferir a partir do momento que instituiu a meia-entrada.

Mas ele não obriga um valor para a entrada nem para a meia-entrada. Mesmo que deva existir meia-entrada, o mercado vai determinar qual é o valor da entrada cheia e, consequentemente, o da meia.

É simples desse jeito.