Autor Tópico: O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?  (Lida 9840 vezes)

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Offline Aluriel de Laurants

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #15 Online: Outubro 31, 2011, 03:59:46 pm »
Limite, DErivada e Integral é algo que vi (e muito mal, tive o pior professor de cálculo do planeta) somente na faculdade. Acho que é essencial ter isso na escola, já que todos os professores acham que você sabe isso antes de entrar no Ensino Superior.
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Offline Metal Sonic

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #16 Online: Outubro 31, 2011, 04:18:21 pm »
Eu sei que não sei pra que serve Derivadas e Integrais, e em praticamente 6 anos trabalhando programando jamais vi uma utilidade pra isso. xD
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Offline Aluriel de Laurants

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #17 Online: Outubro 31, 2011, 09:57:51 pm »
Se serve de consolo, também não sei qual a utilidade prática disso.O VA falou algo sobre calculo de aerodinamica usar derivada meiésima ou algo do tipo, mas eu mesmo só usei isso em prova da faculdade.
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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #18 Online: Outubro 31, 2011, 10:25:13 pm »
Para programadores, acredito que o Cálculo sirva só para dar uma base pro cara caso ele resolva bolar algum simulador de algum fenomeno natural (a industria recebe este tipo de produto muito bem). Em situações voltadas para engenheiros (elétricos ou de computação), mas nas quais um programador pode resolver se enveredar, o cálculo pode servir para assistir o cara se a programação for de baixissimo nível, em que a estrutura dos circuitos seja importante; ou (não sei dizer se isso é mais coisa de engenheiro do que a anterior) para interpretar sinais via transformadas de fourier.

Aerodinâmica (na verdade Dinâmica de Fluidos, da qual aerodinamica é apenas uma aplicação) é o ápice da associação de programação, cálculo numérico, e equações diferenciais da atualidade, existindo até mesmos prêmiações para quem conseguir bolar códigos mais rápidos para certos algoritmos. É um exemplo do primeiro item (simulação de fenomeno natural). Outros exemplos podem envolver programas de simulação de: extração de petróleo, secagem de qualquer coisa (saber quanto tempo deixar um produto secando na rua é trivial para nós, mas não para alguém que está deixando de produzir enquanto isso), migração de populações, extinção de espécies devido a caça,  trajetória de satélites, e por aí vai... Mas claro que o programador nesses casos geralmente é um engenheiro ou matemático da área específica, mas se um programador quiser botar a mão na massa, o código com certeza vai ganhar em eficiencia e valor.

Mas ensinar Cálculo no ensino médio me parece meio precipitado... talvez só pela sua importância histórica e aplicabilidade atual, e para mostrar um certo nível de abstração maior ao aluno (somas de infinitas partes infinitesimalmente pequenas resultando em números diferentes não é um conceito tão trivial). Mas isso aí seria responsabilidade da Matemática, não da Física.

Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #19 Online: Outubro 31, 2011, 11:39:55 pm »
Eu gostei de tudo que aprendi no ensino médio de física. (E atualmente faço Direito)
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Pra vocês terem noção, eu me formei mal faz 1 ano e nem lembro o que é Derivada/Integral/Limite... =p
Wtf, você deu cálculo no ensino médio?

Offline Metal Sonic

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #20 Online: Novembro 01, 2011, 08:20:10 am »
Não, eu me formei na faculdade mesmo.

Se tivesse cálculo no ensino médio acho que eu ainda estava por lá. =p
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Offline Madrüga

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #21 Online: Novembro 01, 2011, 10:22:30 am »
Eu me formei em uma ETE (hoje ETEC) e tínhamos várias daquelas matérias tipo "perfumaria" que o ensino médio tem. Ao invés de filosofia e sociologia, por exemplo, tínhamos "ações e cidadania", uma matéria de meio ambiente, "sistemas de informação e comunicação" e uma matéria indefinida chamada PTC ("projetos técnicos científicos).

Essa matéria contribuiu muito para nosso aprendizado de física e química, pois fazíamos muita coisa das matérias titulares em laboratório, e aprendíamos muita teoria e fazíamos muitos exercícios em PTC. O que era legal mesmo eram os professores que davam PTC, pois eles vinham do ensino técnico (eletrônica e mecatrônica, principalmente) e tinham outro viés: eles ensinavam fórmulas, mas também falavam muito de aplicabilidade prática dos conceitos.

Essa divisão é meio confusa; claro que isso não é o desejável, mas poder ter bastante tempo de laboratório melhorou muito nosso aprendizado e mesmo eu que não era muito bom com números conseguia ir bem em física.
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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #22 Online: Novembro 01, 2011, 11:41:08 am »
Que legal esse curriculo da tua escola madruga. Eu acho que o curriculo obrigatório atual é bem horrível, com coisas de pouquíssima aplicabilidade (física e química) e/ou ultrapassadas (ensino religioso --ainda ensinam isso?-- e educação física). O que eu faria de diferente está no spoiler, já que não tem muito a ver com a proposta original do tópico:
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Offline ferdineidos

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #23 Online: Novembro 01, 2011, 11:45:32 am »
Tudo que eu lembro de física (e já faz uns bons 10 anos desde que eu vi isso pela última vez) são as coisas mais práticas, como alguns conceitos e leis.

Qualquer coisa que eu não visse atuando eu descartei na minha vida. Assim, conceitos como inércia e atrito estão seguramente gravados na minha cabeça. Agora fórmulas e termodinâmica escorreu tudo pelo ouvido.

Minha ideia do ideal seria trazer mais a física pra realidade, seja através do dia a dia, seja através de laboratório.
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Offline VA

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #24 Online: Novembro 01, 2011, 12:36:45 pm »
Sim, eu sei que Cálculo é responsabilidade da matemática, mas facilitaria o aprendizado de Física.

E metal: Cálculo não tem utilidade em programação, mas se você for lidar diretamente com indutores, capacitores e transistores, Cálculo é mais que obrigação. É necessidade.

Offline Metal Sonic

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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #25 Online: Novembro 01, 2011, 02:09:11 pm »
Jamais vou mexer com hardware. xD
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Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #26 Online: Novembro 01, 2011, 07:37:09 pm »
Pois é. Mas é uma coisa que profissionais de informática tinham que ter pelo menos noção. Mesmo que tosca.

Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #27 Online: Novembro 01, 2011, 10:52:08 pm »
Citação de: Iuri
Sou da opinião de que o ensino médio deveria sofrer um reboot para incluir pelo menos 3 novas matérias (ao custo de diminuir a carga de matemática e excluir besteiras como ensino religioso e filosofia e sociologia), uma que seria um tipo de "Tópicos de administração e direito", para o formado no E.M. tenha mais noção de leis, suas responsabilidades, e como cuidar de seu dinheiro. Tentar deixar o adolescente menos ingênuo nessas questões que exigem mais responsabilidade.
Ugh, diminuir a carga de matemática me parece algo extremamente delicado. O problema que eu vejo está em pessoas que não tiveram uma base boa de matemática e aí tem problemas nela para o resto da vida (o que é uma lástima, porém uma realidade), não no quanto aprendemos de matemática (que é interessantíssimo para o desenvolvimento de raciocínio abstrato, lógico, etc).

Tenso isso de chamar filosofia e sociologia de besteiras.
De qualquer forma, essa sua primeira idéia de disciplina é interessante. Tem coisas que estou aprendendo agora na faculdade de direito que acho básico, todo mundo deveria saber.

Citação de: Iuri
Outra seria um amálgama das boas intenções de Filosofia e sociologia e ensino religioso, em que fossem passados conceitos seculares de moral e ética, com um pouco de antropologia para conhecer outras culturas e como interagir com elas

Apesar das idéias serem interessantes, chamar de "disciplina" ou mesmo dar misturado com as matérias "normais" é complicado: misturar conhecimento com "incentivos às pessoas agirem de determinada forma"/dogmatismo é algo que não acho legal (Não que isso seja incomum até mesmo nas universidades, talvez principalmente nelas). Deixar de "ensinar religião" para passar a ensinar "conceitos seculares de moral e ética" me parece hipócrita, ainda é um dogmatismo (apesar de eu certamente preferir os conceitos seculares :b). Por isso ensinar filosofia me parece mais interessante (até por ter uma abordagem de diferentes autores, de idéias conflitantes).

Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #28 Online: Novembro 01, 2011, 11:39:44 pm »
A carga da matemática é um assunto delicado. Por um lado, a aplicação de conceitos específicos dela no dia a dia das pessoas deve tender ao nulo (quando se usa matrizes, polinômios, geometria analítica, números complexos, etc se não se é um engenheiro/cientista?), enquanto para alguém que vai seguir em um destes ramos, a falta de uma base forte em todos estes tópicos vai ser muito prejudicial. E além disso, o que é essencial para ambos, que é a capacidade de abstrair, usar lógica, trabalhar com objetos mentais, formalizar provas, etc, não recebe o devido foco. Da forma que eu vejo, a matemática como está sendo ensinada no ensino médio só ensina um monte de fórmulas (que são úteis em vestibulares e concursos), desperdiçando o tempo de mais da metade dos alunos (já que só a minoria que faz um curso superior em ciencias ou tecnologias).

Eu digo que filosofia e sociologia é besteira porque (pelo que eu soube de pessoas que fizeram tais disciplinas --eu não sou dessa época--) as aulas eram mais exposições da biografia de filósofos do que debate de ideias. Além disso, discussões existencialistas (a parte mais atraente da área) não chegam em lugar nenhum. Já a discussão de moral, esta sim útil, seria incluída na outra disciplina lá.

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Apesar das idéias serem interessantes, chamar de "disciplina" ou mesmo dar misturado com as matérias "normais" é complicado: misturar conhecimento com "incentivos às pessoas agirem de determinada forma"/dogmatismo é algo que não acho legal (Não que isso seja incomum até mesmo nas universidades, talvez principalmente nelas). Deixar de "ensinar religião" para passar a ensinar "conceitos seculares de moral e ética" me parece hipócrita, ainda é um dogmatismo
Tu provavelmente vai ter uma cadeira de Ética e Moral na tua graduação, né? Se não tiver, pelo menos na pós graduação da PUC-RS eu sei que essa matéria é ensinada. Então, se tu fizer ela tu vai ver que o conceito de ética e moral ensinado aí, puramente secular, não tem nada de dogmatizado. E é ponto pros filósofos, que chegaram em tal definição.

Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Resposta #29 Online: Novembro 02, 2011, 12:19:09 am »
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E além disso, o que é essencial para ambos, que é a capacidade de abstrair, usar lógica, trabalhar com objetos mentais, formalizar provas, etc, não recebe o devido foco. Da forma que eu vejo, a matemática como está sendo ensinada no ensino médio só ensina um monte de fórmulas (que são úteis em vestibulares e concursos), desperdiçando o tempo de mais da metade dos alunos (já que só a minoria que faz um curso superior em ciencias ou tecnologias).
Bom, na minha experiência pessoal, aprender matemática desenvolveu as habilidades que você disse (aprender entendendo, evidentemente, não simplesmente decorando as fórmulas - por vezes eu simplesmente esquecia algumas e as "rededuzia" nas provas). É comum essa crítica de "ensinar só fórmulas" e coisas assim, mas eu não acho que o problema esteja no conteúdo e sim no aprendizado em si. Se o professor não explica bem e não permite que a turma acompanhe o raciocínio, sendo rápido demais ou não explicando coisas por achar que "todos já devem saber isso" (o que acontece com professores que sabem bastante o conteúdo mas são incapazes de ensinar devidamente), evidentemente a turma não entenderá nada, porém o problema nada tem a ver com o conteúdo ou sua quantidade.

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Eu digo que filosofia e sociologia é besteira porque (pelo que eu soube de pessoas que fizeram tais disciplinas --eu não sou dessa época--) as aulas eram mais exposições da biografia de filósofos do que debate de ideias. Além disso, discussões existencialistas (a parte mais atraente da área) não chegam em lugar nenhum. Já a discussão de moral, esta sim útil, seria incluída na outra disciplina lá.
Sociologia eu acabei não tendo por infortúnios (um de um colégio que estudei, - colégio militar e sua brilhante organização - em que filosofia era dada em um ano e no ano seguinte, sociologia, porém foi justamente quando eu passava de um ano para o outro que isso aconteceu, e aí eu tive filosofia duas vezes, lol; e depois por troca de colégio), porém filosofia de forma alguma foi o que você disse. As aulas que tive ensinaram sobre idéias de autores ou até idéias sem personalizar muito. As aulas de filosofia incluíram epistemologia, filosofia moral e filosofia política. Não foi uma análise super profunda, mas foi interessante.

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Tu provavelmente vai ter uma cadeira de Ética e Moral na tua graduação, né? Se não tiver, pelo menos na pós graduação da PUC-RS eu sei que essa matéria é ensinada. Então, se tu fizer ela tu vai ver que o conceito de ética e moral ensinado aí, puramente secular, não tem nada de dogmatizado. E é ponto pros filósofos, que chegaram em tal definição.
Não exatamente, tem até uma ou outra eletiva sobre, e no final do curso tem uma disciplina de Deontologia Jurídica, talvez seja o que mais se aproxima disso, fora as eletivas. Mas todo tipo de contato que tive com idéias de Ética e Moral de forma alguma incluiu um conceito único que é convenção entre filósofos sobre ética e moral. Tem linhas e opiniões, e no fim é cada um defendendo a sua visão. Dessa forma, é interessante aprender filosofia para aprender as diferentes visões e seus argumentos, mas de forma alguma vejo como teria algo uniforme para "passar conceitos" ou moralizar, apenas para o aluno refletir (o que é ótimo).