Cara, desfoca, usei um exemplo, posso usar vários outros. E nem eu to dizendo que sobrevivente É Máfia.
Basicamente o jogo é isso: Máfia Vs Cidade com alguns malucos no meio não definidos. O problema é que saindo do campo Máfia Vs Cidade a coisa se confunde, tanto que praticamente qualquer papel fora desse circulo é uma facção. Por exemplo, num jogo com Sobrevivente, Culto, e SK, temos 5 Facções basicamente. Agora me diz, pq?
Minha proposta é, 3 grupos distintos. Máfia, Cidade, e Nem um nem outro. Simples. Fica mais fácil dissosiar e juntar sem ter que a cada nova ideia se criar uma facção nova (Culto Neutro por exemplo). Inclusive isso foi motivo de discussão, pra mim Culto sempre foi identificado como Culpado, mas me lembro que outros não viam assim e na verdade FAZIAM diferente. Ok, no problem. Dois Narradores, duas interpretações! Ate ai normal, o problema é quando nenhum dos dois explica isso na PM, tu advinha o que o Narrador acha ou considera o que VC acha? Ou seja, classificando dessa forma o cara vê lá: "Culto é Neutro, Neutro sempre da Inocente, ok, não tem nada dizendo na PM deve ser isso mesmo!"
E tbm ajuda na hora de criar, eu detalhei ao Máximo meu Culto Merovíngio, o meu Sobrevivente Mafioso, e tantas outras aberrações que pensei, mas facilita MUITO ter uma classificação mais detalhada na base pra eu chegar e só inverter. Por exemplo, eu sempre enxerguei que Culto e Maçonaria são a mesma morda só mudam o lado, isso me deu a visão xiita de Culto = Mal, Maçom = Bom. Mas sempre pensei num grupo intermediário, qual o nome deles? Em essência um Culto e Maçonaria são a mesma merda (recrutam jogadores) e ambos podem ser usados fora da briga, vence se chegar vivo ate o final. Ou seja? Uma Maçonaria que ganha independente de quem ganhar, é igual a um Culto com a mesma condição de vitoria.
O que quero dizer é isso, Culto e Maçonaria não encaixam como Facções pq são a mesma coisa, ta mais pra um tipo de papel (recrutador) que dependendo de que lado encaixa se torna uma Facção diferente. Seria o mesmo que criar o Impedidor, ele é igual a um bloquer, só que da Máfia (mudo o lado do jogo mudo o nome do papel e crio uma facção nova)
Acho que agora me fiz mais claro. No meu entender a Classificação de Facção e Filiação é valida pq dissocia mais claramente o Papel da Facção, e permite vc a trabalhar melhor