Autor Tópico: Temas tabus em RPG  (Lida 21768 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #45 Online: Setembro 23, 2014, 05:48:25 pm »
 Wraith é genial e se o pessoal jogar de boa vontade e com a preparação necessária funciona que é uma beleza... Realmente não sei de onde veio essa conversa do impraticável. Pra quem quiser dar uma chance para esse jogo fodão, vale a pena ler isso aqui, que trata do assunto:

http://twistedtalesevents.blogspot.co.uk/2014/06/richard-dansky-interviewed-by-david.html

Citar
E não é uma questão de fugir - é saber respeitar esses elementos, de utilizá-los para gerar algum conflito que seja impactante aos jogadores - além de evitar afetar o jogador com o que ele não quer ser exposto (que é 101 de convivência social).

 Poizé, saber respeitar é tratar com a profundidade que a narrativa pede. Sobre o jogador não querer ser afetado é questão de preparação, conversa e determinação do tom e referências do jogo. Se não quiserem jogar, tudo certo, ué.

Citar
    Perai, erotismo em call of cthulhu ?

Uma palavra: Tentáculos.

 Tem cenas de bacanais profanos na obra do Lovecraft, e o lance do sexo como algo reprimido é combustível fácil para o tema loucura. Não precisa ser tarado com apelação explícita para usar tentáculos de forma assustadoramente erótica... Existe um monte de criaturas alienígenas com elementos fálicos que sugerem agressão sexual...

 Muitas vezes, a ideia é ser desagradável mesmo... Quem consome horror, muitas vezes gosta desse lance de sentir repulsa e brincar com temas pesados... Com consentimento de todos da mesa, tah valendo.
« Última modificação: Setembro 23, 2014, 06:08:53 pm por Korko »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #46 Online: Setembro 23, 2014, 05:49:04 pm »
Citar
Tentar fazer uma bolinha rosa com olhos parecer hardcore ? boa sorte  :bwaha:
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #47 Online: Setembro 23, 2014, 05:53:13 pm »
Nyaruko: Crawling with Love

Japoneses tem uma habilidade impar de estragar as coisas  :P

Eu já tinha visto esse desenho, mas meu cérebro teve piedade e se esqueceu completamente
War never changes

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #48 Online: Setembro 23, 2014, 06:00:29 pm »
Então, basicamente o que o Smaug apontou é um elemento básico de mesa: Saber os limites dos jogadores. E isso não é só com cenas de pegação e sexo. Claro, que num grau menor, mas igualmente capaz de gerar jogadores infelizes e querendo brigas ou sair da mesa é jogador querendo sacanear os outros de várias formas, como o clássico ladino que rouba do próprio grupo ou PVPs sem sentido, ou outros tipos de zoeira interna mais pesadas. Antes de uma mesa concordo sim que todos devem chegar num acordo sobre o que é ou não permitido. Claro, grupos mais maduros dificilmente vão se atacar ou tentar provar quem tem o maior pênis que o outro numa situação dessas e saber que romances entre personagens jogadores são muuuuuuito difíceis em vários casos e mais fácil com NPC dependendo do mestre, que estupro não é um tema de brincadeira (se com homem já gera incômodo esse tema, imagine com jogadora como o tema é bem mais traumático por motivos óbvios).

Mas aqui já entra que as vezes o grupo ou algum jogador específico tem que saber no que tá se metendo, qual tipo de mesa vai jogar e quais os gostos da maioria do grupo. Eu sei que eu não me daria bem numa mesa do Nibe sem me esforçar bastante ou estar inspirado com o personagem certo e adequado, enquanto que com o Frost eu me alinho bem mais em temática e tom das mesas. A questão de ceder pra ficar num grupo é importante, tanto pro que não curte violência ou desdobramento de temas pesados quanto do fã de gore e violência ou outros elementos afins numa mesa mais leve. E assim vão se ajustando os grupos conforme as preferências deles.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #49 Online: Setembro 23, 2014, 06:00:54 pm »
 Concordo sobre a seriedade em se tratar temas pesados, o post do Smaug disse muito. O que só contribui para o impacto desses temas, de qualquer forma... Um estupro sugerido na narrativa, quando bem colocado, é mais impactante do que uma descrição gráfica que pode ser nauseante ou mesmo patética.

 Sobre Cthulhu e erotismo, assistam essa paradinha, é muito legal:



Citar
Até que um dia uma personagem minha foi parar na cadeia em uma cela cheia de homens e quase foi estuprada. Mas como o narrador era apaixonado por mim, creio que a imaginação ''saiu da casinha'', sabe?

 Que medo desse narrador.

 A é, mais uma contribuição para discussão que acho valiosa: Não gosto quando rola um avatarismo nas personagens sabem? Quando o jogador se identifica de forma íntima com o veículo de narrativa dele e queira protegê-lo, ou algo assim... Aqui o pessoal costuma gostar de ficar louco, ser abusado, morrer, virar a casaca, aposentar o PC e talz quando isso contribui para a narrativa.
« Última modificação: Setembro 23, 2014, 06:12:57 pm por Korko »

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #50 Online: Setembro 23, 2014, 06:12:08 pm »
Já que é pra falar de narradores ruins e cenas de quase estupro, eu soube de uma jogadora colega nossa de uma cena gratuita e tosca de estupro em mesa de rpg. Ela era uma clériga centaura no 3.5 na mesa de um narrador lendariamente ruim. Ai no acampamento do grupo surge do NADA um monstro fodão cheio de pintáculos e paralisa o grupo e estupra a centaura, sem mais nem menos. Nem sei como foi a descrição do ato, mas a conseqûencia foi que ela engravidou de uma cria demoniaca e ela teve o filho monstruoso, que era bem poderoso e apelão e só ela podia controlar. Daí a jogadora com essas merdas todas parou de ir pra mesa, enquanto o resto da mesa continuou a jogar e ele usava esse filhote NPC pra infernizar os jogadores. Era num nivel tal que os outros jogadores ligavam pra jogadora pra ela aparecer nas mesas, que pagariam o taxi dela. Ela recusou todas as propostas (pq será, né?). Foi algo tão tosco que todos nós (Eu, Aluriel, Joshua, etc) ficamos impressionados e achamos esse mestre ruim ainda bem pior do que achávamos.

Mas sei que ela seria uma ótima jogadora de mesas de horror ou fantasia mais pesada, ela aguenta bem cenas gore e de violência forte ou de gente com problemas mentais graves, daquelas que sabiamente se tem medo. Deve ser um dos motivos dela querer ser psiquiatra de casos médicos graves.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #51 Online: Setembro 24, 2014, 01:55:31 am »
Parando para relembrar hoje, apesar de todo horror que usei em minhas mesas e algumas vezes gore, nunca usei estupro, nem presumido nas minhas mesas... até a grávida com filho de deus maligno dormiu e acordou assim (era um deus dos pesadelos) - se houve estupro no sonho e ela acordou grávida nunca foi mencionado na mesa (e não lembro se perguntaram na época)... :hum:

Mas é um fato, que procuro respeitar quem está na mesa e se faço algo, nunca será gratuito. Especialmente, jamais seria tosco ou sem propósito assim, caso fosse usar... mas já obtive aqui comentários mais que suficiente para saber que fiz certo em evitar esse tema em mesas.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #52 Online: Setembro 24, 2014, 05:37:30 pm »
Caralho, 51 respostas! Não sabia que tópico renderia tanto assim.

A sugestão do tema veio justamente por um ponto que o Korko tocou: vou (ou pretendo) entrar numa mesa já em andamento de Apocalypse World, mas pelo que recebi de material do mestre (ou MC) sobre o grupo e as histórias, as coisas parecem um pouco bizarras. Exemplo, pelo relato dele, numa das sessões passadas, teve um assalto à uma vila/posto avançado inimigo que descambou pra uma carnificina generalizada, incluindo o assassinato de crianças. O grupo em si é estilo uma gangue de motoqueiros sobrevivendo num mundo pós-apocalíptico. A impressão é tipo
(click to show/hide)

Daí ficar pensando sobre o assunto e as possibilidades dele. Valeu pela contribuição dos que participaram.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #53 Online: Setembro 24, 2014, 07:23:29 pm »
Citar
Não gosto quando rola um avatarismo nas personagens sabem? Quando o jogador se identifica de forma íntima com o veículo de narrativa dele e queira protegê-lo, ou algo assim... Aqui o pessoal costuma gostar de ficar louco, ser abusado, morrer, virar a casaca, aposentar o PC e talz quando isso contribui para a narrativa.

Well, identificação com o personagem é um dos métodos mais comuns de aproximar o jogador do mundo de jogo (o que jogadores trendy como o silvinha chamam de imersão), então essa relação empática com o personagem acaba sendo algo bastante natural (afinal, é o seu personagem, que tem em sua mente uma face, emoções, sentimentos, yadda yadda) - enquanto algo incrivelmente  abstrato como "contribui para a narrativa" não é algo tão fácil de se empatizar.

Obviamente, nenhum dos métodos é necessariamente melhor - preocupar-se menos com o personagem é algo excelente para jogos de horror, mas avatarizar o personagem é algo ótimo para "sentir o horror na pele".

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #54 Online: Setembro 25, 2014, 12:52:34 am »
Citar
Well, identificação com o personagem é um dos métodos mais comuns de aproximar o jogador do mundo de jogo (o que jogadores trendy como o silvinha chamam de imersão), então essa relação empática com o personagem acaba sendo algo bastante natural (afinal, é o seu personagem, que tem em sua mente uma face, emoções, sentimentos, yadda yadda) - enquanto algo incrivelmente  abstrato como "contribui para a narrativa" não é algo tão fácil de se empatizar.

Obviamente, nenhum dos métodos é necessariamente melhor - preocupar-se menos com o personagem é algo excelente para jogos de horror, mas avatarizar o personagem é algo ótimo para "sentir o horror na pele".

 Então, prefiro o segundo método mesmo (O da narrativa, abstrato)... Sei que é menos popular mas é o que me diverte... Construir o setup em conjunto, sentir empatia com o todo (Coisa de narradores?) e fazer uma história com peças do quebra cabeças da narrativa dos jogadores. (Bom, acaba sendo as duas coisas juntas, acho... Mas com ênfase no todo). Rolar uma imersão na narrativa e não no avatar, sei lá... usar seu personagem para fazer sentir a narrativa, fazer os outros sentirem e assim vai. haha... Eu sou da turminha do "RPG teatrinho", foi mal hahaha
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 01:09:19 am por Korko »

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #55 Online: Setembro 25, 2014, 01:08:04 am »
Negada citando Apocalypse World aí: Não é preciso narrar cenas de sexo nele, nem o autor exige isso, basta declarar que fez e pronto - desce a cortina, amanhece o dia seguinte e ativa o special move do personagem. O sexo tá presente no jogo pra apoiar o tema de escassez, não pra ser o foco e transformar a coisa num RPG das Brasileirinhas. (se bem que, conhecendo o Korko, ele deve fazer exatamente isso.  :b )

E falando em Apocalypse World, estou tentado a entrar nesse kickstarter.
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 01:17:55 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #56 Online: Setembro 25, 2014, 01:24:36 am »
Esse RPG do Spirit of 77 as cenas de sexo muito loucas e psicodélicas são regadas a base de LSD e cocaína e duelos de dança de disco.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #57 Online: Setembro 25, 2014, 01:36:22 am »
Uma citação do fórum gringo do AW, só dessa vez:

Citar
Everything's about disconnection and decay, right? Your holding is your holding, and it's fucking dangerous to get to another place, and maybe those people will welcome you— but more likely than not, it's trouble. And everything that's left from the Golden Age is battered and broken and twisted or else it's just rubble. Nothing's the same.

The only ways you can really experience connection in Apocalypse World are Sex and Opening your Brain. And they're both super dangerous, right. But sex is the only thing besides bullets and gasoline that has made it through the apocalypse mostly in tact.

 Sexo, violência, caos e barf forth apocalyptica haha O AW me sugere um trato visceral na narrativa com os movimentos do MC... Junto com a mecânica de Sexo me faz parecer que ele não rola fora de cena... Mesmo assim, não é fazer um Brasileirinhas hahaha Não é ser tipo um Galvão Bueno do sexo, um narrador que descreve visualmente da ação hahaha Não é ficar descrevendo posições, Kama Sutra in game hahaha... Os principais aspectos passíveis de abordagem nesse contato é o que cada um acha da parada, se uma personagem sente prazer, nojo, submissão, imposição, é violento ou carinhoso?... essas coisas. q colaboram para o desenvolvimento da personagem e consequentemente da narrativa, se pá.

 Eu lembro de um cara que fez um guerreiro xamã de um deus da força, um touro, um lance fálico viril maluco em um jogo de Conan... daí a forma que ele (A personagem) encarava o ato sexual tinha muito a ver com a forma que ele se relacionava com a magia, coisa que buscávamos pra narrativa, era uma nuance divertida... / Lembrando agora, foi o mesmo jogo em que tiveram uns vilões cultistas de um deus mariposa que usava o útero de mulheres como crisálida para suas crias...
-----------------------------------
 
Tem um jogo, In a Wicked Age (Do Vincent Baker também), onde você tira na carta do "oráculo" escolhido situações que vão preparar a gênese da narrativa... Um dos oráculos é o "Blood em Sex".

Tem o Houses of the Blooded também com temas pesados de intriga de corte, vingança, romances que dão tretas cabulosas, essas paradinhas.

Esse ano (Ou ano passado? sei lá) tb li um jogo que chama "My Life With Master" que apesar da estética de horror comédia (Mestre gótico e seus lacaios) conta histórias sobre abuso, consequências e libertação, além de ter um lance "The horror revealed" que pede que os jogadores contem um causo escabroso que rolou na cidade do cenário.

Citar
Esse RPG do Spirit of 77 as cenas de sexo muito loucas e psicodélicas são regadas a base de LSD e cocaína e duelos de dança de disco.

Boogie Nights!
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 02:09:35 am por Korko »

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #58 Online: Setembro 25, 2014, 09:19:32 am »
Well, identificação com o personagem é um dos métodos mais comuns de aproximar o jogador do mundo de jogo (o que jogadores trendy como o silvinha chamam de imersão), então essa relação empática com o personagem acaba sendo algo bastante natural (afinal, é o seu personagem, que tem em sua mente uma face, emoções, sentimentos, yadda yadda) - enquanto algo incrivelmente  abstrato como "contribui para a narrativa" não é algo tão fácil de se empatizar.

Eu já tive muitas experiências ruins com esse coisa de "contribuir pra narrativa" (um exemplo foi clérigo meu que TINHA que ser sacrificado pra fechar um portal). Sei lá, eu me sinto como se tivesse simplesmente seguindo o roteiro de um filme
War never changes

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #59 Online: Setembro 25, 2014, 02:54:26 pm »
Citar
Eu já tive muitas experiências ruins com esse coisa de "contribuir pra narrativa" (um exemplo foi clérigo meu que TINHA que ser sacrificado pra fechar um portal). Sei lá, eu me sinto como se tivesse simplesmente seguindo o roteiro de um filme

 Nesses casos, quem determina essa questão chave do roteiro são os próprios jogadores, uma imposição do narrador esta fora de questão... No exemplo, você indicaria ao narrador que esse seria um final triunfante para sua personagem. (Porra, que fim foda para um clérigo... Um sacrifício).
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 03:11:54 pm por Korko »