Nibe, pelo contrário, eu recomendo muito jogar SEM checar nenhuma wiki ou guia.
Vou dar um rápido exemplo de por quê é mais divertido jogar assim... se alguém quiser evitar spoilers de um jumping puzzle, melhor não ler.
1) Explorando um canto do mapa, tropecei com um baú em um lugar suspeito:
2) Procurei até encontrar a entrada de uma caverna, onde havia apenas uma placa com um aviso sinistro e um baú que podia ser alcançado após saltar por várias pedras sobre a água...
3) ...e era obviamente uma armadilha, como minha colega de exploração descobriu. Pena que não consegui uma screenshot das estacas empalando ela.
4) Não desistindo, procurei embaixo d'água e encontrei outra passagem, com mais armadilhas no caminho...
5) ...chegando a um covil secreto de piratas. Que, mesmo mortos, não desistiram de proteger o lugar (e são muito fortes atacando em grupo, o que significa que os jogadores que chegarem aqui precisam se ajudar pra prosseguir).
6) Perceberam as tochas azuis no cenário? Acendendo todas, o espírito do chefe dos piratas aparece (e bem acompanhado)...
7) Quando o chefe é morto, uma novo túnel se abre abaixo d'água, em meio aos restos de navios piratas naufragados...
8) Saindo em um túnel com rochas desmoronando (que podem e VÃO matar quem não prestar atenção pra desviar delas, como minha colega ilustra na foto)
9) E, finalmente, após ainda distrair um bando de pássaros gigantes que tinham ciúmes do baú, conseguimos a recompensa e o achievement por completar esse puzzle.
É difícil descrever assim o quanto essa 1h de jogo foi divertida. A sensação de explorar um lugar desconhecido como se fosse Tomb Raider, de colaborar com outros que estão fazendo o mesmo e juntos descobrirem pouco a pouco como chegar na solução do quebra cabeça... é algo muito raro em MMOs, mas se encontra O TEMPO TODO em GW2.
E isso não teria nem metade da graça se tivesse simplesmente seguido um guia pra completar tudo automaticamente, riscar o item da checklist e seguir pra próxima tarefa.
Os caras da ArenaNet fizeram uma obra de arte ao criar um mundo que recompensa a exploração apenas pelo prazer de explorar. Não vale a pena desperdiçar isso lendo spoilers de onde estão todos os segredos.