Pelo que eu entendo, Cackle é uma ação de movimento sempre. Não há a necessidade da ação padrão inicial.. pelo menos, não segundo o PRD.
Misfortune, podendo ser resistido, pode jogar uma ação padrão sua fora, mas pode ser aplicado a todos os oponentes em todos os combates. Fortune, aplicando-se em aliados, jamais será resistido, e sempre lhe compensará (A propósito, matematicamente, 2d20 e pegar o melhor é 5 de "bonus/penalidade" na rolagem). Poderia, por exemplo, manter Fortune em um aliado o combate todo, causando evil eye nos inimigos (como notado por voce mesmo, sempre se aplica, mesmo se resistido). No entanto, a cada combate novo, Fortune deve ser mirado em um aliado diferente dos anteriores, pelo lance de "uma vez a cada 24 horas". Me parece bem pessoal a escolha mesmo.
Quanto a slumber, é a única sleep do jogo sem limite de HD... é uma boa vantagem.
Em tempo, no grupo de uns amigos meus, um camarada fez uma witch, e notou que magia mesmo raramente se utiliza, dado a boa quantidade de debuff como caracteristica de classe.