E qual o veredito para esse update? É bom, ruim, expande o que já tem, muda tudo de um jeito inacreditável?
O veredito é: ainda estou no começo. Mas fiquei surpreso pelo tamanho do update. Apenas para deixar um comentário do que vi até agora:
* Vícios e Virtudes não são mais ligados aos Sete Pecados Capitais/Virtudes Teológicas e Cardeais. Você personaliza eles, mas o livro tem uma lista deles. É sugerido que você geralmente cumpre um Vício por sessão.
* Aspirações são uma forma do grupo/jogador direcionar o DM em que rumo o jogo deve seguir. Cada jogador tem 3 Aspirações e geralmente duas são de curto prazo e uma de longo prazo.
* O sistema de experiência na verdade é bem similar ao original, só que camuflado. Você ganha 1 ponto de experiência para cada 5 Beats, que você ganha por cumprir uma Aspiração, transformar um fracasso em fracasso crítico e atos similares. Custo de XP agora é linear (4 XP comprar um Atributo, 1 compra uma Vantagem, yadda yadda).
* Santidade das Vantagens! Se você perder uma Vantagem que comprou (por exemplo, seu Aliado morreu), você recupera o XP ou pode substituir por outra vantagem. Isso é algo incrível para a editora que incentivava DMs a atacar esses pontos.
* A lista de Vantagens foi aumentada incorporando algumas que aparecerem em livros posteriores ao WoD, como Identidade Alternativa e Parkour. Algumas Vantagens parecem superiores a outras (Iniciado em Culto é uma vantagem que te dá outras vantagens, pontos de perícia e cia) enquanto ao menos uma delas é um Desvantagem (Pequeno/Porte Pequeno - você perde 1 de Vitalidade em troca de +2 em testes de Furtividade quando seu pequeno porte te beneficiaria).
* Uau, a lista de Vantagens Sobrenaturais incorpora algumas do Second Sight e Hunter: the Vigil, como Biocinéria, Pirocinéria, Telecinésia, Amaldiçoado. Pretty Impressive.