Autor Tópico: Primeira vez de Clérigo  (Lida 15987 vezes)

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Offline MaNdRaK

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Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #15 Online: Abril 15, 2014, 07:18:53 am »
Gosto do Domínio da Força que na 3.5 te dá "Aumentar Pessoas" no nível 1.

+2 de Força, 3m de alcance e +4 nos testes de força contra inimigos M  :victory:

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #16 Online: Abril 15, 2014, 09:58:38 am »
Apesar deu não ser tão conhecedor do sistema, eu colocaria os atributos assim:

For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Des 12 (+1 vai ser o bônus máximo permitido por uma armadura completa)
Con 16 (+3 pvs por nível)
Int 10 (você não vai precisar disso)
Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)

Re: Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #17 Online: Abril 15, 2014, 10:40:05 am »
Apesar deu não ser tão conhecedor do sistema, eu colocaria os atributos assim:

For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Des 12 (+1 vai ser o bônus máximo permitido por uma armadura completa)
Con 16 (+3 pvs por nível)
Int 10 (você não vai precisar disso)
Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)

Acredito que o valor de Força deva ser só o suficiente pra classificar para feats pretendidos (Power Attack, por exemplo).  O foco mesmo é Wisdom. O mais alto possível. Depois o cara consegue acesso a Shapechange e atributos físicos não serão um problema.

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #18 Online: Abril 15, 2014, 02:33:25 pm »
Gostei muito das dicas aki... agradeço a galera que tem me ajudado, estou montando a planilha agora... rsrsrrs
Teria algum combo bom para o Clérgio se garantir mais nas magias do que em combate corpo a corpo?

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #19 Online: Abril 15, 2014, 11:06:41 pm »
MagoCego, esta não é pessoal, só vou pegar seu tópico pra fazer um pequeno protesto exemplificando o porque D&D>3 me parte o fígado:

For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).

Int 10 (você não vai precisar disso)
Optar por atributos baixos que não sejam prerrogativas do próprio perfil do personagem é, mais que um sinal, é uma evidência do baixo roleplay além do rack-n-slash, pois ignorar um atributo (como inteligência) implicaria em tese em ter um personagem burro, muito instruído (Sabedora alta) mas não mais esperto que um humano médio.
E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.
Nota: e vice-versa; um Mago tem que ter Sabedoria razoável. Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.


Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...

 :( Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #20 Online: Abril 16, 2014, 12:01:28 am »
Zangado, na verdade, você otimizar um personagem não tira o roleplay. Um clérigo sábio não precisa ser inteligente. Um mago inteligente não precisa ser sábio. Ele pode simplesmente pensar rápido, mas não ser tão sensato assim...

O roleplay não está nos atributos, e sim em como você interpreta aquele conjunto de números que estão na sua ficha. O que dizer daquelas pessoas que demoram a aprender algo, mas sabem coisas demais da vida?

Só porque os dois atributos estão ligados a intelecto, não quer dizer que um "dependa" do outro.

É QUASE a mesma coisa que dizer que um guerreiro forte precisa ter uma boa constituição.


Agora, sobre combo. Bem, eu não lembro de algum sistema que não fosse possível fazer combos.

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #21 Online: Abril 16, 2014, 02:39:11 am »
MagoCego, esta não é pessoal, só vou pegar seu tópico pra fazer um pequeno protesto exemplificando o porque D&D>3 me parte o fígado:

For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).

Int 10 (você não vai precisar disso)
Optar por atributos baixos que não sejam prerrogativas do próprio perfil do personagem é, mais que um sinal, é uma evidência do baixo roleplay além do rack-n-slash, pois ignorar um atributo (como inteligência) implicaria em tese em ter um personagem burro, muito instruído (Sabedora alta) mas não mais esperto que um humano médio.

Int 10 é o padrão de um ser humano - e a média é a média, e não "burrice". Aliás, instrução é ligada a Inteligência - (vide as perícias de Conhecimento), e não Sabedoria. Um indivíduo com 12 de Inteligência já é alguém extremamente excepcional, com muita facilidade para assuntos acadêmicos. Int 14 ou mais seriam verdadeiros prodígios. Criaturas de Inteligência 20 são verdadeiros gênios, mestres. Algumas das criaturas mais poderosas dos planos, como os Senhores das Profundezas, têm 22 de Inteligência. Acima disso já se entra no território de lendas e deuses.

É só lembrar que qualquer pdm do livro dos monstros começa com 10, 10, 10, 11, 11 e 11 antes de qualquer ajuste racial.
 
E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.

Nota: e vice-versa; um Mago tem que ter Sabedoria razoável.

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Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.
E eu consideraria isso uma sacanagem. Procurar é uma perícia ligada à Inteligência, assim como os Conhecimentos.

Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...

 :( Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.
Um jogo pressupõe um progresso. Se for apenar começar uma narrativa de ponto A até ponto B sem muita chance de alterar o Status Quo então a mídia que está sendo exposta é outra.

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #22 Online: Abril 16, 2014, 02:58:24 am »
Antes de tudo, conheça a Stormwind's Fallacy que permeia seu post.

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Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).

Sim, é um tópico sobre combos e otimização, está no começo dele. É o que o autor do tópico pediu, dado o estilo de jogo que ele e seus amigos concordaram em jogar e seria extremamente descortês não auxiliá-lo dado que eu conheço bem isso.

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E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.

Sabedoria regula tanto a perícia Sentir Motivação ("Anti-Blefe") quanto o teste de Vontade, que fazem exatamente o que você diz que não faz. Da SRD

Wisdom describes a character’s willpower, common sense, perception, and intuition. While Intelligence represents one’s ability to analyze information, Wisdom represents being in tune with and aware of one’s surroundings.

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um Mago tem que ter Sabedoria razoável. Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.

Busca por conhecimento e pesquisa é domínio das perícias de (dun dun dun) Conhecimento. Inteligência abarca tanto saber onde procurar quanto o conhecimento já obtido.

Sinta-se livre em ter sua interpretação pessoal quanto aos atributos, mas se for dar uma lição em alguém, verifique suas fontes primeiro. Also, não esteriotipifique ainda mais as classes e atributos.

Citar
Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...

 :( Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.

Eu adoro como jogadores supostamente "relaxados" e "que levam a interpretação a sério" sempre aparecem em tópicos sobre otimização de personagens para proselitizar suas preferências pessoais quanto ao jogo. Mas, observações pessoais a parte, alguns erros:

1. D&D não premia necessariamente a matança, mas sim superação de desafios desde D&D 3e. E mesmo AD&D já tinha essa ideia incipiente, onde havia outras formas de obtenção de XP fora de matança (Desativar Armadilhas e Roubar para o Ladrão, por exemplo).

2. Todo sistema de RPG que envolva alguma premiação de XP incentiva em alguma medida, p planejamento de personagem, já que personagens irão evoluir e se modificar. RPGs que não fazem isso são minoria, como Houses of the Blooded (você fica mais fraco com o passar do tempo) e Trail of Cthulhu no modo Purista (Sem evolução de personagem - no máximo, trocar algumas Perícias).

3. Planejar a evolução do personagem é algo advogado tanto por Otimizadores (por motivos óbvios) quanto por Teatralistas (para fazer com que seu personagem seja a representação mecânica da sua descrição/personalidade) - ambos em resposta a "criação aleatória" que imperava em RPGs anteriores aos Anos 90.

Como em RPGs com forte elemento aleatório tanto na criação quanto no andar do jogo eram constantemente bastante fatais, não havia motivos para você planejar e se apegar com um personagem a médio-longo prazo se ele tinha boas chances de morrer em um Masmorra Gygaxiana - RPGs pós-90 passaram a reduzir o grau de letalidade do jogo (AD&D Black Book era relativamente mais "gentil" que suas encarnações e os RPGs da White Wolf permitiam você começar com um Pica das Galáxias), permitir total controle da criação e maior flexibilidade na evolução do personagens - medidas essas que incentivam muito planejar o seu personagem (por motivos distintos e potencialmente complementares).
« Última modificação: Abril 17, 2014, 01:29:46 am por Evola »

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #23 Online: Abril 17, 2014, 02:39:52 pm »
Galera estou criando a planilha do Clérigo aki agora....
Vcs podem me ajuda com os equipamentos (armadura, armas, itens mágicos e etc...)
Tenho 8mil PO e posso comprar qualquer item mágico desde que eu possa usar e que eu esteja com o livro na mão para mostrar a descrição do item... o que vc me indicam?

Offline Lumine Miyavi

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Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #24 Online: Abril 17, 2014, 02:44:40 pm »
Isso vale criação de itens?

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Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #25 Online: Abril 17, 2014, 02:55:09 pm »
Tudo Liberadooo...

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #26 Online: Abril 22, 2014, 04:34:59 pm »
e aew clan... da mais uma força ai???

plisssssss

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #27 Online: Abril 22, 2014, 08:56:26 pm »
Sem saber qual o tipo de build que vai fazer e em níveis baixos, não há muito equipamento que faça diferença. Tenha um arma mágica (a sua preferência) e uma Armadura de Batalha e um símbolo divino (de preferência Reliquary Holy Symbol do Magic Item Compendium - mais expulsões, mais Magia Persistente).

Tenha ao menos uma Varinha de Curar Ferimentos Leves e nunca use ela em combate (divida o custo dela com o grupo), assim como uma de Restauração Menor (de novo, divida o custo com grupo).

Para cura dentro do combate, tenha um (ou dois) Belt of Healing (Magic Item Compendium). Espanque os Combatentes do grupo caso não comprem isso - lembre-se, Clérigo que cura em Combate é um Clérigo Idiota.
« Última modificação: Abril 23, 2014, 05:11:47 am por Evola »

Offline Heitor

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Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #28 Online: Abril 23, 2014, 12:03:29 am »
Um pequeno off.

[...]
Para cura dentro do combate, tenha um (ou dois) Belt of Healing (Magic Item Compendium). Espanque os Combatentes do grupo caso não comprem isso - lembre-se, Clérigo que cura em Combate é um Clérigo Idiota.

Engraçado que esse é o principal motivo do bash contra D&D4: todas as classes que não sejam o clérigo se curam sozinhas e eficientemente... mas fora de combate. Dentro dele, só rolam uns remendos fracos, e com mais boa vontade, um full heal se tiver itens poderosos à disposição. A única classe que realmente jorra cura durante a porrada é justamente o Clérigo.

O problema é que os tais detratores não raramente são orfãos de 3.x e otimizadores profissionais, que usam justamente essas táticas que você disse.
« Última modificação: Abril 23, 2014, 12:05:42 am por Heitor® »

Re:Primeira vez de Clérigo
« Resposta #29 Online: Abril 23, 2014, 12:19:19 am »
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Engraçado que esse é o principal motivo do bash contra D&D4: todas as classes que não sejam o clérigo se curam sozinhas e eficientemente... mas fora de combate. Dentro dele, só rolam uns remendos fracos, e com mais boa vontade, um full heal se tiver itens poderosos à disposição. A única classe que realmente jorra cura durante a porrada é justamente o Clérigo.

Bom, note que o meu comentário se restringe a D&D 3.5, onde o Clérigo precisa utilizar sua ação mais importante (Padrão) para utilizar magias de cura (excluindo usos de Acelerar e similares, mas isso é um imenso desperdício de slot de magia ou de cargas de ítens mágicos/talentos), o que é em geral, um grande desperdício de ações - ainda mais quando não existe limite na quantidade de efeitos de cura utilizados fora de combate.

Em D&D 4e, um Clérigo (ou qualquer Lider) pode utilizar outras ação (Movimento e Menor) para curar - além disso, existe um limite na quantidade de curas que podem ser realizadas (o que faz Surgeless Healing ser algo muito útil na 4e).
« Última modificação: Abril 23, 2014, 04:46:17 am por Evola »