Autor Tópico: Pedido de ajuda com D&D 4e  (Lida 4794 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Pedido de ajuda com D&D 4e
« Online: Julho 29, 2013, 06:45:57 pm »
Boa noite senhores, gostaria de pedir ajuda a respeito de um personagem pra uma situação específica, sei que a 4e de D&D foi feita pra se jogar em grupo e para equilibrar as habilidades das classes para que cada uma se complete mas infelizmente meu grupo ainda não caiu em si com as funções dos seus personagens, acabei de perder um ladino com o qual eu estava gostando bastante de jogar porque... bom, o tanker não quer tankar, quer dar dano, o controlador não quer controlar, quer dar dano, o líder... sei lá o que diabos ele faz, os outros agressores não focam no alvo em que eu com quase sempre o primeiro a agir deixava em alguma condição desfavorável oferecendo vantagem de combate pra todo o resto, dessa forma eu sempre puxava o agroo visto que o defensor nunca marcava alvo nenhum e prefere sempre atacar os lacaios e deixar o restante dos inimigos fazendo a festa nas costas dos outros jogadores.

Tendo em vista a situação acima citada, decidi criar um novo personagem com o máximo de independência possível, dentro desse meu foco pensei em um patrulheiro arqueiro humano ou um anão que se aproveite da cons e dos poderes revigorantes com o intuito de me tornar um couraçado. O que os senhores me recomendam? Existe ideia melhor que eu não esteja considerando? Qual? Grato desde já.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #1 Online: Julho 29, 2013, 07:03:18 pm »
O melhor tipo de role para personagens independentes seriam Defenders, como Paladino, Guerreiro, Swordmage e classes similares. Como eles têm bastante pontos de vida, eles conseguem se virar relativamente bem sem um grupo.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #2 Online: Julho 29, 2013, 09:56:57 pm »
o unico foda de defender solo é que muitos poderes dele precisam de outra pessoa pra defender e fazer o poder funcionar, como as marcas ou alguns poderes de paladino.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #3 Online: Julho 29, 2013, 09:57:48 pm »
Cara, eu, de intrometido, aconselharia mesmo a você mudar de sistema ou de grupo. Mas como o que vc pediu não foi isso...

Vale material do Essentials? Se sim, tenta o Slayer ou o Blackguard. São strikers no chassi de defenders. Com alguns itens de auto-suficiência (amulet of health, dwarven armor, etc.), você consegue se virar bem. Isso ou os shenanigans do CharOp.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #4 Online: Julho 29, 2013, 10:41:59 pm »
Não existe nenhuma classe que realmente se encaixe na ideia de "Independente" na 4e (como havia Clérigo, Druida, Factotum, Bardo Otimizado e Crusader no 3.5) e creio que você sabe bem que o maior problema não vai ser resolvido com um personagem que fique meio a parte dele. Na verdade, sua situação é praticamente idêntica ao que aparece no começo da Order of the Stick:

Roy Greenhilt: The rogue is ambitious and greedy, the ranger is a complete psychopath, the wizard is trigger-happy and never stops talking, and the bard is as dumb as a box of moldy carrots!

Durkon Thundershield: As I recall, ye called me "surly and unpleasant" shortly after ye met me. [...] Maybe all these folks need is a good strong leader like ye ta whip 'em inta shape.


Ou seja - Jogue de Warlord, viável tanto como um TacLord quanto um BraveLord. Não só é um Líder que aprecia ir na linha de frente e pode ser relativamente durão (Battlefront Leader + Armored Warlord colocam você com defesas similares a de um Guerreiro), quanto é uma boa desculpa para tentar fazer seu grupo cooperar melhor in-game.  :)

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #5 Online: Julho 29, 2013, 10:54:24 pm »
Minha recomendação é similar a do Elfo, com exceção da menção a tirinha oots, que eu nem saberia vincular como ele o fez.  XD

Só sugiro vc partir para o TacLord, pois BraveLord é um pouco suicida. Embora seus efeitos sejam bastante razoáveis você ficaria bem exposto. Como exposição é justamente sua dificuldade com o grupo, o TacLord seria uma sugestão melhor.
Somos todos bots!

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #6 Online: Julho 30, 2013, 06:32:48 am »
Gostaria de agradecer a todos pelas participações e tentativas de ajuda, devo admitir que o Elfo e o Arcane me abriram os olhos para uma terceira possibilidade, o senhor da guerra seria ótimo para forçar o grupo a cooperar, embora eu nunca tenha jogado com um, não faça ideia de como ele funciona, aquela coisa de... sacar a alma da classe, sabe?

Umas perguntas, TacLord seria o senhor da guerra com a presença tática? O que vem a ser Battlefront leader e armored warlord? Qual a trilha exemplar sugerida?

No momento, a disposição nós temos o livro do jogador 1 e 2, o Poder Marcial, e o do Jogador de Forgotten.

Ps. Tenham um bom dia.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #7 Online: Julho 30, 2013, 07:57:14 am »
Para um Tactic Warlord você vai precisar de Força e Inteligência como primeiro e segundo atributos respectivamente. E sim, senhor da guerra com presença tática.

A principal função do senhor da guerra tático é manobrar seus aliados pelo terreno ou bonificá-los, então procure poderes do tipo "mova um aliado um número de quadrados igual a seu modificador de inteligência" ou; "seu aliado pode dar um passo de ajuste igual a metade de seu modificador d inteligência ou; "adicione seu bônus de inteligência no próximo ataque de um aliado"; etc.

O legal é que vc não fica simplesmente brincado de jogador de xadrez, já que o TacLord possui uma razoável para boa capacidade de dano (vários poderes com 2W ou 3W de dano, além de efeitos).

Estou sem material nenhum aqui para dar maiores sugestões.
Somos todos bots!

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #8 Online: Julho 30, 2013, 09:14:45 am »
Aoria,

Se você souber ler em inglês, esse tópico do fórum da Wizards pode lhe ser bem útil:

http://community.wizards.com/go/thread/view/75882/29049967/The_Warlord,_Or_How_to_Wield_a_Barbarian_One-Handed%22

Lá tem comentários a respeito do funcionamento da classe e dicas de otimização para Warlords, então recomendo que você dê uma olhada nesse material antes de construir o seu personagem.

O que vem a ser Battlefront leader e armored warlord?

Battlefront leader é uma característica de classe que aparece no Martial Power 2 (outro livro no mesmo estilo do Poder Marcial, mas disponível apenas em inglês) e Armored Warlord é um talento, também disponível nesse mesmo suplemento, que complementa essa opção.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #9 Online: Julho 30, 2013, 02:37:01 pm »
Bom, já que vc se interessou pela resolução dos problemas de mesa na marra e os livros disponíveis para construção do personagem, pra um Tatical Warlord (TacLord) decente considere:

Habilidades: Priorize Força, seguido de perto por Inteligência, depois Constituição, em seguida Carisma e por último Sabedoria e/ou Destreza. Em outras palavras, um 16 em FOR e/ou INT antes dos modificadores raciais seria bom. O resto você decide por que tipo de poderes pretende usar.

Raça: Humano ou Eladrin. Humano é bom porque vc escolhe onde colocar os pontos de Habilidade (quer dizer, escolher não: ele vai pra Força). E ainda que para os TacLords o At-Will extra não conte muito (principalmente no seu caso, onde há a limitação de material) ainda é um At-Will extra.

Eladrin é bom porque vc tem bônus numa das habilidades primárias/secundárias que é Inteligência e pode se dar ao luxo colocar algo em Carisma, aproveitando um ou outro poder que se beneficie dessa habilidade (esqueça Destreza, ela é redundante mecanicamente com Inteligência). Você também tem acesso à teleporte como move action uma vez por encontro (Fey Step) e acesso à Eladrin Soldier (que lhe dá bônus no dano e proficiência com todas as Spears [incluso Greatspear!]) e outros truques, como Tactical Inspiration e Fey Charge (se, e somente SE, o mestre não utilizar a errata do Fey Charge, ter acesso ao FRCS pode ajudar em algo: Eladrin Swordmage Advance; mas isso se vc conseguir outros meios de lidar com multiclassing [Fighter e Swordmage respectivamente]. De qualquer forma, só o Fey Charge já tá bom).

O ponto contra é que você vai ter que gastar mais pontos pra ter Força alta ou se contentar com um 16 inicial. Mas nada que bônus situacionais (como Combat Advantage) e armas com proficiência alta (+3 no mínimo) possam lhe ajudar.

Equipamento: Chain armor até seu bônus de Int igualar o benefício de Hide armor + Int. (obviamente, se isso acontecer já no primeiro nível, vá direto com Hide armor). De arma, vá com a que tem dá maior bônus de proficiência (+3), como a espada longa. Seria legal ter uma arma de haste às mãos (como o Glaive), mas aí vc tem que administrar bem a economia de ações para embainhar-desembainhar-livrar-a-mão-do-escudo, etc. Se por um acaso cair no seu colo uma Greatspear, fique com ela! Reach + d10 de dano + proficiência de +3 = win para TacLords.

Poderes: Escolha aqueles que façam bom uso da sua presença/bônus de Inteligência ou ofereçam boas manobras de combate (mas tem que ser boas mesmo). Por exemplo, de at-will, Commander's Strike e Opening Shove são boas opções, pensando no seu grupo (apesar de OS não causar dano, o que é ruim, imho). Encounter e Daily, um Warlord's Favor, um Lead the Attack ou Bastion of Defense, um Knight's Move/Shake It Off, um Stand the Fallen ajudam. Daria pra ser mais agressivo se pelo menos o Martial Power 2 estivesse em mesa.

Feats: vai muito do que vc quer. Frostcheese (Last Frost+Wintertouched) pra CA infinito é uma boa. Fey Charge + Eladrin Soldier é lindo, com uma Greatspear então. Tactical Inspiration coloca sua cura nas alturas. Fey Command também é legal. Expertise/Defenses são quase obrigatórios. Mas não foge muito disso não.

Enfim, isso aí. Pensando nos livros que vc tem em mãos, é um bom caminho pra começar.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #10 Online: Julho 30, 2013, 09:32:55 pm »
Parece que encontrei as pessoas certas para pedir opinião, vocês dominam bem o assunto. Fico bastante grato

@Lunguinho - sim, inglês me é familiar, porém, a linguagem técnica, se é que posso chamar assim, é muito confusa visto que uso livros em português e não faço a mínima ideia de quais são alguns poderes ou talentos citados no guia.

@Bispo - Opa, opa, opa parceiro, você esta falando com um noob, nem de longe tenho a familiaridade que vocês possuem. Vamo lá...
Pode começar me dizendo onde encontro ou o que é: fey charge, fey step, FRCS, Eladrin Swordmage advance
e se isso abaixo são combos, oq preciso e como funcionam.
Citar
Frostcheese (Last Frost+Wintertouched) pra CA infinito é uma boa
Citar
mas aí vc tem que administrar bem a economia de ações para embainhar-desembainhar-livrar-a-mão-do-escudo, etc. Se por um acaso cair no seu colo uma Greatspear, fique com ela! Reach + d10 de dano + proficiência de +3 = win para TacLords.

Obrigado, sei que estou abusando da paciência de vocês, mas, fazer o que né? Um dia todos precisaram de orientação.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #11 Online: Julho 30, 2013, 10:38:11 pm »
Frostcheese não é aquele da vantagem de combate todo turno? Como isso se converte em CA infinito?

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #12 Online: Julho 30, 2013, 10:51:15 pm »
Traduzindo ao Português (aliás, eu não tenho os livros em Português, então pode haver algumas diferenças com o Devirnês)

Fey Step é o Passo Feérico, a habilidade racial do Eladrin se teleportar.

Fey Charge é um talento do patamar exemplar acessível ao Eladrin. Ele permite você se teleportar ao invés de se deslocar quando usa uma Investida (ou um poder que funcione em investida). Está no Poder Marcial.

Eladrin Swordmage Advance é outro talento, do Arcane Power (ele foi traduzido?) e que exige que você faça multiclasse com o Swordmage (a classe nova presente no livro do jogador de Forgotten Realms). Ele permite você dar um ataque básico extra quando usar Passo Feérico.

Frostcheese é um truque básico de otimização que usa dois talentos do Livro do Jogador e uma Arma Álgida (ou algo similar, o dano tem que ser Congelante), um deles que te dá Vantagem de Combate após atacar com um ataque congelante e outro te dá +5 em dano quando atingir um oponente que te dá Vantagem de Combate. Ao final, você tem consistentemente +2 no Ataque e +5 no dano de praticamente todos seus ataques.

Greatspear é uma arma que aparece no Adventurer's Vault, o livro de equipamento extra de D&D 4e. É uma ótima arma por ter a combinação de Alcance, +3 no acerto e 1d10 de dano. Casa perfeitamente com Eladrins.

Citar
Obrigado, sei que estou abusando da paciência de vocês, mas, fazer o que né? Um dia todos precisaram de orientação.

Não está. Um dos objetivos do fórum é ajudar quem precisa de alguma ajuda e eu te asseguro que a maioria dos que respondem nesse tópico gostam de fazer isso.

Citar
Frostcheese não é aquele da vantagem de combate todo turno? Como isso se converte em CA infinito?

Usando uma Frosting Weapon, que adiciona dano congelante a todos os ataques do personagem.  :P

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #13 Online: Julho 30, 2013, 10:53:50 pm »
EDIT: Ninj'ed by elfo quickfingers. Só preste atenção que Fey Charge é um talento de Guerreiro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Então, não tenho os livros nacionais. Usei a versão em português do que sei e mantive o original do resto.

Fey Step = Poder de encontro da raça Eladrin.

Fey Charge = Talento de Guerreiro (que você acessa via multi-classe) de Paragon Tier. Está no Poder Marcial. Basicamente, é uma investida com Fey Step (que você não gasta se acertar). Foi errateado no fim da 4e (impossibilitando a combinação com Eladrin Swordmage Advance), mas ainda é útil.

Esqueça o Eladrin Swordmage Advance, ele está no Arcane Power, não no Livro do Jogador de Forgotten Realms como imaginei. Confundi com a versão do Melee Training para Swordmages de lá (que esqueci o nome). Enfim, my bad. E só para constar,  FRCS = Forgotten Realms Campaign Setting. Outra confusão - isso que dá falar tudo de cabeça.

Frostcheese = combinação dos talentos Last Frost e Wintertouched (ambos do Livro do Jogador 1). Com uma arma que cause dano de frio (cold), eles possibilitam você ter Vantagem de Combate a todo turno.

Greatspear = arma de duas mãos que está no Adventurer's Vault 1. Tem alcance reach), d10 de dano e bônus de proficiência de +3. Na minha opinião, é umas melhores armas para Tactical Warlords. Quase obrigatória se você ele for um Eladrin.

Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
« Resposta #14 Online: Julho 30, 2013, 10:59:58 pm »
Citar
Com uma arma que cause dano de frio (cold), eles possibilitam você ter Vantagem de Combate a todo turno.
Ah sim... eu li teu CA como classe de armadura, e não combat advantage... por isso a confusão :P