Bom, já que vc se interessou pela resolução dos problemas de mesa na marra e os livros disponíveis para construção do personagem, pra um Tatical Warlord (TacLord) decente considere:
Habilidades: Priorize Força, seguido de perto por Inteligência, depois Constituição, em seguida Carisma e por último Sabedoria e/ou Destreza. Em outras palavras, um 16 em FOR e/ou INT antes dos modificadores raciais seria bom. O resto você decide por que tipo de poderes pretende usar.
Raça: Humano ou Eladrin. Humano é bom porque vc escolhe onde colocar os pontos de Habilidade (quer dizer, escolher não: ele vai pra Força). E ainda que para os TacLords o At-Will extra não conte muito (principalmente no seu caso, onde há a limitação de material) ainda é um At-Will extra.
Eladrin é bom porque vc tem bônus numa das habilidades primárias/secundárias que é Inteligência e pode se dar ao luxo colocar algo em Carisma, aproveitando um ou outro poder que se beneficie dessa habilidade (esqueça Destreza, ela é redundante mecanicamente com Inteligência). Você também tem acesso à teleporte como move action uma vez por encontro (Fey Step) e acesso à Eladrin Soldier (que lhe dá bônus no dano e proficiência com todas as Spears [incluso Greatspear!]) e outros truques, como Tactical Inspiration e Fey Charge (se, e somente SE, o mestre não utilizar a errata do Fey Charge, ter acesso ao FRCS pode ajudar em algo: Eladrin Swordmage Advance; mas isso se vc conseguir outros meios de lidar com multiclassing [Fighter e Swordmage respectivamente]. De qualquer forma, só o Fey Charge já tá bom).
O ponto contra é que você vai ter que gastar mais pontos pra ter Força alta ou se contentar com um 16 inicial. Mas nada que bônus situacionais (como Combat Advantage) e armas com proficiência alta (+3 no mínimo) possam lhe ajudar.
Equipamento: Chain armor até seu bônus de Int igualar o benefício de Hide armor + Int. (obviamente, se isso acontecer já no primeiro nível, vá direto com Hide armor). De arma, vá com a que tem dá maior bônus de proficiência (+3), como a espada longa. Seria legal ter uma arma de haste às mãos (como o Glaive), mas aí vc tem que administrar bem a economia de ações para embainhar-desembainhar-livrar-a-mão-do-escudo, etc. Se por um acaso cair no seu colo uma Greatspear, fique com ela! Reach + d10 de dano + proficiência de +3 = win para TacLords.
Poderes: Escolha aqueles que façam bom uso da sua presença/bônus de Inteligência ou ofereçam boas manobras de combate (mas tem que ser boas mesmo). Por exemplo, de at-will, Commander's Strike e Opening Shove são boas opções, pensando no seu grupo (apesar de OS não causar dano, o que é ruim, imho). Encounter e Daily, um Warlord's Favor, um Lead the Attack ou Bastion of Defense, um Knight's Move/Shake It Off, um Stand the Fallen ajudam. Daria pra ser mais agressivo se pelo menos o Martial Power 2 estivesse em mesa.
Feats: vai muito do que vc quer. Frostcheese (Last Frost+Wintertouched) pra CA infinito é uma boa. Fey Charge + Eladrin Soldier é lindo, com uma Greatspear então. Tactical Inspiration coloca sua cura nas alturas. Fey Command também é legal. Expertise/Defenses são quase obrigatórios. Mas não foge muito disso não.
Enfim, isso aí. Pensando nos livros que vc tem em mãos, é um bom caminho pra começar.