Autor Tópico: One fantasy system to rule them all  (Lida 9271 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #15 Online: Junho 20, 2012, 12:16:42 pm »
E reforçar que sistemas indies são One Trick Poney.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #16 Online: Junho 20, 2012, 12:27:11 pm »
A idéia da Wizards é bem similar de quando ela lançou o d20. A idéia é a mesma, lembro que na época o RPG estava mais em alta aqui no Brasil e muita gente usava a associação com o The One Ring mesmo.

Eu prefiro um sistema especificamente criado para um tipo de cenário do que um sistema genérico. GURPs, por exemplo, mesmo sendo um sistema genérico, acho que encaixa muito melhor em uma campanha atual ou medieval-realista do que em coisas de fantasia mesmo com os suplementos sobre isso. Para mestrar fantasia medieval com alta magia, nada melhor do que qualquer edição do D&D.

O próprio d20 mostrou ser mais eficiente como um sistema para high fantasy. A versão d20 Modern é até legal, mas fica estranho.

Atualmente comecei a mestrar o Chronicle System (do Song of Ice and Fire RPG) em um cenário meio que pedia por menos magia e mais intrigas. O sistema é muito melhor que D&D para esse tipo de coisa. Melhor que GURPs também, ou Storyteller, etc.

Não acho que Wizards consiga o mesmo impacto com o DDN que ela conseguiu com o d20. Não será um sistema para dominar tudo. O sistema de modulos é legal, mas se não tiver uma boa quantidade de modulos decentes nos livros core para deixar o sistema com uma complexidade e detalhamento comparáveis a 3.5e e 4e, ficará parecido com qualquer RPG indie por ai. Dùvido que a Wizards faça isso... mas com certeza muita coisa legal vai ficar pra suplements. No 4e já fizeram isso tirando classes principais e só lançando elas no PH2 e PH3. Eu que sou fã de Sorcerer fiquei puto xD um amigo que sempre jogou de bárbaro também ficou indignado... mas esse tipo de coisa é dificil prever.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #17 Online: Junho 20, 2012, 12:30:20 pm »
Você vai ter que gastar $$ pra conseguir essas coisas. O que te impede de comprar um outro rpg que tenha esse material que você quer? E que normalmente, vai custar mais barato?

Olha, qualquer um estaria mentindo se dissesse que compra TUDO. Então o motivo de ficar com D&D pode ser outro. Talvez o que há de exclusivo/próprio nos produtos da marca? Cenários, criaturas icônicas, raças e monstros que não eram OGC?

Não estou nem defendendo o que EU faço, porque estou jogando Storyteller modificado (mortais em ficção científica) há um tempo, e meu grupo jogava e8 (D&D low-level, adaptado). Recentemente recomecei a jogar D&D 4e (tinha começado e parado duas vezes) e me assombra o que as ferramentas do site fazem por você. Estamos jogando com bastante suporte do Insider.

Nota que minha dúvida é quanto essa suposta vantagem da modularidade: você compra um sistema e vai trocando os módulos de acordo com o que você quer. Mas se a maioria dos módulos vão exigir o gasto de $$ pra comprar, não existe diferença entre comprar um novo rpg e comprar um novo módulo a cada campanha que você queira dentro de um gênero/ambientação/etc. diferente dos que você já usou anteriormente.

Existe diferença entre comprar um RPG novo e um módulo, se o RPG novo tiver de ser aprendido. E você precisa lembrar que há grupos que simplesmente NÃO vão aprender nada novo. O meu é um desses. Os caras não têm saco de aprender sistema novo, mas não ligam se uma base familiar for alterada. Fazer o quê?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #18 Online: Junho 20, 2012, 12:32:37 pm »
Lumine,
Mas:
a) Não estou falando unicamente de indies;
b) Meu exemplo, The One Ring, definitivamente não é indie;
c) Eu também não gosto de jogos que seguem a idéia do laser focused.

Tem vários indie que não seguem essa idéia de focar tanto assim, permitindo que eles sejam usados em mais do que uma situação específica.

Este Corpo Mortal serve para muitos tipos de jogos de fantasia e criaturas mágicas, mas ele é focado num estilo que (me parece) reforçar gêneros de fantasia moderna, o que faz com que seja melhor pra isso (Scion, Changeling, etc.).

Estou lendo Espírito do Século agora, ele é focado em pulp. Mas eu não consigo parar de ver partes que facilmente funcionariam num jogo de Star Wars. Ao mesmo tempo que estou lendo esse livro, estou lendo Werewolf the Wild West. Novamente, muita coisa funcionaria desse cenário funcionaria nesse sistema.

Então dá pra ser um jogo focado num gênero ou cenário, sem ser tão concentrado que é difícil usar em qualquer outra coisa. O que não impede que existam jogos que sejam tão focados assim e ainda sejam muito bons.

A idéia da Wizards é bem similar de quando ela lançou o d20. A idéia é a mesma, lembro que na época o RPG estava mais em alta aqui no Brasil e muita gente usava a associação com o The One Ring mesmo.

Só uma correção, o The One Ring não é o mesmo sistema de LoTR que existia na época do D20 aqui. É bem melhor :)

Madruga,

Exclusividade: Raças padrão (elfo e cia.) são liberadas. Cenários, exceto por alguns com características de fantasia mais nova, provavelmente funcionariam com a maioria dos retroclones das primeiras edições, com um mínimo de adaptação. Acho que sobra mesmo são alguns monstros que são específicos do D&D. Beholders? Pantera Transportadora? Drows você pode chamar de 'elfos negros' que dá no mesmo.

Não querer aprender: Mas eles vão ter que aprender algo novo. Eles vão ter que aprender um ou mais módulos novos a cada vez que uma nova campanha (com características diferentes da anterior) for iniciada. Enquanto as campanhas forem suficientemente próximas, esse trabalho é pequeno. Mas e quando as mudanças forem grandes, como pular de uma campanha de Forgotten para algo no estilo de LotR ou Rokugan?

Eu acho que esse último caso é muito mais o desejo de se manter numa 'zona de conforto'. D&D é o que eles sempre jogaram. WotC vai lançar algo novo. Eles vão aprender a nova edição e jogar ela. Como é D&D, mesmo que o sistema mude, ele continua sendo a zona de conforto e continua despertando interesse.
« Última modificação: Junho 20, 2012, 12:44:43 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #19 Online: Junho 20, 2012, 12:49:05 pm »
Eu acho que a galera que se mantem sempre no mesmo sistema, tá escolhendo se focar em wow ao invés de jogar zelda e outros jogos (nao necessariamente indies). Ou o cara que prefere sempre jogar só fps, que copiam um ao outro suas mecânicas.

É questão de estilo, mas no meu caso, eu não posso ficar sempre jogando o mesmo jogo... Uma hora abusa.

E outra, é muito difícil de fato aprender um jogo novo, como D&D ou gurps (ou ficar bom no wow), mas é mais intuitivo jogar zelda (ou fiasco, ou espirito do século), ou qualquer jogo indie.

Offline shido_vicious

  • Hippie 2/Narrativista 4/Megera 5
    • Ver perfil
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #20 Online: Junho 20, 2012, 01:52:50 pm »
Não existe um "espírito de D&D", por mais que falem. E é exatamente trabalhando em cima desse algo inexistente que eles querem vender a nova edição como um retorno ao "espírito do passado"..

Não existe? :queixo:

Eu sempre achei que houvesse, mas que não se traduzia em jogo de maneira adequada por culpa de regras/procedimentos incoerentes.

Até a 4a. edição eu detestei o D&D porque nunca havia conseguido participar de uma sessão satisfatória usando os livros desse jogo. Nunca houve clareza — o AD&D me quebrava a cabeça porque havia esse monte de regras de combate, mas, para os (dois) mestres com quem joguei, o objetivo parecia ser evitar combates.

O 3.5 foi ainda pior no quesito de causar confusão — apesar de esteticamente haver classes, o sistema mais parecia um point-buy disfarçado por uma fachada excessivamente barroca e enrolada. Aí rolava bater a cabeça com o sistema quando se queria algum conceito ultra-específico de personagem que não era coberto pelas opções do point-buy enrolado. Sem falar das instâncias em que o sistema misturava rules-as-physics com abstrações "joguistas". E no meio de tudo isso eu simplesmente era incapaz de descobrir qual era a maneira pretendida de se jogar aquela merda.

Além de confuso, isso tornava o D&D totalmente sem atrativos pra mim — a fantasia baunilha que rolava nos (infrutíferos) jogos de D&D também rolava com o Dungeoneer (Advanced Fighting Fantasy) — com a diferença de que a coisa fluía.

Como eu não tenho nostalgia pelo D&D (tenho traumas na verdade), pra mim a 4a. edição foi o primeiro D&D que me permitiu dizer "ah, então é assim que se joga isso de maneira satisfatória". Só o fato de não fingirem que "oh, personagens não-combativos são perfeitamente viáveis nesse sistema" foi de uma ajuda enorme. Pois o sistema deixou bem claro que embora alfaiates, artistas circenses e cozinheiros existissem no cenário como opções de background, não eram opções viáveis em que centrar mecanicamente seu personagem. Removeu totalmente a minha trava psicológica de "combate é malvado e não é HIGH ART!!1!!" — combate é importante nesse jogo, assume-se que todos os personagens possuem competência nessa área e, se você não gosta disso, VAI JOGAR OUTRA COISA, BARALHO.

O que o Lumine despreza como "one trick ponies" eu vejo como ferramentas adequadas. Canivete suíço é muito legal e tal — mas o alicatinho e a serrinha dele não se comparam, em eficácia, ao serrote e pelo menos três alicates diferentes que tenho lá na caixa de ferramentas. O canivete também tem uma agulha perfurada — melhor que nada, mas patética se comparada à minha Singer semiprofissional e minha caixa de costura cheia de compartimentos.

Funcionalmente, o D&D Previous ("Next") não me parece um bom negócio. "Vamos tirar a sua caixa de costura de três andares — a agulha perfurada que você ganhará em troca não se compara, mas você vai levar mais um monte de ferramentas sub-ótimas/quebra-galho". Provavelmente sua costura não será mais tão boa, mas você poderá realizar MUITOS outros trabalhos no melhor da gambiarra.

(Mas, then again, o old school não tem a gambiarra como bandeira? Por que pagar por um produto funcional quando você pode pagar pelo "privilégio" de passar trabalho para deixá-lo usável?)

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #21 Online: Junho 20, 2012, 06:49:10 pm »
Mas eu não desprezo One Trick Poneys, dood. Apenas acho que em certos grupos isso é inviável, como o exemplo ali do Madruga. Pessoalmente eu não me importo em testar novos sistemas... mas 1/3 do meu (ex?)grupo sim, logo, estávamos meio que presos a dualidade Daemon* / D&D.

*Eu pessoalmente abomino Daemon como sistema funcional. O fluff em alguns livros é até divertido, mas...

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #22 Online: Junho 20, 2012, 10:13:24 pm »
Citar
Um sistema genérico tem um módulo bom para um determinado universo ficcional, é melhor que um bom rpg criado especificamente pra aquele universo ficcional?

Por exemplo, eu sei que Gurps poderia ser usado pra mestrar LotR. Mas eu prefiro algo como The One Ring, porque o sistema é cheio de regras e detalhes pra reforçar a idéia do cenário.

Cuidado. Daqui a pouco vão te acusar de indie forgista. (apesar de The One Ring estar mais para um rpg tradicional com elementos indie do que o inverso)


E The One Ring é o rpg que melhor retrata o ethos de sua obra-fonte que eu já vi. Só é um pouquinho mais complexo do que eu gostaria. Mas é bem projetado PARA CACETA.

EDIT: gostei do "D&D Previous" do Shido.  :laugh:

EDIT²: e Lu, tente conhecer Runequest/BRP. É o original do qual Daemon é a cópia estragada. É um puta sistema, apesar de overcomplex em certas partes.
« Última modificação: Junho 20, 2012, 10:22:51 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #23 Online: Junho 21, 2012, 12:17:53 am »
[OFF]P*** QUE PARIU, SHIDO VICIOUS REVIVAL[/OFF]

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #24 Online: Junho 21, 2012, 07:54:37 am »
Quando li o título desse tópico pensei que estavam falando daquela paródia do "Um sistema", que escreveram no início do lançamento da 3e.

Engraçado que o tempo passa e o assunto é praticamente o mesmo.
Somos todos bots!

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #25 Online: Junho 21, 2012, 08:17:52 am »
D&D. Até as reclamações sobre o sistema costumam ser as mesmas sempre :)
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #26 Online: Junho 21, 2012, 08:34:18 am »
Citar
Cuidado. Daqui a pouco vão te acusar de indie forgista. (apesar de The One Ring estar mais para um rpg tradicional com elementos indie do que o inverso)

Well, eu ainda não vi o Kimble dizendo que Senhor dos Anéis só deve ser jogado de uma só maneira e o sistema deveria refletir aquela única forma insistentemente. Aí sim seria Forgista (mas não necessariamente Indie - ótimos RPGs como Trail of Cthulhu e Houses of the Blooded são Indies mas estão bem longes de seguir o Cult of Ron). :P

Citar
O que o Lumine despreza como "one trick ponies" eu vejo como ferramentas adequadas. Canivete suíço é muito legal e tal — mas o alicatinho e a serrinha dele não se comparam, em eficácia, ao serrote e pelo menos três alicates diferentes que tenho lá na caixa de ferramentas. O canivete também tem uma agulha perfurada — melhor que nada, mas patética se comparada à minha Singer semiprofissional e minha caixa de costura cheia de compartimentos.

Não é desprezo quanto a "One Trickies" - é apenas lembrar que esse molde não se encaixa para diversos RPGs e Cenários (e provavelmente irritar o Silva, mas esse é só um bônus desejável  :P).

Citar
(Mas, then again, o old school não tem a gambiarra como bandeira? Por que pagar por um produto funcional quando você pode pagar pelo "privilégio" de passar trabalho para deixá-lo usável?)

Mais ou menos. Esse "Revival Old School" que tem ocorrido a partir de 2005 é bem similar a qualquer outro "Revival" (como Revival 80ista em música) - é tão focado em um ou dois aspectos supostamente icônicos de uma época e esquece que havia muito mais a se explorar no mesmo período (e dos problemas que fizeram esses aspectos da época serem deixados de lado) e acaba criando algo que está mais para um pastiche tosco e anacrônico.

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #27 Online: Junho 22, 2012, 10:38:54 pm »
li, li, li e me perdi...

A questão era se não seria melhor usar outro sistema em vez do D&D, para jogar jogos com temática do D&D?
Se sim, é claro que sim.

Mas acho que isso vai ser mais natural e menos chocante que nas duas edições anteriores...

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #28 Online: Junho 22, 2012, 11:11:27 pm »
Eu não consigo imaginar um sistema melhor para se jogar um jogo com tematica D&D do que o proprio D&D
« Última modificação: Junho 22, 2012, 11:14:31 pm por Tyrael »
War never changes

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #29 Online: Junho 23, 2012, 08:43:52 am »
A pergunta é sincera. O que é temática D&D? Como a definimos?
Somos todos bots!