Autor Tópico: One fantasy system to rule them all  (Lida 9317 vezes)

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One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 20, 2012, 09:52:52 am »
Uma dúvida que me surgiu enquanto lia um tópico no RPG.net (o tópico acabou indo em outra direção, então não faz sentido colocar o link).

Alguém perguntou porque comprar o D&D Next, se outros retroclones parecem fazer o mesmo que ele.

Uma das respostas foi que se você comprar um retroclone, da próxima vez que quiser jogar um jogo de fantasia que não siga o tema daquele retroclone, você precisa comprar outro livro de outro rpg. Com o Next, você só precisa usar outro módulo.

Meu problema com a resposta é que os módulos vão ser vendidos em suplementos. Uma ou outra coisa vai aparecer como 'gratuita', mas a maioria vai estar em livros ou as revistas online deles. Eu espero que incluam alguma coisa nos básicos, mas considerando a quantidade de material que eles tem que disponibilizar para fechar o core do sistema, não espero uma grande quantidade de módulos complexos nos três livros.

Considerando que existem muitos jogos de fantasia bons, que custam menos que um suplemento de D&D hoje em dia e muitos seguem os tropes de D&D, a modularidade não acaba sendo vantagem somente para quem quer jogar um jogo de fantasia com a sigla D&D na capa?

Me adiantando:

-Você pode criar seus próprios módulos! House rules and shit!

Eu também posso fazer isso pra qualquer outro sistema de fantasia que me interessar.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #1 Online: Junho 20, 2012, 09:58:43 am »
Pra mim a força de D&D está na marca, e não no seu conteúdo - pelo menos inicialmente. A menos que o conteúdo seja muito contrário a filosofia de jogo (como a 4e fez com a grognardia em peso), mesmo que tenha problemas ele "vale mais" por tradição do que outros sistemas.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #2 Online: Junho 20, 2012, 10:07:37 am »
Pra mim a força de D&D está na marca, e não no seu conteúdo - pelo menos inicialmente. A menos que o conteúdo seja muito contrário a filosofia de jogo (como a 4e fez com a grognardia em peso), mesmo que tenha problemas ele "vale mais" por tradição do que outros sistemas.

É a sensação que eu tenho. Por isso o tal 'pra quem quer o logo D&D na capa'.

Isso me lembra um cara reclamando que o RPG estava em crise no Brasil porque a maioria das pessoas gostaria de ter um livro básico de Forgotten Realms (por ser o cenário principal do D&D e etc.) em casa, mas não podem pagar por ele. Na hora eu pensei que um dos cenários que eu nunca me interessei e provavemente nunca teria na minha estante, era o Forgotten.
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #3 Online: Junho 20, 2012, 10:12:16 am »
O mesmo comigo. Não gosto muito de usar cenários prontos, mas gosto de ler sobre eles (e chupinhar algumas ideias interessantes).

Só que Forgotten, junto com dragonlance, é um que nunca me atiçou muito
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Offline Barão

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #4 Online: Junho 20, 2012, 10:26:15 am »
É, D&D tá querendo se sustentar só por fanboyismo...

Mas acho difícil ir para frente. Não existe uma filosofia que transmita o "espírito de D&D" e que possa o produto, por si só, ser um fan service. Ah não ser regredir e copiar o que deu errado no passado.

Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #5 Online: Junho 20, 2012, 10:30:59 am »
Não existe um "espírito de D&D", por mais que falem. E é exatamente trabalhando em cima desse algo inexistente que eles querem vender a nova edição como um retorno ao "espírito do passado"..

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Offline Barão

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #6 Online: Junho 20, 2012, 10:33:58 am »
Eu não quis dizer que exista esse espírito, concordo 100% com você

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #7 Online: Junho 20, 2012, 10:47:11 am »
Espirito D&D é algo que inventaram para poder dizer "minha edição é mais D&D que a sua"

E também para vender retroclones para grognards
« Última modificação: Junho 20, 2012, 12:13:55 pm por Tyrael »
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #8 Online: Junho 20, 2012, 10:49:32 am »
Mas tem que ver também que a Wizards é uma powerhouse. Os caras conseguem (e isso não é exatamente bom) esgotar o assunto em pouco tempo: suplementos, cinco livros de monstros, três livros só de mago, aventuras prontas, livro de mortos-vivos, livro de monstros-planta etc.

Para quem é preguiçoso ou não tem tempo de preparar aventuras com muito esmero, o apoio de uma empresa grande pode trazer faz a diferença. Se você joga muito e tem pouco tempo, esses suplementos salvam a vida. O character builder ajuda muito o grupo na hora de fazer fichas rapidamente. Essas coisas.

Você pode comprar um RPG indie, mas vai ter que dedicar mais tempo à criação e adaptação das coisas.

Pelo menos é como eu vejo. Meu grupo costuma se reunir nas madrugadas de quarta pra quinta e jogar da meia-noite às 4 da manhã, justamente pela falta brutal de tempo. Quando que eu vou conseguir criar monstros e desenhar mapas e fazer fichas de NPC no braço?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #9 Online: Junho 20, 2012, 11:05:12 am »
Acredito que exista sim um espírito D&D, mas não que uma edição específica o represente.

Pra mim trata-se de um grupo de aventureiros, geralmente um mago, guerreiro, ladino e clérigo que se aventuram, sobem de nível sobretudo matando monstros, e juntam tesouros.

As regras em si são apenas o pano de fundo.

Uma coisa importante a ser lembrada é que todas as edições anteriores representaram uma consideravel ruptura com as anteriores, não só a 4e.

O D&D Next pode ser a primeira em que isso não aconteça, pois vai apenas resgatar regras e conceitos já utilizados.

Acho que é o maior risco pra Wizards, pois querendo ou não quem compra as novas edições em grande parte são as pessoas que estão insatisfeitas com coisas da atual.

A verdade é que quem reclama das mudanças em grande parte não o faz por considera-las de fato ruins, mas sim por que são mudanças, e as obrigam a deixar a sua zona de conforto, e "jogar fora" todos aqueles livros e dinheiro que ela investiu. Alguns pensam até que as boas experiências que eles tiveram serão perdidas se eles mudarem de edição.

Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #10 Online: Junho 20, 2012, 11:11:15 am »
Mark, se a temática de D&d for resumida em "pessoas entram em masmorras pra enfrentar monstros e juntar tesouros", nenhuma edição violou essa premissa.

Ma]durga, tem que levar em conta que nossa faixa etária já passou do público-alvo, mesmo com a nossa insistência em jogar. A única / primeira edição que não está sendo feita levando em conta a juventude nerd (e eu digo juventude nerd com o termo a bem "Vingança dos Nerds", mesmo) será essa Next, que recuperará ideais e valores de outrora.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #11 Online: Junho 20, 2012, 11:14:22 am »
Mark, se a temática de D&d for resumida em "pessoas entram em masmorras pra enfrentar monstros e juntar tesouros", nenhuma edição violou essa premissa.

Eu não considerei a parte das masmorras por achar que isso já foi a muito superado, mas o resto do conceito é esse mesmo.

Foi justamente isso que eu disse, nenhuma edição violou essa premissa, por isso são todas D&D, pois todas permitem e de uma forma ou de outra mantém esse espírito.

Completando, pra mim, a menos que a nova edição faça algo como abolir a magia e trazer regras apenas para personagens marciais, ou inverter totalmente a lógica atual, e gastar 3 páginas com combate e coisas relacionadas e o resto do livro só com regras para intrigas, com as classes sendo agora o diplomata e o espião, é se poderia acusar de não ser mais D&D.
« Última modificação: Junho 20, 2012, 11:17:52 am por Mark Logan »

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #12 Online: Junho 20, 2012, 11:14:56 am »
Pelo menos é como eu vejo. Meu grupo costuma se reunir nas madrugadas de quarta pra quinta e jogar da meia-noite às 4 da manhã, justamente pela falta brutal de tempo. Quando que eu vou conseguir criar monstros e desenhar mapas e fazer fichas de NPC no braço?

Você vai ter que gastar $$ pra conseguir essas coisas. O que te impede de comprar um outro rpg que tenha esse material que você quer? E que normalmente, vai custar mais barato?

Nota que minha dúvida é quanto essa suposta vantagem da modularidade: você compra um sistema e vai trocando os módulos de acordo com o que você quer. Mas se a maioria dos módulos vão exigir o gasto de $$ pra comprar, não existe diferença entre comprar um novo rpg e comprar um novo módulo a cada campanha que você queira dentro de um gênero/ambientação/etc. diferente dos que você já usou anteriormente.

Quanto ao material pronto para suportar seu jogo, muitas editoras menores de fantasia também oferecem suplementos, aventuras e etc., sem contar com material das fanbase, que costumam ser bem ativos nos jogos menores que conseguiram um certo apelo.

Pro pessoal dos retroclones, que aliás parecem ser o alvo do design até agora, tem material suficiente em jogos menores de outras editoras para anos de jogo. Pro pessoal da 3e, Pathfinder continuamente joga novo material no mercado. Porque então mudar para D&D, além da marca?
« Última modificação: Junho 20, 2012, 11:18:42 am por kimble »
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #13 Online: Junho 20, 2012, 11:50:48 am »
Porque não trocar? Simples. O aprendizado de um novo sistema (mesmo que especializado no assunto que se quer jogar) é um empecilho plausível.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #14 Online: Junho 20, 2012, 12:14:24 pm »
Porque não trocar? Simples. O aprendizado de um novo sistema (mesmo que especializado no assunto que se quer jogar) é um empecilho plausível.

Será?
a) Eu lembro da época que o d20 era o 'system to rule them all'. Era horrível. A quantidade de jogo bom, que resolveu lançar uma nova versão pra d20 que acabava com a idéia do cenário (Rokugan é o primeiro que me vem a cabeça) e incomodava a fanbase, foi grande;
b) Um problema que tive quando comecei a aprender M&M, foi a similaridade dele com D&D. Eu tive que aprender a ignorar isso pra conseguir aprender o sistema.

Realmente a vantagem de ter uma base para vários jogos parece a única vantagem que eu enxergo (não o custo $$$), mas eu me pergunto o quanto isso vale quando comparado a um sistema dedicado ao que se pretende jogar.

Um sistema genérico tem um módulo bom para um determinado universo ficcional, é melhor que um bom rpg criado especificamente pra aquele universo ficcional?

Por exemplo, eu sei que Gurps poderia ser usado pra mestrar LotR. Mas eu prefiro algo como The One Ring, porque o sistema é cheio de regras e detalhes pra reforçar a idéia do cenário.
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