Autor Tópico: O que é Planescape pra você ?  (Lida 18544 vezes)

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #75 Online: Julho 09, 2012, 11:51:39 pm »

Um homem velho caminhava sozinho por uma estrada escura.
Ele não sabia pra qual direção seguir, havia esquecido quem era e para onde estava indo.
Parou um momento para descansar suas pernas doídas, quando olhou pra cima e viu uma velha em sua frente.
A velha sorriu, banguela, e falou: "Agora seu *terceiro* desejo. Qual vai ser ?"
"Terceiro desejo?" O homem ficou atônito. "Como posso ter um terceiro desejo, se não tive o primeiro nem o segundo ?"
"Você já teve dois desejos", disse a velha, "mas seu segundo desejo foi para que eu retornasse tudo do jeito que era antes de você realizar seu primeiro desejo. É por isso que você não se lembra de nada - porque tudo está do jeito que era, antes de você fazer qualquer desejo".
Ela riu sua gargalhada banguela para o homem. "E aqui estamos, você e seu ultimo desejo".
"Tudo bem", disse o homem. "Eu não acredito em nada disso, mas que mal há em fazer um desejo? Eu quero saber quem sou".
"Engraçado" disse a velha, no exato momento em que realizava o ultimo desejo. "Esse foi seu primeiro desejo".

(PS:T)

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #76 Online: Julho 28, 2012, 09:42:03 pm »
Esbarrei com essa re-imaginacao da cosmologia, que achei excelente, e resolvi compartilhar:

http://forum.rpg.net/showthread.php?625619-Planescape-without-alignments-(long)
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Offline Heitor

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #77 Online: Março 04, 2013, 09:45:23 pm »

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #78 Online: Março 23, 2013, 06:35:26 pm »
Aos interessados, um retro-review parcialmente ofensivo do Factol's Manifesto no Gaming Den (o equivalente norte-americano desse fórum). O Silva vai adorar porque tem boas porções de D&D Bashing.


Offline AKImeru

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #79 Online: Março 25, 2013, 02:47:21 pm »
Uma palavra:
Bleakniks

Duas palavras

Bleakniks vadios


“Skullface Razorcock has a point, we haven't been brutally murdering enough helpless orphans and hurling their corpses into casks of fire maggots. We should hear more of his five part plan to remedy this situation.”
« Última modificação: Março 25, 2013, 02:59:08 pm por AKImeru »

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #80 Online: Março 25, 2013, 10:20:53 pm »
Ótimo link, Storm. (espero que você não seja o Elfo com um novo nome bichona da vez)

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So like a lot of Planescape, you have some good ideas with a very mediocre execution
Dei uma gozadinha ao ler isso. Finalmente alguem que me entende.  :b

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #81 Online: Março 26, 2013, 01:17:45 am »
Aos interessados, um retro-review parcialmente ofensivo do Factol's Manifesto no Gaming Den (o equivalente norte-americano desse fórum). O Silva vai adorar porque tem boas porções de D&D Bashing.

Interessante foi ver que o povo desse fórum sabe de Touhou. Não todos, mas uns gatos pingados sabem.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #82 Online: Março 26, 2013, 01:50:13 am »
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Ótimo link, Storm. (espero que você não seja o Elfo com um novo nome bichona da vez)

Curioso é que um dos títulos do personagem de onde veio esse nickname é "Womanslayer".

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So like a lot of Planescape, you have some good ideas with a very mediocre execution
Dei uma gozadinha ao ler isso. Finalmente alguem que me entende

Não é o único, para ser honesto. Eu tenho a impressão constante que Planescape é o equivalente de Changeling: The Dreaming da TSR - um monte de ótimas ideias colocadas em um sistema que não é exatamente o mais funcional para elas. A parte triste é que todas as alternativas a ele são ainda piores.

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Interessante foi ver que o povo desse fórum sabe de Touhou. Não todos, mas uns gatos pingados sabem.

O que há de estranho nisso? A associação entre RPGistas e Animes/Mangás é bem comum (bem mais do que eu gostaria, aliás  :P).

Offline Atmo

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #83 Online: Março 26, 2013, 01:54:31 am »
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Interessante foi ver que o povo desse fórum sabe de Touhou. Não todos, mas uns gatos pingados sabem.
O que há de estranho nisso? A associação entre RPGistas e Animes/Mangás é bem comum (bem mais do que eu gostaria, aliás  :P).

Nada estranho, eu achei interessante. E, na minha humilde opinião, a ligação com Animes/Mangás e RPG se dá que séries você só fica lá sentado no sofá assistindo ao mesmo tempo que tuíta o que vê e conversa com seus colegas sobre o episódio da semana, depois fala duas ou quatro coisas na internet e deixa pra lá. Já com animes/mangá é diferente: você fica louco, correndo feito um maluco querendo ir para aquele mundo ser tão foda quanto os personagens; a única saída é o RPG.
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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #84 Online: Março 26, 2013, 09:30:30 am »
Otima projeção aniki mas sua realidade não é a mesma de outros exceto quando é.


Planescapiano isso.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #85 Online: Abril 20, 2013, 01:05:23 pm »
Consegui achar a caixa do Planescape pra comprar, perfeita, com todos os livros e material, comprei na hora. Chegou faz umas duas semanas, comecei a ler e... é, não.

O conceito não é ruim. O que está me afastando é o modelo do Ad&d de "diga NÃO!".

Quer brincar no plano do fogo? Você explodiu em chamas! HA!
Quer brincar no plano da água? Você se afogou! HAHA!
Quer brincar no plano do sal? Você desidratou! HAHAHA!
Quer brincar no plano de energia negativa? Você virou undead! E NÃO PODE SER RESSUSCITADO! HAHAHAHA!

Ugh.

Em algum ponto, não sei se na descrição do cenário em algum lugar ou nos próprios livros, lembro de ter lido sobre como você poderia roubar um deus ou enganar outro. Yeah, eu gosto disso!

E aí eu começo ler a parte dos planos dos deuses. Deuses só entram em contato com os visitantes SE eles quiserem. De todas as histórias sobre golpes e deuses enganados, a maioria deles é mentira. SE você conseguir fazer isso acontecer, então fique sentadinho em Sigil e nunca mais saia de lá ou você vai ser pego.

E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Não que não tenha idéias boas. Alguns planos elementais são interessantes e não se limitam a "você se ferrou" ou "role um save-or-die a cada dois passos que você dá". Sigil é interessante, as facções são divertidas, na maior parte os textos são bem escritos (mas dá pra notar bem quando o texto muda de autor) e tem algumas idéias mecânicas legais, como as alterações das magias de acordo com onde você está.

Eu gostaria muito de ver uma versão atualizada do cenário, com várias dessas manias dos anos 90 abandonadas e uma descrição dos planos que incentive mais grandes aventuras, em vez de listas de coisas que você precisa ter cuidado.
« Última modificação: Abril 20, 2013, 01:09:14 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #86 Online: Abril 21, 2013, 02:02:26 pm »
Quer brincar no plano do fogo? Você explodiu em chamas! HA!
Quer brincar no plano da água? Você se afogou! HAHA!
Quer brincar no plano do sal? Você desidratou! HAHAHA!
Quer brincar no plano de energia negativa? Você virou undead! E NÃO PODE SER RESSUSCITADO! HAHAHAHA!

(click to show/hide)

E aí eu começo ler a parte dos planos dos deuses. Deuses só entram em contato com os visitantes SE eles quiserem. De todas as histórias sobre golpes e deuses enganados, a maioria deles é mentira. SE você conseguir fazer isso acontecer, então fique sentadinho em Sigil e nunca mais saia de lá ou você vai ser pego.

Isso é meio óbvio: quando entram na tua casa é bem provável que você não vá lá ficar muito feliz se forem um bando de "aventureiros", né? (ou entendi errado?)

E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Tem disso em todo canto, inclusive num certo "livro sagrado" por ai...

Eu gostaria muito de ver uma versão atualizada do cenário, com várias dessas manias dos anos 90 abandonadas e uma descrição dos planos que incentive mais grandes aventuras, em vez de listas de coisas que você precisa ter cuidado.

Não tem nenhum projeto fanmande rolando por ai?
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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #87 Online: Abril 21, 2013, 05:59:33 pm »
Eu concordo com a analise do Kimble.

Eu sempre achei que o problema dele era unicamente o sistema, mas ultimamente já acho que o problema maior é de design/autoria mesmo. Ele eh muito mal executado de modo geral, apesar de ter boas ideias.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #88 Online: Abril 21, 2013, 07:33:35 pm »
É algo curioso, mas se Planescape tivesse Planos que fossem extremamente amigáveis a aventura, seria chamado de "Playground de Aventureiros" (é o que a 4e é "acusada", como se isso fosse algo necessariamente ruim) ou algum termo similar. E se ele apresenta Planos que não são exatamente amigáveis (mesmo que existam Planar Bubbles e magias e ítens de proteção para efeitos planares), é "Design Anti-Jogador dos Anos 90".

Sem contar que os planos extremamente hostis são aqueles que fazem parte dos Inner Planers, que são os "blocos de construção" dos outros planos. Os Outer Planes, que até onde eu me lembro, são o foco do cenário (afinal, tem um livro para todos Inner Planes, mas ao menos 3 para os Outers, além do Hellbound), são bem menos hostis (ao menos, de modo direto).

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E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Well, e o que você esperava de Deuses?  :P

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Eu sempre achei que o problema dele era unicamente o sistema, mas ultimamente já acho que o problema maior é de design/autoria mesmo. Ele eh muito mal executado de modo geral, apesar de ter boas ideias.

Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG.
« Última modificação: Abril 21, 2013, 07:36:01 pm por Stormbringer »

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #89 Online: Abril 21, 2013, 08:38:55 pm »
É algo curioso, mas se Planescape tivesse Planos que fossem extremamente amigáveis a aventura, seria chamado de "Playground de Aventureiros" (é o que a 4e é "acusada", como se isso fosse algo necessariamente ruim) ou algum termo similar. E se ele apresenta Planos que não são exatamente amigáveis (mesmo que existam Planar Bubbles e magias e ítens de proteção para efeitos planares), é "Design Anti-Jogador dos Anos 90".

O problema é que ele PRECISA ser amigável a aventura se é um CENÁRIO para um RPG. Entenda que amigável não necessariamente significa fácil ou seguro, mas algo que incentive a construção de situações interessantes e tenha oportunidades para aventuras.

Da forma como estão descritos, a maioria dos planos perde mais tempo me dizendo porque eu NÃO deveria ir lá do que dando idéias do que eu posso fazer quando ESTIVER lá. Aliás, ele perde mais tempo me dizendo o que pode me matar quando eu estiver lá, incluindo mecânicas, do que me dizendo o que eu posso fazer para não ser morto.

Isso não seria um problema se fosse uma obra de ficção não utilizada para jogo ou um lugar que não se espera que os jogadores visitem. Mas se for esse o caso, então não seria preciso gastar uma página para cada plano, quando nenhum dos livretos da caixa chegam a 100 páginas.

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Sem contar que os planos extremamente hostis são aqueles que fazem parte dos Inner Planers, que são os "blocos de construção" dos outros planos. Os Outer Planes, que até onde eu me lembro, são o foco do cenário (afinal, tem um livro para todos Inner Planes, mas ao menos 3 para os Outers, além do Hellbound), são bem menos hostis (ao menos, de modo direto).

Ainda assim, a quantidade de material de idéias, ganchos ou sugestões de aventuras destes planos é bem parca. E não vi (pelo menos até agora) qualquer sugestão que o jogo se concentre nos Outer Planes.

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Well, e o que você esperava de Deuses?  :P

O problema é que isso vai contra algo que eu gosto, que é favorecer histórias divertidas mesmo que com isso a verossimilhança sofra. Enganar deuses deveria ser impossível? Claro, num ponto de vista realista. Mas realismo não favorece boas histórias. Ninguém está na mesa pra jogar a história de como seu ladino foi tentar roubar um dos corvos de Odin e foi morto por um relâmpago assim que saiu de Sigil. A chance da falha deve existir para criar tensão, mas quando o jogo se esforça tanto para deixar claro que você provavelmente nunca vai interagir com os deuses, e que qualquer aventura que possa envolver eles está fadada a fracaso (se oposição) ou a vitórias vazias (se aliados), eu me questiono que tipo de história o cenário se propõe a contar.

Mas de novo, é uma questão do que você quer. Eu gosto da idéia de um ladino que roubou um dos corvos de Odin e conseguiu escapar impune. Esse é o tipo de história que eu gosto de vivenciar. Mas ela tende a ter um aspecto mais "aventureiro" e "lendário" do que Planescape parece se propor.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
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