Autor Tópico: Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)  (Lida 13973 vezes)

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Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Online: Maio 14, 2012, 08:55:32 am »
E saiu outro artigo.

A idéia não é ruim, estão conseguindo levantar alguns pontos importantes, o problema ainda é se vão conseguir tornar a proposta uma realidade.

Spellcasting is Dangerous é algo que eu gostaria que o jogo tivesse, mas não gostei da mecânica utilizada. É tradicional, mas acho que tem formas mais interessantes de tornar magia em algo perigoso.

Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #1 Online: Maio 14, 2012, 09:08:44 am »
Gostei bastante do artigo, ainda mais por que pararam de afirmar que o que deixava o mago mais poderoso eram as magias de dano e começaram a apontar magias de nível baixo e que eram desequilibradas.

Como disse o kimble, resta ver se conseguiram implantar esse equilibrio.

Não entedi muito bem como eles irão manter o sistema "como sempre foi" para aqueles grupos que nunca acharam o mago mais forte ou não se importavam com isso.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #2 Online: Maio 14, 2012, 09:14:53 am »
Comentários contra...
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...comentários que afirmam que eles esqueceram de ver o problema real...
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...e comentários a favor.
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Eu, estou no meio do caminho do "esqueceram o mais importante" e "a favor".

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #3 Online: Maio 14, 2012, 09:43:15 am »
Mago, you're Under Control



O que me deixa meio puto é sempre essa referência ao sistema vanciano. Já deu, né? Parte pra outra. Se for pra tomar a 3.X como base, pega os power points do XPH.


Mote do DnD Next: "I don't want to waste your time".

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #4 Online: Maio 14, 2012, 09:47:16 am »
O que me deixa meio puto é sempre essa referência ao sistema vanciano. Já deu, né? Parte pra outra. Se for pra tomar a 3.X como base, pega os power points do XPH.

Mote do DnD Next: "I don't want to waste your time".
O sistema AEDU da 4e é visto como um erro porque diluí as magias do mago - logo, voltamos ao vanceano, que é a "tradição da fantasia", (criada e mantida por D&D).

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #5 Online: Maio 14, 2012, 09:52:52 am »
Mas aqui, pra vocês, manter os slots mas deixar de preparar, como era o feiticeiro na 3e, já seria uma solução?

Se sim, acho que poderia ser facilmente implantado como modulo, sem necessidade de profundas mudanças no sistema.

Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #6 Online: Maio 14, 2012, 09:55:46 am »
Pra mim eles deviam usar um sitema de pontos de mana ou algo assim. foi o que eu fiz quando peguei o unearthed arcana
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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #7 Online: Maio 14, 2012, 09:59:04 am »
Que poderia ser um sistema modular também, bastando apenas dar uma quantidade de pontos por nível e colocar um custo pra cada magia.

O que eu não gosto desse sistema de mana em especifico é que se ele não for muito, mas muito bem feito mesmo, corre o risco de ter magias ótimas de 1º, 2º e 3º circulo, que o mago em nível alto consegue utilizar um número enorme de vezes, já que elas custam pouco e ele tem muitos pontos de mana.

Por isso prefiro uma mecânica como a do feiticeiro, que não prepara, mas tem uma quantidade máxima de magias a cada nível.

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #8 Online: Maio 14, 2012, 10:11:53 am »
Que poderia ser um sistema modular também, bastando apenas dar uma quantidade de pontos por nível e colocar um custo pra cada magia.

O que eu não gosto desse sistema de mana em especifico é que se ele não for muito, mas muito bem feito mesmo, corre o risco de ter magias ótimas de 1º, 2º e 3º circulo, que o mago em nível alto consegue utilizar um número enorme de vezes, já que elas custam pouco e ele tem muitos pontos de mana.

Por isso prefiro uma mecânica como a do feiticeiro, que não prepara, mas tem uma quantidade máxima de magias a cada nível.
Sistema de pontos psi da 3.5 mandou um abraço. Pra fazer poderes de nível baixo serem efetivos, você paga mais por isso. Tipo, BEM mais.

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #9 Online: Maio 14, 2012, 10:19:27 am »
Com efetivos você quis dizer o que Lumine?

Nunca usei o sistema de psionismo da 3.X e li muito por alto.

Mas pegue o exemplo de invisibilidade, ela é uma magia de nível 3, que por si só já é muito forte, assim como vôo.

Como equilibrar esse tipo de coisa e impedir que sejam usadas toda hora?

Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #10 Online: Maio 14, 2012, 10:29:21 am »
Você tem duas opções: ou você nerfa essas magias ou corta elas fora de uma vez
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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #11 Online: Maio 14, 2012, 11:03:51 am »
Com efetivos você quis dizer o que Lumine?
Gastos pra tudo, Mark. Existem 2 limites pros poderes psíquicos, interligados:
  • A) Poderes escalonados gastam mais pontos de poder em troca de maior efeito, duração ou dano
  • B) Você não pode gastar mais pontos por poder do que o seu nível de manifestação (normalmente, seu nível de personagem)
  • Adendo: Talentos metapsionicos (tipo metamágicos) fazem com que seus poderes consumam mais pontos, respeitando a regra B. Por exemplo, Maximizar Poder faz com que o poder gaste +4 pontos além do normal.
Por exemplo, Mind Trap, poder de 3º nível de Psion / Wilder, custa 5 PP.
Como uma ação imediata, você faz uma barreira mental que drena 1d6 PP de alguém que use algum efeito de telepatia em você, dura uma rodada. Você pode escalonar ele para aumentar a duração numa proporção de 1 rodada / pp (ou seja, 3 rodadas a mais = 3 pp a mais).

Entretanto, você está limitado ao seu nível de personagem e como poder só fica disponível no 6º nível de personagem, se escalonar no máximo você tem 1 rodada a mais. A medida que sobe de nível, você pode ficar mais rodadas, ou usar talentos metapsiônicos em cima desse poder. No nono nível, poderia maximizar e assim por diante; só no décimo, com isso já estourando suas reservas, você maximizar E estender por uma rodada a mais.

O mesmo vale pra poderes de dano: Energy Bolt por exemplo, causa 5d6 de dano de energia (você pode escolher entre fogo, gelo, eletricidade e sônico) numa linha ao custo de 5 pp. Ao contrário do Relâmpago de mago  que sobe com o nível, pra aumentar o dano em 1d6, você gasta 1 pp a mais (e como bônus, a cada dois dados, a CD aumenta em 1). Valendo-se do limite de pp por nível, você tem mais poderes por dia mas com menor escalar de efeitos.

E alguns poderes, análogos a magia, vem em níveis mais tarde. Por exemplo, a magia Voar pra mago é 3º nível; o poder Voar (que é disponível APENAS pra nômades, uma subdivisão de psions, focada em movimento em detrimento de outras disciplinas) é de 4º nível.

Você tem duas opções: ou você nerfa essas magias ou corta elas fora de uma vez
A sugestão de manter apenas um efeito mágico, não-permanente ativo é uma boa. Ou você voa, ou tem proteção contra flechas, ou fica sob efeito de piscar ou de nublar. Não tudo ao mesmo tempo.

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #12 Online: Maio 14, 2012, 11:08:06 am »
O que me fazia não usar o sistema de Pontos de Magia do Unearthed Arcana, já que as magias em si nunca foram desenhadas para isso, como eram os poderes. Então as "regras de escalonamento" eram abrangentes demais (do tipo "para cada 1d6 a mais de dano, pague mais X"). O problema é que na maior parte das magias não era tão fácil assim definir objetivamente como escalonar, além de esculhambar ainda mais o equilíbrio das magias entre si (magias +X por cada +1d6 na escala pareciam razoáveis, mas magias +X por cada +1 se tornavam caras demais, é só um exemplo por alto).

P.S.: Por isso eu gostava tanto de Darksun. Você tinha no grupo guerreiros, bárbaros, ladinos, etc., e substituía o mago por um psion, já que magos são naturalmente "desequilibrados, estranhos e perigosos" e dignos de bastante preconceito naquele cenário.  ^_^
« Última modificação: Maio 14, 2012, 11:14:38 am por Nihil »

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #13 Online: Maio 14, 2012, 11:11:30 am »
O problema de usar sistema pra magias vanceanas, Nihilcade, é o mesmo do sistema de Tormenta RPG: você ainda precisa preparar as magias e a versatilidade / utilização do sistema some com isso. E sim, pra funcionar, tem que reescrever tudo.

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #14 Online: Maio 14, 2012, 11:16:46 am »
Não estou dizendo que o sistema vanciano é o melhor para D&D, só apontei razões pelas quais eu achava melhor do que o sistema do Unearthed Arcana.
« Última modificação: Maio 14, 2012, 11:22:05 am por Nihil »