Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 32090 vezes)

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #135 Online: Maio 29, 2012, 10:32:19 pm »
Se seguir a linha do pessoal do Enworld...

What do you tihnk of the playtest package?

Dunno. I couldn't/can't access it.                                       3.81%
Hated it. It fills me with rage.                                               2.88%
Disliked it. Not what I was hoping for.                               9.37%
Meh. I'm ambivalent. On the fence. Neutral. Indifferent.       19.67%
Liked it. Looks like WotC is going in a good direction.       51.39%
Loved it. It fills me with ecstasy and joy.                       12.87%

http://www.enworld.org/forum/news/poll-6480-a.html
« Última modificação: Maio 29, 2012, 10:34:06 pm por Mark Logan »

Offline kinn

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #136 Online: Maio 29, 2012, 11:08:28 pm »
Eltor, acho que Mearls se referiu ao ladino causar muito dano no crítico por conta da regra da vantagem, que da mesma forma do avenger, aumenta a chance de críticos. Só por isso. Só que ele precisa obter vantagem e hide não é tão bom como estávamos usando no playtest  :linguinha: então, ladinos ainda estão limitados.

Seriamente limitados.
E a En World aparece com suas estatísticas grognards para me decepcionar ainda mais...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline AKImeru

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #137 Online: Maio 30, 2012, 07:03:33 am »
Quando anos atrás fiz minha (horrível) resenha do Tome of Battle, as pessoas caíram em cima. Afirmando que um guerreiro com manobras de combate não se "sentia" como guerreiro.

Hoje vemos o total oposto e expõe um imenso problema: Onde é que o 5e chega a ser oldschool?

Ele tem elementos? Pode até ter. Mas ele como jogo não é um desafio aos jogadores e sim a personagens. A não ser que você seja um guerreiro, dai o jogo vira Old School.

É o equivalente do mago e o clérigo jogarem uma versão da 4e onde começam com uns 5 daily powers lazarentos enquanto o guerreiro joga AD&D.

Offline Arcane

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #138 Online: Maio 30, 2012, 08:06:05 am »
Sei lá. Acho que a mágica de D&D em mim está definhando.

Joguei o playtest com um clérigo de moradin e me senti jogando a 4e, com alguns toques de 3e. Senti o mesmo com o clérigo de pelor e o ladrão parecia o da 2e (útil basicamente na exploração). Sinceramente achei divertido o guerreiro brutamontes de um golpe só.

Mas a sensação final é que é apenas mais um D&D, sabe, "mais do mesmo". Ainda não senti nada de novo nessa edição que me fizesse querer adquirir algum livro, mesmo que algumas idéias sejam boas.

As vezes fico torcendo para eles apenas relançarem o suporte aos sistemas anteriores. Não necessariamente uma reimpressão, mas sim um reconhecimento aos jogadores que não abandonaram a versão do sistema que mais gostam, seja AD&D, 3.X, ou 4e.

Com estas três versões tão distintas (propositalmente não considerei o 0D&D) já haveria material para umas cinco gerações de jogadores. Não sei qual o impacto financeiro isso teria, mas provavelmente seria menor que lançar uma nova edição. Nesse ponto (só nesse!) dou razão a WotC/Hasbro... ela é uma empresa, tem que sobreviver.
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #139 Online: Maio 30, 2012, 09:20:07 am »
O caso é que em todas as edições, o livro que mais vende é sempre o livro do jogador mais básico. Os suplementos seguintes sempre tiveram só uma margem das vendas dos livros básicos. Então quando a venda de suplementos começa a definhar, eles querem tirar uma edição nova da manga pra voltar ao faturamento antigo.

Então neste ponto, acho difícil eles cogitarem voltar a dar suporte pra edições antigas.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Arcane

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #140 Online: Maio 30, 2012, 10:36:37 am »
É, me expressei mal no final. Quando eu disse "impacto financeiro", me referia ao lucro (e faturamento), que provavelmente seria menor que lançar uma nova edição. Único fator de concordância que tenho com a política de múltiplas edições.

Mas como fã, me sinto afogado pela quantidade de material atualmente existente. E essa sensação só tende a aumentar, já que está virando meio que uma rotina. Imagina, todos os suplementos que a 3e tinha, que foram lançados para a 4e, e agora devem ser relançados para a 5e. Fico imaginando como eles conseguem encontrar tantas palavras diferentes para escrever a mesma coisa... e muitos nem notarem.
Somos todos bots!

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #141 Online: Maio 30, 2012, 11:01:57 am »
Eu tenho uma visão bem parecida com o do Arcane, atualmente o núcleo do sistema de D&D não consegue me atrair. E isso deve muito ao fato do nosso grupo ter tido contato com vários outros sistemas nos últimos anos e hoje há sistemas que eu considero muito mais enxutos mecanicamente do que os do D&D. Até pouco tempo atrás o meu sistema favorito era o WH 40K, hoje ele está perdendo espaço para o sistema do RPG do Game of Thrones. Que inclui um sistema social MUITO interessante e uma mecânica de dados de bônus que é uma das melhores mecânicas que eu conheço.


Será que ficou muito off topic???  :pidao: 

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #142 Online: Maio 30, 2012, 01:17:21 pm »
Nah, normal. Eu também estou cada vez menos interessado. Eu passei um bom tempo longe durante a 3e, só acompanhando o desenvolvimento do sistemas mas sem nenhuma vontade de jogar, voltei na 4e e me diverti durante algum tempo, agora dei uma parada para testar novos sistemas.

Lá fora, não estamos mais na época onde todos os jogos usam um único sistema. E tem muita iniciativa pequena e empresa menor conseguindo licença de coisas importantes (Green Ronin, Fantasy Flight, Margaret Weis, etc.). Então tem muito jogo bom sendo feito.

E aqui dentro ficou mais fácil conseguir acesso a esses jogos e as pessoas me parecem menos dependentes das editoras nacionais. Então é normal que D&D acabe sendo menos importante.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #143 Online: Maio 30, 2012, 02:29:23 pm »
Ontem fizemos uma primeira sessão do playtest, com cinco jogadores, utilizando todos os personagens prontos.

Como já foi dito mil vezes aqui, a regra de vantagem/desvantagem foi o único atrativo do playtest. A sessão foi divertida, então supostamente o playtest cumpriu seu papel.

Quanto as classes:

Ladino: Tem um dano que equivale ao dano dos conjuradores (falando aqui de ataque básico). Ele tem o mesmo bonus de ataque e dano do mago (utilizando a funda). Ele ainda tem a opção de ataque furtivo, eventualmente. Eu havia lido previamente aqui no forum que ele era o mais inutil em combate, mas descordo.

Clérigo de Moradin: Sendo dele o pior bonus de ataque dos personagens do playtest, com adição que ele não tem nenhuma minor magic interessate, nenhum tipo de ataque a distância e com sua CA calculada errada (Até onde o guia pode dizer, parece que a CA dele deveria ser 16. Mas utilizamos 18 de qualquer forma), foi o personagem mais infeliz do playtest. Ainda assim, ele tem mais opções de ação do que o querido guerreiro.


E.. por enquanto, não acho que faremos uma segunda sessão, só pra constar.
« Última modificação: Maio 30, 2012, 02:32:28 pm por maceh »

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #144 Online: Maio 30, 2012, 02:52:12 pm »
As fichas têm vários detalhes que não parecem condizer com as regras, mas é porque tem coisas que eles simplesmente não revelaram sobre a criação de personagens (bônus raciais, por exemplo, ao usar certas armas, ou aumento no dado de vida dos anões).

Mas sobre o ladino, seu grupo realmente achou ele mais forte em combate que o clérigo de Moradin? Lembre que o clérigo tem 1d6 de dano adicional praticamente permanente (Crusader's strike), enquanto o ladino depende  de ataque furtivo pra isso; e o mago tem mesmo ataque e dano que o ladino no Shocking Grasp, mas com Advantage nos ataques contra inimigos de armadura.

O ladino teria sido mais forte se já começasse tendo visão melhorada no escuro desde o primeiro nível (é difícil pegar kobolds de surpresa se você depende de uma tocha!) e se o efeito do talento Ambusher fosse exclusividade dele (nas regras do playtest, todo mundo que ataca estando escondido tem Advantage...).

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #145 Online: Maio 30, 2012, 03:50:29 pm »
Mas só o fato do ladino não estar tão pra trás dos outros personagens no combate como vocês estavam falando já é o bastante. Ele é efetivo em combate, tanto melee quanto ranged, só isso já seria o bastante, considerando que ele possui muito mais opções fora de combate que a maioria dos personagens. Mas além disso ele ainda possui o bônus de ter um dano extra sempre que tiver advantage.
An Edition to rule them all???

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #146 Online: Maio 30, 2012, 04:18:26 pm »
é, não tinha considerado o crusader's strike, acabei esquecendo justamente porque o clérigo não utilizou na sessão. Eu acredito que o grupo esperava uma dificuldade grande na aventura, e ambos clérigos acabaram utilizando suas magias unica e exclusivamente como cura.

E quanto ao mago, pelo que vi, apenas uma minoria dos encontros do playtest tem inimigos com armaduras médias ou pesadas.

O que vocês acharam da ideia de se mover antes e/ou depois da ação?

No playtest que fizemos, ela foi mal recebida.

Offline Agnelo

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #147 Online: Maio 30, 2012, 04:26:44 pm »
Eu acho que essa ideia faria sentido com combate tático, sem isso soa como besteira.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #148 Online: Maio 30, 2012, 04:32:42 pm »
Leisses, sim, ele não deixa de ser útil em combate, só é comparativamente mais fraco.

Volto a enfatizar que, em termos de poder, os personagens do playtest estão surpreendentemente equilibrados.

Problema é o desequilíbrio em tipos de ações disponíveis pra cada um.

Uma coisa que eu esperava é que eles não quisessem fazer "classe X é forte em exploração e fraca em combate", e vice versa. Mas, pelo jeito, sou voto vencido.

Maceh, não posso falar pelo grupo todo, mas tenho a impressão que ninguém foi muito fã, porque isso tornou o movimento e posição ainda mais irrelevante durante os combates.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #149 Online: Maio 30, 2012, 10:20:20 pm »
Eu querendo ter esperança comecei a pensar o seguinte:

Não é mais fácil mesmo este guerreiro aí ser o básico, definindo as regras mínimas, e depois serem acrescentadas as opções mais complexas?

Acho que ia ser realmente mais difícil ter o guerreiro complexo como base e depois tirar as habilidades dele pra se ter um guerreiro simples que agradasse os grognards.

O mago e o clérigo estão desse jeito pois, considerando o sistema vanciano como base, não tem jeito deles ficarem mais simples.

O triste é que dificilmente teremos conjuradores simples e avançados. Provavelmente os outros sub-sistemas de magia serão pra classes não core e que terão pouco suporte.

O pior dos mundos seria ter quatro ou cinco classes conjuradoras core, cada uma com um sub-sistema de magia diferente, todas coexistindo nas mesas. Vai ser o inferno pro mestre.