Autor Tópico: Criando desafios para grupos desequilibrados.  (Lida 32513 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #45 Online: Fevereiro 02, 2015, 10:24:42 pm »
Poder divino e força dos justos também saíram ?
War never changes

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #46 Online: Fevereiro 02, 2015, 10:39:12 pm »
Invisibilidade exige Concentração, ou seja, pode ser quebrada e não pode ser usada em conjunto com outras magias que também exigem isso. E não é o equivalente a sucesso automático em furtividade: você ainda pode ser detectado pelo som que faz, traços que deixa no chão, objetos que esbarra, etc. A maior vantagem que Invisibilidade concede é permitir que você tente se esconder (com um teste de Furtividade) mesmo que possam ver o lugar onde você está. Normalmente, isso seria impossível.

Sirus, não lembro de ter visto essas duas magias. Dê uma olhada se encontra no site de Basic Rules, acho que todas as magias estão lá.

Offline Luminus

  • Heheheh, Spell...
  • Ah, a Spell...
    • Ver perfil
    • Blog? Tenho!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #47 Online: Fevereiro 03, 2015, 08:52:11 am »
Sabe galera, estava pensando aqui, e já são mais de 20 anos jogando RPG, mestrando RPG, discutindo sobre RPG, escrevendo sobre RPG, etc etc etc. Já vi AD&D, ST, WoD, Defensores de Tóquio, 3D&D, 4D&D, ainda não vi o 5D&D, mas, pelo que vejo, o desequilíbrio continua.

E, por todos esses anos, esses sistemas todos fizeram sucesso. E todos são desequilibrados, uns mais, outros menos. Aí é gosto, nem adianta querer falar de um ou de outro.

Falando francamente e direto ao ponto, não sei se esse desequilíbrio realmente importa, se é realmente "culpa" dos sistemas de regras, enfim, se esse assunto merece a atenção toda que recebe. E, se são nuances inerentes a um jogo lastreado em improvisos e decisões tomadas no calor do momento, não sei se são realmente sanáveis. Justas ou injustas, elas fazem parte do jogo.

No fim das contas, as pessoas se divertem.

Será mesmo que é o sistema desequilibrado, ou é o jogo de RPG em si? Será que é razoável esperar "equilíbrio de poder" em um jogo sustentado por sistemas de regras destinados a emular uma realidade fantasiosa onde as pessoas, em maior ou menor grau, recebem a chance de superar as limitações da vida cotidiana? Será que não estamos nos contradizendo ao querer que uma experiência desvinculada do planejamento e da previsibilidade ofereça mais e mais restrições ao improviso e à criatividade?

Em resumo: será que seria divertido jogar um RPG onde, dadas as mesmas condições, as coisas aconteçam de modo autêntico e os resultados de cada personagem sejam iguais aos do outro, para o mesmo grau de complexidade, desafio e sucesso? Haveria, no final das contas, como diferenciar, dentro do jogo, um personagem do outro?

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #48 Online: Fevereiro 03, 2015, 09:08:41 am »
Citar
será que seria divertido jogar um RPG onde, dadas as mesmas condições, as coisas aconteçam de modo autêntico e os resultados de cada personagem sejam iguais aos do outro, para o mesmo grau de complexidade, desafio e sucesso?

Presumindo que eu entendi o que você quis dizer, sim. por que a alternativa seria uma personagem faz tudo e o outro chupa o dedo

Citar
Haveria, no final das contas, como diferenciar, dentro do jogo, um personagem do outro?

Sim. Personagens igualmente funcionais não significa personagens que funcionam igual
War never changes

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #49 Online: Fevereiro 03, 2015, 12:01:01 pm »
Muito bom teu post Luminus.

Tem gente que fica endeusando a 4E e metendo o pau na 5E, que é desequilibrada e tal e a anterior é quase perfeita. Mas na prática, jogando e vendo a opinião de amigos, a endeusada e magnânima 4E tem pouquíssimos jogadores aqui, enquanto a desequilibrada 5E vem crescendo exponencialmente. São situações e coisas que acontecem aqui na minha região e que notei também em alguns encontros de RPG que participei aqui pelo RS. É mais fácil conseguir jogador de GURPS (taxado erroneamente como um RPG complicado de zilhões de regras) que de D&D 4E.
Botei meus livros de 4E a venda, que estão praticamente novos e tive zero de interesse. Até meu GURPS edição anterior surrado teve mais propostas. Mas é um sistema super equilibrado, onde todos podem se divertir sem os mega apelões super sayajins casters.

Em resumo: a 5E pode ser desequilibrada, mas vejo que o pessoal tá curtindo e se divertindo. a 4E pode ser equilibrada com seus lances de papéis de personagem, mas fez muita gente largar de mão. Pois na prática ela não é tão divertida. O D&D Basic diverte mais que a 4E.
Talvez seja uma questão de gosto regional apenas. Mas não conheço, exceto em fóruns como este, grupos de 4E que vingaram. Mas se tem gente que gosta e se diverte com a 4E, ótimo!

Por isso eu levanto minha espada e digo: Dane-se o equilíbro!!! Viva a diversão!!!

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #50 Online: Fevereiro 03, 2015, 02:20:56 pm »
Citar
Falando francamente e direto ao ponto, não sei se esse desequilíbrio realmente importa, se é realmente "culpa" dos sistemas de regras, enfim, se esse assunto merece a atenção toda que recebe.

Respostas possíveis para isso:

a) Sim, o equilíbrio realmente importa na perspectiva de um designer de jogo. Se você espera que todos os jogadores sejam relativamente importantes na história/combates/aquilo que seu RPG que emular, você providencia ferramentas para que todos possam colaborar.

b) Sim, o desiquilíbrio é importante quando você quer emular um gênero ou convenção onde existe um tipo de personagem nitidamente superior a outros. Vide Ars Magica, onde a separação entre Magos e Não-Magos (Grogs) é imensa. Ou entre um Ven e um Não-Ven em Houses of the Blooded.

Aliás, aqueles que defendem desequilíbrio absoluto estariam mais bem servidos em Ars Magica do que D&D.

c) Não, o equilíbrio não importa necessariamente na perspectiva de um jogador. Alguns se importam consideravelmente, outros pagam lip service, outros não desejam em seu jogo.

Citar
Tem gente que fica endeusando a 4E e metendo o pau na 5E, que é desequilibrada e tal e a anterior é quase perfeita.

Você leu os tópicos aqui onde se fala da 4e? Porque aqueles que "endeusam" ela são costumeiramente aqueles que conhecem ela e que mencionam constantemente seu problemas (procure os tópicos do Nibelung, por exemplo).

Citar
Por isso eu levanto minha espada e digo: Dane-se o equilíbro!!! Viva a diversão!!!

Isso é uma Falsa Dicotomia, assim como "Roleplay e Rollplay" (Anos 90).
« Última modificação: Fevereiro 03, 2015, 02:33:29 pm por Khalid al-Walid »

Offline Wilken

  • AKA Kear
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #51 Online: Fevereiro 03, 2015, 02:30:54 pm »
Citar
Falando francamente e direto ao ponto, não sei se esse desequilíbrio realmente importa, se é realmente "culpa" dos sistemas de regras, enfim, se esse assunto merece a atenção toda que recebe.

Eu diria que não, mas o fato é que os outros componentes do RPG e dinâmicas de mesa dependem muito das preferências pessoais de cada grupo de jogo, enquanto o sistema é um conjunto fixo de regras que pode ser discutido com bem mais objetividade e cujos problemas e vantagens são parecidos pra todo mundo.

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #52 Online: Fevereiro 03, 2015, 03:04:56 pm »
Enquanto o pessoal tá se divertindo, pra mim dane-se se acham que o usuário de magia é um deus e o guerreiro é uma formiga. Eu não concordo que há essa enorme diferença de poder como dizem, principalmente porque não vi nenhum CD de TR de magia acima do 19 (8 +6 proficiência, +5 do atributo 20).
Os magos do grupo que mestro tem se ferrado muito, porque o máximo dos TR das magias deles são 14 (8 + 3 proficiência e +3 do atributo), isso em níveis 6-8. Já aconteceu de goblins, kobolds e outras criaturas fracas resistirem e dar trabalho a eles.
Nenhum mago virou super sayajin e, no campo de batalha quem tá massacrando os inimigos é o ranger meio-orc com suas machadinhas e o bárbaro berseker.

Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar? Presumo eu que todos os críticos daqui já experimentaram isso. Outra coisa, não quero que pensem que acho o sistema perfeito, mas pra proposta dele tá muito bom. Uma das encarnações mais divertidas do D&D que joguei, bem a frente da 4E. Acho que desde que joguei o D&D Basic em português de Portugal não me divertia tanto.
Claro que gosto é gosto. E eu gosto de experimentar o sistema antes de criticar. Tem gente que adorava o sistema CODA, eu já nunca curti. Cad´um cad´um!

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #53 Online: Fevereiro 03, 2015, 03:30:16 pm »
Estou para abrir uma mesa e experimentar o next. Apesar de olhar atento as críticas, vejo que não tem como se comparar ao desequilíbrio do 3.5
Isso já torna o sistema palatável, porque a experiência passada do clérigo virando deus traumatizou quem não jogava de caster

Se houver desequilíbrio, mas os caster não inutilizarem os não usuários de magia, já fica de bom tamanho.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #54 Online: Fevereiro 03, 2015, 03:44:45 pm »
Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar? Presumo eu que todos os críticos daqui já experimentaram isso.

Oi, Pepi! Tudo bem? Seja bem vindo à Internet. Talvez você demore um pouco pra se adaptar por aqui, mas fica tranquilo que vale a pena. Temos memes e fotos de gatinhos.  :haha:

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #55 Online: Fevereiro 03, 2015, 03:48:41 pm »
 :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:
PQP! Muito boa Eltor!!! Até aprendi o que é o tal de emoticon.  :dança:
hehehehehehe

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #56 Online: Fevereiro 03, 2015, 04:17:57 pm »
Citar
Enquanto o pessoal tá se divertindo, pra mim dane-se se acham que o usuário de magia é um deus e o guerreiro é uma formiga. Eu não concordo que há essa enorme diferença de poder como dizem, principalmente porque não vi nenhum CD de TR de magia acima do 19 (8 +6 proficiência, +5 do atributo 20).

Eu não entrarei na discussão de porque Conjuradores são superiores a Não-Conjuradores, mas fazendo uma menção breve a ela: Não é a CD de poderes que determina a superioridade deles, mas sim a diversidade de CDs que podem ser usadas (existem 6 testes em Next) e a diversidade incrível de efeitos que Conjuradores tem.

Also, tecnicamente a CD de magias pode ser maior que 19 - Tomos permitem o personagem chegar ao valor 22 em atributos, a Ioun Stone of Mastery aumenta o Proficiency Bonus em 1 e ítens como Rod of the Pact Keeper permitem aumentar a CD de magias do Warlock em até 3, assim como o Robe of the Archmagi aumenta em 2.

Citar
Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar? Presumo eu que todos os críticos daqui já experimentaram isso.

Eu estou mestrando uma campanha disso, cowboy. Diabos, eu tenho até um tópico de Regras Caseiras para isso.  :b

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #57 Online: Fevereiro 03, 2015, 04:30:07 pm »
Citar
Tomos permitem o personagem chegar ao valor 22 em atributos, a Ioun Stone of Mastery aumenta o Proficiency Bonus em 1 e ítens como Rod of the Pact Keeper permitem aumentar a CD de magias do Warlock em até 3, assim como o Robe of the Archmagi aumenta em 2.
Tá cara, mas tu que reclama do alto poder dos usuários de magia daria itens assim a eles!?

Citar
Não é a CD de poderes que determina a superioridade deles, mas sim a diversidade de CDs que podem ser usadas (existem 6 testes em Next) e a diversidade incrível de efeitos que Conjuradores tem.
Cara as CDs serão sempre as mesmas, os testes de TR que são diversificados. Porém concordo que alguns TR serão muito menos usados que outros. Por exemplo, TR de Carisma. Mas ao analisar cada classe tu vai ver que um dos TRs proficientes sempre é um dos mais usados (Destreza, Sabedoria e Constituição) e o outro dos menos usados (Força, Inteligência e Carisma). Só olhar na tabela.

Citar
Eu estou mestrando uma campanha disso, cowboy. Diabos, eu tenho até um tópico de Regras Caseiras para isso.
Cara, ganhou meu respeito, apesar de ainda discordar de ti. É sempre bom discutir com quem já tem experiência jogando.  :positivo:

[]s Pepi

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #58 Online: Fevereiro 03, 2015, 05:14:06 pm »
Citar
Tá cara, mas tu que reclama do alto poder dos usuários de magia daria itens assim a eles!?

Mas eu não disse que daria (eu detesto bônus estáticos) - mas sim mostrar que existem formas de obter CDs maiores. Algumas delas praticamente impossíveis em um jogo normal (Robe of the Archmagi), outras praticamente triviais (Rod of the Pact Keeper).

Citar
Cara as CDs serão sempre as mesmas, os testes de TR que são diversificados.

Sim, mas isso indica que além das magias sem teste de resistência, Conjuradores podem escolher ao menos 6 tipos de testes de resistência para afetar o alvo, e geralmente o monstro terá entre 2 a 4 onde ele não será proficiente.

Tanto que uma admissão implícita do poder de Conjuradores é que quase todo monstro de CR alto (15+) tem alguma forma de resistir a poderes mágicos, seja Magic Resistance, seja Legendary Resistance.

Citar
Mas ao analisar cada classe tu vai ver que um dos TRs proficientes sempre é um dos mais usados (Destreza, Sabedoria e Constituição) e o outro dos menos usados (Força, Inteligência e Carisma). Só olhar na tabela.

Sim. Mas isso não é um ponto do meu argumento, mas sim que um Conjurador, mesmo não tendo uma CD estelar de magias, tem 6 testes de resistência para alvejar (e ao menos 2 deles serão baixos).
« Última modificação: Fevereiro 03, 2015, 07:21:31 pm por Khalid al-Walid »

Offline Wilken

  • AKA Kear
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #59 Online: Fevereiro 03, 2015, 05:16:43 pm »
Citar
Enquanto o pessoal tá se divertindo, pra mim dane-se se acham que o usuário de magia é um deus e o guerreiro é uma formiga.

Eu concordo plenamente, mas (como já foi dito antes) você precisa entender que nem todas as pessoas que jogam são assim; e que um sistema mais equilibrado não vai tirar a diversão de pessoas que não se importam com equilíbrio, mas um desequilibrado vai tirar daquelas que se importam.

Citar
Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar?

Eu entendo bem a sua preocupação com essa possibilidade, vários amigos meus se recusavam a jogar 4E e falavam que o sistema era uma merda mas claramente nunca tinham jogado e só queriam pagar de oldschool (eles também falavam que AD&D era melhor que 3E, go figure; also, estou jogando não uma, mas três campanhas de 5E, uma presencial, uma no roll20 e uma assíncrona).

Citar
Outra coisa, não quero que pensem que acho o sistema perfeito, mas pra proposta dele tá muito bom.

Então, eu acho que se todo mundo aqui odiasse 5E, estaríamos discutindo só 4E e existiria um tópico chamado "Tópico do Next" onde as pessoas se revesam pra malhar o sistema e discutir com os fãs dele (se ficou curioso, procure o "Tópico de Tormenta"). O que acontece é que eu gostei (não posso falar pelos outros) do sistema, mas ele tem coisas que me incomodam e eu gostaria corrigir (E que o livro do mestre e as aventuras prontas me deixam com vergonha).
« Última modificação: Fevereiro 03, 2015, 05:18:44 pm por Wilken »