Autor Tópico: Chronica Feudalis  (Lida 1000 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Chronica Feudalis
« Online: Fevereiro 26, 2012, 01:29:53 pm »
Jogando Crusader Kings 2 no PC fiquei numa vibe de Idade Média foda.

Daí, procurando rpgs com essa temática (e constatando mais uma vez o quão mal explorada ela é no hobby) me deparei com esse jogo, Chronica Feudalis. Pelo que entendi, sua premissa é ser um rpg medieval semi-histórico - nada de magias ou criaturas fantásticas - mas também não parece ser o caso de ele ter aquela obsessão histórica àla Gurps. Seu sistema parece leve em complexidade, e tem uns conceitos medievais interessantes. Um deles é o de "mentores". A criação de personagem (e aprimoramento) é baseada em "mentores": cada personagem escolhe 3 mentores que o auxiliaram durante sua criação, e cada tipo de mentor define suas perícias e sua proficiência nelas, bem como sua relação com o mentor ou uma facção deste mentor.

Outra coisa legal é sua apresentação: seu texto o descreve como se fosse um rpg de verdade, que existia e era jogado na idade média. (Isso me lembrou muito Castle Falkenstein), e sua estética é toda no estilo de arte medieval e iluminuras.

Bem, os reviews que encontrei falam bem dele, mas queria saber se alguem da galera aqui se alguem já jogou e o que acha.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2012, 01:32:12 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Chronica Feudalis
« Resposta #1 Online: Março 04, 2012, 02:39:04 am »
Adorei a escrita e design do livro, são ótimos em retratar a temática medievalesca do cenário. Contudo, assim como Castelo Falkenstein, parece mais um livro incrível para se ler, mas não tanto para jogar (a menos que você jogue Gurps: Castle Falkenstein).

Re:Chronica Feudalis
« Resposta #2 Online: Março 04, 2012, 12:02:06 pm »
Não sei Elven, esse jogo parece focar mais em "côr" do que em substância, exatamente como Castle Falkenstein. Daí o sistema ser leve e altamente arbitrário não me parece ser um problema. A própria ambientação é meio solta, não faz questão de ser histórica propriamente, mas sim "medievalesca" (atenta para os big strokes apenas, ignora minúcias). Eu diria que, se de um lado temos Gurps (+Low-Tech, Middle Ages, etc), Pendragon e Bushido como "simulações históricas", de outro temos Crônica Feudalis, Blood & Honor e Falkenstein como "emulações históricas", se é que isso faz algum sentido.

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen