Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: silva em Fevereiro 26, 2012, 01:29:53 pm

Título: Chronica Feudalis
Enviado por: silva em Fevereiro 26, 2012, 01:29:53 pm
Jogando Crusader Kings 2 no PC fiquei numa vibe de Idade Média foda.

Daí, procurando rpgs com essa temática (e constatando mais uma vez o quão mal explorada ela é no hobby) me deparei com esse jogo, Chronica Feudalis (http://chronicafeudalis.com/). Pelo que entendi, sua premissa é ser um rpg medieval semi-histórico - nada de magias ou criaturas fantásticas - mas também não parece ser o caso de ele ter aquela obsessão histórica àla Gurps. Seu sistema parece leve em complexidade, e tem uns conceitos medievais interessantes. Um deles é o de "mentores". A criação de personagem (e aprimoramento) é baseada em "mentores": cada personagem escolhe 3 mentores que o auxiliaram durante sua criação, e cada tipo de mentor define suas perícias e sua proficiência nelas, bem como sua relação com o mentor ou uma facção deste mentor.

Outra coisa legal é sua apresentação: seu texto o descreve como se fosse um rpg de verdade, que existia e era jogado na idade média. (Isso me lembrou muito Castle Falkenstein), e sua estética é toda no estilo de arte medieval e iluminuras.

Bem, os reviews que encontrei falam bem dele, mas queria saber se alguem da galera aqui se alguem já jogou e o que acha.
Título: Re:Chronica Feudalis
Enviado por: Elven Paladin em Março 04, 2012, 02:39:04 am
Adorei a escrita e design do livro, são ótimos em retratar a temática medievalesca do cenário. Contudo, assim como Castelo Falkenstein, parece mais um livro incrível para se ler, mas não tanto para jogar (a menos que você jogue Gurps: Castle Falkenstein).
Título: Re:Chronica Feudalis
Enviado por: silva em Março 04, 2012, 12:02:06 pm
Não sei Elven, esse jogo parece focar mais em "côr" do que em substância, exatamente como Castle Falkenstein. Daí o sistema ser leve e altamente arbitrário não me parece ser um problema. A própria ambientação é meio solta, não faz questão de ser histórica propriamente, mas sim "medievalesca" (atenta para os big strokes apenas, ignora minúcias). Eu diria que, se de um lado temos Gurps (+Low-Tech, Middle Ages, etc), Pendragon e Bushido como "simulações históricas", de outro temos Crônica Feudalis, Blood & Honor e Falkenstein como "emulações históricas", se é que isso faz algum sentido.