Autor Tópico: Blood and Smoke é lançado  (Lida 10124 vezes)

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Offline Malena Mordekai

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #30 Online: Janeiro 06, 2014, 09:51:59 pm »
Misturem o Arquiteto com aquele pinaúna (ouriço-do-mar) flutuante que aparece na Cidade das Máquinas e fala com Neo WE DONT NEED YOU *espirra saliva cibernética*, e vc tem o Deus-Máquina
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Offline Smaug

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #31 Online: Janeiro 06, 2014, 11:49:36 pm »
Ou o motor primordial de Aristoteles...?
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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #32 Online: Janeiro 09, 2014, 10:52:31 pm »
Apenas um update enquanto eu ainda estou re-lendo o Livro:

Humanidade não é mais necessariamente um "compasso moral". Ela é mais ligada a sua habilidade a agir como uma forma idealizada e sociável de ser humano e de experimentar a vida como um humano - tanto que você pode ter sua Humanidade reduzida por ficar sem contato humano por um período de tempo (1 ano até 1 dia, de acordo com o valor), sobreviver a eventos que um humano não sobreviveria, viver mais de 100 anos ou mesmo se ligar a sociedade vampírica de modo a ser respeitado por ela (ter Status em uma Coalização).  Obviamente, ela ainda reflete alguma moralidade (especialmente, não matar alguém/s, ferir crianças e coisas do tipo).

Dessa forma, Humanidade agora lembra mais a Clarity que Changelings tem - alta humanidade o torna mais próximo e similar a um ser humano (não necessariamente alguém moralmente superior), enquanto baixa Humanidade te torna distante, estranho, alienígena. Por isso, aqueles com baixa humanidade tem dificuldade maior em compreender como humanos agem.

E como um Vampiro mantém sua Humanidade? Tendo Touchstones, pessoas ou locais que o conectam com o sentimento de ser humano, com a mortalidade e com outras pessoas. Um Vampiro pode utilizar suas Touchstones para ter bônus em suas rolagens para manter sua humanidade, e perder todas elas é algo que automaticamente reduz a Humanidade do personagem.

Outra forma é desenvolvendo Banes. Ao perder Humanidade, o personagem pode desenvolver uma certa fraqueza (ao som de sinos, dias sagrados, presença de pessoas puras ou elos com o solo onde foi enterrado) que permite ao personagem ignorar um dos seus "breaking points" (atos que fazem ele reduzir sua humanidade) a partir desse momento. É uma forma de "um monstro devo ser para um monstro não me tornar".

Offline Heitor

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #33 Online: Janeiro 09, 2014, 11:53:43 pm »
Pera, isso é MUITO interessante se tratando de "interpretação de horror pessoal". Mas me diga, essas mecânicas são do tipo "faça e ganhe prêmios" ou "faça ou se foda"?

Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #34 Online: Janeiro 11, 2014, 03:34:52 am »
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Pera, isso é MUITO interessante se tratando de "interpretação de horror pessoal". Mas me diga, essas mecânicas são do tipo "faça e ganhe prêmios" ou "faça ou se foda"?

Ambos. Em geral, Blood and Smoke não muda muito do que já aparecia no Réquiem, apenas adiciona elementos nele - a forma com que Humanidade funciona é similar, exceto que agora existem Banes para afetar ainda mais Vampiros com baixa Humanidade (e quanto menor a Humanidade, mais os Banes afetam) e Touchstones para evitar a queda dela.

E existe um detalhe ainda mais curioso - Abraçar um Vampiro é mecanicamente, menos terrível que cometer a Diablerie. Abraçar alguém é perca automática de 1 de Humanidade, (a menos que você tenha Coil of the Voivode) enquanto a Diablerie é um "breaking point" de Humanidade 1. Me pergunto o motivo disso.

Ao mesmo tempo, curiosamente um Frenesi normalmente não vai te levar a cometer Diablerie. Ao contrário, somente quando você "cavalga a Besta" que você pode decidir se comete ou não esse ato: Normally, a frenzied Beast will not force its host to commit diablerie. However, a vampire riding the wave may choose diablerie as the desire.

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Seria bom talvez uma resenha no futuro explicando as mudanças nos covenants e clãs, porque houveram muitas, no caso dos covenants me parece que o Círculo e a Ordo sofreram mais alterações.

Concordo. Eu pretendo fazer uma do Blood and Smoke até o fim do mês (só tenho que terminar de reler e ver o que eu não notei ainda).

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Ou o motor primordial de Aristoteles...?

Está mais para o Demiurgo de Platão, embora o Demiurgo seja essencialmente uma figura benévola para ele, alguém que construiu o mundo material usando o mundo das ideias como um modelo e o infundiu o caos original que era a Matéria com ordem e planejamento. O Deus-Máquina é mais um tipo de tirano cósmico que simplesmente se utiliza da própria estrutura do cosmos para seus próprios fins, relativamente alheio a almas mortais.
« Última modificação: Janeiro 11, 2014, 08:14:21 am por Heilel »

Offline Malena Mordekai

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #35 Online: Janeiro 11, 2014, 10:46:34 am »
Isso.
Em algmas vertentes gnósticas o Demiurgo se alimenta das almas humanas, em outras ele tem interesse em deixá-las castradas psiquicamente pra que não avencem além de seu potencial e o ameacem.
Jà o Deus-Máquina é indiferente. Ele usa os seres humanos e pra ele é mais seguro mantê-los na ignorância, e só.

Isso se reflete no fato de que demônios podem fazer PACTOS e esses pactos envolvem a alma dos contratuantes, mas o objetivo do demônio NÃO é possuir a alma de nenhum humano e sim ADQUIRIR aspectos da realidade/vida/existência desses contratuantes, para adicionar à sua "Cover".
O interesse é o de um espião, de um infiltrado. Os piores pactos geram uma nova Cover para o demônio, como aqueles em que assegura-se para um suicida a morte indolor e o bem de seus entes queridos, em troca do "slot de existência" dele, que vai para o Demônio como uma Cover adicional.
Nesse âmbito gostei muito dos exemplos de mútuo benefício como os humanos que passam para o Demônio elementos de suas vidas que desprezam, como por ex. um namorado abusivo, um chefe tirano e assediador, etc.

O Deus-Máquina pode não ser o motor primordial, mas a característica sobrenatural de poder dos Demônios chama-se PRIMIUM, que vem de PRIMUM MOBILE, simbolizando aí o impulso que causou a Queda para o Anjo que antes era o demônio.
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Offline Smaug

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #36 Online: Janeiro 11, 2014, 09:43:41 pm »
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Jà o Deus-Máquina é indiferente. Ele usa os seres humanos e pra ele é mais seguro mantê-los na ignorância, e só.
Não sei se ele seria tão indiferente assim, já que ele puniu a rebeldia dos seres humanos com as 4 maldições dos anjos...
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Offline Malena Mordekai

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #37 Online: Janeiro 11, 2014, 10:04:16 pm »
Smaug, isso está num relato totalmente parcial, escrito por Marco Singe. Não representa a verdade absoluta nem sequer é uma aproximação da verdade.

Mas é um exemplo de um Projeto do Deus-Máquina, que enviou um Anjo pra iludir Singe. O objetivo seria conseguir output de uma matriz de energia oculta, desencadeada pelo encaixe de eventos.

É isso que ele faz, seja colhendo dados através de engrenagens voadoras invisíveis em autoestradas sobre número de placas personalizadas, de bichos balançando no vidro dos carros, de pessoas sentadas no lado esquerdo do banco traseiro, de crianças com aparelho dentário no banco do carona... até estabelecer uma matriz de portais para uma dimensão não-euclidiana num padrão em espiral, controlável a partir de uma base escondida... ou então realizar sacrifícios simultâneos ao pé de obeliscos ocultos em diversos pontos de uma cidade num padrão geométrico... ou ainda gerar monstruosidades biomecânicas de consciência angélica mas capazes de desconectar-se do seu criador...
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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #38 Online: Janeiro 12, 2014, 06:33:12 am »
publicano

Imagino que conheça relativamente bem Requiem (é a linha que eu menos me interessei, e o que me chamou a atenção eram os suplementos tardios), então algumas perguntas.

Já havia esse certo anti-teísmo incipiente na Ordo Dracul? Eu me lembro vagamente que Drácula (ao menos o que se sabe dele) era relativamente indiferente a Deus (a maldição também foi uma benção, um desafio). Além disso, as Scales de cada Coil são novas, não? Eu me lembro que havia algumas práticas ritualísticas na Ordo Dracul (afinal, eles tem acesso a alguns Dragon's Nest), mas não me lembro de serem ligadas aos Mysteries/Coil.

O Invictus era explicitamente ligado à Camarilla? Eu me lembro que o Requiem for Rome sugeria isso através do grupo informal dos Invictus, que eram membro dos Senex, mas os Invictus são realmente sobreviventes da Alea Senacta?

Offline Malena Mordekai

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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #39 Online: Janeiro 12, 2014, 09:00:40 am »
O antiteísmo realmente dependia de facções, era uma idiossincrasia, mas o livro fundante da Ordo, o Ritos do Dragão, traz uma carga antiteísta no seu desenrolar. No final é que fica assentado entre Drácula e as Noivas que eles não querem desafiar Deus, mas superar a Maldição e se aproveitar dela.  Há um DEBATE entre elas (a maioria era de mulheres, logo eram elas :P) quanto a isso, cada uma tem posições e lugares de fala bastante diferentes.

Não, o Invictus não descende do Senex.
Em Ancient Mysteries, se não me engano, temos a origem do Invictus desvendada, trata-se de uma coalizão medieval que assumiu legados mais antigos para se legitimizar. Teria de consultar o livro direito, mas estou apenas respondendo rapidamente.
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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #40 Online: Janeiro 12, 2014, 10:30:36 am »
O Blood and Smoke substituí completamente o Requiem? (Possui todas as regras deste + os updates?) Ou adiciona informações e substituí outras?

Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #41 Online: Janeiro 12, 2014, 04:35:14 pm »
Antes de tudo, um off:

Encontrei o primeiro detalhe que de fato me incomodou no Blood and Smoke - Carthian Law e os Invictus Oaths. Tematicamente, elas são okay, são vantagens sobrenaturais que mostram bem a natureza de ambas coalizões - mas mecanicamente, ambas podem ser praticamente descritos como Disciplinas exclusivas de cada Coalizão, ao invés da pequena zona de vantagens que elas são.

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O Blood and Smoke substituí completamente o Requiem? (Possui todas as regras deste + os updates?) Ou adiciona informações e substituí outras?

O Blood and Smoke é o equivalente nWoD do que os livros Revisados eram em relação a 2e no Storyteller. É uma revisão/expansão do Vampiro: Réquiem, um novo "Livro Básico", com todas as regras para jogar o jogo (incluindo aquelas que estavam incluídas no World of Darkness/God Machine Chronicles).

Contudo, apesar de ele realizar diversas mudanças no sistema e na ambientação de Vampiro, muitas delas já apareciam em livros do Réquiem - só que agora são parte do "CORE" dele.

E obrigado, publicano.

Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #42 Online: Janeiro 17, 2014, 09:39:08 am »
Vantagem mais curiosa que já vi em Vampiro e que reaparece no Blood and Smoke: Undead Menses. Versão dela do B&S:

(click to show/hide)

Eu sei que não foi intencional, mas "o personagem tem que se identificar como uma mulher" como uma penalidade/efeito negativo dessa vantagem é algo que pode ter algumas interpretações muito ofensivas por parte de leitores.  :P

Além da sensação que alguém na Onyx Path deve ter escutado Vampiro Doidão.  :P

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
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Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #43 Online: Janeiro 17, 2014, 09:58:46 am »
Vantagem mais curiosa que já vi em Vampiro e que reaparece no Blood and Smoke: Undead Menses. Versão dela do B&S:

(click to show/hide)

Eu sei que não foi intencional, mas "o personagem tem que se identificar como uma mulher" como uma penalidade/efeito negativo dessa vantagem é algo que pode ter algumas interpretações muito ofensivas por parte de leitores.  :P

Além da sensação que alguém na Onyx Path deve ter escutado Vampiro Doidão.  :P

Hahahahahahah. Eu ainda não li, pra achar essas pérolas.

Re:Blood and Smoke é lançado
« Resposta #44 Online: Janeiro 17, 2014, 10:12:47 am »
O mais curioso é a versão original dessa vantagem, do Savage and Macabre:

(click to show/hide)

Sangue de menstruação vampírica alucinógeno que pode ser usado para marcar territórios. Oh My.  :P