Você pode não ter gostado do que leu, mas pra mim se não jogou e não viu como é, então é como eu disse, não vou levar em conta suas críticas.
(snip)
Vou te dizer por que, eu simplesmente quis dividir os atributos em pontos específicos, o personagem pode ser feio e mesmo ser ser muito carismático, ou ele pode ter muito carisma e mesmo assim não ser bom em intimidar ninguém com manipulação. criticar a vontade, é normal, é SUA opinião como você mesmo disse, eu apoio isso, cada um pensa o que quiser e se gostou ou não isso é de cada um, mas tente visualizar melhor as coisas antes de sair por aí falando mal delas sem ter "experimentado a comida" antes de jogar na cara do Chef que ele não sabe cozinhar ok?
(snip)
Mas não vou me prolongar, cada um pensa o que quiser como eu e você já dissemos. Assim como você não gostou, tem gente que gosta e muito.
E só pra constar, não adianta comparar obras como D&D, Gurps, 3d&t, Vampiro ou qualquer outra com a minha, pois a minha obra é puramente independente.
Bom, é isso.
Tou cortando as partes referentes aos atributos pro quote não ficar muito grande E que eu vou r esponder todos de uma vez só.
Antes de um jogo, ele ainda é um livro. Se não puder julgar um livro pela leitura, qual mérito então que eu devo seguir? Eu entendo sua posição de design, mas não posso negar que tem uma clara sensação de desconexão entre os atributos, uma repetição de conceitos que possuem uma interseção.
Quer uma sugestão minha? Porque ao invés de 18 atributos você não coloca atributos geral com “sub-atributos” derivados com a mesma premissa? Fica mais bonito na ficha, fica menos redundante. Assim Resistência e Constituição seriam subdivisões de “Físico”, que você distribui os mesmos 21 pontos. Esses 21 pontos investidos em 3 atributos “principais” te dariam um leque de opções de especializações obrigatórias: Físico pode ser Força, Habilidade (troca esse nome, sério. Coloca “coordenação”), Destreza e assim por diante.
E mano, sim, tá muito parecido em tom de D&D, compra de habilidades de Gurps. O problema é como os subsistemas não estão “casando”, fica parecendo Daemon.
Isso, não é um elogio.
Eu não estou aqui para julgar ou reclamar, eu estou aqui para discutir jogos de RPG. Não quero que minhas criticas sejam meramente destrutivas, não vejo ganho para ninguém nisso.
Não é nem falta de jogar RPG ou falta de regras. Acho que falta pra ele conhecer mais sistemas que lidam com coisas de formas diferentes.
E como disse o Oda aí em cima, se eu não visse um sistema que TEM como melhorar, eu simplesmente mandava um “não gostei” ao invés de tentar falar o que eu não gostei.
E como disse o Kimble, sistemas diferentes te dão IDEIAS diferentes. Como foi mencionado, seu sistema funciona. Mas tem com funcionar melhor, mais eficiente e mais focado pro que você parece querer.