@Silva, eu acho que, mesmo havendo uma evolução sistemática do RPG nesses anos de 78 a 89, pelo menos aqui no Brasil (dado que a proximidade com jogadores do exterior era quase inexistente e não demandada), o lance de ter um sistema complicado AINDA ERA considerado algo elegante, dando o efeito de "eu entendo e você não, seu noob".
Como eu disse antes, talvez seja só impressão minha, mas, na época, eu via muito essa mentalidade de que, se o RPG tem regras simples, ele é jogo pra noob, um jogo deselegante e com pouca graça. Agora se o RPG é complexo, significa que ele tem muitas opções, é cheio de detalhes, mais elegante com suas tabelas e tudo o mais.
Isso é, para mim, um reflexo de como o jogo era antigamente: um jogo voltado para grupos seletos, poucos afortunados que conhecem o mundo do RPG, que se isolam das demais pessoas. Hoje, o RPG se demostra procurando ser um pouco mais pop, para chamar mais novatos, popularizar ainda mais o hooby, etc...
Ou seja, a questão não é só os jogos e regras desenvolvidos para a época. Tem que ver também a mentalidade da época. Não adianta de porra nenhuma você desenvolver regras a frente do seu tempo se a negada não tem a mente aberta para assimilar isso (pelo menos pro cara que criou, que vai morrer e só vai "ver" sua ideia ganhando força muito depois).