Autor Tópico: [Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?  (Lida 29313 vezes)

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Offline Darklord Morius

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #75 Online: Abril 16, 2012, 10:48:08 pm »
Kinn, no oriente a pratica com arco e flecha não era restrita apenas aos samurais - embora houvesse um periodo que, por lei, só os samurais deveriam usar armas - incluindo o arco e flecha. Os monges guerreiros - os sohei, treinavam com qualquer tipo de arma, incluindo o arco e flecha, a filosofia do Kyujutsu de "seja a flecha" também era muito praticada por eles - incluindo no periodo de proibição.

De qualquer forma, usar história como argumento em um jogo onde prima a fantasia medieval é como usar o potencial interpretativo para defender o monge. The argument runs moot and dead in the beginning. Claro que usar o realismo histórico numa campanha seja muito divertido, pelo menos para mim (assim como imaginar "potenciais interpretativos" para certas classe devem ser divertido para algumas pessoas).

Mr. Elfo,
Não há regras que digam que um arquétipo é uma minoria na classe, numa campanha baseada no estilo de vida mongol o guerreiro Rough Rider é a regra, e não o básico.

Gunslinger causa um dano espantoso em níveis mais elevados.

Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #76 Online: Abril 16, 2012, 10:54:38 pm »
Eu acho monge de arco e flecha uma coisa muito estranha. provavelmente por que eu estou acostumado a imaginar o monge como um cara que cai pra porrada dando socos, voadoras e gritinhos a la bruce lee
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #77 Online: Abril 16, 2012, 11:05:02 pm »
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Mr. Elfo,
Não há regras que digam que um arquétipo é uma minoria na classe, numa campanha baseada no estilo de vida mongol o guerreiro Rough Rider é a regra, e não o básico.

Certo, mas não era esse meu ponto. Estou só dizendo que Arquétipos não são o "estereótipo" mais comum e associável com uma classe, que são suportados mecanicamente por padrão no CORE. ;)

Offline Darklord Morius

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #78 Online: Abril 16, 2012, 11:09:06 pm »
Tyrael, Mesmo o monge oriental vivia uma vida pacifica e contemplativa, que nunca almejava e procurava poder marcial. Mas fantasia medieval é fantasia medieval, podemos ter monges orientais operando canhões e ocidentais pulando do alto das torres de igreja para acertar uma voadora no invasor viking!

Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #79 Online: Abril 16, 2012, 11:11:14 pm »
Sim. eu não estou dizendo que acho monge de arco e flecha esquisito por causa de realismo. acontece que eu estou acostumado a imaginar o monge de outro jeito
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Offline Malena Mordekai

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #80 Online: Abril 16, 2012, 11:14:13 pm »
Só o monge shaolin é que lutava artes marciais mesmo.
e isso por motivos históricos, região cheia de bandidos, um visionário que percebeu que desenvolver uma arte marcial ajudaria os monges a ter maior saúde pra aguentar as meditações, etc.
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Offline kinn

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #81 Online: Abril 16, 2012, 11:57:55 pm »
Kinn, no oriente a pratica com arco e flecha não era restrita apenas aos samurais - embora houvesse um periodo que, por lei, só os samurais deveriam usar armas - incluindo o arco e flecha. Os monges guerreiros - os sohei, treinavam com qualquer tipo de arma, incluindo o arco e flecha, a filosofia do Kyujutsu de "seja a flecha" também era muito praticada por eles - incluindo no periodo de proibição.

De qualquer forma, usar história como argumento em um jogo onde prima a fantasia medieval é como usar o potencial interpretativo para defender o monge. The argument runs moot and dead in the beginning. Claro que usar o realismo histórico numa campanha seja muito divertido, pelo menos para mim (assim como imaginar "potenciais interpretativos" para certas classe devem ser divertido para algumas pessoas).

Eu falei dos samurais porque o monge japonês era o bonzo, mais como clérigo que não comungava diretamente com uma divindade, dependendo de seu houriki para expurgar o mal (Miroku do Inuyasha é um exemplo fácil). Ainda que houvesse períodos onde não samurais podiam aprender a kyujutsu ele se tornou um fato com a instalação do budismo no Japão, o que aconteceu tarde, suponho que já no meado da Era Tokugawa, onde kyujutsu já tinha deixado de ser apenas perícia de batalha de virado arte...

O que leva ao ponto de meu post:
Monge costuma referir ao shaolin e ele tem pouco a ver com arqueirismo, ainda que na prática ele seja o mestre de toda forma de combate.

Mesmo o combate desarmado nasceu na China como resposta a proibição do porte de arma. O mesmo de se aplica ao uso do nunchaku, tonfa, kama e demais instrumentos em batalha, queantes serviam a agricultura.
Mas quando a proibição caiu os monges voltaram a usar as espadas.

Então vemos aí o motivo dos lutadores chineses usarem tanto espadas, lanças e armas convencionais como armas esquisitas: prova que o mestre é mortal com qualquer objeto em suas mãos.

Isso criou no D&D o estereótipo do combate desarmado e da lista exótica de armas...
Mesmo não sendo muito acurado... independente disso, ligar a eles o arqueirismo zen foi outro salto lógico, mesmo que seja ainda menos acurado.

Observe que na hora de pegar o potencial interpretativo de associar monge = zen = arqueirismo zen vale.
Na hora de apontar a incongruência não vale? Não que o erro em fazer o kit seja seu... mas estudar um pouquinho antes de criar não custa... estive estudando meses de cultura e mitologia oriental antes de solidificar as bases de meu cenário oriental e ainda não me sinto plenamente seguro para delinear ele como um todo.

Fiz o país que equivale a China e já deu um trabalhão. Se eu que não sou ninguém no mercado de rpg tenho essa preocupação, eles que são profissionais deveriam ter um mínimo de cuidado para não usar tão somente o 'rule of cool' no design das classes ao invés do que é necessário para por exemplo ela ser eficiente no default...
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Offline Malena Mordekai

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #82 Online: Abril 17, 2012, 12:00:26 am »
Não estou duvidando, mas, kama e tonfa eu imagino, mas como nunchaku era uma ferramenta?
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #83 Online: Abril 17, 2012, 12:03:29 am »
Não estou duvidando, mas, kama e tonfa eu imagino, mas como nunchaku era uma ferramenta?

Essa eu sei:
- Para bater o arroz e soltar ele da casca.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #84 Online: Abril 17, 2012, 12:10:31 am »
Não estou duvidando, mas, kama e tonfa eu imagino, mas como nunchaku era uma ferramenta?
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Offline Darklord Morius

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #85 Online: Abril 17, 2012, 12:12:48 am »
Kinn,

O nome "monge" para o artista marcial já é um erro histórico. Mas já que monge equivale a artista marcial - e kyujutsu é uma arte marcial, está valendo.

Sobre a rule of cool, o que é considerado cool não nasceu do nada, só neste tópico foram apresentados 4 filmes que mostram (erroneamente ou não, pois não os assisti) monges arqueiros. Como este conceito existe, e muitas pessoas acham este conceito legal, eles colocam, idependente de estar históricamente certo ou não.

Mas o mais legal é que você não precisa usar, eu por exemplo nem cheguei a ler o Zen Archer!

Seu mundo ganharia mais se você desse um pouco mais de independência dele do históricamente acurado, quem sabe isso o liberte do bloqueio criativo? Ou não, vá em frente! 

Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #86 Online: Abril 17, 2012, 12:14:32 am »
@kinn: druidas, bardos, bárbaros, assassinos e paladinos são exemplos de classe ocidentais que também não levam muito a sério o papo de realismo histórico.

D&D tem muito mais pé na fantasia de Elric, Senhor dos Anéis, Conan, entre outros, do que na realidade histórica, apesar dos inúmeros pastiches que podemos encontrar no jogo.

É tudo uma salada. Diabos, Expedition to White Plume, se não me engano, acabava com a exploração de uma masmorra que na verdade era uma nave espacial que havia caído na montanha :P

Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #87 Online: Abril 17, 2012, 07:12:50 am »
Eu não vejo por que um jogo/cenario de fantasia teria a obrigação de ser historicamente correto.


« Última modificação: Abril 17, 2012, 08:13:03 am por Tyrael »
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Offline Malena Mordekai

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #88 Online: Abril 17, 2012, 08:49:43 am »
Eu já disse isso ao kinn.
Pesquisar a realidade histórica é ótimo pra INSPIRAR, não pra LIMITAR.

Me lembro perfeitamente de ter comentado com ele que os sikh eram uma boa inspiração pra paladinos de Keertak (a "Índia" do cenário dele) e ele veio me dizer que sikhismo era algo mais recente, pós-domínio muçulmano, e que não daria pra aproveitar...
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Offline kinn

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #89 Online: Abril 17, 2012, 11:00:15 am »
Bom, eu disse que o plano original pra "Índia" era a civilização ser pré-dravidiana, ou seja, antes da invasão dos árias. Como as coisas precisam de contexto, eu procurava ali um contexto paladinesco com a sociedade naqueles moldes não parecia haver sentido. Mas como ela ainda está com o design em aberto isso pode ser revisto/discutido.

Embora se ver como ficou Piyu Zhu ficou bem misturado o tema das dinastias de forma fluida e funcional. Não precisa ter veracidade histórica mas coerência interna.

Se eu sei que quem praticava arqueirismo zen não eram monges, pra mim parece errado colocar isso pra classe.
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