Autor Tópico: [Eberron] Changelings II - Quem sou Eu?  (Lida 1466 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[Eberron] Changelings II - Quem sou Eu?
« Online: Agosto 29, 2013, 11:43:01 pm »
Dando continuidade ao que escrevi há alguns meses, hora de expandir sobre os Changelings. Eu assumi um tom um pouco mais informal e mais raso aqui.

Conforme eu escrevi antes, Changeling estão em uma peculiar condição. São uma raça dimórfica, com uma forma física humanoide que cresce, se torna madura e envelhece com o passar das estações. Ao mesmo tempo , possuem a incrível capacidade de se modificar e ignorar quase todas características acima (exceto a velhice – eles são sujeitos às mesma mudanças em atributos que outras raças. Mas ainda podem não aparentar isso). É justamente seu potencial mórfico e forma com que ele é encarado que torna os Changelings uma raça interessante e única. A Identidade e a Mudança são o cerne da raça.


Quem você realmente é?

Obviamente, pode-se argumentar que a continuidade mental e as memórias de um passado tornam os Changelings algo não tão distinto da experiência humana, mas isso ignora a interferência que o Corpo exerce na Mente (e talvez na Alma, afinal, isso é algo provado de forma consistente em Eberron). 

Num paralelo com uma questão humana, a percepção que alguém tem de seu sexo, cabelo, peso, altura, formato dos olhos e nariz, cicatrizes e deformidades e da forma com que Outros encaram você devido a tais características são bastante importantes no que marca a Identidade de alguém, e em diversos casos, a indústria estética não tem sido muito eficiente em alterar de forma satisfatória essas características (e quando consegue, não raro são procedimentos demorados e ou temporários). Um Changeling (e um Mago Transmutador) não é afetado por tais limitações. Insatisfeito com sua baixa estatura? Cresça.  Tem uma cicatriz incômoda no rosto? Mude de forma. Não gosta do formato do seu nariz? Modifique-o.  Incomodado por não ser tão badass quanto um Orc? Copie-o. Para quase todas características físicas, um Changeling tem a solução em uma questão de segundos.  Como saber o que ou quem você é quando o seu referencial mais próximo, o seu corpo, é mais alternante do que o visual do David Bowie?


O Changeling da Vida Real

Essa pergunta pode ser respondida de diversas formas, mas três atitude são as respostas mais comuns a ela:

Um grupo de Changelings escolhe adotar sua forma física de nascença, mostrando aos outros sua aparência sem a influência da sua capacidade de modificar a forma. Esses changelings assumem que há uma verdade interior em tal forma e que a sua  capacidade mórfica apenas joga um véu de ilusões e mentiras ao Changeling. Além disso, sendo a capacidade mórfica exatamente isso, uma capacidade, um Changeling não é menos Changeling se não abraça-la. Esses Changelings são nomeados Buscadores da Verdade (Reality Seekers).

Já outros grupo de Changelings toma uma outra atitude – se você é capaz de escolher uma forma física que você deseja e acredita que seja o melhor reflexo da sua personalidade, porque não fazer isso? Esses Changelings são os Passer*, que assumem basicamente uma única forma da sua escolha e vivem suas vidas em meio a comunidade onde tal forma é mais comum ou bem aceita.

Por fim, existem os Transformadores (Becomers), aqueles que exultam o potencial mórfico da raça. Para eles, a mudança de forma é como um músculo a ser plenamente exercitado, se adaptando a cada caminho e situação que o Changeling passa. Tais Changelings não raramente são simpáticos ao Viajante da Héxade Sombria.

* Como traduzir isso? O Passer pode ser tanto no sentido de “circular ao redor”, já que eles se misturam naturalmente com outra raças, quando ao “Assumir forma de algo”, devido a sua única identidade e quem sabe outro sentido que eu não consegui captar.