No D&D Next tu faz seu ataque normal e pode gastar os "dados" para causar efeitos extras, efeitos esses que tu conseguia através dos poderes na 4e.
E isso era o que eu gostaria.
Algo como o guerreiro básico ter 5-7 opções exclusivas de manobras que ele ativa usando dados. E esses "kits" serviriam para modificar ou ampliar essas opções.
Por exemplo, uma dessas 5-7 opções poderia ser algo como:
--Desarme Ampliado: Você pode realizar uma manobra de desarme gastando X dados como uma ação livre;
O kit Duelista incluiria um modificador nessa manobra:
--Desarme Ampliado: Além da possibilidade de realizar o desarme como ação livre, você pode escolher segurar a arma do oponente ao final da manobra ou projetá-la X metros em qualquer direção.
E o do Espada e Escudo poderia ser:
--Desarme Ampliado: Além de desarmar como ação livre, você pode gastar mais X dados para executar uma manobra de Derrubar usando seu escudo.
O problema é que me parece que vai ser algo como:
Duelista lvl 1: Gaste um dado para sacar a arma como ação livre.
Espada e Escudo lvl 1: Gaste um dado para reduzir em X o dano sofrido esse turno.
E só. Não existe lista de opções. Existe um certo recurso que você ganha a cada X níveis que te dá acesso a uma nova habilidade/modificador e você só tem a possibilidade de gastar dados dentro disso. Isso são combat feats, com outro nome, mais complexos e limitados aos guerreiros.