Autor Tópico: [D&D Next] Resumão  (Lida 14306 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #45 Online: Abril 27, 2012, 10:23:43 pm »
Mas os boons permitem uma coisa interessante -- poderes escolhidos pelo mestre e não pelo jogador.
As divisões entre boons são bem explicativas. Assim você pode colocar algo como uma dádiva divina, sem desequilibrar o jogo. E isso vale pra jogos com itens também.
Podem ser também segredos compartilhados. Em Dark Sun, se não me engano, alguns segredos místicos da Veiled Alliance, por exemplo, ou coisas psiônicas que despertam violentamente.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #46 Online: Abril 28, 2012, 11:46:26 am »
Citar
Ahaha, bom, quando me refiro a WoW me refiro na essência do jogo, não comparando um jogo de mesa com um jogo de PC. WoW possui classes balanceadas exclusivamente para combates, não possui um suporte mecânico para roleplay (apenas o chat) e a progressão das personagens é bastante dependente dos equipamentos que você possui. Isso tudo do D&D 4e foi retirado de WoW e para mim isso esteve bastante óbvio desde o começo (dado ao sucesso do WoW na época do lançamento do D&D).

Vamos por partes.
"WoW possui classes balanceadas exclusivamente para combates" - Meia verdade. WoW possui um balanceamento feito a partir de PvP (Jogadores contra jogadores) e PvE (jogadores contra o...jogo), ou seja, muita de suas mecânicas se focam no conflito dentre jogadores. Além disso, Até a expansão mais recente é muito fácil um jogador que não otimiza seu personagem ficar fraco ao ponto de prejudicar amigos no seu grupo algo bem difícil de ocorrer na 4e.

A única semelhança com a 4e é que ela tem seu sistema de classes equilibrado. A afirmação "Ele é apenas equilibrado para o combate" cai por terra quando você examina que as pericias entre as classes foram melhor distribuídas do que na edição anterior. Por exemplo, como guerreiro ou mago, você agora tem acesso a pericias mais importantes. Você também pode pegar poderes que lidam com pericias, como o Arcane Mumbling (perdão não sei a tradução que foi dada a ele aqui) ao qual permite o mago usar seu conhecimento arcano ao em vez de intimidar para interagir com um NPC por exemplo .

É verdade que o foco da 4e é em combate; Assim como era no 3.5, e que era diferente em AD&D que tinha parte de seu foco dividido entre combate e exploração ou do 0D&D que era mais "Sobreviva ao DM Gygaxiano: O jogo".

Quanto a segunda indagação referente a items, acho que o resto do forum já falou. Mas eu irei dar um exemplo anedótico, estou em uma mesa de nível 11 onde não há items mágicos e enfrentamos criaturas dos livros dos monstros normalmente. Não esbarramos em problemas salvo um encontro com lobos.

Quanto ao suporte de roleplay bem...D&D nunca foi bom com isso. Você não tinha mecânicas disso no AD&D (O que é compreensível tendo em vista os eu foco em desafiar jogadores) e as mecânicas do 3.5 eram basicamente pericias e isso ai. Eu argumento que o 4e tem mais mecânicas voltadas a roleplay do que a terceira edição, com seus skill challenges e rituais que não são exclusivos a classes casters.

Citar
Quando digo de roleplay inexistente me refiro a regras que dêem ajuda a isso, a textos nos livros que colaborem para o roleplay. No D&D 4e são poucas linhas que comentam as personalidades das classes, das raças, dos NPCs, etc. Todo o foco está nas estatísticas de combate, o que nas edições anteriores já não acontecia. Só comparar a quantidade de texto nas descrições de skills e classes do PHB do 3.5e com o do 4e que isso fica óbvio. Cada grupo faz o roleplay que quer, mas é sempre interessante dar suporte a isso nos livros... o que no 4e ficou bastante secundário até mesmo nos livros dos cenários de campanhas, que estão bastanet resumidos e pouco detalhados se comparados a outros antigos.

Qualidade vence quantidade; Uma das reclamações mais constantes no final da vida do D&D 3.5 foi como ele gastava páginas e páginas dando descrições para suas classes de prestigio e outros elementos mecânicos só para encher linguiça. Para raças e classes, há uma página dedicada a suas descrições. Realmente é necessário mais do que isso em um livro puramente mecânico?

Os livros de cenário no final da vida do 4e tinham muita descrição e mecânicas que auxiliavam a criação de personagens naquele mundo, só ver o Dark Sun e seu sistema de temas.

Citar
é óbvio que existem influências de WoW no D&D, assim como existiram várias outras influências contemporâneas na 3.x, no AD&D, etc etc. Não dá pra negar isso.
Uma coisa é ter influencia, outra coisa é "4e é WoW ao em vez de um jogo de mesa; Um video game de papel".

Essa afirmação é absurda e não tem nenhum embasamento critico válido - Ao menos que alguém tenha usado.
« Última modificação: Abril 28, 2012, 11:48:28 am por AKImeru »

Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #47 Online: Abril 28, 2012, 12:16:40 pm »
Só pra registro,' "virou videogame" é um argumento muito velho. Quando a 3e saiu, a comparação era com Diablo.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #48 Online: Abril 28, 2012, 12:28:44 pm »
quer apostar que vão falar a mesma coisa quando sair a 5e
War never changes

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #49 Online: Abril 28, 2012, 12:33:00 pm »
O post de refutações do Oda foi MUITO BOM, mas será que estamos fadados a repetir essa conversa eternamente, isto é, até aparecer de fato a 5e e aí compararem ela com outro jogo?
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #50 Online: Abril 28, 2012, 12:54:00 pm »
Acredito que os fãs de rpg são os únicos que lutam com tanto afinco para se dividir dos jogos eletrônicos, quando se esquecem que "jogos eletrônicos" ainda são jogos e é ok dar uma olhada em suas mecânicas.

O sistema de poderes me lembra muito mais Guild Wars do que WoW por exemplo, enquanto os poderes em si me lembram Final Fantasy tactics encontrando D&D, enquanto o sistema de flanqueamento me lembra um wargame com elementos de RPG chamado Mordheim.

Os designers da 4e admitiram influencia a jogos eletrônicos em geral. E dá para ver isso claramente.

Agora, requer ser um pouco esnobe para levantar o nariz e afirmar "Tais mecânicas são corrompidas porque vem de outra mídia!" ignorando o fato que as mecânicas são iguais a ambos os mundos. Ambos são jogos.

Compare um livro com um visual novel, ambos são julgados e feitos pelo seu texto.
Com jogos, as mecânicas e por sua vez as experiencias é o que realmente vale, por isso esta tudo bem elas se influenciarem. Droga, jogos eletrônicos devoram elementos de jogos de mesa o tempo todo - Em especial D&D!

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #51 Online: Abril 28, 2012, 01:07:46 pm »
O post de refutações do Oda foi MUITO BOM, mas será que estamos fadados a repetir essa conversa eternamente, isto é, até aparecer de fato a 5e e aí compararem ela com outro jogo?

"Muito bom"?

Ele começou dizendo que "WoW não é equilibrado baseado no combate, ele é e equilibrado baseado no combate* e no combate**". XD

*PvP
**PvE

Mas olha, enquanto tiver esses chiliques cada vez que alguém comparar 4e e WoW as conversas vão se estender, sim. Vocês falam como se fosse um sacrilégio comparar eles, e como se fosse um assunto já encerrado há muito tempo e com um consenso universal sobre isso - e as duas coisas estão bem longe da verdade.

Eu ainda dou risada cada vez que alguém discorda da comparação entre "marks" e "aggro", mas tudo bem, eu já acostumei com o jeito que o mundo funciona, e sei que tem muita gente que só uns 2 anos depois da 5e vai dar 180º na opinião e admitir as influências de WoW no design.

Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #52 Online: Abril 28, 2012, 01:27:44 pm »
Mas eltor, ninguem aqui negou que a 4e se inspirou em wow ou em outros jogos eletrônicos.

as pessoas dão chilique quando aparece alguem falando "4e pegou coisas de wow então não é mais rpg"
War never changes

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #53 Online: Abril 28, 2012, 01:33:50 pm »
Citar
Ele começou dizendo que "WoW não é equilibrado baseado no combate, ele é e equilibrado baseado no combate* e no combate**".

Os dois tipos de combate no WoW são tão drasticamente diferentes um do outro que eu tive que dizer que ele não é equilibrado em combate, e sim em dois tipos diferentes de combates. Talvez ficaria melhor "WoW é equilibrado não apenas em um estilo de combate, mas seu sistema de regras se desdobra em dois bem distintos".

Citar
Vocês falam como se fosse um sacrilégio comparar eles, e como se fosse um assunto já encerrado há muito tempo e com um consenso universal sobre isso - e as duas coisas estão bem longe da verdade.

"4e é WoW, ou seja um video game de papel" = Errado.
"4e tem influencias de jogos eletrônicos dentre elas WoW" = Correto.

Meu argumento todo é baseado nisso, adoraria ouvir um contra argumento se discorda (aparentemente você não discorda.)

Citar
Eu ainda dou risada cada vez que alguém discorda da comparação entre "marks" e "aggro"

Aggro: Mob fica no alvo. que tem a maior aggro. Classes marcadas como "Tank" tem habilidades que aumentam o tal do aggro para fazer a mob ficar nele o tempo inteiro.

Mark: Múltiplas funções, porém as marcas executadas por classes Defender tem a função de punir o oponente marcado caso ele não seja o alvo de um ataque. Basicamente, a marca cria uma consequência para o oponente por não atacar o Defender. Cada Defender tem uma mecânica atrelada a sua mark diferente, o que faz cada defender ser drasticamente diferente um do outro. Alguns defenders como o Swordsmage tem várias marcas (e mecânicas) diferentes ao gosto do jogador.



O que foi pego de WoW?

A ideia que é nessesário uma mecânica para forçar oponentes ao jogador com a classe defensiva. Acredito que tal conceito é inerente de vários jogos, tanto mais antigos quanto mais novos do que WoW, ele só é o mais popular que se faz uso disso.

Porém eu quero frisar que o sistema de marcas divide o conceito com WoW, mas a mecânica é muito diferente e na minha modesta opinião mais interessante pois faz o combate ser um pouco menos previsível. Talvez o oponente queira sim sofrer a punição da marca para cuidar daquele mago ali por motivos ou de interpretação ou porque o mestre acha que comer um ataque básico na cara não é nada demais, mas isso é apenas uma opinião.

Você ainda gargalha deu apontar as (óbvias) diferenças?
« Última modificação: Abril 28, 2012, 01:37:34 pm por AKImeru »

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #54 Online: Abril 28, 2012, 01:48:55 pm »
Citar
Ele começou dizendo que "WoW não é equilibrado baseado no combate, ele é e equilibrado baseado no combate* e no combate**".

Os dois tipos de combate no WoW são tão drasticamente diferentes um do outro que eu tive que dizer que ele não é equilibrado em combate, e sim em dois tipos diferentes de combates. Talvez ficaria melhor "WoW é equilibrado não apenas em um estilo de combate, mas seu sistema de regras se desdobra em dois bem distintos".

O que é totalmente irrelevante pro assunto.

E sinto muito, mas dizer "o guerreiro agora tem mais perícias" (incrível como na internet todo mundo só jogava de guerreiro na 3e) não é o bastante pra negar que a 4e é, sim, totalmente focada em equilíbrio em combate.

PERCEBA que eu não estou fazendo juízo de valor sobre "ser focada em combate". Se isso é bom ou ruim, vai depender do seu gosto.

Citar
Vocês falam como se fosse um sacrilégio comparar eles, e como se fosse um assunto já encerrado há muito tempo e com um consenso universal sobre isso - e as duas coisas estão bem longe da verdade.

"4e é WoW, ou seja um video game de papel" = Errado.
"4e tem influencias de jogos eletrônicos dentre elas WoW" = Correto.

Não é binário assim. Dizer que a 4e tenta se aproximar mais do WoW que dos RPGs clássicos é válido, o bastante pra valer uma discussão adulta, não um chilique por reflexo.

Citar
Você ainda gargalha deu apontar as (óbvias) diferenças?

Releia minha frase:
Eu ainda dou risada cada vez que alguém discorda da comparação entre "marks" e "aggro".

Você não discordou, ampliou a comparação e admitiu as semelhanças.

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #55 Online: Abril 28, 2012, 02:00:49 pm »
Além disso, e comum que os monstros ignorem as Marks
Na verdade os mestres sempre tentam faze-lo!
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #56 Online: Abril 28, 2012, 02:08:34 pm »
Depende do mestre.
Não é algo que eu faria todas as vezes, mas um warden num jogo meu morreu por marcar gente demais, quando haviam só demônios e a maioria deles agindo simultaneamente.
Ele levou umas quatro cacetadas simultâneas, já tava ferido, foi catapultado direto pra morto.
Não considerei que os demônios iam parar de bater pq ele já tava caído, pq foi tudo simultâneo. Até pq eram DEMÔNIOS.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #57 Online: Abril 28, 2012, 02:10:34 pm »
Também é comum os monstros ignorarem o tank no wow. :) Tem alguns que simplesmente ignoram a aggro e atacam outros alvos por motivos variados.

Ainda mais os chefes, que via de regra atacam uma área (não necessariamente onde o tank está) ou atacam o grupo inteiro ao mesmo tempo.
« Última modificação: Abril 28, 2012, 02:13:45 pm por Macnol »

Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #58 Online: Abril 28, 2012, 03:32:45 pm »
Agora tu tá se puxando para tentar igualar Aggro e Marks, Macnol :P

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #59 Online: Abril 28, 2012, 04:17:21 pm »
Mas eu não quero igualar. :)

As duas coisas não são idênticas, só têm várias semelhanças (mostrando que uma obviamente inspirou a outra).

É que quem não joga WoW (ou jogou pouco) pode achar que aggro é diferente porque funciona com todos os monstros 100% do tempo, e não é assim.