Ahaha, bom, quando me refiro a WoW me refiro na essência do jogo, não comparando um jogo de mesa com um jogo de PC. WoW possui classes balanceadas exclusivamente para combates, não possui um suporte mecânico para roleplay (apenas o chat) e a progressão das personagens é bastante dependente dos equipamentos que você possui. Isso tudo do D&D 4e foi retirado de WoW e para mim isso esteve bastante óbvio desde o começo (dado ao sucesso do WoW na época do lançamento do D&D).
Vamos por partes.
"WoW possui classes balanceadas exclusivamente para combates" - Meia verdade. WoW possui um balanceamento feito a partir de PvP (Jogadores contra jogadores) e PvE (jogadores contra o...jogo), ou seja, muita de suas mecânicas se focam no conflito dentre jogadores. Além disso, Até a expansão mais recente é muito fácil um jogador que não otimiza seu personagem ficar fraco ao ponto de prejudicar amigos no seu grupo algo bem difícil de ocorrer na 4e.
A única semelhança com a 4e é que ela tem seu sistema de classes equilibrado. A afirmação "Ele é apenas equilibrado para o combate" cai por terra quando você examina que as pericias entre as classes foram melhor distribuídas do que na edição anterior. Por exemplo, como guerreiro ou mago, você agora tem acesso a pericias mais importantes. Você também pode pegar poderes que lidam com pericias, como o Arcane Mumbling (perdão não sei a tradução que foi dada a ele aqui) ao qual permite o mago usar seu conhecimento arcano ao em vez de intimidar para interagir com um NPC por exemplo .
É verdade que o foco da 4e é em combate; Assim como era no 3.5, e que era diferente em AD&D que tinha parte de seu foco dividido entre combate e exploração ou do 0D&D que era mais "Sobreviva ao DM Gygaxiano: O jogo".
Quanto a segunda indagação referente a items, acho que o resto do forum já falou. Mas eu irei dar um exemplo anedótico, estou em uma mesa de nível 11 onde não há items mágicos e enfrentamos criaturas dos livros dos monstros normalmente. Não esbarramos em problemas salvo um encontro com lobos.
Quanto ao suporte de roleplay bem...D&D nunca foi bom com isso. Você não tinha mecânicas disso no AD&D (O que é compreensível tendo em vista os eu foco em desafiar jogadores) e as mecânicas do 3.5 eram basicamente pericias e isso ai. Eu argumento que o 4e tem mais mecânicas voltadas a roleplay do que a terceira edição, com seus skill challenges e rituais que não são exclusivos a classes casters.
Quando digo de roleplay inexistente me refiro a regras que dêem ajuda a isso, a textos nos livros que colaborem para o roleplay. No D&D 4e são poucas linhas que comentam as personalidades das classes, das raças, dos NPCs, etc. Todo o foco está nas estatísticas de combate, o que nas edições anteriores já não acontecia. Só comparar a quantidade de texto nas descrições de skills e classes do PHB do 3.5e com o do 4e que isso fica óbvio. Cada grupo faz o roleplay que quer, mas é sempre interessante dar suporte a isso nos livros... o que no 4e ficou bastante secundário até mesmo nos livros dos cenários de campanhas, que estão bastanet resumidos e pouco detalhados se comparados a outros antigos.
Qualidade vence quantidade; Uma das reclamações mais constantes no final da vida do D&D 3.5 foi como ele gastava páginas e páginas dando descrições para suas classes de prestigio e outros elementos mecânicos só para encher linguiça. Para raças e classes, há uma página dedicada a suas descrições. Realmente é necessário mais do que isso em um livro puramente mecânico?
Os livros de cenário no final da vida do 4e tinham muita descrição e mecânicas que auxiliavam a criação de personagens naquele mundo, só ver o Dark Sun e seu sistema de temas.
é óbvio que existem influências de WoW no D&D, assim como existiram várias outras influências contemporâneas na 3.x, no AD&D, etc etc. Não dá pra negar isso.
Uma coisa é ter influencia, outra coisa é "4e é WoW ao em vez de um jogo de mesa; Um video game de papel".
Essa afirmação é absurda e não tem nenhum embasamento critico válido - Ao menos que alguém tenha usado.