Autor Tópico: [D&D Next] Resumão  (Lida 14197 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D Next] Resumão
« Online: Abril 25, 2012, 07:36:46 pm »
Resumo D&D Next até aqui:

* Regras opcionais de "Morale". Isso é, quando os monstros estão com HP baixo, eles simplesmente saem correndo. Semelhante ao AD&D.

* Multi-classe igual a 3a edição. Quando consegues o xp para o próximo nível, você escolhe com qual classe deseja evoluir.

* Heráldica será uma skill.

* Carisma influenciará em testes de medo e encantamento.

* Gridded Combat (combate com tabuleiro) estarão no core books, mas serão optional rules.

* As medidas ainda serão em feet (pés).

* Para morrer, deverá chegar no valor negativo de sua constituição. O jogador fará testes de constituição para tentar estabilizar. A cada teste falhado, levará 1d6 de dano. Tem que passar em 3 para estabilizar.

* Você possui 4 descansos por dia, 2 curtos, que duram 10 minutos e recupera seu nível em HP (pontos de vida). Um descanso de uma hora, que você recupera metade do HP OU re-prepara algumas magias; e um descanso longo, de 8 horas, que recupera metade do HP E pode preparar magias.

* Ataque crítico: Rolou 20, dano máximo E joga novamente. Acertou o segundo ataque, dano extra dependendo da classe (1d6 ladino, 1d10 guerreiro)

* Ações de Interrupção e Reação: Não é o objetivo deles no momento, já que normalmente elas "travam" os combates.

* Ações por rodada: Uma ação + Movimentação. E SÓ. Levantar-se, escalar e pular farão parte da movimentação. Simplificação no mínimo interessante.

* Temas e Background: Aqui requer um pouco mais de atenção. Basicamente são "sets" de skills e/ou feats que acompanham seu personagem. Ao invés de selecionar as skills uma por uma, você poderá simplesmente selecionar o Tema + Background e terá um personagem do nível que escolher, todo desenvolvido.
-- Background: É a história do seu personagem, algumas opções são: Gladiador, Burocrata, Padre, Mente Aberta (Psiônico), Ocultista, Civil, Sábio, Cavaleiro, Harpista, Dustmen, Ladrão, Soldado, entre outros.
---- Background: Dará bônus em SKILLS. Ou simplesmente dará a lista de skill que você possui.
-- Temas: Os temas são algo muito semelhante aos KITs do Ad&d. Você receberá uma listagem de feats e skills, podendo desenvolver o próprio tema ou escolher outro.
---- Temas: Outra similaridade, é com as Classes de Prestígio do 3.5, por exemplo, poderás começar com o tema "Sharpshooter" e depois, em um nível mais elevado, tornar-se um Arcane Archer.
---- Temas level 1 já mencionados: Slayer, Mystic, Guardian, Lurker, Leader, Sharpshooter, Skirmisher, Tempest, Weapon Master, Wild Talent, Domain Themes, Avenger, Werewolf, Revenant, Disciple of Tenser, Alchemist, Red Wizard, Commoner, Noble, Knight, Apprentice, Planetouched, Deva, Pub-Crawler.
---- Temas level 6 já mencionados: Arcane Archer, Eldritch Knight, Shadowdancer, Necromancer, Enchanter, Abjurer, Axe Specialist, Dwarven Defender
-- Por exemplo: Se quiseres fazer um personagem que era ladrão de rua, que depois de sua família ser assassinada se tornou um arremessador de machados módafóca, é só escolher classe guerreiro, background "Ladrão" e temas "Avenger" e "Axe Specialist". Depois, escolha o seu nível e voi là! Terás um personagem pronto em 5 minutos.

* Os 9 alinhamentos estão de volta e eles influenciarão também em magias e habilidades. Entretanto, se o mestre quiser tirar, poderá.

* No playtest, os clérigos eram bem similares aos do ad&d e 3.5. Utilizavam cura, benção, etc.

* Principais características do design do clérigo: Cura, Magias Divinas (sendo elas sutís e indiretas), utiliza armaduras e são reflexo dos deuses.

* Expulsar mortos-vivos será mais simples. Cada criatura terá um DC, o clérigo terá um bônus baseado em atributo e nível, se o jogador vencer a dificuldade, acontece algo descrito no próprío monstro. Não necessariamente destrói! Depende da criatura.

* Magia é Vanciana, do nível 1 ao 10. Aparentemente não vai ter nível 0.

* Os testes provavelmente serão "Ataque para definir a DC" Vs "Teste de resistência".

* Magic Missile acerta automaticamente. 1d4+1 ou 1d6+1, com acréscimo de dardos por nível.

* No playtest, pode se ver apenas coisas "básicas": armadura arcana, dardos místicos e raio de elemento à vontade. (scorching ray)

* Ladinos possuem Sneak Attack (ataque furtivo), uma combinação de terceira com quarta edição. O acréscimo de dano vai até 10d6 nos níveis elevados.

* Talvez terá também "Backstab" (ataque pelas costas), uma das idéias de Robert Schwalb é todas as classes poderem dar backstab e os ladinos serem simplesmente melhores nisto.

Fonte: http://arkanosdovale.blogspot.com.br


Comentário de um leitor: "Ai ai ai...eu tava mais esperançoso antes, está me parecendo uma 3.9 edition.":hum:

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #1 Online: Abril 25, 2012, 09:22:51 pm »
Velho, parece que ele vão voltar com uma coisa chata das edições anteriores: sub-mecânicas para as ações especiais.

Certo que padronizações como a feita com os poderes 4e não é a melhor solução, mas ter regras para situações muito específicas estimula muito, ao meu ver, o domínio de sistema.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #2 Online: Abril 25, 2012, 09:31:40 pm »
Tem exemplos específicos em mente, Heirot?

Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #3 Online: Abril 25, 2012, 09:41:32 pm »
Eu tenho:

* Expulsar mortos-vivos será mais simples. Cada criatura terá um DC, o clérigo terá um bônus baseado em atributo e nível, se o jogador vencer a dificuldade, acontece algo descrito no próprío monstro. Não necessariamente destrói! Depende da criatura.

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #4 Online: Abril 25, 2012, 10:07:45 pm »
Mecânicas diferenciadas levam o equilíbrio de regras a níveis subjetivos. Opções pensadas como equilibradas a algum prazo se revelam melhores ou piores, e posteriormente levam à vantagem por otimização.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #5 Online: Abril 26, 2012, 08:36:13 am »
* Ataque crítico: Rolou 20, dano máximo E joga novamente. Acertou o segundo ataque, dano extra dependendo da classe (1d6 ladino, 1d10 guerreiro)

* Ações de Interrupção e Reação: Não é o objetivo deles no momento, já que normalmente elas "travam" os combates.


Alguém minsplica como rolar dados para confirmar dados extras não trava o combate.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #6 Online: Abril 26, 2012, 09:14:49 am »
Eu ia dizer exatamente o que o Agnelo falou, e acrescento tb:

Citar
* Os testes provavelmente serão "Ataque para definir a DC" Vs "Teste de resistência".
* Para morrer, deverá chegar no valor negativo de sua constituição. O jogador fará testes de constituição para tentar estabilizar. A cada teste falhado, levará 1d6 de dano. Tem que passar em 3 para estabilizar.
« Última modificação: Abril 27, 2012, 06:38:57 pm por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #7 Online: Abril 26, 2012, 09:20:39 am »
Mas aí eu tenho que bater numa tecla que bati antes: tá todo mundo sensível demais com o que se chama de "subsistema". O sistema INTEIRO não pode ser "d20 vs dificuldade" e só.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #8 Online: Abril 26, 2012, 09:22:05 am »
Pois é, é muito aquela coisa "Se eu não gosto é travar o jogo, se eu gosto é adicionar sabor ao jogo".

Eu concordo que no fim das contas tudo que é lúdico se resume a gosto pessoal e tal, mas pelo menos não dê desculpas incongruentes pra tuas escolhas.



Mas aí eu tenho que bater numa tecla que bati antes: tá todo mundo sensível demais com o que se chama de "subsistema". O sistema INTEIRO não pode ser "d20 vs dificuldade" e só.
Madruga, não só pode como é a tendência atual de muitos sistemas.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #9 Online: Abril 26, 2012, 09:31:19 am »
Mas aí eu tenho que bater numa tecla que bati antes: tá todo mundo sensível demais com o que se chama de "subsistema". O sistema INTEIRO não pode ser "d20 vs dificuldade" e só.
M&M, dood. Até o gurps era 3d6 vs dificuldade.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #10 Online: Abril 26, 2012, 09:49:07 am »
* Ataque crítico: Rolou 20, dano máximo E joga novamente. Acertou o segundo ataque, dano extra dependendo da classe (1d6 ladino, 1d10 guerreiro)

* Ações de Interrupção e Reação: Não é o objetivo deles no momento, já que normalmente elas "travam" os combates.


Alguém minsplica como rolar dados para confirmar dados extras não trava o combate.

Acho que o raciocínio é que trava menos, porque confirmar o crítico exige apenas uma rolagem, enquanto ações de interrupção/reação envolvem também pontos de decisão antes e depois da ação, e fora do turno de quem está agindo.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #11 Online: Abril 26, 2012, 10:17:35 am »
uma rolagem pra confirmar o crítico e uma pro dano extra caso confirme.

Mas eu entendo teu ponto, só discordo porque o "sabor" adicionado ao jogo com jogadas de interrupção é muito maior que o de 1d6 a mais no dano.

Mas num jogo que pode ou não ter miniaturas eu temo que a parte estratégica do combate vai perder muito mesmo, uma grande pena.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #12 Online: Abril 26, 2012, 10:42:58 am »
Mas aí eu tenho que bater numa tecla que bati antes: tá todo mundo sensível demais com o que se chama de "subsistema". O sistema INTEIRO não pode ser "d20 vs dificuldade" e só.
M&M, dood. Até o gurps era 3d6 vs dificuldade.

Errado...

Existem muitas regras dentro do GURPS que não são 3d6 vs dificuldade, dano é uma delas

As tabelas de verificação de pânico também!

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #13 Online: Abril 26, 2012, 10:52:21 am »
M&M não é só d20 vs dificuldade. Cada poder é um tipo de subsistema (apesar de vários deles usarem regras semelhantes).

Eu não acho que essa ideia:

Citar
* Expulsar mortos-vivos será mais simples. Cada criatura terá um DC, o clérigo terá um bônus baseado em atributo e nível, se o jogador vencer a dificuldade, acontece algo descrito no próprío monstro. Não necessariamente destrói! Depende da criatura.

Seja ruim de forma alguma. Você está com a ficha da criatura aberta na mão. Não existe dificuldade nenhuma em ver o efeito que um Expulsar Mortos-Vivos causa nela.

Não é nem um pouco diferente da mecânica de poderes da 4E, nem de M&M.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Resumão
« Resposta #14 Online: Abril 26, 2012, 10:58:41 am »
Na 4e e em M&M esse "subsistema" está no poder e não no alvo.

Tu tens que concordar que há mais alvos possíveis do que poderes, por isso temos muito mais variáveis pondo a ficha do alvo com a regra. Fora que há mais poderes além de expulsar mortos-vivos, se todos eles tiverem o texto no alvo e não no poder teremos muitas variáveis desnecessárias e muito texto desperdiçado.

Uma coisa mais coerente seria gerenciar a excessão, dando regras especiais na ficha do monstro caso se ache que vale a empenho, nos outros casos vale a descrição do poder.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.