Autor Tópico: [D&D Next] Ranger Design  (Lida 7473 vezes)

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[D&D Next] Ranger Design
« Online: Junho 08, 2012, 07:18:38 am »
Blogagem nova, agora falando de como deve ser o Ranger. Uma coisa que eu gostei é que parecem ter gostado mais do conceito de presa do caçador do que de inimigo predileto (focar em um alvo ao invés de um tipo de monstro), mas manter o ranger preso a dois estilos tão diferenes quanto arqueria e duas armas ainda me é bizarro.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #1 Online: Junho 08, 2012, 10:35:35 am »
Nunca entendi isso, o patrulheiro ser basicamente forçado a se focar em duas armas ou arco. Drizzt é mais icônico do que O Ranger, Aragorn/Passolargo?

Os objetivos propostos:

1) O Patrulheiro é um caçador e rastreador; presa do caçador se mantém. Perfeito.
2) O Patrulheiro é um lutador. Ótimo, mas seria melhor se não tentassem seguir a "tradição" dos dois estilos acima de tudo.
3) O ponto mais forçado. O patrulheiro protege "árvores e fadinhas" agora? Não entendi o ponto.
4) A justificativa para companheiro animal. Soa como uma opção, não algo automático no nível X. Espero que seja o caso.

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #2 Online: Junho 08, 2012, 11:04:47 am »
Achei um artigo bem morno, porque ver só essas declarações vagas sobre o conceito de uma classe não significam muito enquanto não tivermos ela no papel pra conferir... mas também acho estranho esse negócio de atrelar luta com duas armas a uma classe. Coloca isso no Tema, pombas!

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #3 Online: Junho 08, 2012, 11:09:15 am »
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O ponto mais forçado. O patrulheiro protege "árvores e fadinhas" agora? Não entendi o ponto.

E por que ele é um caçador com consciência ecológica


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Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #4 Online: Junho 08, 2012, 01:57:38 pm »
Achei um artigo bem morno, porque ver só essas declarações vagas sobre o conceito de uma classe não significam muito enquanto não tivermos ela no papel pra conferir... mas também acho estranho esse negócio de atrelar luta com duas armas a uma classe. Coloca isso no Tema, pombas!

Ué,

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Many rangers focus on a particular combat style, traditionally two-weapon fighting or archery, and they do so by using an appropriate theme.
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Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #5 Online: Junho 08, 2012, 02:09:24 pm »
O que deixa implícito que são temas específicos pra Rangers, ou pelo menos é nisso que eu vou acreditar até que provem o contrário.

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #6 Online: Junho 08, 2012, 03:33:18 pm »
Exceto que eles já falaram que existem themes específicos para raça mas não para classe. Embora seja possível que tais themes sejam favoráveis ao Ranger.

Edit: Parei para pensar no assunto e provavelmente o Ranger poderá escolher um Theme extra que será limitado a algumas opções: arquearia e combate com duas armas e talvez mais alguns nesse estilo.

Seria interessante se ele pudesse ser especialista em um tipo de combate, mas tendo mais opções, como o que fizeram no Advanced Players Guide do  Pathfinder.
« Última modificação: Junho 08, 2012, 05:31:31 pm por Leisses »
An Edition to rule them all???

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #7 Online: Junho 09, 2012, 12:56:55 am »
OFF:

Porque diabos o ranger tem que usar 2 armas ? De onde surgiu esse trope d&dístico ? Taí algo que nunca entendi. Arco e flecha, dardos, zarabatanas, facas de osso, etc. eu entendo perfeitamente, afinal combina com o que se espera de alguem (sobre) vivendo em uma floresta, mas 2 armas ??? E ainda mais corpo-a-corpo ??

Bizarro.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #8 Online: Junho 09, 2012, 01:25:55 am »
Creio que devemos isso unicamente ao D'ri'zz't.

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #9 Online: Junho 09, 2012, 01:38:24 am »
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D'ri'zz't.

Drizzt.  :P

Mas é, provavelmente ele é a maior causa disso, porque o Ranger que aparece até o AD&D 2.5 (O Black Book) era um misto de caçador/rastreador, geralmente de boa tendência, não ligado a nenhuma arma em específico e com habilidades próximas do Druida e um código de honra estranho (não mais que 3 ou 4 numa área, só possuindo o que podiam carregar). Já na 3e e 4e, ele passou a ser ligado também a esses dois estilos de armas - o mesmo em Pathfinder, mas estranhamente o Ranger de PF é melhor fazendo um misto de "Arma de Duas Mãos + Arco" do que os estilos que ele é associado no Core.

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3) O ponto mais forçado. O patrulheiro protege "árvores e fadinhas" agora? Não entendi o ponto.

Na verdade, é uma associação bem comum essa, que a própria 4e usava.
« Última modificação: Junho 09, 2012, 01:46:49 am por Dr. Strangelove »

Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #10 Online: Junho 09, 2012, 06:34:39 am »
Se é o patrulheiro Essentials, mais ainda -- pq ele tem acesso a poder primal, além do treinamento marcial.

E essa estranheza só me lembrou o usuário Yuguloth, cujo druida sugeria que entrássemos na floresta matando bicho indiscriminadamente, pra "acumular".
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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #11 Online: Junho 09, 2012, 10:44:52 am »
Sempre achei que o ranger deveria seguir basicamente essas premissas:

-ter noção de sobrevivência e localização em um ambiente específico.
-ser melhor, quer dizer ter um leque maior de possibilidades, combatendo nesse ambiente que as demais classes (ligeiramente melhor) e ligeiramente pior no resto (compensando com as habilidades de rastreamento e naturais).
-ter uma relação de conhecimento dos animais nativos desse ambiente, seja para caçá-los, treiná-los aí entraria num conceito parecido com o do clérigo "do bem" que expulsa mortos-vivos e o clérigo "do mal" que os controla.

Esse lance de forma de lutar acho meio estranho, um cara que vive em ambiente externos, locais ermos etc deveria ser hábil com todos os tipos de armasm, sendo quase um "jack of all trades"/pau-pra-toda-obra combativo.

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #12 Online: Junho 09, 2012, 12:49:12 pm »
Pra mim eles deviam dissociar o ranger dessa visão de "cara do mato".

ele deveria ser apenas um caçador/ rastreador que poderia ser desde um cara do mato que conhece a floresta e os animas com a palma da mão, ate um caçador de recompenças que conhece cada viela da cidade e tambem a rotina dos habitantes
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Offline Vincer

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Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #13 Online: Junho 09, 2012, 09:58:57 pm »
Eu nem implico muito com duas armas, no lugar deles provavelmente faria o mesmo. A verdade é que ele entra muito no outro nicho do guerreiro, que nesse jogo precisa proteger seu nicho ao máximo pela falta de diferenciais. Sinceramente espadas longas e arma+escudo não fazem sentido a um caçador/rastreador, o que mais encaixa são armas à distância, lanças e algumas armas curtas como machadinhas, facões, etc... que combinam com duas armas. Um caçador se preocuparia com duas coisas: ferramentas específicas conforme caso(alvo do momento) e flexibilidade. Duas armas dá essa flexibilidade, ele não precisa de armas grandes, escudo não faz sentido para quem está se embrenhando na mata, escondendo e escalando... Melhor carregar duas e largar uma é rápido, para o momento de se agarrar em alguma criatura maior.

Acho que o pessoal se prende muito nessa coisa de Aragorn=ranger. No LoTR ele pode ser reconhecido como tal, rastrear e etc mas isso não leva em consideração d&d. Aragorn é 'rastreador' mas não um caçador, e convenhamos, ele está muito mais para um guerreiro/paladino(no sentido original da palavra) que sabe rastrear e sobreviver bem. A classe de d&d busca um nicho mais específico de caçador, e um rastreador mais 'especializado'. É o que acontece quando se usa classes.

Os game designers estão corretos ao meu ver. Ele tem de se associar a estilos marciais e se diferenciar do combatente que é mais abrangente. Um aspecto que os designers de d&d parece levarem em consideração desde a 3e-4e é identificação também; A descrição de um personagem, como ele está equipado ou se porta já denotar sua classe.

Faz sentido a confusão; O ideal era não haver um ranger, e distribuir essas habilidades entre guerreiro(que precisa de mais variedade em seu leque) e talvez algo em ladinos. Ou jogar tudo como um tema sei lá. Valeria a pena uma classe ranger/caçador se d&d fosse diferente; Mas com o foco que toda classe tem em combate é inevitável a invasão de nichos e ele roubar parte da cena do guerreiro.

Re:[D&D Next] Ranger Design
« Resposta #14 Online: Junho 11, 2012, 12:47:26 am »
Se tirassem o Ranger como classe eu provavelmente ficaria muito chateado. É minha classe preferida e gostaria de jogar de Ranger sem ter  que me ater a temas e backgrounds específicos para isso. Ranger em D&D tem muitas variações, tudo bem que o lance das armas poderia ser diferente, mas como o Vincer explicou tem sua lógica.

Fazer com que ele seja um tema ou algo mais simples seria um desperdício total da cultura criada em volta do Ranger em D&D. E acho que este é o ponto decisivo ao tomar a decisão de manter o Ranger como classe.

Já fiz cerca de 10 rangers jogando D&D até hoje (é, eu sou mesmo apaixonado em jogar com Ranger xD) e havia muita diferença entre eles. Não gostaria de ter as opções que o Ranger me dá limitadas a temas/backgrounds.
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