Sim, meu problema foi com a apresentação e a forma.
Creio que a 4e tinha uma manual para os poderes, algo como:
- No nível 5, todas as classes devem ter um poder que deixe o adversário dazed e dê slide 3.
Dai faziam assim:
Raio de Luz - Encontro de nível 5 do Clérigo
Um raio sai do simbolo sagrado e ilumina seus adversários malignos, queimando-lhes a alma.
Implemento, Radiante
1 alvo até 10 quadrados
Ataque vs. Vontade
Acerto: 1d8+Sab de dano radiante, alvo fica dazed (save ends) e slide 3.
Ataque Atordoante - Encontro de nível 5 do Guerreiro
Aproveitando-se da ponta romba de sua arma, o guerreiro ataque na tentativa de atordoar seu adversário.
Arma
1 alvo melee
Ataque vs. CA
Acerto: [A]+For de dano, alvo fica dazed (save ends) e slide 3.
É sempre assim, os poderes têm os mesmo efeitos, só muda descrição e um ou outro detalhe. É isso que gera a sensação de que são todas as classes iguais e que todo mundo usa magia.
Essas apresentações não são legais, não tornam meu guerreiro especial e fantástico, e a longo prazo servem apenas como um quadro onde eu olho se vale a pena dar um slide nesse turno, para meu companheiro poder flaquear com outro no turno deles.
Claro que essas opções táticas são interessantes, mas o sistema se beseou quase que exclusivamente nisso, o que foi seu pecado.
Quero na próxima edição algo do tipo:
Grito Intimidador
Habilidade de nível 3 do guerreiro
O guerreiro, graças as seus anos de prática militar e em batalha, consegue aterrorizar até o mais bravos dos inimigos.
Efeito: O guerreiro faz um teste de Intimidação + bônus X (pra deixar ele mais efetivo nessa habilidade, já que o carisma tende a ser baixo) e compara com a Vontade de todos os adversário que possam escutá-lo. Os que ele superar ficam amedrontados, evitando o confronto, exceto se forem encurralados. Alvos com Vontade menor que 10 fogem imediatamente.
Avatar Poderoso
Magia de nível 3 de clérigo
Parte do imenso poder da divindade que o clérigo serve inunda seu corpo, tornando-o momentanemanente intimidador.
Efeito: Os alvos que avistarem o clérigo devem realizar um teste de Vontade contra a CD de magia do personagem. Os que fracassarem ficam amedrontados, incapaz de inciar um combate com o clérigo, exceto se encurralados. Os que falharem por 10 ou mais fogem imediatamente.
Vejam que os poderes são coisas semelhantes, mas são apresentados de formas distintas, sendo um tratado como magia e o outro como uma simples técnica que o guerreiro aprendeu com a experiência, e totalmente mundana.
Nada de slide 1, dazed, ongoing... que apesar de facilitarem as coisas, deixam tudo parecendo igual.
Os poderes apresentandos tem poucas mecâncias que não serão base do sistema, e caso não sejam, foram todas explicadas em menos de três linhas.
Enfim, preferiria algo assim.