Autor Tópico: [D&D Next] Playtest and Fighter  (Lida 14077 vezes)

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #15 Online: Maio 01, 2012, 08:05:17 pm »
Mas vocês estão desiludidos mesmo, eihn!?

Não entendi da mesma forma que vocês que quando eles falam que o fighter será o melhor em combate e que será mundando, que isso quer dizer que só fará ataques básicos.

O que eu entendi é que as habilidades que ele terá não se chamarão "poderes" ou "magias", que foi o que gerou chiadeira entre os detratores da 4e, só isso.

Acredito que terá mais opções sim, talvez manobras ou algo do tipo.

Outra coisa que entendi é que as outras classes nunca lutarão tão bem ou melhor que ele, algo que acontecia na 3e, onde o druida em forma animal, o clérigo e o mago com suas magias, muitas vezes eram melhores combatentes melee que o fighter.

Enfim, não compartilho desse desanimo todo.

Offline kinn

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #16 Online: Maio 01, 2012, 08:40:04 pm »
O problema vai ser o guerreir ser tão eficiente em combate como o Klunk* da Dragão Brasil e um Klunk fora dela... :parede:

*Um personagem do lendas lendárias que era muito poderoso em lutas, mas severamente limitado em qualquer outra coisa...
Pesquisas provam:
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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #17 Online: Maio 01, 2012, 09:18:48 pm »
Bom a ÚNICA coisa que o guerreiro costuma fazer bem que outras classes não fazem tão bem fora de combate são proezas físicas.

Saltar, Nadar, Escalar, etc...

Então proezas de exploração devem ser proezas físicas e atléticas...
Proezas de socialização seriam de liderança e intimidação...

Olá D&D 3e, como você tem passado? Andava tão sumido!

3ª Edição? Por Que?

Na 3ª Edição o Guerreiro podia fazer alguma proeza física que o bárbaro ou o Ladino não fizessem muito melhor?

ou desempenhava alguma capacidade de Liderança que o Paladino, Bardo, ou mesmo clérigo não fizessem melhor?




DONA EDIT:

Quando digo o Guerreiro fazer outras coisas seriam coisas como Jasão, Perseu, Ulisses, entre outros guerreiros de literatura
« Última modificação: Maio 01, 2012, 09:21:47 pm por Gun_Hazard »

Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #18 Online: Maio 01, 2012, 11:59:54 pm »
Citar
..Guerreiro fazer outras coisas seria como Jasão, Perseu, Ulisses, entre outros guerreiros de literatura

Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!  XD
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline kinn

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #19 Online: Maio 02, 2012, 12:11:12 am »
A comparação não procede, Silva.
Samurais urbanos podem até serem mercenários como você aponta, embora possa ser uma simplificação rasteira, o mesmo se aplica a personagens de D&D. Especialmente os de motivação mais nobre.

Dungeon é só um meio de manter o povo dentro de um ambiente controlado.
Eu já fiz uma dungeon que era uma floresta. Ambiente completamente aberto e meio sandbox como você gosta. E o povo ficou lá perdido vagando até que achou uma cidade que era dominada por um gangster dragão. Muita confusão aconteceu até eles invadirem o castelo dele e enfrentar todo mundo até acabar com o dragão, que de certa forma mantinha um equilíbrio na região com as outras coisas em volta.

E eles estavam no meio de outra coisa quando toparam com esse plot e decidiram seguir o gancho.
Então, por que os personagens não podem ser Jasãos ou Ulisses?

Em tempo: esse lance de pilhar os tesouros dos vencidos já estava no tema olimpiano, pois é isso que os heróis da Eneida fazem. A invasão a Troia pelo rapto de Helena foi só uma desculpa para conquistá-la e roubar suas riquezas, então, mais uma vez, sua comparação não procede.
Pesquisas provam:
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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #20 Online: Maio 02, 2012, 12:44:59 am »
Sei lá, Kinn. Quando um jogo é projetado ele tem um escopo específico em mente, e todas suas decisões, mecânicas e regras são feitas em cima disso. Se você quiser se afastar desse escopo na hora de criar personagens ou elementos pro jogo, não acho justo culpar o sistema se a coisa não ficar legal no final.

E D&D sempre me pareceu um jogo ultra-focado, com um design bem amarrado em torno de "tactical dungeon crawling". Então não sei até que ponto faz sentido você querer pegar um papél/nicho de dentro desse escopo e querer esticá-lo pra comodar todo e qualquer tipo de herói visto em todas as mídias por aí afora.

Existem jogos com premissas que acomodam melhor uma variedade maior de tipos de personagens ( Gurps, Runequest, Mutants & Masterminds, etc) mas D&D nunca me pareceu o caso, e por isso sempre me soou meio bizarro ouvir gente reclamando que ele não acomoda bem esse ou aquele tipo de herói de ficção.
« Última modificação: Maio 02, 2012, 12:46:32 am por silva »
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #21 Online: Maio 02, 2012, 01:03:40 am »
Indo invariavelmente parar na falácia dos conjuradores que fazem tudo, então é deliberadamente uma escolha ruim de design limitar uma classe a " O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. " e não as demais?

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #22 Online: Maio 02, 2012, 01:17:10 am »
Lu, não entendi. Exprica, prease ?
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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #23 Online: Maio 02, 2012, 08:10:35 am »
Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

A lógica faria sentido se essa limitação (mata monstros para saquear calabouços em histórias de feitos mundanos) fosse para todas as classes. Se todas as classes tem habilidades focadas nisso e no mesmo parâmetro, sem problemas. O problema é que enquanto o guerreiro passa os 20 níveis fazendo a mesma coisa (batendo sua arma nos oponentes), em algum ponto o clérigo do grupo está tratando criaturas divinas invocadas como se fossem estagiários, o druida se transforma num tiranossauro e o mago está criando seus próprios planos de existência.
Eles entram em patamares diferentes. Não faz sentido o mago do grupo poder ser o Merlin, se os combatentes do grupo não podem ser o Hércules ou Aquiles.

Citar
É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!  XD

O exemplo não procede porque em Shadowrun a magia É equilibrada. As magias de invocação de espírito são quebradas se o personagem for construído para apelar, mas tirando isso a maioria das magias são equilibradas com o resto das opções de personagem. Simplesmente porque lá, ainda se mantém uma série de fatores importantes: magia não é infalível, automática, precisa, rápida e sem custos. Eu já mestrei Shadowrun e não era incomum ver o usuário de magia do grupo preferindo usar uma pistola durante o combate, porque era mais seguro.

Um dos grandes problemas do D&D é que a magia foi se tornando cada vez mais confiável e prática com o passar do tempo. Como eu já comentei antes, ela chega a ser mais útil e épica que a magia de Exalted, que deveria ser sobre feitos épicos.

Comparativamente, magia em Exalted é sobre grandes feitos e coisas impressionantes, capazes de destruir exércitos ou invocar demônios poderosos para te servirem (já vi as duas coisas serem feitas em mesas). Mas ela não é prática para usar num combate, porque é demorada, difícil e custosa.

Se a magia de D&D não fosse tão perfeita assim, já ajudaria bastante a equilibrar as coisas.

Dois centavos, na verdade o sistema permite fazer o Neo, só que ele seria um daqueles usuários de magia que focam seus poderes no próprio corpo. É uma cópia bem descarada, aliás, quando você lê as regras para essa opção.

E ele É equilibrado com os samurais urbanos.
« Última modificação: Maio 02, 2012, 08:16:14 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #24 Online: Maio 02, 2012, 08:53:23 am »
Algumas informações passadas pelo twitter sobre o playtest:

[NEW 26 APRIL] Trevor Kidd make a couple of tweets which clarify how it works a little:
"The #dndnext playtest is not a store only thing, so you will be able to do it at home and/or with your usual gaming group."
"No, you will not need a #ddi account to participate in the #dndnext playtest."
An Edition to rule them all???

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #25 Online: Maio 02, 2012, 09:03:13 am »
[NEW 26 APRIL] Trevor Kidd make a couple of tweets which clarify how it works a little:
"The #dndnext playtest is not a store only thing, so you will be able to do it at home and/or with your usual gaming group."
"No, you will not need a #ddi account to participate in the #dndnext playtest."
[
Isso é interessante.

Citar
Não faz sentido o mago do grupo poder ser o Merlin, se os combatentes do grupo não podem ser o Hércules ou Aquiles.
Você quis dizer Eragon, né? Porque em nenhum dos ciclos que eu li, o Merlin abusa tanto do seu poder. :p

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #26 Online: Maio 02, 2012, 10:41:03 am »
Certo, entenda Dr. Estranho e Senhor Destino, então :P
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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #27 Online: Maio 02, 2012, 11:31:16 am »
Citar
..Guerreiro fazer outras coisas seria como Jasão, Perseu, Ulisses, entre outros guerreiros de literatura

Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!  XD

Nossa Silva sua ânsia por ser do contra te levou a falar uma grande merda.

Em que "Proezas Físicas iguais a..." tem a ver com "Código de conduta"?

Só falta você querer me provar que Ulisses não era guerreiro...

Offline VA

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #28 Online: Maio 02, 2012, 11:34:55 am »
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Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!

O engraçado é você querer comparar um guerreiro claramente heróicos com uma porção de guerreiros claramente épicos. A mesma coisa na comparação Samurai de Rua com o Neo.

Bicho, quer comparar? Pelo menos coloca uma equivalência no Nível de Poder.

Offline Madrüga

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Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Resposta #29 Online: Maio 02, 2012, 12:46:27 pm »
Fora que esses heróis épicos não eram simplesmente "HURR FODÕES". Ser épico é uma função, é um negócio mítico, é representar um povo, ser a encarnação dos desejos de uma gente, etc. Não tem nada a ver com levantar pedra. Hércules não é, a rigor, um herói épico.

Mas o nerd médio usa "épico" para dizer "FODA", então aí talvez a comparação proceda. Mas enfiar épicos antigos não, galera. Continuem comparando com Seiya, Lion-O e o Vigilante Rodoviário que fica tudo igual.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)