Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Mark Logan em Abril 30, 2012, 03:59:56 pm

Título: [D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Abril 30, 2012, 03:59:56 pm
Pessoal, segue o link para o último artigo do Legends and Lore:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120430 (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120430)

Devo admitir que foi o mais animador até agora.

A primeira parte fala sobre a forma que o playtest irá ocorrer. Será inicialmente com quatro classes e raças, fichas prontas.

A ideia é seguir do nível 1 ao 10, com cada "aventura" focando em uma parte do sistema por vez, para facilitar a avaliação e os feedbacks.

Estou ansioso para chegar dia 24!

Quanto ao fighter, achei a melhor parte do artigo. Só espero que não sejam promessas vãs e que de fato consigam implanta-las no sistema.

Citar
1. The Fighter Is the Best at . . . Fighting!

This might sound like an obvious point, but the fighter should be the best character in a fight. Other classes might have nifty tricks, powerful spells, and other abilities, but when it’s time to put down a monster without dying in the process, the fighter should be our best class. A magic sword might make you better in a fight, but a fighter of the same level is still strictly better. Perhaps a spell such as haste lets you attack more often, but the fighter is still either making more attacks or his or her attacks are more accurate or powerful.

Ótima notícia! Finalmente parece que o figther irá de fato ser o mestre do combate (pelo menos do melee).

Só não entendi a parte da espada mágica... será que os itens mágicos serão mais raros, e mesmo em níveis altos o fighter tenderá a lutar com armas mundanas?

Citar
2. The Fighter Draws on Training and Experience, not Magic

Fighters master mundane tactics and weapon skills. They don’t need spells or some sort of external source of magical power to succeed. Fighters do stuff that is within the limits of mundane mortals. They don’t reverse gravity or shoot beams of energy.

Sempre foi assim, não?

Até mesmo na 4e.

Citar
3. The Fighter Exists in a World of Myth, Fantasy, and Legend

Keeping in mind the point above, we also have to remember that while the fighter draws on mundane talent, we’re talking about mundane within the context of a mythical, fantasy setting. Beowulf slew Grendel by tearing his arm off. He later killed a dragon almost singlehandedly. Roland slew or gravely injured four hundred Saracens in a single battle. In the world of D&D, a skilled fighter is a one-person army. You can expect fighters to do fairly mundane things with weapons, but with such overwhelming skill that none can hope to stand against them.

Se o fighter conseguir realizar proezas como escalar as costas de um dragão para atacar-lhe a cabeça, saltar sobre um fosso de lava para alcançar um inimigo, segurar uma porta de pedra que esteja se fechando para permitir que seus companheiros passem, pra mim está ótimo.

Citar
4. The Fighter Is Versatile

The fighter is skilled with all weapons. The best archer, jouster, and swordmaster in the realm are all fighters. A monk can match a fighter’s skill when it comes to unarmed combat, and rangers and paladins are near a fighter’s skill level, but the fighter is typically in a class by itself regardless of weapon.

Quiseram dizer que todos os fighters serão especialistas em todas as armas ou que poderão se especializar em todas as armas?

Citar
5. The Fighter Is the Toughest Character

The fighter gets the most hit points and is the most resilient character. A fighter’s skill extends to defense, allowing the class to wear the heaviest armor and use the best shields. The fighter’s many hit points and high AC renders many monsters’ attacks powerless.

Essa parte foi a única que não gostei tanto. Não acho que todos os conceitos do fighter deixem espaço para o uso de armaduras pesadas. E se a classe de fato tiver de usa-las para ser totalmente efetiva, pra mim será um ponto desfavorável.

A parte de ser uma classe defensiva também não me agrada, já que, mais uma vez, existem conceitos da classe bem mais voltados para o ataque.

Citar
6. A High-Level Fighter and a High-Level Wizard Are Equal

Too often in D&D, the high-level fighter is the flunky to a high-level wizard. It’s all too easy for combinations of spells to make the wizard a far more potent enemy or character, especially if a wizard can unleash his or her spells in rapid succession. A wizard might annihilate a small army of orcs with a volley of fireballs and cones of cold. The fighter does the same sword blow by sword blow, taking down waves of orcs each round. Balancing the classes at high levels is perhaps the highest priority for the fighter, and attaining balance is something that we must do to make D&D fit in with fantasy, myth, and legend. Even if a wizard unleashes every spell at his or her disposal at a fighter, the fighter absorbs the punishment, throws off the effects, and keeps on fighting.

A cereja do bolo!

Espero apenas que não se esqueçam que a força do mago não são necessariamente as magias de dano, mas sim as que atordoam, colocam pra dormir, transportam pra outros planos, permitem a ele voar...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Elven Paladin em Abril 30, 2012, 04:58:36 pm
Bom, eu não estou vendo nada de animador nisso. Sem indicação de poderes e habilidades diferenciadas, sem indicação de fazer algo mais além de "descer o braço" e até agora, eles só disseram que o guerreiro vai "aguentar sofrer. "Ou seja, algo que o Guerreiro sempre foi é ser cheio de PVs, CA e Ataque e Dano.

Mas isso é de longe, a pior forma possível de tentar vencer um combate ou outra forma de evento. O que eles estão descrevendo parece mais o "Guerreiro Pathfinder" do que uma classe que tem chance de ser útil. Espero honestamente estar errado.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Macnol em Abril 30, 2012, 05:20:44 pm
Nossa, velho, eu li esse artigo mais ou menos assim:

1 - Guerreiro é o melhor em combate.
2 - Guerreiro é mundano em combate.
3 - Guerreiro faz coisas fantásticas em combate.
4 - Guerreiro é versátil em combate.
5 - Guerreiro é o mais resistente em combate.
6 - Guerreiro e mago são equilibrados em combate.

Confesso que senti um pouquinho de falta de menção dos místicos "outros dois pilares" do jogo nesse artigo, hehehehe.

No mais, sim, concordo com a maioria dos pontos levantados (não gosto da ideia do guerreiro ser automaticamente "O MELHOR" em combate, especialmente se isso significar que ele sempre será menos interessante no resto do tempo... se a intenção é ter um jogo equilibrado, nenhuma classe deveria ser SEMPRE a MELHOR em área X. Mas talvez tenham dito isso só pra acalmar quem bate tanto na tecla do guerreiro injustiçado).
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Abril 30, 2012, 06:49:08 pm
Pergunta de leigo: falar que "o guerreiro é o melhor em combate" não é meio óbvio ? Tipo, considerando as 4 "classes clássicas" a coisa não deveria ser assim:

Fighter: mete porrada
Ladrão: abre baús, detecta, arma e desarma armadilhas
Clérigo: cura e "buffa" o grupo
Mago: faz um pouco de tudo com spells, sem ser excelente em nada

Não é essa a idéia não ?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Vincer em Abril 30, 2012, 07:09:31 pm
Guerreiro É O MELHOR EM COMBATE.

Depois

Guerreiro =EQUILIBRADO= Magos quando em COMBATE.

Ceeeerto...
Pensei que ele era o melhor, se ele está pau a pau com mago em combate wait what?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Vincer em Abril 30, 2012, 07:11:20 pm
E silva, para de postar ao mesmo tempo que eu! Aí vão achar mesmo que somos fakes e um só rs
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kinn em Abril 30, 2012, 07:38:12 pm
E não são?  :haha:
No mais ainda estou descrente e aguardo pra ver... :hum: :sobrancelha:
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Heitor em Abril 30, 2012, 08:11:13 pm
O que eu li foi: o guerreiro é o melhor em usar armas. Ponto.

E só eu acho que o monge deveria sumir e combate desarmado virar mais uma especialização de guerreiro?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Abril 30, 2012, 08:33:38 pm
o Vincer/Eu tem/tenho razão: o artigo começa falando que o guerreiro é o melhor em combate... pra depois falar que guerreiro e mago se equivalem no combate, em níveis altos.

que esquizofrenia, bicho. XD
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Vincer em Abril 30, 2012, 08:41:37 pm
Nunca vai acontecer Heirot.

Eles vendem livros afinal. Mais classes e opções enchem mais páginas, que viram mais livros, que são mais produtos para vender. Aventuras e demais splatbooks nunca vendem tanto quanto livros core.

Ia ser tudo tão mais simples se largassem classes logo... 'Galera, tem essa área de combate ok? Guerreiro põe todos os pontos em combate. Quer lutar bem com magia? Todos os pontos em combate mas use o tema 'mágico'.". Ia ser tão mais tranquilo...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: MagoCego em Maio 01, 2012, 01:25:44 am
Alem disso que o Vinsilva citou, eu só vi falar do guerreiro em combate. E ai, como pessimista, já prevejo todas as outras classes com habilidades fora de combate e o guerreiro sem nenhuma.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Khalim em Maio 01, 2012, 09:09:09 am
Mais afirmações genéricas. Alguma coisa concreta? Tirando a promessa de que eles terão bons "CA, PVs, ataque, dano", e uma citação de que dará para ser arqueiro de novo, não vi nada de interessante. Muito blablaba genérico, que pode justificar qualquer coisa que vier.

Mecânicas e regras, por favor? Show, don't tell. Aguardo o playtest com... bastante interesse.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 01, 2012, 04:17:03 pm
Bom a ÚNICA coisa que o guerreiro costuma fazer bem que outras classes não fazem tão bem fora de combate são proezas físicas.

Saltar, Nadar, Escalar, etc...

Então proezas de exploração devem ser proezas físicas e atléticas...
Proezas de socialização seriam de liderança e intimidação...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 01, 2012, 04:38:20 pm
Algo me incomodou fortemente.
Citar
The Fighter Draws on Training and Experience, not Magic

Fighters master mundane tactics and weapon skills. They don’t need spells or some sort of external source of magical power to succeed. Fighters do stuff that is within the limits of mundane mortals. They don’t reverse gravity or shoot beams of energy.
Porque 2/3 dos guerreiros míticos não estão nos limites dos "mortais mundanos".
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Macnol em Maio 01, 2012, 06:33:58 pm
Bom a ÚNICA coisa que o guerreiro costuma fazer bem que outras classes não fazem tão bem fora de combate são proezas físicas.

Saltar, Nadar, Escalar, etc...

Então proezas de exploração devem ser proezas físicas e atléticas...
Proezas de socialização seriam de liderança e intimidação...

Olá D&D 3e, como você tem passado? Andava tão sumido!
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 01, 2012, 08:05:17 pm
Mas vocês estão desiludidos mesmo, eihn!?

Não entendi da mesma forma que vocês que quando eles falam que o fighter será o melhor em combate e que será mundando, que isso quer dizer que só fará ataques básicos.

O que eu entendi é que as habilidades que ele terá não se chamarão "poderes" ou "magias", que foi o que gerou chiadeira entre os detratores da 4e, só isso.

Acredito que terá mais opções sim, talvez manobras ou algo do tipo.

Outra coisa que entendi é que as outras classes nunca lutarão tão bem ou melhor que ele, algo que acontecia na 3e, onde o druida em forma animal, o clérigo e o mago com suas magias, muitas vezes eram melhores combatentes melee que o fighter.

Enfim, não compartilho desse desanimo todo.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kinn em Maio 01, 2012, 08:40:04 pm
O problema vai ser o guerreir ser tão eficiente em combate como o Klunk* da Dragão Brasil e um Klunk fora dela... :parede:

*Um personagem do lendas lendárias que era muito poderoso em lutas, mas severamente limitado em qualquer outra coisa...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 01, 2012, 09:18:48 pm
Bom a ÚNICA coisa que o guerreiro costuma fazer bem que outras classes não fazem tão bem fora de combate são proezas físicas.

Saltar, Nadar, Escalar, etc...

Então proezas de exploração devem ser proezas físicas e atléticas...
Proezas de socialização seriam de liderança e intimidação...

Olá D&D 3e, como você tem passado? Andava tão sumido!

3ª Edição? Por Que?

Na 3ª Edição o Guerreiro podia fazer alguma proeza física que o bárbaro ou o Ladino não fizessem muito melhor?

ou desempenhava alguma capacidade de Liderança que o Paladino, Bardo, ou mesmo clérigo não fizessem melhor?




DONA EDIT:

Quando digo o Guerreiro fazer outras coisas seriam coisas como Jasão, Perseu, Ulisses, entre outros guerreiros de literatura
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 01, 2012, 11:59:54 pm
Citar
..Guerreiro fazer outras coisas seria como Jasão, Perseu, Ulisses, entre outros guerreiros de literatura

Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!  XD
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kinn em Maio 02, 2012, 12:11:12 am
A comparação não procede, Silva.
Samurais urbanos podem até serem mercenários como você aponta, embora possa ser uma simplificação rasteira, o mesmo se aplica a personagens de D&D. Especialmente os de motivação mais nobre.

Dungeon é só um meio de manter o povo dentro de um ambiente controlado.
Eu já fiz uma dungeon que era uma floresta. Ambiente completamente aberto e meio sandbox como você gosta. E o povo ficou lá perdido vagando até que achou uma cidade que era dominada por um gangster dragão. Muita confusão aconteceu até eles invadirem o castelo dele e enfrentar todo mundo até acabar com o dragão, que de certa forma mantinha um equilíbrio na região com as outras coisas em volta.

E eles estavam no meio de outra coisa quando toparam com esse plot e decidiram seguir o gancho.
Então, por que os personagens não podem ser Jasãos ou Ulisses?

Em tempo: esse lance de pilhar os tesouros dos vencidos já estava no tema olimpiano, pois é isso que os heróis da Eneida fazem. A invasão a Troia pelo rapto de Helena foi só uma desculpa para conquistá-la e roubar suas riquezas, então, mais uma vez, sua comparação não procede.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 02, 2012, 12:44:59 am
Sei lá, Kinn. Quando um jogo é projetado ele tem um escopo específico em mente, e todas suas decisões, mecânicas e regras são feitas em cima disso. Se você quiser se afastar desse escopo na hora de criar personagens ou elementos pro jogo, não acho justo culpar o sistema se a coisa não ficar legal no final.

E D&D sempre me pareceu um jogo ultra-focado, com um design bem amarrado em torno de "tactical dungeon crawling". Então não sei até que ponto faz sentido você querer pegar um papél/nicho de dentro desse escopo e querer esticá-lo pra comodar todo e qualquer tipo de herói visto em todas as mídias por aí afora.

Existem jogos com premissas que acomodam melhor uma variedade maior de tipos de personagens ( Gurps, Runequest, Mutants & Masterminds, etc) mas D&D nunca me pareceu o caso, e por isso sempre me soou meio bizarro ouvir gente reclamando que ele não acomoda bem esse ou aquele tipo de herói de ficção.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 02, 2012, 01:03:40 am
Indo invariavelmente parar na falácia dos conjuradores que fazem tudo, então é deliberadamente uma escolha ruim de design limitar uma classe a " O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. " e não as demais?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 02, 2012, 01:17:10 am
Lu, não entendi. Exprica, prease ?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kimble em Maio 02, 2012, 08:10:35 am
Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

A lógica faria sentido se essa limitação (mata monstros para saquear calabouços em histórias de feitos mundanos) fosse para todas as classes. Se todas as classes tem habilidades focadas nisso e no mesmo parâmetro, sem problemas. O problema é que enquanto o guerreiro passa os 20 níveis fazendo a mesma coisa (batendo sua arma nos oponentes), em algum ponto o clérigo do grupo está tratando criaturas divinas invocadas como se fossem estagiários, o druida se transforma num tiranossauro e o mago está criando seus próprios planos de existência.
Eles entram em patamares diferentes. Não faz sentido o mago do grupo poder ser o Merlin, se os combatentes do grupo não podem ser o Hércules ou Aquiles.

Citar
É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!  XD

O exemplo não procede porque em Shadowrun a magia É equilibrada. As magias de invocação de espírito são quebradas se o personagem for construído para apelar, mas tirando isso a maioria das magias são equilibradas com o resto das opções de personagem. Simplesmente porque lá, ainda se mantém uma série de fatores importantes: magia não é infalível, automática, precisa, rápida e sem custos. Eu já mestrei Shadowrun e não era incomum ver o usuário de magia do grupo preferindo usar uma pistola durante o combate, porque era mais seguro.

Um dos grandes problemas do D&D é que a magia foi se tornando cada vez mais confiável e prática com o passar do tempo. Como eu já comentei antes, ela chega a ser mais útil e épica que a magia de Exalted, que deveria ser sobre feitos épicos.

Comparativamente, magia em Exalted é sobre grandes feitos e coisas impressionantes, capazes de destruir exércitos ou invocar demônios poderosos para te servirem (já vi as duas coisas serem feitas em mesas). Mas ela não é prática para usar num combate, porque é demorada, difícil e custosa.

Se a magia de D&D não fosse tão perfeita assim, já ajudaria bastante a equilibrar as coisas.

Dois centavos, na verdade o sistema permite fazer o Neo, só que ele seria um daqueles usuários de magia que focam seus poderes no próprio corpo. É uma cópia bem descarada, aliás, quando você lê as regras para essa opção.

E ele É equilibrado com os samurais urbanos.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Leisses em Maio 02, 2012, 08:53:23 am
Algumas informações passadas pelo twitter sobre o playtest:

[NEW 26 APRIL] Trevor Kidd make a couple of tweets which clarify how it works a little:
"The #dndnext playtest is not a store only thing, so you will be able to do it at home and/or with your usual gaming group."
"No, you will not need a #ddi account to participate in the #dndnext playtest."
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 02, 2012, 09:03:13 am
[NEW 26 APRIL] Trevor Kidd make a couple of tweets which clarify how it works a little:
"The #dndnext playtest is not a store only thing, so you will be able to do it at home and/or with your usual gaming group."
"No, you will not need a #ddi account to participate in the #dndnext playtest."
[
Isso é interessante.

Citar
Não faz sentido o mago do grupo poder ser o Merlin, se os combatentes do grupo não podem ser o Hércules ou Aquiles.
Você quis dizer Eragon, né? Porque em nenhum dos ciclos que eu li, o Merlin abusa tanto do seu poder. :p
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kimble em Maio 02, 2012, 10:41:03 am
Certo, entenda Dr. Estranho e Senhor Destino, então :P
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 02, 2012, 11:31:16 am
Citar
..Guerreiro fazer outras coisas seria como Jasão, Perseu, Ulisses, entre outros guerreiros de literatura

Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!  XD

Nossa Silva sua ânsia por ser do contra te levou a falar uma grande merda.

Em que "Proezas Físicas iguais a..." tem a ver com "Código de conduta"?

Só falta você querer me provar que Ulisses não era guerreiro...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: VA em Maio 02, 2012, 11:34:55 am
Citar
Eu acho que vocês viajam demais. O guerreiro de D&D não é Perseus nem Ulisses. O guerreiro de D&D mata monstros pra saquear calabouços. Querer comparar ele com Perseus e Jasão é viajar na batatinha. Quer jogar com esses caras, vai jogar outro jogo: Gurps Grécia Antiga, Runequest, sei lá.

É como querer criar um samurai de rua em Shadowrun que é igual ao Neo de Matrix ou sei lá o quê. Mermão, samurai de rua dá tiro na cara dos outros por dinheiro - o Neo por acaso faz isso? Não! Então não viaja, porra!

O engraçado é você querer comparar um guerreiro claramente heróicos com uma porção de guerreiros claramente épicos. A mesma coisa na comparação Samurai de Rua com o Neo.

Bicho, quer comparar? Pelo menos coloca uma equivalência no Nível de Poder.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Madrüga em Maio 02, 2012, 12:46:27 pm
Fora que esses heróis épicos não eram simplesmente "HURR FODÕES". Ser épico é uma função, é um negócio mítico, é representar um povo, ser a encarnação dos desejos de uma gente, etc. Não tem nada a ver com levantar pedra. Hércules não é, a rigor, um herói épico.

Mas o nerd médio usa "épico" para dizer "FODA", então aí talvez a comparação proceda. Mas enfiar épicos antigos não, galera. Continuem comparando com Seiya, Lion-O e o Vigilante Rodoviário que fica tudo igual.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 02, 2012, 12:50:56 pm
Se meu guerreiro fosse 1/10 do que o Seiya é, eu tava feliz.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Darklord Morius em Maio 02, 2012, 01:01:04 pm
Sei lá, Kinn. Quando um jogo é projetado ele tem um escopo específico em mente, e todas suas decisões, mecânicas e regras são feitas em cima disso. Se você quiser se afastar desse escopo na hora de criar personagens ou elementos pro jogo, não acho justo culpar o sistema se a coisa não ficar legal no final.

E D&D sempre me pareceu um jogo ultra-focado, com um design bem amarrado em torno de "tactical dungeon crawling". Então não sei até que ponto faz sentido você querer pegar um papél/nicho de dentro desse escopo e querer esticá-lo pra comodar todo e qualquer tipo de herói visto em todas as mídias por aí afora.

Faz tempo que não narro 3.x em masmorras...
E poxa, sei lá, nunca tive problema com o sistema limitar essa ou aquela classe, muito pelo contrário, em uma campanha minha tenho jogadores com personagens fighters que se sentem muito bem liderando exércitos sem medo de mostrar exemplo na frente de batalha. Os spellcasters ainda possuem um "edge" incomodo, mas este está muito menor que nas versões anteriores, claro que tenho um sistema 3.x próprio, então não posso dizer nada quanto aos demais...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 03, 2012, 03:02:53 am
Posso até estar falando merda mesmo, mas ainda não entra na minha cabeça querer pegar um sistema feito pra retratar combates táticos, onde todos seus elementos (incluindo os personagens) são feitos em função disso, e querer falar que a porra do bonequinho tem que obrigatoriamente retratar Jasão, Ulisses e o caralho a quatro.

Mermão, teu combatente tem que retratar a porra do "nicho tático" que o autor criou pra ele: ou é o que dá porrada, ou o que cura, ou que desarma armadilhas, ou alguma combinação disso. E sempre com um viés tático. Nem Jasão, nem Ulisses, nem Arthur têm nada a ver com "nichos táticos" ou "especialidades bélicas" ou essas merdas. Ou você acha que Perseu matou a Medusa dando um "nó tático" nela ou algo assim ? "eu vou ficar de tocaia no grid A13, e daí quando ela aparecer eu avanço dois hexágonos e dou um ataque de oportunidade nela pelas costas".

Não dá. Não faz sentido. É um contra-senso exigir que sistemas como D&D (ou Shadowrun), projetados para atender a premissas ultra-focadas, acomodem todos os tipos de personagens possíveis e imagináveis. Aliás, penso até o contrário - talvez seus sistemas fossem ainda mais redondos e interessantes caso se mantivessem ultra-focados na premissa central, e acabassem de uma vez com essa viadagem de monge, bardo, etc.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Sirus em Maio 03, 2012, 07:02:54 am
(http://25.media.tumblr.com/tumblr_m2l65xT09M1qdaxaxo1_400.jpg)
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Elven Paladin em Maio 03, 2012, 08:24:25 am
Citar
Posso até estar falando merda mesmo, mas ainda não entra na minha cabeça querer pegar um sistema feito pra retratar combates táticos, onde todos seus elementos (incluindo os personagens) são feitos em função disso, e querer falar que a porra do bonequinho tem que obrigatoriamente retratar Jasão, Ulisses e o caralho a quatro.

Sim, você está falando uma asneira. É até engraçado como alguém tão "avant-garde" quanto a RPGs beira o Old School Gamer quando se trata de D&D.

Citar
Mermão, teu combatente tem que retratar a porra do "nicho tático" que o autor criou pra ele: ou é o que dá porrada, ou o que cura, ou que desarma armadilhas, ou alguma combinação disso. E sempre com um viés tático. Nem Jasão, nem Ulisses, nem Arthur têm nada a ver com "nichos táticos" ou "especialidades bélicas" ou essas merdas. Ou você acha que Perseu matou a Medusa dando um "nó tático" nela ou algo assim ? "eu vou ficar de tocaia no grid A13, e daí quando ela aparecer eu avanço dois hexágonos e dou um ataque de oportunidade nela pelas costas".

Não dá. Não faz sentido. É um contra-senso exigir que sistemas como D&D (ou Shadowrun), projetados para atender a premissas ultra-focadas, acomodem todos os tipos de personagens possíveis e imagináveis. Aliás, penso até o contrário - talvez seus sistemas fossem ainda mais redondos e interessantes caso se mantivessem ultra-focados na premissa central, e acabassem de uma vez com essa viadagem de monge, bardo, etc.

Silva, faça o favor de ler o que os outros estão reclamando, ao invés de atacar o mesmo espantalho que você criou de jogadores de D&D de anos atrás e parece ser incapaz de olhar além dele. Até algum tempo atrás isso era engraçadinho, de dar uma risada de canto da boca. Agora soa apenas patético.

Ninguém está exigindo a simulação de todos os personagens imagináveis. O que todo mundo aqui reclama é que das "especialidades bélicas" de D&D, algumas classes (Conjuradores) podem ser todos de todos papéis táticos ao mesmo tempo, enquanto outras mal fazem direito o que se espera que elas façam (Combatentes) e ainda não tem a capacidade de sair do seu "nicho tático". Os exemplos citados (heróis da mitologia e de histórias em quadrinhos) servem para mostrar como "Guerreiro que só bate e não tem feitos incríveis" é algo bobo e que se deseja mais deles (ou que coloquem os conjuradores no seu devido lugar).
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kimble em Maio 03, 2012, 08:34:04 am
Posso até estar falando merda mesmo, mas ainda não entra na minha cabeça querer pegar um sistema feito pra retratar combates táticos, onde todos seus elementos (incluindo os personagens) são feitos em função disso, e querer falar que a porra do bonequinho tem que obrigatoriamente retratar Jasão, Ulisses e o caralho a quatro.

Vamos tentar de novo então:
O problema é que você tem personagens com classes em patamares diferentes. Os guerreiros e similares são táticos e funcionais para combater em masmorras na 3e/d20/Pathfinder/similares.

Enquanto essas classes funcionam dentro desse paradigma, existe outro patamar de classes que é feita para ser capaz de realizar bem mais do que isso. Que são capazes de influenciar o ambiente e a história num nível muito mais amplo do que 'matar os goblins na sala'. Onde masmorras rapidamente se tornam limitadas demais para explorar a enorme quantidade de opções de ação que as magias permitem.

Tua argumentação faria sentido se tanto os não-casters quanto os casters tivessem esse foco no estilo 'explorar masmorras', mas não é isso que acontece. Um dos patamares está explorando masmorras, o outro está viajando pra outros planos, criando castelos do nada e brincando de refazer o mundo à sua imagem.

Um dos dois lados tem que ceder. Ou os combatentes se tornam capazes de fazer mais do que 'matar os goblins na sala' (que é de onde essa comparação com Jasão e etc. surgiu), ou os usuários de magia tem que reduzir o número de opções de interação e modificação do ambiente/história com o uso de magia.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 03, 2012, 10:15:19 am
A 4e fez justamente isso, igualar todas as classes no combate, e as coisas fora dele ficaram por conta de perícias e rituais, que todos podiam ter acesso.

Infelizmente isso gerou descontentamente em muita gente, que reclamou da extrema uniformidade (acho que do equilibrio em si poucas pessoas reclamam) das habilidades das classes.

O problema de o guerreiro ser totalmente mundando é a dificuldade que isso trás no que se refere a dar a ele habilidades interessantes fora do combate.

Não gosto do formato e do nome dos poderes, o que eu acredito ser o que afastou muitas pessoas da 4e.

A meu ver, o guerreiro só atacar é tão interessante quanto ele ter o poder "Maré de Ferro", que faz permite que ele ataque e dê slide 1 no alvo. Obviamente isso tem um peso maior na dinâmica do combate, mas não torna meu guerreiro mais parecido com o Teseu ou o Bewolf.

Queria que a próxima edição fugisse desse modelo e concedesse ao guerreiro, sem ser apenas uma descrição por parte do jogador/mestre, habilidades como intimidar os inimigos com seus gritos (sem apenas falar que os inimigos ficam dazed por uma rodada e sofrem push 3) ou arremaçar uma lança a 200 metros e acertar o capitão que está no alto da muralha da cidade (como fez o Aquiles no filme Troia).

Acho que meu ponto fugiu um pouco do que vocês estão discutindo, mas fica como desabafo.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kimble em Maio 03, 2012, 10:42:24 am
Não gosto do formato e do nome dos poderes, o que eu acredito ser o que afastou muitas pessoas da 4e.

Já comentei aqui antes, mas tempos atrás um blogueiro pegou alguns poderes e converteu eles para o estilo de texto da 3e. Fica a mesma coisa que as habilidades da época, até porque várias delas já tinham limitações de uso mecânico, com limitações por dia, rodada, etc.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 03, 2012, 10:53:16 am
O maior problema da 4e foi a apresentação, Mark. Isso é indiscutível. Não adianta você ter soluções boas pros problemas se você não sabe apresentá-las.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Macnol em Maio 03, 2012, 10:53:56 am
O que não invalida o ponto. Apresentação também faz parte do sistema, do contrário não haveria diferença entre comprar o LdJ ou usar um SRD.

Mas não é apenas uma questão estética, o descontentamento (se o Mark tiver em mente o mesmo que eu) não é com a forma que os poderes são escritos, e sim com o fato de todas as classes serem feitas na mesma "fôrma".
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 03, 2012, 11:01:05 am
Sim, é possível e bem fácil tu mostrar 'fôrmas' diferentes pra essas classes - e isso também faz da apresentação. Regras unificadas não significa que tudo deve ser igual, só que tudo deve --funcionar-- igual.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Macnol em Maio 03, 2012, 11:08:10 am
Possível é, fácil não.

Sair muito da fôrma dos poderes diários/encontro/at will quebraria o equilíbrio em combate finamente calibrado que é um dos grandes atrativos da 4e.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 03, 2012, 11:28:04 am
Sim, meu problema foi com a apresentação e a forma.

Creio que a 4e tinha uma manual para os poderes, algo como:

- No nível 5, todas as classes devem ter um poder que deixe o adversário dazed e dê slide 3.

Dai faziam assim:

Raio de Luz - Encontro de nível 5 do Clérigo
Um raio sai do simbolo sagrado e ilumina seus adversários malignos, queimando-lhes a alma.
Implemento, Radiante
1 alvo até 10 quadrados
Ataque vs. Vontade
Acerto: 1d8+Sab de dano radiante, alvo fica dazed (save ends) e slide 3.

Ataque Atordoante - Encontro de nível 5 do Guerreiro
Aproveitando-se da ponta romba de sua arma, o guerreiro ataque na tentativa de atordoar seu adversário.
Arma
1 alvo melee
Ataque vs. CA
Acerto: [A]+For de dano, alvo fica dazed (save ends) e slide 3.

É sempre assim, os poderes têm os mesmo efeitos, só muda descrição e um ou outro detalhe. É isso que gera a sensação de que são todas as classes iguais e que todo mundo usa magia.

Essas apresentações não são legais, não tornam meu guerreiro especial e fantástico, e a longo prazo servem apenas como um quadro onde eu olho se vale a pena dar um slide nesse turno, para meu companheiro poder flaquear com outro no turno deles.

Claro que essas opções táticas são interessantes, mas o sistema se beseou quase que exclusivamente nisso, o que foi seu pecado.

Quero na próxima edição algo do tipo:

Grito Intimidador
Habilidade de nível 3 do guerreiro
O guerreiro, graças as seus anos de prática militar e em batalha, consegue aterrorizar até o mais bravos dos inimigos.
Efeito: O guerreiro faz um teste de Intimidação + bônus X (pra deixar ele mais efetivo nessa habilidade, já que o carisma tende a ser baixo) e compara com a Vontade de todos os adversário que possam escutá-lo. Os que ele superar ficam amedrontados, evitando o confronto, exceto se forem encurralados. Alvos com Vontade menor que 10 fogem imediatamente.

Avatar Poderoso
Magia de nível 3 de clérigo
Parte do imenso poder da divindade que o clérigo serve inunda seu corpo, tornando-o momentanemanente intimidador.
Efeito: Os alvos que avistarem o clérigo devem realizar um teste de Vontade contra a CD de magia do personagem. Os que fracassarem ficam amedrontados, incapaz de inciar um combate com o clérigo, exceto se encurralados. Os que falharem por 10 ou mais fogem imediatamente.

Vejam que os poderes são coisas semelhantes, mas são apresentados de formas distintas, sendo um tratado como magia e o outro como uma simples técnica que o guerreiro aprendeu com a experiência, e totalmente mundana.

Nada de slide 1, dazed, ongoing... que apesar de facilitarem as coisas, deixam tudo parecendo igual.

Os poderes apresentandos tem poucas mecâncias que não serão base do sistema, e caso não sejam, foram todas explicadas em menos de três linhas.

Enfim, preferiria algo assim.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kimble em Maio 03, 2012, 11:29:45 am
Com a apresentação certa, você conseguiria fazer poderes diários e habilidades com usos diários conviverem normalmente. Aliás, isso já acontecia na 3e, só que como magias possuiam uma definição especificada num ponto do livro (magias são sempre diárias) e outras habilidades tinham isso especificado isso na descrição individual de cada uma (você pode usar tal habilidade X vezes em X tempo), a maioria das pessoas não percebia que as duas explicações poderiam ser formatadas da mesma forma, já que traziam o mesmo tipo de informação.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Macnol em Maio 03, 2012, 11:45:57 am
Já eu prefiro algo que vai além do exemplo do Logan. Onde as classes não tenham todas poderes parecidos que só usam "maquiagens" diferentes.

Tudo homogêneo demais assim perde a graça.

Kimble, todas as classes costumavam ter algumas habilidades diárias antes da 4E (ou até semanais, o que é mais idiota). Mas não é esse o ponto, isso é bem diferente do atual "todas as classes no nível X têm 3 habilidades diárias, 4 por encontro, 2 utilitárias e 3 at will".
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 03, 2012, 11:59:19 am
( Correndo o risco de tomar um auto-ban do tópico por trollagem involuntária )

Concordo com o Eltor: poderes equivalentes só com maquiagem diferente não só perdem a graça, mas fazem os nichos funcionais se confundirem, não ? Então qual o ponto de se usar isso num jogo supostamente orientado a nicho, como D&D ? Seria como, em Shadowrun, o samurai também saber hackear, ou o decker também dar tiro no olho do adversário a 200 metros ou algo assim.

P.S:
Citar
Silva, faça o favor de ler o que os outros estão reclamando, ao invés de atacar o mesmo espantalho que você criou de jogadores de D&D de anos atrás e parece ser incapaz de olhar além dele. Até algum tempo atrás isso era engraçadinho, de dar uma risada de canto da boca. Agora soa apenas patético.

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 03, 2012, 12:15:35 pm
Posso até estar falando merda mesmo, mas ainda não entra na minha cabeça querer pegar um sistema feito pra retratar combates táticos, onde todos seus elementos (incluindo os personagens) são feitos em função disso, e querer falar que a porra do bonequinho tem que obrigatoriamente retratar Jasão, Ulisses e o caralho a quatro.

Então Silva...

Talvez a 5ª edição não seja prá voce pois a proposta é que o jogo não se foque só em combates e é disso que estamos falando...

... se prá você D&D é só combate tático continue jogando a 4ª edição e seja feliz com ela... do mesmo jeito que eu não quiz jogar a 4ª e continuei com outras versões de D20 pelo motivo inverso do seu.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 03, 2012, 12:18:50 pm
Eltor, eu também preferiria que cada classe tivesse habilidades exclusivas, tanto mecanicamente quanto na aparência, mais ai tem dois problemas:

1) Tem classes demais! Dai fica quase impossivel criar coisas diferentes pra todas, ainda mais as que são muito semelhantes, como paladino e clérigo, feiticeiro e mago, ranger e guerreiro.

2) A magia como ela funciona em D&D (exceto na 4e) sempre preencheu todos os nichos. Se cada classe tivesse habilidades exclusivas e que não pudessem ser emuladas por magia, o que sobraria para os conjuradores?

Mas qual a chance do D&D Next tem apenas 6 classes e a magia ficar mais parecida com SdA?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 03, 2012, 01:08:39 pm
Pois é, se a idéia fosse realmente ampliar o escopo do jogo para além do combate, e possibilitar diferenciação entre os "3 pilares" citados no outro artigo (exploração, interpretação, combate) até daria pra ter bastante classes sim.

Exemplo: (ordem de poder dos pilares)

guerreiro porra; (combate puro)
clérigo cura; (exploração > combate > interpretação)
ladrão furta; (exploração puro)
ranger rastreia e sobrevive; (exploração > combate)
lorde enriquece; (interpretação puro)
bardo inspira; ( interpretação > exploração)
etc.

..só que isso faria certas classes serem simplesmente INÚTEIS em combate. Sinceramente, não acho que isso seja algo que os autores (e os jogadores) desejam ver em D&D. Então só restaria a opção de reduzir o número de classes pra que possa haver diferença significativa entre elas (como as 4 classes de antigamente, por ex: guerreiro, mago, clérigo e ladrão), o que também acho dificil de acontecer.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 03, 2012, 03:28:10 pm
Novamente citando o exemplo do Star Wars SAGA...

Tirando o Jedi da história a classe mais combativa é o Soldier, mesmo o Noble e o Scoudrel conseguem ser efetivos em combate...

Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Leisses em Maio 04, 2012, 08:57:50 am
Não precisa necessariamente ser um zero a esquerda em um pilar para ser diferente.

A 4e foi bem efetiva em diferenciar os personagens pela sua função em combate, tudo que a 5e precisa fazer é criar essa diferenciação nos 3 pilares e a variedade não será um problema.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 04, 2012, 10:24:44 am
Ia ser interessante ter papeis para os outros pilares do jogo também, algo do tipo:

Combate - defensor, agressor, líder e controlador
Social - sedutor, negociador, comandante e enganador
Exploração - acrobata, sábio, armadilheiro e batedor

Dai cada classe teria a combinação de um papel de cada pilar, ou seja, teriamos a possibilidade de 64 classe (acertei na matemática?).

Exemplo, o guerreiro seria um defensor (com muita dor no meu coração) comandante e batedor; o clérigo seria um líder, negociador e sábio; o mago um controlador, negociador e sábio; o paladino um defensor, negociador e batedor...
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kinn em Maio 04, 2012, 10:28:36 am
Excelente ideia.
Alguém sugira logo isso nos comentários pro povo lá.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 04, 2012, 11:33:02 am
Ótima idéia, Logan.

Eu só não gostaria que essas funções ficassem explícitas no produto final, ou seja, nada daqueles "roles técnicos" de D&D4 (controller, agressor, etc). Isso brocha completamente minha imersão e me faz parecer um membro da SWAT ("hey, você é pointman, eu sou o fireman, e ele é o backup 1; ao meu sinal, entramos pelo entrypoint B, neutralizamos os tangos e saimos com os pacotes" XD ).
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Sirus em Maio 04, 2012, 12:22:02 pm
Citar
Eu só não gostaria que essas funções ficassem explícitas no produto final, ou seja, nada daqueles "roles técnicos" de D&D4 (controller, agressor, etc). Isso brocha completamente minha imersão e me faz parecer um membro da SWAT

mas tudo broxa a sua imersão, silva  :haha:

aqueles roles estão especificados ali, pros jogadores saberem exatamente pra que serve cada classe
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: VA em Maio 04, 2012, 12:24:59 pm
Afinal de contas, ainda é um jogo. Na hora de criar o personagem, dane-se a imersão.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 04, 2012, 02:56:33 pm
Eu só não gostaria que essas funções ficassem explícitas no produto final, ou seja, nada daqueles "roles técnicos" de D&D4 (controller, agressor, etc). Isso brocha completamente minha imersão e me faz parecer um membro da SWAT ("hey, você é pointman, eu sou o fireman, e ele é o backup 1; ao meu sinal, entramos pelo entrypoint B, neutralizamos os tangos e saimos com os pacotes" XD ).
Você tem problemas eréteis de forma seletiva, porque nesse tópico mesmo tu defendeu que um Samurai só saber bater, e o Decker só saber infiltrar. Sabe, nichos explícitos.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 04, 2012, 09:26:04 pm
Galera, tem uma diferença grande aí:

Usar termos como "infiltrador", "pointman", "backup", etc. num jogo de temática contemporânea como Shadowrun ou SWAT é uma coisa, afinal esses termos não só existem no próprio cenário, como têm tudo a ver com a premissa desses jogos (equipes com conhecimento de CQB). Agora, usar esses termos técnicos bélicos contemporâneos em jogos como D&D - onde o cenário implícito é de high fantasy - é outra coisa completamente diferente. É de uma artificialidade e matagamismo horrendos (e depois reclamam quando comparam a 4e com MMOs da vida, onde os bonecos são definidos mais pelas suas funções "gamistas" do que conceitos de personagens em si).

Obviamente que isso é mera questão de gosto, e eu não deixaria de jogar sistemas assim ( também não é pra tanto ), mas prefiro mil vezes sistemas que "falam a mesma língua" da ambientação, que me catapultam para o cenário desde a criação de personagem. Um exemplo é essa folha de personagem aqui :

(click to show/hide)


Repare como ela transborda "côr", ambientação, ficção, ao invés de ser pura matemática ou stats ou termos técnicos metagamisticos. A própria nomenclatura utilizada tem a ver com o espírito do cenário, e o efeito das habilidades tem mais a ver com ficção do que números. Ou seja, você já "respira" o cenário desde a própria criação de personagem. É disso que estou falando.

D&D5 não precisa chegar a tanto como o exemplo acima (que é um sistema feito pra lidar com ambientação ao invés de números), mas evitando tecnicalidades metagamísticas já me agradaria. Deixa o design para a fase de design.  :)
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Sirus em Maio 04, 2012, 09:33:15 pm
Citar
Usar termos como "infiltrador", "pointman", "backup", etc. num jogo de temática contemporânea como Shadowrun ou SWAT é uma coisa, afinal esses termos não só existem no próprio cenário, como têm tudo a ver com a premissa desses jogos (equipes com conhecimento de CQB). Agora, usar esses termos técnicos bélicos contemporâneos em jogos como D&D - onde o cenário implícito é de high fantasy - é outra coisa completamente diferente. É de uma artificialidade e matagamismo horrendos (e depois reclamam quando comparam a 4e com MMOs da vida, onde os bonecos são definidos mais pelas suas funções "gamistas" do que conceitos de personagens em si).

Cara, esse roles servem apenas para o JOGADOR ter uma ideia de como a classe funciona (lembrando que um dos principais focos de D&D é o combate tatico). não querendo ser grosso, mas se incomodar com isso é MUITA frescura

e apenas para esclarecer: os roles da 4e nãos são "infiltrador", poitman", e sim defensor, agressor,, lider e controlador
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 04, 2012, 09:35:20 pm
Sério que coisas como "worth 1-barter" não te incomodam?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 04, 2012, 09:47:33 pm
não Lu, principalmente porque logo abaixo vem dizendo que 1 escambo equivale a: one night’s intimate companionship, an evening’s or a weekend’s entertainment for a group (without touching), a month’s casual employment as an enlivining presence.

E mesmo a folha tivesse algumas statísticas matemáticas metagamísticas obscuras, ainda assim a sua maior parte é "côr", e não chegaria nem perto disso:

(click to show/hide)

(ficha do Rolemaster, parece até a planilha de orçamento lá do meu trabalho XD)

Citar
Cara, esse roles servem apenas para o JOGADOR ter uma ideia de como a classe funciona (lembrando que um dos principais focos de D&D é o combate tatico). não querendo ser grosso, mas se incomodar com isso é MUITA frescura
Não é frescura, Tyrael. É gosto. Como disse antes, não chegaria ao ponto de deixar de jogar um sistema por causa disso, mas eu perderia alguns "pontos de empolgação" por isso aí (que com certeza poderiam ser compensados por outros fatores, como um grupo legal).
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Lumine Miyavi em Maio 04, 2012, 10:03:22 pm
Como tu pode criticar D&D e usar Rolemaster como exemplo, se são jogos diferentes? É como eu falar mal de um carro da Fiat e usar um da Ford como argumento. =p
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 04, 2012, 10:16:54 pm
Eu não critiquei D&D, critiquei a idéia da 4e de trazer pro jogo termos metagamísticos de design. E o exemplo do rolemaster foi só pra ilustrar meu ponto sobre sistemas que transbordam côr e ambientação, e os que só transbordam números e tecnicalidades.

Mas acho que esse off-topic já deu o que tinha que dar..
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Youkai X em Maio 04, 2012, 10:25:53 pm
E onde que essa ficha de rolemaster transporta cor e ambientação?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 04, 2012, 10:31:05 pm
pois é, ela não transporta - ela é o exemplo dos números frios e termos técnicos. XD

(o exemplo de côr e ambientação é esse aqui embaixo)


(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Sirus em Maio 05, 2012, 08:43:22 am
So que D&D tem varios cenarios/ambientções. se fosse fazer do jeito que você ta falando, ia ter que sair um livro do jogador pra cada cenario
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: VA em Maio 05, 2012, 11:03:22 am
Silva, se tu precisa de imersão na hora de criar uma ficha (porque os nomes dos roles não são usados em nenhum outro momento do jogo), por favor, nunca jogue comigo.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Madrüga em Maio 05, 2012, 11:12:53 am
Agora, usar esses termos técnicos bélicos contemporâneos em jogos como D&D - onde o cenário implícito é de high fantasy - é outra coisa completamente diferente. É de uma artificialidade e matagamismo horrendos (e depois reclamam quando comparam a 4e com MMOs da vida, onde os bonecos são definidos mais pelas suas funções "gamistas" do que conceitos de personagens em si).

Hoje, aprendemos que "defender" é um termo técnico bélico contemporâneo.

Repare como ela transborda "côr", ambientação, ficção

(http://i0.kym-cdn.com/photos/images/original/000/286/095/be7.gif)

Primeiro que... "CÔR"? Você vive onde, em 1960? Escreve "êste" e "cafèzinho" ou "pharmácia" e "theatro"?

Segundo que a ficha "transborda cor" só porque tem uma ilustração fuleira e um wordart vagabundo? Você é vítima do design ou dessas lentes arco-íris de "indie = melhor"?
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: silva em Maio 05, 2012, 12:43:33 pm
Citar
So que D&D tem varios cenarios/ambientções. se fosse fazer do jeito que você ta falando, ia ter que sair um livro do jogador pra cada cenario
Tyrael, o exemplo foi só pra ilustrar o ponto de que é possível casar sistema com ambientação de forma interessante. Não quis dizer que d&d deve ser idêntico a isso, apenas que dá pra manter a coesão e riqueza do mesmo sem precisar usar jargões de MMO ou SWAT ou outras fontes artificiais ao cenário implícito do jogo.

Citar
Hoje, aprendemos que "defender" é um termo técnico bélico contemporâneo.
Não sei se é técnico/bélico/contemporâneo, mas repare nos "papéis" do rpg The One Ring :

Guide
Scout
Huntsman
Look-out man

Percebeu a diferença? Os papéis existem simultaneamente na esfera do sistema e na esfera da ambientação. Diferente da 4e, você usa a mesma lógica pros dois, não precisa abortar a ficção pra considerar conceitos externos e artificiais a ela em momento algum.

Citar
a ficha "transborda cor" só porque tem uma ilustração fuleira e um wordart vagabundo?
Pelo visto isso é a única coisa que você se prestou a enxergar. Mas não tem problema, eu desenho pra você: (em verde elementos que se relacionam diretamente com a ficção interna do jogo; em vermelho aqueles que não se relacionam/são artificiais a esta)

(click to show/hide)


Capicce ?

Pra falar a verdade não sei porque ainda estamos nessa tangente. Tudo isso só porque eu falei que não gosto que o sistema me force a duplipensar meu personagem dentro da ficção e dentro de um MMO/SWAT team/designers drawingboard/esfera completamente artificial à primeira.  :eca:
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 05, 2012, 01:32:25 pm
Minha birra com o sistema de papeis na 4e é que eles engessaram demais as classes na 4e.

Até o essentials, cada classe tinha apenas um role, o que era um saco e muitas vezes contrariava e/ou limitava os tipos de personagens de cada classe que se podia fazer.

Quem disse (além dos designs) que o guerreiro servia apenas como escudo de carne, vulgo defender?

Outra questão era as mecânicas de cada role serem por demais semelhantes. Todos os defenders tinham marcas, todos os leaders curavam duas vezes por encontro, todos os striker tinham dados extras de dano...

Era tudo muito igual.

Não tenho problema nenhum em ter papeis e que os poderes, talentos, perícias, itens mágicos ou o que seja, venham com o papel explícito a que eles se prestam. Só quero ter a opção de escolher qual eu quero pro meu personagem, independente da classe, e não essa ser uma opção feita pelos designs.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Nibelung em Maio 05, 2012, 02:09:06 pm
Outra questão era as mecânicas de cada role serem por demais semelhantes. Todos os defenders tinham marcas, todos os leaders curavam duas vezes por encontro, todos os striker tinham dados extras de dano...

Era tudo muito igual.

Não tenho problema nenhum em ter papeis e que os poderes, talentos, perícias, itens mágicos ou o que seja, venham com o papel explícito a que eles se prestam. Só quero ter a opção de escolher qual eu quero pro meu personagem, independente da classe, e não essa ser uma opção feita pelos designs.

Não sei se isto é porque eu sempre me aprofundei muito no estudo da 4e, mas com poucas exceções, estes poderes de papel eram bem próximos, mas funcionam de forma diferente o suficiente pra você perceber que as classes eram diferentes.

Vou começar pelas exceções porque é mais fácil tirar elas da frente: Presa do Caçador e Maldição do Bruxo são literalmente iguais: Escolha o inimigo mais próximo, e cause dano extra nele. Patrulheiro e Bruxo tinham outras similaridades, como ambos terem Tiro Primoroso, e valores similares de PVs e pulsos de cura. Eu culpo o sistema ser novo, e ainda não tinham pego o jeito certo de fazer as classes. O que é bizarro, porque outras classes conseguem se diferenciar, como clérigo/senhor da guerra e paladino/guerreiro. Até o ladino se destaca dos outros dois agressores. Só patrulheiro e bruxo que erraram a mão.

As curas de líderes também começaram extremamente similares, e guardam similaridades durante boa parte da vida da 4e: cure um pulso de cura + 1d6, e adicione d6 conforme sobe de nível. Tem pequenas diferenças, como o clérigo adicionar sabedoria neste valor, ou o bardo permitir o alvo ajustar um quadrado, mas na prática, sim, as curas eram praticamente iguais. O primeiro (e único) a quebrar este ritmo foi o artífice, que tinha uma "cura" que era simplesmente gerar PVs temporários. E funcionava muito bem.

Fora estes dois exemplos, muita coisa funcionava de forma diferente o suficiente pra você não se atentar tanto às similaridades. Especialmente, depois de testar as classes em jogo e ver como a mecânica incentivava cada uma a funcionar de uma forma diferente.

Vamos pro exemplo mais básico: Defensores. Todo mundo bate na tecla que todo defensor tem PV alto, muitos pulsos de cura, defesas excepcionais, e marcam. A questão é que embora a mecânica da marca seja a mesma sempre (-2 se não atacar quem te marcou), a mecânica da punição por violar a marca é muito diferente. E isso altera a forma que se joga com o defensor.

(click to show/hide)

Dá pra fazer uma ánalise similar entre os agressores e controladores. E se ignorar as malditas curas iguais, até entre os líderes (cada líder é melhor em um aspecto específico de suporte). Mas concordo que sem jogar, é difícil perceber estas nuances. A 4e tem este problema desde o começo: Ela é muito seca de se ler, mas funciona quando se joga.
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: Mark Logan em Maio 05, 2012, 03:10:30 pm
Mas minha experiência também é de jogo Nibelung...

Comecei na 4e antes do lançamento oficial, e joguei 6 campanhas, 4 como mestre e 2 como jogador.

Foram 3 grupos diferentes, além de pelo menos uns 8 eventos e sessões esporádicas que joguei.

Parei em agosto do ano passado, quando comecei uma campanha de L5R.

No começo, quando o sistema era novo, era tudo muito bom, o equilibrio excelente (algo que gosto até hoje, e não abro mão que a 5e mantenha) e as histórias legais.

Mas como o tempo e a oportunidade de testar todas as classes por pelo menos algumas sessões (exceto o Invoker e o Warlock, que nunca ninguém jogou), vimos que até o lançamento do Essentials, era tudo no fim igual.

Claro que as diferenças táticas existem, mas a gente sentia falta de habilidades diferentes.

Será que ao invés de ter uma marca, o warden não poderia ter como habilidade de defender a capacidade de, quando adjacento ou próximo ao aliado, absorver o ataque que ele sofreu?

O sistema ficou engessado demais, pois todas as classes tinham de seguir uma formula.

Eu imagino que o desenvolvedor devia chegar na reunião pra planejar um novo suplemento com uma ótima idéia:

"Desenvolvedor A: Pessoal, tenho uma ótima idéia. E se essa classe nova, o encantador, tivesse o poder de seduzir os monstros pra torna-los aliados?"

"Desenvolvedor B: Não dá, essa sua ideia não se encaixa no sistema. Se tu quiser, pode ser um poder por encontro que deixa o Dominated (save ends), serve?"

"Desenvolvedor A: Mas eu pensei em usar isso fora do combate, tipo como era a magia Encantar Pessoas na 3e, onde era possível extrair informações, e ter uma relaciomento de longo prazo com o alvo."

"Desenvolvedor B: Infelizmente não pode, o status Dominated só permite dizer uma ação para o alvo na rodada, nada de fazer amizade. Quem sabe se for um ritual?"

"Desenvolvedor A: Ah, mas ninguém usa ritual, deixa pra lá então. Vamos fazer esse poder assim, Olhar Encantador, um ataque contra will, um alvo dentro de 10 quadrados, se acertar, deixa ele Dominated (save ends). É igual aquele do warlock de nível 7, então dá pra colocar ele no mesmo nível. Coloca também que dá pull até ficar adjacente ao encantador, pra ficar diferente do da outra classe."
Título: Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
Enviado por: kinn em Maio 06, 2012, 01:14:22 am
Quem absorve dano é o swordmage :linguinha:
Aliás é uma das classes mais criativas nas builds. Ou ele teleporta e bate no desobediente, ou teleporte e absorve parte do dano ou teleporta o alvo pra longe do aliado que ia apanhar.

E Battlemind muda sim entre as builds. Eu vi, não muito, já que ambos estavam em nível baixo mas já vi mecânicas diferentes entre eles. Realmente as classes são muito secas e só montados que se nota a diferença, porque os poderes com efeitos extras da build mudam muito a orientação de como a classe funciona.

Que o diga o fighter, que luta com escudo, com arma de duas mãos, uma arma em cada mão, ou a diferença entre os estilos de armas massivas (machado/martelo/maça) lâminas ou correntes. Cada arma oferece poderes diferentes que ganham benefícios extras se usados com certa manobra e vão tornar dois fighters na mesa diferentes um do outro.

O avenger é ótimo exemplo. O da retribuição parece um psicótico que ri de apanhar dos adversários e desconta tudo no inimigo jurado. O da união, coordena os aliados para fazer o massacre em conjunto.

Rangers também variam entre builds, e o warlock é um dos que mais muda, a depender do pacto que usa.
Não vejo essa similaridade citada.