Autor Tópico: [D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock  (Lida 11212 vezes)

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Offline Macnol

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[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Online: Agosto 18, 2012, 02:03:47 pm »
A Wizards lançou um novo pacote de playtest do D&D Next meio na surdina, apenas 4 dias após o último - e esse conta com a adição das classes Sorcerer e Warlock, trazendo duas alternativas de conjuradores arcanos, e uma nova aventura: Reclaiming Blingdenstone.

Para baixar o material novo, clique aqui: http://dndplaytest.wizards.com/


(Ou clique no anexo abaixo para ver apenas o PDF com as classes novas)  :haha:

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #1 Online: Agosto 18, 2012, 02:36:09 pm »
Por esta ninguém esperava mesmo. Nem eu e meus poderes psíquicos!  :rolando:

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #2 Online: Agosto 18, 2012, 05:23:54 pm »
Achei as duas classes bem interessantes. O warlock não possui nenhuma habilidade diária, possuindo assim invocações que podem ser usadas à vontade ou que podem ser recuperadas através de um descanso curto. Já o sorcerer usa magias através do gasto de Willpower points, que nada mais é do que o velho sistema de mana que todo mundo já conhece.

Um detalhe interessante é que o sorcerer no primeiro nível escolhe um tipo de herança para o seu poder, algo que determina várias características de classe e o estilo do seu personagem, da mesma forma que acontece no feiticeiro da 4e. No playtest está disponível a herança dracônica, que no caso é uma herança mais combativa, ideal para quem quer jogar com um personagem gish.

Deve haver outras heranças que pendem mais para o lado conjurador da classe, mas é bom saber que logo nas regras básicas teremos uma opção para se construir um ''Battle Sorcerer''.  :)

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #3 Online: Agosto 18, 2012, 06:05:03 pm »
Ambas as classes novas casaram bem descrição e mecânica.

Fiquei animado quando comecei a ler sobre a herança do feiticeiro. O texto descritivo diz que quanto menor a Força de Vontade (ou Pontos de Magia), mais parecido com a fonte de sua magia fica, até mesmo monstruoso. Pensei que, conforme usasse suas magias, ele ganharia pequenas habilidades ou bônus temporários para não ficar um inútil até descansar, já que é menos versátil que o mago. Mas pelo contrário, você deve gastar FdV para ativá-las. A mecânica é fiel ao descrito, mas é meio frustrante. Gostaria muito que as outras habilidades seguissem a linha daquele bônus que ganha quando gasta pelo menos 3 pontos com OUTRA coisa.

Já o Bruxo, ficou bem parecido com o 3.5. Essa coisa de ritualista deu mais identidade, em contraponto com o 4e, que parecia um mero 'blaster' com uns debuffs.

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #4 Online: Agosto 18, 2012, 07:00:54 pm »
Cara, eu fui pego totalmente de surpresa pelo Sorcerer. Quando já tava basicamente jogando a toalha pra 5e, os desgraçados fisgam meu interesse de volta fazendo exatamente algo como a sugestão que eu tinha mencionado aqui no fórum: um conjurador que ganha bônus conforme vai gastando suas magias, aliviando a pressão do "dia de 15 minutos" e o problema de magos serem deuses pela manhã e plebeus no fim da tarde.

Maldita Wizards!  :frenzied:   

( :bwaha: )


Fiquei animado quando comecei a ler sobre a herança do feiticeiro. O texto descritivo diz que quanto menor a Força de Vontade (ou Pontos de Magia), mais parecido com a fonte de sua magia fica, até mesmo monstruoso. Pensei que, conforme usasse suas magias, ele ganharia pequenas habilidades ou bônus temporários para não ficar um inútil até descansar, já que é menos versátil que o mago. Mas pelo contrário, você deve gastar FdV para ativá-las. A mecânica é fiel ao descrito, mas é meio frustrante. Gostaria muito que as outras habilidades seguissem a linha daquele bônus que ganha quando gasta pelo menos 3 pontos com OUTRA coisa.

Não sei se você chegou a reparar nesse detalhe, mas tem outro poder além do de 3 pontos:

Additionally, each day, after you have spent
10 willpower, you manifest dragon scales that
cover large portions of your skin. Until you
complete a long rest, you have resistance to
the damage type associated with your type of
dragon.


Presumo que a intenção seja ele ganhar mais poderes assim ao longo dos níveis.

Mas eu concordo que os poderes ganhos quando o WP está no fim deveriam ser mais fortes, pra rivalizar com o poder que ele teria antes de gastar os WPs, e que as classes em geral não dependessem tanto de gastos de recursos e descansos.

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #5 Online: Agosto 18, 2012, 07:41:00 pm »
Não sei se você chegou a reparar nesse detalhe, mas tem outro poder além do de 3 pontos:

Additionally, each day, after you have spent
10 willpower, you manifest dragon scales that
cover large portions of your skin. Until you
complete a long rest, you have resistance to
the damage type associated with your type of
dragon.


Presumo que a intenção seja ele ganhar mais poderes assim ao longo dos níveis.

Mas eu concordo que os poderes ganhos quando o WP está no fim deveriam ser mais fortes, pra rivalizar com o poder que ele teria antes de gastar os WPs, e que as classes em geral não dependessem tanto de gastos de recursos e descansos.

Não tinha visto. Seria legal se quando este bônus estivesse ativo, o poder Dragon Scales concedesse não resistência, mas imunidade ao dano da energia associada.

Aliás, me chamou atenção o fato de que Dragon Scales só dá resistência SE a herança do feiticeiro for draconiana. Ou seja, os Sorcerous Powerrs parecem não ser limitados a uma ou outra herança, embora seja mais vantajosas certas escolhas de acordo com aquela que você possui. Proteção de nicho intraclasse: checada!

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #6 Online: Agosto 18, 2012, 07:41:51 pm »
Pensei que, conforme usasse suas magias, ele ganharia pequenas habilidades ou bônus temporários para não ficar um inútil até descansar, já que é menos versátil que o mago.

Mas é assim mesmo que a coisa funciona.  :)

Mas pelo contrário, você deve gastar FdV para ativá-las. A mecânica é fiel ao descrito, mas é meio frustrante. Gostaria muito que as outras habilidades seguissem a linha daquele bônus que ganha quando gasta pelo menos 3 pontos com OUTRA coisa.

Não, aí você se enganou. Perceba que está que escrito: ''after you have spent 3 willpower, your hands become claw-like and your body grows more imposing.''  Ou seja, DEPOIS que o feiticeiro gasta 3 pontos de força de vontade, ele ganha as características em questão. Se é depois que ele gasta os pontos, então ele pode gastar os pontos como bem entender, inclusive para conjurar magias, não concorda? 

Se fosse pra ele gastar os pontos para ganhar as características, eles teriam escrito assim:

''Additionally, each day, you can spend 3 willpower for your hands become claw-like and your body grows more imposing.''

Ou então, no caso de obrigar o gasto com sorcerous powers para ganhar as características, estaria escrito assim:

''Additionally, each day, after you spend 3 willpower to use your sorcerous powers, your hands...''

Então, a regra dá margem à interpretação de que o sorcerer pode gastar os seus pontos com magias e ainda sim ganhar os bônus providos pela herança dracônica. Se não é essa a intenção dos designers, eles vão ter que clarificar a regra ou alterar o seu texto, mas acredito que esse não seja o caso.

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #7 Online: Agosto 18, 2012, 08:07:07 pm »
Me enganei? Ali mesmo eu escrevi que, após gastar 3 pontos (com outra coisa), ele recebe as garras (bônus). E também não havia visto que havia outra habilidade passiva ganha ao gastar 10 pontos. Os poderes que eu digo são os Sorcerous usados ativamente, em que é necessário o gasto de Força de Vontade diretamente nos mesmos.

Não achei estes muito condizentes com o fluff, o qual diz que as transformações se dão por abusar da magia inata, que é 'encoleirada' pela vontade do feiticeiro. Ou seja, as magias seriam a parte da herança sob controle do feiticeiro. Os poderes de herança seriam transformações 'involuntárias' (entre aspas porque uma hora ele se dá conta do que as causa).

Em resumo, usar a força de vontade para usar um sopro de dragão, me parece incoerente. Já ganhar o tal sopro após gastar muita vontade usando magias e ficar sem força para conter o monstro, não.

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #8 Online: Agosto 18, 2012, 09:24:43 pm »
Ah, acho que entendi o que você quis dizer. Então a sua crítica é que pelo fluff da classe os sorcerous powers deviam estar disponíveis depois que o feiticeiro se transformasse, é isso?

Bem, eu entendi esses sorcerous powers simplesmente como magias específicas de cada linhagem de feiticeiro, e as transformações pelo uso das magias (sejam específicas como os sorcerous powers ou gerais como as demais) é que seriam as consequências desse uso excessivo do poder inato do feiticeiro. Veja que isso não vai de encontro ao fluff da classe.

Acredito que você teve essa impressão porque pra você faz mais sentido que o feiticeiro tenha poderes como sopro de dragão e afins apenas depois de transformado, mas por outro lado se os poderes dele de forma geral vem do seu sangue draconico, também é plausível que ele possa usar um poder específico dessa natureza antes de se transformar. 

No fim acaba sendo uma questão de gosto pessoal mesmo.

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #9 Online: Agosto 18, 2012, 10:21:05 pm »
O problema em si que vejo não é quando é acessado, mas o 'combustível' usado.

Mas quanto a esta idéia dos sorcerous como 'magias de dragão', me faz lembrar de daquela reclamação de que o feiticeiro usava aquelas magias com nome de mago, que supostamente, não são 'naturais'. Seria uma boa resolução.
« Última modificação: Agosto 18, 2012, 10:23:53 pm por Troiano »

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #10 Online: Agosto 18, 2012, 10:30:03 pm »
Eu entendo o raciocónio do Troiano, mas dá pra racionalizar uma explicação legal: ao usar os poderes dracônicos o feiticeiro não está exercendo esforço mental, e sim se deixando dominar momentaneamente pelo dragão interior - por isso, depois de ativar o poder, ele acaba ficando com a sua força de vontade mais fraca/desgastada que antes, e mais perto de ser dominado de vez pela magia em seu sangue.

Acho que seria fácil explicar dessa forma o "gasto" de WP pra ativar os poderes inatos.  :)


(Ei, Lunguinho, coloca um avatar aí! Todas as crianças legais tão usando avatar!  :haha: )

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #11 Online: Agosto 19, 2012, 03:52:40 am »
Eu ainda não sei o que comentar exatamente. O primeiro playtest quase afundou meu interesse em D&D Next, mas essa segunda rodadas de playtests mostra que pode haver algo bom sendo feito.

Eu adorei o fluff e execução do Feiticeiro (embora ainda não sei estimar o poder dele), só vendo esse playtest eu tenho a mesma sensação de ver o Factotum 3.5 ou o LazyLord da 4e. E o Warlock parece muito decente, vê-lo como um Ritualista com "Poderes à Vontade" é algo divertido.

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #12 Online: Agosto 19, 2012, 01:33:14 pm »
Relendo o bruxo, a sensação é que ele não possui nada que não pudesse ser encaixado como uma especialidade. É como a situação do paladino, que podia ser um simples clérigo de combate, em mecânica.

Suas magias comuns são limitadas à versão ritual. Suas magias de bruxo à vontade não estão muito mais fortes que os de outros conjuradores, exceto com a passagem de níveis. E a mecânica de favores não é algo que não pudesse ser replicado com a força de vontade do feiticeiro ou slots de magia vanciana.

Poderia ser perfeitamente uma especialidade e ainda manter o fluff. Um bruxo-mago seria alguém com um tutor sobrenatural ativo em outro plano, ou talvez como um templário de rei-feiticeiro de Darksun. Um bruxo-feiticeiro seria alguém que descobriu que seu ascendente sobrenatural ainda vive, talvez sendo um tipo de herdeiro da espécie ou mesmo semideus.

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #13 Online: Agosto 29, 2012, 03:20:07 am »
E ai, alguem fez uma sessão dessa nova rodada de playtest? O que acharam?
Estou programando para fazer um mini playtest antes da sessão padrão do meu grupo, sábado que vem, mas seria interessante outros pontos de vista

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #14 Online: Outubro 09, 2012, 01:35:30 am »
E saiu um pacote novo hoje. Ia abrir outro tópico, mas esse nem chegou na segunda página, então posto aqui mesmo.

Basicamente, é um pacote com itens mágicos e mais alguns monstros.

Não dá pra vender itens.
Tem seis categorias de raridade, onde entre outras coisas, altera o preço do item (sendo que previamente alegam que itens mágicos não tem mercado).
Itens mágicos não são presumidos na matemática do jogo, mas são esperados.
Tabelas aleatórias!
Regra de attunement ("vincule-se" a um item pra destravar poderes maiores, limite de 3 itens)
Itens com "quirks", que dão uma personalidade extra ao personagem que o empunhar
Itens com cargas por dia dia
Cajados e varinhas para dar mais magias pros magos (que recarregam TODO DIA)

Resumo da ópera, mais itens bons pra magos, itens que requerem attunement pra darem alguma coisa interessate pros guerreiros além de "arma +1".
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I