Só eu acho que há algo muito errado no tema, a lógica dele, soluções anteriores e propostas?
Se eu preciso colocar meios do personagem/jogador sozinhos voltarem aqueles pontos perdidos na hora, porque não cortar logo o trabalho de apagar esses pontos, contar surges ou que seja? Se a letalidade não encaixa com o desejado sem subsistemas mude logo a letalidade oras! Mais pvs, menores danos, o que seja. Falando na matemática e resultados finais essas paradas são pura perda de tempo, trabalho extra e uma má solução em geral.
Todo sistema mecânico deve ter um propósito, um efeito desejado em jogabilidade, ele não pode ser um propósito em sí mesmo. Qual o propósito da auto-cura? Sobreviver mais? Há soluções mais simples. Cura por terceiros faz sentido, auto-cura precisa de outros motivos para ser uma solução ideal. Se for objetivo que o cara recue ou descanse aí sim ela pode valer algo. Se é mais pontos que vc gasta/perde para não morrer, sinceramente, inventaram a solução ideal há décadas atrás.