Autor Tópico: [D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?  (Lida 7704 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
"I used to be an adventurer like you, but then I took an arrow in the knee"

Qual a opinião de vocês sobre subsistemas (verdadeiros add-ons aos jogos) que adicionam tabelas de críticos / sucesso decisivos com efeitos extras? E porque jogadores se empolgam tanto com a capacidade de mutilar inimigos, se quem recebe mais ataques ao longo dos jogos são eles, e a expectativa de vida de um monstro / adversário comum é de 1 luta?



Minha única implementação deles - por pedido dos jogadores - acabou com dois jogadores quase inválidos. O guerreiro ficou sem um dos braços (na altura do antebraço), e o ladino sem os 5 dedos da mão (numa espécie de Lula Hardcore).

Desnecessário dizer que eu nunca mais tentei, porque isso foi frustrante em excesso pros jogadores.

Segue abaixo como exemplo, uma tabela semioficial para AD&D, com armas cortantes (encontrada na Dragon Magazine 39):
(click to show/hide)



Baiken - Espadachim sem um braço e caolha
E é claro, perder um braço ou olho não é o final de uma carreira de aventureiro, mas... atrapalha.[/center]
« Última modificação: Abril 17, 2012, 01:50:31 pm por Macnol »

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Darklord Morius

  • Lord of the Bright Darkness, Suseran and Vassal of himself
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #1 Online: Abril 17, 2012, 11:03:29 am »
Gamemastery tem o Critical Hits deck e o Critical Fumbles deck, por ser dono de uma cópia de cada, posso lhe dizer que eles são divertidíssimos, e os jogadores adoram sacar suas cartinhas de crítico, e morrem de medo (de uma forma divertida) de olhar para o resultado das fumbles.

Acertos críticos com efeitos extras devem ser relegados apenas aos jogadores, ocasionalmente permitindo que os chefões npcs também usufruam, para aumentar o drama da situação. Mas se você fizer que todo o Kobold armado com uma meia lança tenha acesso a esses efeitos extra... você está querendo uma aposentadoria rápida para os PJs - e infelicidade geral na mesa. Claro, recentemente o Magus do meu grupo perdeu um braço graças a um ataque devastador de um gigante de gelo. O ataque deveria ter matado o personagem, mas julguei que uma morte tão prematura (era a segundo sessão do novo personagem do jogador) iria ser chato, então resolvi apenas multila-lo (o gigante conseguiu um crítico).  Mas ele tem uma supresa na forma de um Arm of Nyr saído direto do tesouro pessoal de Taern Bladehorn.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #2 Online: Abril 17, 2012, 11:13:35 am »
Sinceramente? Acho que só existe para o jogador se sentir o pica das galáxias de vez em quando. Porque para mim não tem nada mais fogo de palha que efeito especial determinado de forma MUITO aleatória.

Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #3 Online: Abril 17, 2012, 02:17:12 pm »
Não vejo o porque desse sistema em AD&D/3.XD&D. Nesses sistemas os personagens são pessoas "épicas" que sozinhos enfrentam um exército inteiro de monstros de manhã e depois tomam o café.
Esse não é o sistema que deixa um camponês armado com uma faca de cozinha matar um guerreiro de 15 níveis com um golpe. Isso nós temos em gurps, por exemplo.
Agora, se você quiser usar esse sistema, o item mais querido de um jogador, com certeza vai ser o anel de renegeração. :P

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #4 Online: Abril 17, 2012, 04:09:05 pm »
Duro é que, por exemplo, na 3e confirmar crítico já era uma jogada a mais. Com um sistema desses, você cria AINDA MAIS UMA rolagem de dados, deixando o combate mais lento, etc. A tabela que o Phil colocou era só de cortantes, imagina ficar consultando tabela para concussivo, perfurante...

Ou você pode rolar aquele dadinho de partes do corpo (não o de sex shop, o de RPG) ao mesmo tempo em que dá o crítico, sei lá.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #5 Online: Abril 17, 2012, 07:25:18 pm »
Eu sempre curti os críticos especialmente quando eles tem alguma efeito mais divertido.

Eu sempre curtir a mecânica do Spycraft, vc gasta um Drama dice para efetuar o critico, torna as coisas interessantes no jogo. Só que tbm sou da opinião que colcoar regras de desmembramentos nos críticos algo exagerado, a riscos dos players morrerem é alto e não vale a pena uma mecânica nova como o Madruga bem lembrou.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #6 Online: Abril 17, 2012, 10:28:17 pm »
Na minha mesa de D&D 3.5 eu usei um monstro criado, o dullaham que além de vorpal inato tinha habilidade de decepar membros ao invés de decapitar.

Não pesou muito no jogo porque o grupo já tinha restauração maior. Então o problema era no combate...
Isso e reviver era comum, já que tinha clérigo voluntário a fazer isso.

E a mesa era high level magic...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #7 Online: Abril 17, 2012, 10:32:56 pm »
Eu tenho as minhas dúvidas se gosto ou desgosto de tabelas de críticos, ainda estou encima do muro quanto a isso.

É verdade se uma tabela dessas é usada e tanto monstros quanto PC's a usarem, os PC's é que mais se ferrarão.

Sistemas mais genéricos como GURPS/ReOps usam dessas regras, mas podem ser feitos sem críticos também, basta você mirar numa parte específica do corpo do oponente e se você conseguir a proeza de acerta-ló estando sob o efeito de trocentas penalidades pelo ataque mirado, é até recompensador o efeito.

O Tagmar II tem uma tabela interessante, lá monstros grandes ou maiores possuem uma tabela própria de como sofrem os efeitos de críticos. Por exemplo,  o Guerreiro não consegue decepar a cabeça de um dragão num crítico (pois o tamanho e a massa do dragão é levado em consideração).

Ataques mutiladores criam um clima de tensão, os jogadores serão mais cuidadosos. Rituais ou Magias de Regeneração de membros, tornam-se importantíssimas.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #8 Online: Abril 17, 2012, 10:54:20 pm »
Usar tabela de crítico seria um atrasa-jogo pra mim se Nina, uma jogadora que era do meu grupo, estivesse na mesa jogando com Luna, sua patrulheira.
Apenas com essa personagem e com nenhum outro, mesmo que jogasse no mesmo dia com outro, ela tirava uns 10 críticos por sessão. Tinha talentos e destino épico voltado pra acertos críticos.

Acho a tabela de AD&D, como tantas outras coisas lá, uma bosta fumegante e lame.
Acho mais legal o sistema do GAMMA WORLD atual -- todas as classes te dão habilidades ligadas a críticos!!! Coisas tipo se vc causa um crítico, ajusta; se causa um crítico o alvo fica lento; etc.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #9 Online: Abril 17, 2012, 11:48:27 pm »
Essa do Gamma World é  interessante Publicano, gostei  :hmmm:

Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #10 Online: Abril 18, 2012, 10:18:46 am »
Os caras também só olham tabelas de criticos com efeitos dramáticos, dai ficam histéricas "Ah!!! (bem fininho e estridente) que absurdo, decapitar com apenas um golpe!", "Vou deixar todos meus jogadores Mancos e manetas! Ahhhh!!!  (bem fininho e estridente) que absurdo!"

Existem tabelas de críticos muito diferentes do que essa.

Como por exemplo as de GURPS ou CODA. A do CODA por exemplo é uma tabela que leva em conta o índice de acerto e mesmo assim acrescenta efeitos legais sem necessariamente dizer "Você matou ele com um golpe só" ou a versão Conan: "Com um único golpe de espada você decapita dois, arranca 3 braços, duas mão e uma perna"

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #11 Online: Abril 18, 2012, 10:28:19 am »
Me lembrou das "excelentes regras" de fratura e amputação do Guia da Trilogia. LOL

Citação de: Junior_AL (Jambô)
As regra de amputação é o seguinte:

Quando o PJ ficar com pontos de vida negativos, ele faz um teste de fortitude com uma CD igual a quantidade de PV negativos que ele possui no momento. Se passar, sofre os efeitos normais de estar com os PV negativos. Se falhar, aí a porca torce o rabo, e ele fica com um ferimento permanente. Pra determinar a localização do ferimento, o jogador rola 1d8:

1) Cabeça: -4 em Int, Sab e Car. Ou então ficar cego.
2) Braço direito: mão amputada. Não pode usar armas de duas mãos, arma e escudo ou duas armas. -2 em Atletismo, Acrobacia, Ladinagem e ofício. -4 se for destro.
3) Braço esquerdo: mesmo efeito do braço direito.
4-6) Tronco: ferimento graves em órgãos importantes. -4 em testes de fortitude; -1 PV permanente por nível.
7) Perna direita: pé amputado ou joelho destruído (RONALDO). Deslocamento reduzido à metade. -4 em Acrobacia, Atletismo, Furtividade e Iniciativa.
8) Perna esquerda: a mesma coisa da direita.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #12 Online: Abril 18, 2012, 10:31:26 am »
Citou Tormenta então é ruim...

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #13 Online: Abril 18, 2012, 10:34:31 am »
Aqui cabem dois pontos, o primeiro é que em AD&D essas tabelas são especialmente ruins porque sempre envolviam mutilação, algo que o livro perdia tempo pra dizer que estava fora do escopo do jogo. Uma ideia ruim e acabou.

Noutro ponto eu parto do princípio que quanto menos tabelas se consultar durante um combate e menos jogadas forem feitas melhor o jogo desenrola.

Tem gente com objetivos diferentes pro jogo, e que pode não reclamar de consultar duas ou três tabelas se isso pra resolver uma jogada de ataque se isso trouxer os efeitos que ele esperava. Não é o meu caso,

Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D, exceto que não] Resultados de golpes críticos - porque isso é atrativo?
« Resposta #14 Online: Abril 18, 2012, 11:01:36 am »
Esta mecânica do Gamma World é uma versão mais travada de coisas que encontramos no Dragon Age, por exemplo.

Quando tu rola dois dos três dados da rolagem em valores iguais (a versão do crítico, lá), ganha um número de pontos igual ao Dragon Die (um dos três dados, em cor diferente; ele também pode ser um dos dados de resultado duplicado), para gastar em manobras, variando de dano adicional a status negativos e movimento durante ataques.