Autor Tópico: [D&D] Essas não são as regras que procura  (Lida 53163 vezes)

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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #195 Online: Março 28, 2012, 09:36:29 pm »
Diz outro mais recente que camarão que dorme a onda leva. =p

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #196 Online: Março 28, 2012, 10:12:46 pm »
Por uma acaso a 4e foi um fracasso de vendas que justificasse uma mudança ou retrocesso no paradigma tão grande assim?

Foi um fracasso. Foi o segundo RPG mais vendido dos estados unidos. Ele perdeu pra si mesmo.
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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #197 Online: Março 28, 2012, 10:25:24 pm »
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Mas ser "mais difícil" não quer dizer que é impossível, só exige um pouco mais de trabalho. Especialmente depois que a 4e tornou muito mais aceitável tirar qualquer poder semi-mágico da bunda e dizer que acontece "porque sim".


Pois é... se ladinos podem atirar adagas em um quadrado 3x3 inimigos e cegá-los TODOS com seu sangue ou coisa do tipo, eu acho que eles podem fazer coisas "semi-mágicas tiradas da bunda" como SUMIR na frente de um personagem sem precisar que ele não esteja prestando atenção (desde que fora do combate, onde, supõe-se, todos estão prestando atenção total nele e ele não conseguiria se concentrar nesse tipo de feito, dado que estar tenso em saber que sua vida está em jogo, coisa assim).


Antigamente eu achava "tosco" esse tipo de coisa, mas hoje em dia, não tenho nada contra, acho até legal. =)


OFF:
Eltor, onde foi que eu disse que se também tinha na 3e então não é problema? Ainda mais que 3e é muito mais problemática que a 4e em muitos aspectos.
Nesta sua própria frase prá começar.


Are you mad? Quando eu falo que a 3e é muito mais problemática que a 4e em muitos aspectos você sabe que, pela lógica, eu quero dizer que não tenho como nivelar pela 3e os erros da 4e, como se a 3e também tem o erro, então tá tudo bem. Acontece que surgiram criticas à 4e, me pareceu que, por ser específica à 4e,  a 3e era melhor nos aspectos criticados para a pessoa que opinou e eu disse que não. Mas mesmo ambas tendo errado, não está tudo bem.




E voltamos à questão de que "até que ponto a 5e vai beber da fonte 4e".... eu, realmente, me mantenho sem a menor esperança. Eu não quero/exijo que seja uma 4e "melhorada", mas acho um absurdo eles ignorarem os avanços de sistema da tão polêmica edição.

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #198 Online: Março 28, 2012, 10:39:13 pm »
Nibelung, explique melhor essa dinâmica do mercado, estou totalmente por fora.

Já que começaram com os ditados, um que define bem é que o D&D 5e será igual cobertor de pobre, quando cobre a cabeça, descobre o pé.

Duvido que os jogadores que estão jogando Pathfinder irão migrar para o D&D 5e.

E se o cara mudou pra 4e, por que ele iria querer voltar pra um sistema 3.x like, como parecer ser o caso da 5e?

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #199 Online: Março 28, 2012, 10:40:40 pm »
A lógica é a mesma que começou a OGL, Mark. "Os produtos da WoTC são melhores que os da concorrência".

OGL foi uma forma de divulgar, mas esperava-se que ninguém nunca faria material com qualidade parecida, igual ou melhor. Pathfinder provou eles errado. E as vendas não mentem...

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #200 Online: Março 28, 2012, 10:43:43 pm »
Por uma acaso a 4e foi um fracasso de vendas que justificasse uma mudança ou retrocesso no paradigma tão grande assim?

Foi um fracasso. Foi o segundo RPG mais vendido dos estados unidos. Ele perdeu pra si mesmo.

Sinceramente, eu acho que a Hasbro não se importa nem um pouco com isso. Na pouca informação que existe sobre a motivação por trás da 4e e da nova edição, ficam alguns testemunhos que a Hasbro exige uma certo valor de vendas que D&D não alcança. E nem qualquer outro sistema. Por isso a criação da 4e e a agora o DDN. O problema não é 'Pathfinder vende mais que D&D', porque a 3e já não vendia o suficiente para atender essa expectativa da Hasbro, então duvido bastante que o jogo da Paizo atendesse. O problema é que nenhum jogo de RPG vai atender essa expectativa de vendas.

Claro, isso é uma teoria baseada em testemunhos (e quem mais defendeu isso foi o Dancey, que não é exatamente um profissional bem visto). Mas a política da WotC pós DDN vai ajudar a identificar se essa teoria era verdadeira ou não.

Citar
Duvido que os jogadores que estão jogando Pathfinder irão migrar para o D&D 5e.

Não acho que os designers acreditam que vão conseguir trazer esse pessoal todo (Pathfinder, OSR, etc.) de volta. Eles estão enrolando o máximo de tempo possível para permanecer nos empregos. Anunciando uma nova edição, eles garantem mais algum tempo, pelo menos até o lançamento dos livros. Como os livros básicos costumam vender bem no começo, provavelmente até mais um ano ou até dois.

E então o negócio dá errado, eles são demitidos, mas nesse tempo já acumularam um bom tempo de trabalho no D&D. Que por mais que esteja com problemas, ainda é a marca mais forte do mercado. O que faz com que trabalhar nele seja bom pro currículo de um designer de jogos. E boa sorte pra seja quem for que tiver que lidar com o problema depois deles.
« Última modificação: Março 28, 2012, 10:49:32 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #201 Online: Março 28, 2012, 10:48:27 pm »
kimble, tu quer dizer que circula a história que o D&D está na berlinda dentro da Wizards?

Acho muito improvavel, mas correria o risco de eles venderem a licença ou mesmo a deixarem morrer se o 5e não der certo?

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #202 Online: Março 28, 2012, 11:01:20 pm »
kimble, tu quer dizer que circula a história que o D&D está na berlinda dentro da Wizards?

Acho muito improvavel, mas correria o risco de eles venderem a licença ou mesmo a deixarem morrer se o 5e não der certo?

Explicando melhor: Ryan Dancey, que dependendo de pra quem você pergunta é um cara genial ou o Telles americano, fez um artigo no ENWorld falando sobre como o D&D andava mal e como a 4e foi feita com objetivo de tentar subir as vendas, pois as da 3e não alcançavam uma meta absurda imposta pela Hasbro. Ele incluiu mais algumas afirmações, mas é o Dancey. Dava pra sentir que boa parte do texto era tentativa dele em vender alguns produtos em que estava trabalhando.

Desde então, mais histórias começaram a rolar que parecem indicar que parte (e não tudo) que ele falou é verdadeiro. E que a Hasbro realmente espera um certo número de vendas que D&D (mesmo na época da 3e) não consegue alcançar. A 4e teria sido feita como parte de um plano maior, para tentar alcançar essa margem.

Ela não conseguiu. Nem foi tanto culpa da edição, mas má administração que acabou afundando uma série de outros projetos que deviam acompanhar o lançamento. O Essentials, focar mais na marca e tentar vender produtos com o símbolo do D&D e que não eram rpgs, etc., foram tentativas de melhorar essas vendas. Não deram certo também.

Continuando esse raciocínio, o DDN seria um esforço do pessoal da WotC em alcançar essa margem de vendas ou, sendo mais realista, ganhar algum tempo. Deve ter um ou outro que realmente acredita que eles vão conseguir atender as demandas da Hasbro, mas os mais experientes já devem ter percebido que isso é uma tentativa de prolongar a coisa ao máximo, antes que as portas se fechem.

A Hasbro possui uma pilha de marcas grandes nas mãos. O que ela faz com marcas que não estão rendendo o suficiente, é fechar, colocar na geladeira, esperar alguns anos e tentar lançar de novo.

Eu não sei se a Hasbro venderia o D&D pra outra empresa, mas eu sei que ela não mantém marca que não alcança o rendimento esperado. E que todas às vezes que a WotC foi elogiada pela administração da Hasbro, foi pelas vendas do Magic, nunca pelas vendas do D&D. Então acho mais provável uma geladeira enquanto eles pensam o que fazer com a marca, pós DDN, caso a edição não alcance as expectativas.

Ou quem sabe uma semi-aposentadoria. Deixa encostada sem novos produtos por algum tempo, libera o catálogo em POD e espera alguém ter uma idéia boa ou existir demanda de novo.
« Última modificação: Março 28, 2012, 11:04:22 pm por kimble »
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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #203 Online: Março 28, 2012, 11:01:39 pm »
Dentro da Hasbro, na verdade. Que é o patrão da WotC. Acho que a única coisa dentro da WotC que vende nos padrões da Hasbro é Magic.
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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #204 Online: Março 28, 2012, 11:11:07 pm »
Já que o objetivo é aumentar as vendas e cumprir a tal meta, não seria um tanto estranho trazer de volta gente de uma edição que não vendeu como deveria? (Mont Cook e a 3.x)

Apesar de eu ler os post do Legends & Lores, Rules of Three e o Blog, acabo lendo pouco o que os fãs tem comentado por lá, mas o que vejo é que sempre parecem insatisfeitos. Assim como muitos de nós estamos por aqui.

Será que os designs não tem dado importância a isso?

Só consigo imaginar que eles tem muita confiança de que o que eles vão lançar agradará a todos...

Offline Macnol

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #205 Online: Março 28, 2012, 11:38:45 pm »
A 3e não estava vendendo tanto quanto a WotC gostaria, mas isso não quer dizer que em um todo, ou pelo menos na época do lançamento, ela não tenha vendido bem.

Só que aí é tentar colocar o gênio de volta na lâmpada. Vendeu bem na época, era uma filosofia de design boa pra época, mas os tempos mudam.

Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #206 Online: Março 28, 2012, 11:44:45 pm »
Dentro da Hasbro, na verdade. Que é o patrão da WotC. Acho que a única coisa dentro da WotC que vende nos padrões da Hasbro é Magic.

Eu não sei como em mais de década de D&D produto da VTNC, não uniram as duas coisas.
Muita gente achava que pra criarem cenários de Magic pra D&D seria daqui prali, ou mesmo que a 3.0 teria cenário de Magic como padrão, blah blah.

Eu não sei mas tenho a impressão de que essa manobra fosse mais viável que juntar com vendas de miniaturas e jogos de tabuleiro.
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Offline Rain

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #207 Online: Março 29, 2012, 01:27:59 am »
Por uma acaso a 4e foi um fracasso de vendas que justificasse uma mudança ou retrocesso no paradigma tão grande assim?

Foi um fracasso. Foi o segundo RPG mais vendido dos estados unidos. Ele perdeu pra si mesmo.

Que só se tornou segundo lugar recentemente
Durante todo o percurso era o primeiro, o problema pra Wizards é que o mercado dividiu
Eles querem ter tudo de volta!

Finalmente concordo com o Eltor
Sinto que habilidades fora do combate devem evoluir JUNTO com as de combate (nunca, NUNCA mesmo competirem!)
Este ultimo artigo foi uma

BELA BOSTA [3]
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #208 Online: Março 29, 2012, 11:22:37 am »
Finalmente li tudo...

Apoio também que habilidades fora de combate não podem concorrer...

Mas ai de novo a pergunta: O que seria uma habilidade UNICA do Guerreiro fora do combate?

Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #209 Online: Março 29, 2012, 11:25:35 am »
Consertar armaduras que nem em Diablo 1
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Falando sério agora, não sei se essas supostas habilidades fora de combate precisam ser "únicas".
Os marciais poderiam ter uma lista, os primais outra, etc. e talvez algumas fossem "apenas para warlord".
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