Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200862 vezes)

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Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1050 Online: Abril 11, 2012, 04:40:55 pm »
Na verdade eu só tava procurando uma desculpa pra dizer que o 4chan é o primeiro entre os piores lugares da internet, mas essa semana eu vou perdoar o 4chan. Às vezes são úteis, você sabe.

Agora, tentando resgatar o assunto do tópico... eles já disseram que querem tornar os personagens mais "ameaçáveis" em combate, tornando mais difícil o grupo entrar em todas as lutas com 100% dos recursos, então provavelmente um pouco das habilidades de cura durante os ataques (marca registrada da 4e) provavelmente vai diminuir.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1051 Online: Abril 11, 2012, 04:49:13 pm »
Cura em combate é mais restrita na 4e do que na 3e.

Curar cura pouco e ocorre em uma quantidade finita de vezes no combate, numa quantidade de vezes limitada por alvo da cura.

Nunca vou entender de onde saiu essa de que na 4e se cura mais.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1052 Online: Abril 11, 2012, 04:52:04 pm »
E é por isso que eu já vi mais "sérias ameaças de TPK" na 4e que na 3e.

Sem falar no limite de pulsos de cura. Cabou, cada cura só vale um pontinho de vida. E faz sentido, a pessoa está exaurida e só curas magníficas que não gastem pulso vão funcionar.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1053 Online: Abril 11, 2012, 04:56:48 pm »
Agnelo, eu acho que eles têm em mente a facilidade de usar um Short Rest pro grupo se recuperar entre os combates. Eles preferem trazer de volta um modelo onde os jogadores vão se desgastando mais ao longo dos combates, ao invés de cada combate ser mais contido em si mesmo.

Eu preferia que eles fossem na direção contrária, com cada combate sendo seu próprio desafio e acabando de vez com os limites "diários" nas habilidades... mas como não vão, pelo menos que haja algum módulo com mais suporte pra isso.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1054 Online: Abril 11, 2012, 04:58:32 pm »
Mas o short rest ainda é menos benéfico pros PVs do grupo que varinhas da 3e... Ou eles tão defendendo que a cura deve ser exclusiva pra poucos?

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Offline Agnelo

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1055 Online: Abril 11, 2012, 05:03:32 pm »
Pois é, eltor.

Mas o que eles não percebem são os healing surges.

Na 4e tu entra com todos os PV's no início do encontro, mas isso não significa muito se da próxima vez que tu cair perde o personagem. fora que com uma varinha de cura todo grupo de 3e andava com todos os pv's entre os combates também =P

No meu ver PV's deviam estar a 100% sempre que o sujeito descansa um pouco, mas healing surges seriam ferimentos de verdade, não se recuperando com oito horas de descanço. Seria um jeito de deixar a coisa heróica mas arriscada ao mesmo tempo.


Edit: Não tinha visto o post do Phill, mesmo concordando com o ponto dele ainda acho que tem uma fullcasterfobia inclusa nele  :bwaha:
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1056 Online: Abril 11, 2012, 05:25:12 pm »
A tabela de tesouro por nível/lojinhas de itens mágicos só eram usados fielmente pelos discutidores de fórum de RPG, não pelos designers. Até teve um artigo recentemente em que um deles admitiu que não seguia essa tabela nunca, só estava lá como guia pra quem quisesse usar. Então não, eles não levam isso muito em consideração. :P Já os pulsos de cura são uma regra básica do sistema, bem mais difícil de ignorar.

Phil, varinhas de cura eram algo bem democrático na 3e, já que qualquer um com a perícia certa conseguia usar elas facilmente. Nos raros jogos que não tínhamos conjurador divino, isso era semi-obrigatório pro ladino ou bardo... :)

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1057 Online: Abril 11, 2012, 05:26:35 pm »
A tabela de tesouro por nível/lojinhas de itens mágicos só eram usados fielmente pelos discutidores de fórum de RPG, não pelos designers. Então não, eles não levam isso muito em consideração. Já os pulsos de cura são uma regra básica do sistema, bem mais difícil de ignorar.

Phil, varinhas de cura eram algo bem democrático na 3e, já que qualquer um com a perícia certa conseguia usar elas facilmente. Nos raros jogos que não tínhamos conjurador divino, isso era semi-obrigatório pro ladino ou bardo... :P
Claro, com elas era bem fácil manter PVs sempre cheios.

Pois é, eltor.

Mas o que eles não percebem são os healing surges.

Na 4e tu entra com todos os PV's no início do encontro, mas isso não significa muito se da próxima vez que tu cair perde o personagem. fora que com uma varinha de cura todo grupo de 3e andava com todos os pv's entre os combates também =P

No meu ver PV's deviam estar a 100% sempre que o sujeito descansa um pouco, mas healing surges seriam ferimentos de verdade, não se recuperando com oito horas de descanço. Seria um jeito de deixar a coisa heróica mas arriscada ao mesmo tempo.


Edit: Não tinha visto o post do Phill, mesmo concordando com o ponto dele ainda acho que tem uma fullcasterfobia inclusa nele  :bwaha:
Ei, eu nem pensei na fullcaster fobia, só quero ver de onde saiu essa que na 4e tu recupera mais que na 3e. XD

Tu sugere algo tipo Wound / Vitality, mas com os Wounds substituindo Healing Surges ou algo assim?

Tipo, tu tem 15 total de PVs reais e uma reserva de 60 PVs "heroicos"; no término de combate tu converte dessa reserva num valor até o máximo do seu total de PVs reais (tipo, te dando um máximo de 75 pvs "por dia", mas só 15 por combate).

Quando perde todos pvs "heroicos", tu passa a tomar dano nos reais e se zerar morre. Algo assim?

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Offline Agnelo

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1058 Online: Abril 11, 2012, 05:47:49 pm »
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Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1059 Online: Abril 11, 2012, 05:49:07 pm »
Star Wars d20 não tinha essa diferenciação de Vitality Points e Wounds?
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1060 Online: Abril 11, 2012, 07:53:38 pm »
Phill, Saga Fucking Frontier
LIFE POINTS SÃO AMOR. Mas D&D nunca aceitaria isso. Mesmo porque, é dificil de um pessoal com pé na idealização das antigas falar que "Meu guerreiro tem 10/15 Life Points".

Essa abordagem SaGa Frontier é a que eu usaria no S3 (ou vou usar) se algum dia terminar.

Teus Pontos Heroicos (Hit Points, HP) sempre começam no máximo, mas teus Pontos de Vida (Life Points, literalmente, LP) não; dano que te deixe com zero pontos heroicos ou menos subtraí um do LP.

Curar um cara com zero HP, mas ainda algum LP faz com que o personagem se levante. Porém, se tu zerar LP, morreu.  Legal que HP ia até 999, LP... não passava de normalmente de 8-10, dependendo do personagens (máquinas, por ser mais resistentes, tinha acho que 13+).

Dependendo, poderia até usar a opção do SaGa Frontier 2 em diante: sacrificar um LP pra recuperar todos HPs... tem horas que valia a pena tu continuar de pé.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1061 Online: Abril 11, 2012, 08:00:38 pm »
Esse era mais ou menos o sistema do Tagmar há uns 20 anos, não?

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1062 Online: Abril 11, 2012, 08:15:24 pm »
Esse era mais ou menos o sistema do Tagmar há uns 20 anos, não?
Mais ou menos, Eltor. Em Tagmar, A energia heroica (que Daemon se "inspirou" e copiou, veja só que novidade) era uma "barra de vida extra" em cima da tua energia física. Ao realizar atos heroicos, você tomava dano nela - lutar em combate, por exemplo, drenava tua reserva de EH, mas saltar de um barranco, por exemplo, ia direto da sua Energia Física.

O conceito de LP em SaGa Frontier, é mais "marcadores de quantas vezes você morreu" do que uma barra de vida - se fulano tem 10 LP, significa que ele pode cair 9 vezes em combates naquele dia até cair de vez na décima, e morrer - e nos primeiros jogos, zerar LP era Permadeath.

Tu só recuperar descansando em hotéis ou usando itens raríssimos, geralmente únicos (no sentido de tipo, um item que recuperar 1 LP, tu acha um no jogo todo - se fizer a sidequest do inferno)

E apesar de serem relativamente parecidas, Tagmar veio em 1991, e o Makai Toushi SaGa (o primeirão, que já tinha o conceito de LP) é de 1989.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1063 Online: Abril 11, 2012, 08:34:10 pm »
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Tu não aprendeu ainda que os comentários do Youtube são o segundo pior lugar da internet? Por que diabos tá perdendo teu tempo lá?

Terceiro.

9gag, 4chan, comentários do Youtube.

Nessa ordem.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #1064 Online: Abril 12, 2012, 08:54:41 am »
Star Wars d20 não tinha essa diferenciação de Vitality Points e Wounds?

Tinha. Não funcionava muito bem. Fazia com que a melhor forma de lutar fosse usar muitos ataques ou aumentar tua margem de crítico, para tentar acertar os wounds com mais frequência.

Sem contar que abria uma série de outros problemas, como julgar se o personagem foi realmente acertado ou não antes de esgotarem os vitalities. O que era importante para coisas como criaturas que usam de veneno de contato.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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