Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 201069 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #900 Online: Março 22, 2012, 02:33:27 pm »
Citar
Sinceramente, não consigo pensar em nenhuma versão do D&D em que o sistema incentiva a interpretação. Eu consigo pensar uma lista longa de jogos com mecânicas que incentivam a interpretar, desde sistemas pesados (Exalted) até sistemas bem leves (Lady Blackbird), mas D&D, não.

D&D nunca teve uma estrutura ou mecânica que incentive isso, no máximo mecânicas que limitam o que você pode interpretar (tendências, restrições de ações para certas classes, etc.). O que não é ruim.

Texto descritivo é texto descritivo. Lady Blackbird tem um mínimo de texto descritivo e dá dez a zero em qualquer edição de D&D em termos de mecânicas que incentivam a interpretação.

EDIT: eu havia jurado a mim mesmo que não ia mas encucar com isso, mas lá vai

Eu sempre achei esse papo de sistemas que incentivam mais ou menos a interpertação, uma tremenda conversa fiada

Querer jogar rpg sem interpretar é o mesmo que querer jogar videogame sem pegar no controle

« Última modificação: Março 22, 2012, 02:36:36 pm por Sidney »
War never changes

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #901 Online: Março 22, 2012, 02:40:44 pm »
A conversa está agradável, ué.

Deixa a conversa fluir, se precisar o Louc0 cata os posts pra dividir os tópicos =P (vida boa essa de usuário)
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #902 Online: Março 22, 2012, 02:42:31 pm »
Tá, tentando evitar perder o rumo, se quiser continuar a gente vai pro outro tópico.

Alguns sistemas tem regras que incentivam (e não obrigam ou restringem) o ato de interpretar. Usando o Marvel RPG como exemplo, uma milestone do Black Panther é tentar encontrar uma mulher que ele considere capaz de ser rainha de sua nação. Isso é feito quebrando o milestone em diversas situações que, a medida que vão sendo satisfeitas, vão rendendo diferentes níveis de XP até completar o milestone. Essas situações são construídas de forma a tentar gerar cenas de interação entre personagens, com objetivos e escolhas a serem feitas. O milestone todo é feito de forma a criar um certo plot a ser desenvolvido com o personagem (a busca por uma rainha para Wakanda) e as consequências disso.

Milestones provavelmente são uma das mecânicas que eu mais gostei no Marvel RPG exatamente pela capacidade de premiar com XP o esforço do jogador em criar um certo plot com seu personagem. Isso é um exemplo de regra que incentiva a interpretação.
« Última modificação: Março 22, 2012, 02:44:02 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #903 Online: Março 22, 2012, 02:46:16 pm »
Citar
Querer jogar rpg sem interpretar é o mesmo que querer jogar videogame sem pegar no controle
E hoje dia vc tem o Kinect... logo...

This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #904 Online: Março 22, 2012, 02:48:03 pm »
Tchê, já que eu linkei o tópico sobre esse assunto e ele tá gerando conversa... postem lá então!

1 - Meu problema principal com a 4e não é falta de interpretação, é falta de interação (pra roubar um termo da 5e);

2 - A pergunta mais interessante do Cebola é por quê o combate da 4e me pareceu um jogo chato de tabuleiro e não um RPG, eu ainda tô procurando essa resposta... mas acho bem melhor que reciclar uma conversa que eu SEI que não vai a lugar nenhum (botar "4e" e "interpretação" na mesma frase).

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #905 Online: Março 22, 2012, 02:54:30 pm »
Acho que a resposta pode ser a mesma coisa que eu senti em algumas seções de 4e: chega seu turno e vc conta e anuncia quantos quadrados vai se mover, dai conta os quadrados até o inimigo e confere com a distancia do seu poder, então anuncia que pode atacar ele e dai rola o ataque, se for um poder de area vc conta os quadrados que a area afeta e talz e ve quantos inimigos são acertados. Enfim, dá aquela sensação de contar casas e mover peças depois que a empolgação de usar os poderes passa e vc fica só nos at-will basicos...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #906 Online: Março 22, 2012, 02:59:38 pm »
Respondi o kimble no outro topico

Smaug. kinect é so um controle em que você controla  o personagem com seus proprios movimentos ao inves de apertando botões, então dá na mesma XD
« Última modificação: Março 22, 2012, 03:05:47 pm por Sidney »
War never changes

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #907 Online: Março 22, 2012, 03:29:16 pm »
Smaug, eu entendo a sensação que tu descreve, mas acho que o meu problema não é com o contar quadradinhos, até pq isso sempre teve na 3e.

Acho que pra mim isso deriva dos powers prontinhos e padronizados, daquela sensação de não estar controlando um personagem orgânico e sim um bonequinho de Final Fantasy Tactics - "chegou seu turno, agora escolha uma das 5 ou 6 ações do menu, essas são as opções que você tem".

É meio estranho dizer isso ao pensar que a 3e tinha muito mais "ataques básicos", o que em tese seriam bem mais monótonos, mas talvez seja isso que faz falta pra tornar os poderes especiais sejam um pouco mais especiais e menos repetitivos.


Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #908 Online: Março 22, 2012, 03:40:12 pm »
Ou então seja só uma questão de costume. Nas edições anteriores já existia uma tendência a usar sempre das mesmas habilidades, só que elas não estavam agrupadas num mesmo lugar e você só precisava acionar cada um desses elementos do jogo para usar delas.

Pré-4e, você declarava todos os aspectos que estava usando, verificava qualquer modificador necessário, rolava o dado, verificava o acerto, rolava o dano e aplicava os efeitos de acordo com cada aspecto que foi utilizado no ataque.

Na 4e, você declara o poder, rola o dado, verifica o acerto, rola o dano. Modificadores e aspectos já são, na maioria das vezes, determinados no poder. Então você pula esses passos e usa a estrutura pronta.

Eu vi um review do Marvel RPG que me lembrou esse tipo de situação, aliás. O autor não entendia porque o jogo não tinha pvs ou porque não existia um sistema estruturado de combate (com regras pra grapple e etc.), já que todos os outros que ele conhecia usavam disso. Quebra de paradigma é algo que incomoda de vez em quando.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #909 Online: Março 22, 2012, 04:01:57 pm »
A parte da resolução das ações tem bem pouca diferença na prática, Kimble.

Mas estou pensando no passo que vem antes disso - a escolha de que ação realizar.

A 4e te dá um leque de escolhas prontas - as mesmas escolhas todo turno, todo o combate - e isso me faz sentir limitado, e sentir que os combates serão repetitivos e previsíveis. E o pior, que todas as classes seguem esse formatinho padrão, agravando o problema. Eu gosto de diversidade.

Monotonia e repetição são um veneno pra mim, fazem com que os powers percam todo o atrativo e se tornem pouco mais que um "eu ataco" da 3e.

E olha que a sensação de que a 3e era diferente pode bem ser uma ilusão, é principalmente uma questão de como as opções são apresentadas, mas era uma ilusão importante pra mim.

A segunda parte é que o aspecto "jogo" ficou muito mais forte que o aspecto "simulação", gerando coisas que são do jeito que são só "porque assim funciona melhor no jogo", como a mecânica de marks, que eu não consigo engolir até hoje, além dos malditos poderes com usos diários.

Por quê só pode fazer uma vez por dia? Porque sim.
« Última modificação: Março 22, 2012, 04:04:59 pm por Macnol »

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #910 Online: Março 22, 2012, 04:09:58 pm »
A parte da resolução das ações tem bem pouca diferença na prática, Kimble.
(...)
E olha que a sensação de que a 3e era diferente pode bem ser uma ilusão, é principalmente uma questão de como as opções são apresentadas, mas era uma ilusão importante pra mim.

Sim, a resolução realmente tem pouca diferença na prática. E eu concordo que a 'ilusão de escolha' é um aspecto importante. Aliás, algo que já vi outras pessoas defenderem (e eu concordo) é que o maior problema da 4e foi que os designers falharam em apresentar as mecânicas de uma forma que os jogadores não sentissem essa quebra de paradigma tão forte.

Infelizmente não tenho o link aqui, mas um blogueiro americano resolveu copiar alguns poderes no formato da 3e para ver como eles ficariam. A sensação é que você está lendo as regras como eram na 3e, só que num aspecto novo que poderia ser utilizado pelos personagens (aspecto = características como feats, etc.).

Se os designers tivessem tido mais sucesso na apresentação do jogo, muitos desses desconfortos não existiriam.

Citar
A segunda parte é que o aspecto "jogo" ficou muito mais forte que o aspecto "simulação", gerando coisas que são do jeito que são só "porque assim funciona melhor no jogo", como a mecânica de marks, que eu não consigo engolir até hoje, além dos malditos poderes com usos diários.

Ah, mas essa é uma característica do sistema atual. E eu tenho a impressão (posso estar enganado) que você jogou a 3e mais do que qualquer outra edição (não sei se é a tua favorita, imagino que não seja). A 3e é a edição mais simulacionista de todas no D&D. Teve realmente uma grande mudança de direção no design da 3e pra 4e nesse aspecto.
« Última modificação: Março 22, 2012, 04:11:44 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #911 Online: Março 22, 2012, 04:15:18 pm »
Citar
Ah, mas essa é uma característica do sistema atual. E eu tenho a impressão (posso estar enganado) que você jogou a 3e mais do que qualquer outra edição (não sei se é a tua favorita, imagino que não seja). A 3e é a edição mais simulacionista de todas no D&D. Teve realmente uma grande mudança de direção no design da 3e pra 4e nesse aspecto.
Eu ainda uso o DMG da 3.5 para criar cidades, e não apenas para D&D, para qualquer mundo de fantasia medieval que eu vá mestrar. Pronto, confessei e estou mais aliviado.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #912 Online: Março 22, 2012, 04:31:07 pm »
A parte da resolução das ações tem bem pouca diferença na prática, Kimble.
(...)
E olha que a sensação de que a 3e era diferente pode bem ser uma ilusão, é principalmente uma questão de como as opções são apresentadas, mas era uma ilusão importante pra mim.

Sim, a resolução realmente tem pouca diferença na prática. E eu concordo que a 'ilusão de escolha' é um aspecto importante. Aliás, algo que já vi outras pessoas defenderem (e eu concordo) é que o maior problema da 4e foi que os designers falharam em apresentar as mecânicas de uma forma que os jogadores não sentissem essa quebra de paradigma tão forte.

Infelizmente não tenho o link aqui, mas um blogueiro americano resolveu copiar alguns poderes no formato da 3e para ver como eles ficariam. A sensação é que você está lendo as regras como eram na 3e, só que num aspecto novo que poderia ser utilizado pelos personagens (aspecto = características como feats, etc.).

Se os designers tivessem tido mais sucesso na apresentação do jogo, muitos desses desconfortos não existiriam.

Apresentação é tudo. Os designers da 4e teriam se beneficiado muito de um seminário de psicologia ou marketing antes de lançar o produto final.

Até comentei naquele outro tópico: A apresentação do Rules Compendium é infinitamente melhor que do primeiro PHB, se ele tivesse sido o primeiro livro lançado, tenho certeza que eu (e muita gente) teria uma visão bem menos desfavorável do sistema.

A segunda parte é que o aspecto "jogo" ficou muito mais forte que o aspecto "simulação", gerando coisas que são do jeito que são só "porque assim funciona melhor no jogo", como a mecânica de marks, que eu não consigo engolir até hoje, além dos malditos poderes com usos diários.

Ah, mas essa é uma característica do sistema atual. E eu tenho a impressão (posso estar enganado) que você jogou a 3e mais do que qualquer outra edição (não sei se é a tua favorita, imagino que não seja). A 3e é a edição mais simulacionista de todas no D&D. Teve realmente uma grande mudança de direção no design da 3e pra 4e nesse aspecto.


Eu joguei a 3e mais, e é a minha edição preferida (pela falta de uma melhor :P ). Sim, a abordagem mais simulacionista e menos "gamística" é bem mais agradável pra mim, seja por hábito com a 3e ou porque é isso que eu procuro no RPG.

Aproveitando pra tentar puxar o tópico de volta pro assunto: o que eles têm dito quanto a "dar mais foco à interação" na 5e? Só sei sobre isso os comentários (poucos) que vi por aqui mesmo.
« Última modificação: Março 22, 2012, 04:38:11 pm por Macnol »

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #913 Online: Março 22, 2012, 04:42:01 pm »
A segunda parte é que o aspecto "jogo" ficou muito mais forte que o aspecto "simulação", gerando coisas que são do jeito que são só "porque assim funciona melhor no jogo", como a mecânica de marks, que eu não consigo engolir até hoje, além dos malditos poderes com usos diários.

Por quê só pode fazer uma vez por dia? Porque sim.

Lembrando que na 3.X também existem classes MARCIAIS com Poderes Diários. Dervixe é a primeira que me vem em mente. "Só posso dançar feito um liquidificador 1x/dia".
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #914 Online: Março 22, 2012, 04:48:48 pm »
A 3e é CHEIA disso. Só que como dizem que você faz aquilo 1x/dia ao invés de chamar de "diário" estava tudo bem. Pathfinder então é atolado de tantos poderes diários ou X vezes ao dia.
An Edition to rule them all???