Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200883 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #825 Online: Março 20, 2012, 11:53:14 pm »
Por mim, eu achatava tudo de uma vez. Mais níveis só dão mais brinquedinhos pra você. Poderes, manobras, magias, talentos, etc, etc. O bônus de dano é baseado em seu equipamento (mundano, espadas, machados, varinhas, cajados, etc), defesas nas armaduras (também mundanas), e itens mágicos dão coisinhas novas especiais que não afetam números estáticos da ficha (nada de arma +1 e manoplas de força +2), mas podem afetar outras coisas pela forma delas (uma espada flamejante dar mais dano não estaria fora da casinha, mas não seria a regra pra todas as armas mágicas).

Pena que isso nunca vai sair do mundo das ideias. Porque tem gente que gosta de ver os personagens evoluindo em números brutos.
Eu tinha comentado ali atrás o mesmo. Níveis já estão se tornando vestigiais, igual o esqueleto humano.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #826 Online: Março 21, 2012, 02:58:51 am »
Bem a questão das tendências interferirem nas mecânicas do sistema, faz sentido em alguns cenários (como Forgotten) e não fazem o menor sentido em outros (Eberron, Darksun e etc). Ou seja, foi a única coisa que li e gostei neste ultimo rule of 3

Bem, o meu sentimento continua, eu provavelmente não irei migrar pro D&D “Next” (Que deveria se chamar D&D Before), Eu estou satisfeito com o sistema atual e a cada "nova" mecânica (que na verdade são apena retrocessos lógicos a edições antigas) consolido ainda mais esta impressão

Obs: Abolir os níveis pra este tipo de jogador ruim que temos (este tão preso ao passado) e o mesmo que pedir pra destruir o sistema e enterrá-lo de vez como fracasso. Foi isso que a 4e fez, aboliu pequenas vacas sagradas e os jogadores medíocres o compararam a outro jogo, a velha acunha: “Isto não é mais D&D”, imaginem agora abolirem os níveis? Apesar de tudo eu seria a favor!
« Última modificação: Março 21, 2012, 03:03:20 am por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #827 Online: Março 21, 2012, 10:22:45 am »
"on my turn, I charge the orc, then use my next attack to disarm him, and my final attack to push him back away from the weapon he dropped."

Full Round com deslocamento? Curti.
An Edition to rule them all???

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #828 Online: Março 21, 2012, 10:40:13 am »
Citar
. Bom, isso e o healer curar DURANTE o combate, o que, ao contrário do que tu diz, não era algo muito divertido nem muito produtivo de fazer na 3e.

Verdade seja dita, isso oscila muito na 4e. Um Clérigo Pacifista cura praticamente a toda rodada e é literalmente, um Healer de MMO - Agora, quero ver um MMO que tenha algo similar ao LazyLord ou o LazyBard da 4e, que são líderes cuja capacidade de cura geralmente é baixa (depende do investimento), mas a capacidade de permitir os aliados de fazerem outras coisas é imensa (o que se chama de "Enabling" na 4e).

E além disso, a cura em combate é limitada na 4e: Duas vezes era o padrão, podendo subir de acordo com o foco do Líder.
« Última modificação: Março 21, 2012, 10:43:17 am por El Elyon »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #829 Online: Março 21, 2012, 10:51:08 am »
Várias ações na mesma rodada é legal; não vários ataques iterativo iguais. E olha só, mover e atacar mais de uma vez, é como se voltassemos pra AD&D.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #830 Online: Março 21, 2012, 10:56:17 am »
Leisses, essa citação é de onde?

Rain, sério, não precisa ficar com esse antagonismo contra quem não tem o mesmo gosto, e chamar de "jogador ruim" quem não procura o mesmo que tu. Especialmente porque, com as mudanças na 5e não se alinhando com o que tu gosta, seguindo esses padrões daqui a alguns meses quem seria taxado de "jogador ruim" e "preso ao passado" é tu.

Eu sei que essa visão de "opinião diferente = meu inimigo" é a retórica padrão da internet, mas podemos fazer melhor que isso, não?

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #831 Online: Março 21, 2012, 11:03:40 am »
Citar
Leisses, essa citação é de onde?

Daqui, Eltor ;)

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #832 Online: Março 21, 2012, 11:08:24 am »
Deslocamento + Ataques Múltiplos = Fodam-se as regras de deslocamento, da 3e/4e vamos jogar igual ao Marcelo Cassaro (ou retornar ao ad&d) e aos jogadores que adoravam dizer que a 3e era perfeita sem grid

O problema disso...

Turnos enormes, com no mínimo duas roladas de ataque (em níveis baixos) para 4/5/insira combos aqui em níveis elevados

Além disso, roladas de dano/ efeitos variados para cada um dele (me lembrou do meu Dervexi de nível elevado que fazia uma cacetada de ataques com botas da velocidade + mestre das armas exóticas (que ganhava rajada de golpes) + talentos de duas armas, e que ganhava a acunha o homem liquidificador, ele tinha turnos absurdamente enormes, que normalmente atrapalhavam o ritmo da mesa, dava pra ir fazer um lanchinho antes dos ataques do personagens serem resolvidos, gosto de lembrar que ele sempre se fodia legal quando levava um save or sucks na cara ou um cubo de força pra aprender que quem manda nesta porra é os magos!)

O que acho? Retrocesso, retrocesso absurdo...Além disso, é muita inocência acreditar que isto vai conseguir ser equilibrado com o sistema de magias (que é por natureza, absurdamente mais versatil)
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #833 Online: Março 21, 2012, 11:19:33 am »
Rain

Porra, eu me antipatizo com a 5e, mas não aja dessa forma. "Deslocar + Mais de Um Ataque" é trivial para Marciais na 4e (Olá Ranger e Guerreiro), além de ser o sonho molhado de qualquer Striker e eu não me lembro de ninguém chorando por isso (ao contrário, Otimizadores amam isso).
« Última modificação: Março 21, 2012, 11:21:09 am por El Elyon »

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #834 Online: Março 21, 2012, 11:36:12 am »
Eu particularmente não sou nem hater nem grognard. Mas as matérias no geral tem me desanimado. Pouca coisa pareceu legal até o momento. Não acho particularmente ruim a queda do level cap. Acho uma aproximação diferente do jogo.

Considerando que pessoas que gostam de jogos high level que nem eu são exceção aos grupos que se contentam com o nível heróico e no máximo até o lv20 mesmo quando o épico era acessível e equilibrado como na 4e... penso que isso é uma abordagem do jogo que aproxima ele desta visão do jogo mais mundano, onde um camponês de lv1 pode dar trabalho a um herói de nível alto e até mesmo matá-lo. Isso se torna um fato se os pvs crescerem pouco e o dano muito a cada nível, onde um mestre marcial é capaz de matar muitos com um golpe, mas ainda morre com um golpe bem dado por um ataque de sorte de um adversário.

É um outro ponto de vista sobre D&D. Se não fossem tão ruins as outras instâncias, como save or die e afins talvez parecesse mais interessante. Fora que tudo que cria matemática exagerada pro mestre é ruim. Eu odiava levar horas fazendo ficha de npcs que caiam com 2 rodadas de ataque.

A 4e me forneceu solo monsters para fazê-los duráveis e fichas simplificadas para eu possa perder tempo planejando o jogo o não as fichas dos adversários. Ficarei de olho no D&D Next. Posso até jogar pra ver como é. Mas se a promessa se tornar o que vemos agora nestas pools, então não devo mestrar nele.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #835 Online: Março 21, 2012, 11:41:37 am »
Leisses, essa citação é de onde?

Rain, sério, não precisa ficar com esse antagonismo contra quem não tem o mesmo gosto, e chamar de "jogador ruim" quem não procura o mesmo que tu. Especialmente porque, com as mudanças na 5e não se alinhando com o que tu gosta, seguindo esses padrões daqui a alguns meses quem seria taxado de "jogador ruim" e "preso ao passado" é tu.

Eu sei que essa visão de "opinião diferente = meu inimigo" é a retórica padrão da internet, mas podemos fazer melhor que isso, não?

Não, pra mim é jogador ruim sim!
Se o sistema tenta evoluir CLARAMENTE em design, é o cara vem com esta de não é mais D&D, ele é um péssimo jogador! Não tenho duvidas disso

Não é questão de gosto, é questão de lógica

O sistema de níveis, por exemplo, é sim um sistema muito falho, tenho certeza, que isto não importaria em nada (retirar o sistema de níveis) para o estilo de jogo/narrativas propostas em D&D (não é impossível imaginar todo o universo de D&D com um sistema semelhante ao M&M ou qualquer outro sistema de construção de personagens), Mas para Grognards e jogadores deste tipo, retirara níveis é o mesmo que dizer “- Isto não é d&d é MMORG de mesa de Point Buy” ou “Isto é não é d&d é jogo de super heróis medievais” (mesmo que d&d já abandou seu caráter de simulação medieval a séculos), utilizar um sistema de mana no D&D para este tipo de jogador e transformar o jogo em Final Fantasy, mesmo que isto não faça o menor sentido

Idéias como:

Onde esta a magia do teatro narrativo shakespiriana na mesa de jogo?
Onde estão as regras da física quando jogo? Não tem sentido ficar se regenarndo com pulsos de cura
Não é possível que ataque normal/ marcial seja mais poderosos que magia? Magia é magia!...

São sim idéias imbecis e são sim de péssimos jogadores

Eltor, entenda você é uma exceção da regra, (leu analisou e não gostou, por mais que ache 70% dos seus pontos apenas questão pessoal sua) a grande maioria, nunca nem chegou perto e só não joga o novo jogo, por que acredita que os personagens se curam (Pulsos de cura), são imortais ou outras besteiras de nível semelhante.

A Frase: A 4e é um video game é não D&D e no mínimo ridícula

As campanhas de D&D não mudaram em porcaria nenhuma entre as edições, as mecânicas apenas facilitam E MUITO a vida do mestre, elas ressaltam o trabalho em equipe (e isto é infinitamente melhor para todos), não ver que isto é sim um evolução é babaquice.

Em termos de jogo, de narrativa o jogo, repito, tudo flui DO MESMO jeitinho de sempre, é isso que eles (e você em menor grau) precisa entender.

Rain

Porra, eu me antipatizo com a 5e, mas não aja dessa forma. "Deslocar + Mais de Um Ataque" é trivial para Marciais na 4e (Olá Ranger e Guerreiro), além de ser o sonho molhado de qualquer Striker e eu não me lembro de ninguém chorando por isso (ao contrário, Otimizadores amam isso).

Concordo, mais sinto que deslocamento + ataques múltiplos ira criar turnos maiores/jogadas demais todo santo turno, as mecânicas de poderes já englobam ataques múltiplos muito bem (pelo menos em minha opinião)

Ex: Não vai ser todo turno que eu vou deslocar e dar vários ataques, até na 3e dar ataque total todo turno é/seria um saco (Mais aqui reconheço que é questão de gosto pessoal, já que repetindo prefiro a mecânica de poderes aos ataques múltiplos do AD&D)

EDIT: Bem eu estou disposto sim a jogar a 5e, me divertia com Ad&d, me divertia com a 3ª, me divirto com a 4ª, por que não irei me divertir com a 5ª? O sistema é o de menos! Por incrível que pareça, eu não sou tão ligado a questões mecânicas na hora do jogo, mais na hora de mestrar o sistema faz sim muita diferença, e neste caso quanto mais elegante e moderno o sistema for, melhor.

È isto que me leva a não pretender comprar a 5e (pelo menos por enquanto, se o sistema for bom, eu migro sim, mais pelos posts dos caras, acho difícil de acontecer!) A 4e têm mais ferramentas de design que são eficiêntes pra resolver situação X.
« Última modificação: Março 21, 2012, 11:54:30 am por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #836 Online: Março 21, 2012, 11:53:08 am »
Citar
Não, pra mim é jogador ruim sim!
Se o sistema tenta evoluir CLARAMENTE em design, é o cara vem com esta de não é mais D&D, ele é um péssimo jogador! Não tenho duvidas disso

Não é questão de gosto, é questão de lógica

O sistema de níveis, por exemplo, é sim um sistema muito falho, tenho certeza, que isto não importaria em nada (retirar o sistema de níveis) para o estilo de jogo/narrativas propostas em D&D (não é impossível imaginar todo o universo de D&D com um sistema semelhante ao M&M ou qualquer outro sistema de construção de personagens), Mas para Grognards e jogadores deste tipo, retirara níveis é o mesmo que dizer “- Isto não é d&d é MMORG de mesa de Point Bay” ou “Isto é jogo de super heróis medievais” (mesmo que d&d já abandou seu caráter de simulação medieval a séculos), utilizar um sistema de mana no D&D para este tipo de jogador e transformar o jogo em Final Fantasy, mesmo que isto não faça o menor sentido

Idéias como:

Onde esta a magia do teatro narrativo shakespiriana na mesa de jogo?
Onde estão as regras da física quando jogo? Não tem sentido ficar se regenarndo com pulsos de cura
Não é possível que ataque normal/ marcial seja mais poderosos que magia? Magia é magia!...

São sim idéias imbecis e são sim de péssimos jogadores

Em resumo: Se alguém não joga como você e tem outras ideias sobre como um Mundo Fantástico deve operar ou não, ele está jogando errado.

Engraçado, onde é que eu costumo a ler esse tipo de argumento? Ah sim, Grognards e Teatralistas de Stoyteller. Meus parabéns, acabou de se unir a eles.  ^_^
« Última modificação: Julho 22, 2013, 03:38:33 am por Stormbringer »

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #837 Online: Março 21, 2012, 11:59:39 am »
Citar
Em resumo: Se alguém não joga como você e tem outras ideias sobre como um Mundo Fantástico deve operar ou não, ele está jogando errado.

Engraçado, onde é que eu costumo a ler esse tipo de arguento? Ah sim, Grognards e Teatralistas de Stoyteller. Meus parabéns, acabou de se unir a eles.  ^_^

Não, em resumo, os mundos fanstasticos operam independentes do sistema, logo pra mim da pra jogar Forgotten Realms em Pathfinder, 4e, M&M, ou mesmo Gurps (só que irei procurar o mais elegante para isto, quando falo isto, falo em mestrar, jogar pouco importa, o narrador que escolha)

Logo eu não preciso de regras para me dizer o por que dos elfos não dominarem o mundo! As regras são muito mais guias de como levar o grupo de jogo, do que leis universais que regem aquele universo

Capitche?
« Última modificação: Março 21, 2012, 12:01:50 pm por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #838 Online: Março 21, 2012, 12:10:20 pm »
Rain, eu vou copicolar algo que eu respondi no meu blog, por pura preguiça de argumentar de novo sobre isso; sobre os Healing Surges, eu consigo imaginar o maior dos motivos de terem sido tão fadados pro reino do "é videogame", e pelo escárnio dos Grognards (que você tá agindo igualzinho, alias).

Citar
Uma coisa que eu acho que atrapalhou e MUITO a aceitação da 4e foi a escolha de termos infelizes - como por exemplo, "pulsos de cura" / "Healing Surges". Se simplesmente fosse chamado de, sei lá... "Resistência Física" / "Bodily Endurance" ou algo assim com o mesmo sentido (que É o que pulsos de cura são, sua capacidade de se recuperar até que teu corpo canse e você não consiga mais), a 4e teria sido muito bem aceita - boa parte de um produto é sua apresentação, afinal.
E sim, a apresentação da 4e foi feita pra geração que joga videogame, quer você aceite isso ou não. A apresentação de D&d como um jogo que não importa como o herói se foda, ele vai vencer no final é justamente aquilo que muitas pessoas não gostam.

Sim, tem gente que pasme, gosta de ter a incerteza de que vai chegar no final da masmorra.

E não tem nada de errado com isso.
« Última modificação: Março 21, 2012, 12:18:54 pm por Lumine Miyavi »

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #839 Online: Março 21, 2012, 12:37:54 pm »
Rain, eu vou copicolar algo que eu respondi no meu blog, por pura preguiça de argumentar de novo sobre isso; sobre os Healing Surges, eu consigo imaginar o maior dos motivo de terem sido tão fadados pro reino do "é videogame", e pelo escárnio dos Grognards (que você tá agindo igualzinho, alias).

Citar
Uma coisa que eu acho que atrapalhou e MUITO a aceitação da 4e foi a escolha de termos infelizes - como por exemplo, "pulsos de cura" / "Healing Surges". Se simplesmente fosse chamado de, sei lá... "Resistência Física" / "Bodily Endurance" ou algo assim com o mesmo sentido (que É o que pulsos de cura são, sua capacidade de se recuperar até que teu corpo canse e você não consiga mais), a 4e teria sido muito bem aceita - boa parte de um produto é sua apresentação, afinal.
E sim, a apresentação da 4e foi feita pra geração que joga videogame, quer você aceite isso ou não. A apresentação de D&d como um jogo que não importa como o herói se foda, ele vai vencer no final é justamente aquilo que muitas pessoas não gostam.

Sim, tem gente que pasme, gosta de ter a incerteza de que vai chegar no final da masmorra.

Sim e eu gosto (de não ter certeza da vitoria), mais sabemos da verdade Lumine, Não tem como ter certeza que vamos chegar ao final da masmorra na 4e também (vai depender do mestre. na campanha que jogamos de DS aqui em casa, todo combate é difícil, o mestre adora ferrar com os jogadores, a letalidade é enorme, e adivinhe o sistema jogado, D&D 4e)

Outra coisa, quem é que não joga Video Games? Serio, que purismo é este? Por que o RPG seria uma atividade supeior?

Agora me tira uma duvida como é por que estou sendo grognard? Por achar um jogador que gosta de jogar com um Caster/Deus em detrenimento do divertimento dos outros na mesa serem péssimos jogadores? (Se tu perceber bem, a grande massa de odiadores da 4e são ex jogadores de casters que adoravam ser os "melhores jogadores da mesa") Ou aqueles caras que não lêem o livro e ficam com esta besteira de termos (tanto faz, pulso de cura, resistência férrea ou o que for, a mecânica é muito simples) e levam esta mecânica como um enorme problema que faz tudo se tornar ilógico? Serio isso? Desistirem de um sistema inteiro por Pulsos de Cura, estes caras não são pessimos jogadores?

Ou será que eu já tenha certa vivência na Internet quando o assunto e guerra de sistemas? Por que eu só leio besteiras quando o assunto é 4e, as coisas mais absurdas possíveis! Posso até postar as perolas que vejo, começando apenas com um único tópico do Orkut, que vai mostrar o como os caras vêm jogando e enxergando o D&D em suas mesas

Obs: Não acho o Eltor um jogador ruim, ou coisa do tipo, o acho uma exceção a regra, a grande maioria repito, nem passou perto de um livro de regras da 4e, logo o que eles têm é pré-conceito
E todo pré-conceito é por si uma atividade anti racional!

« Última modificação: Março 21, 2012, 12:40:05 pm por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates