Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200916 vezes)

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Offline kinn

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #810 Online: Março 20, 2012, 10:45:37 pm »
Mas ele não sugere no texto que clérigos também deviam ter a capacidade de marcar. Mas sim que ELES é que deviam marcar.

E a troca da lista de armas por magias era justo só até as magias começarem a destruir mundos e deixar os não-casters no chinelo...
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Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #811 Online: Março 20, 2012, 10:53:39 pm »
Lumine, não lembro de AdO como regra oficial em AD&D. Raios, no básico a porra do AD&D nem usava grids em combate. Tinha uma regra de "ataque de graça" contra quem tentasse fugir de combate, acho - sei que tinha no OD&D - mas não é a mesma coisa.

Kasuya: sim, isso, isso, I-S-S-OoOoOoO foi o que deixou a mecânica da 4e tão esteticamente similar à do WoW. Bom, isso e o healer curar DURANTE o combate, o que, ao contrário do que tu diz, não era algo muito divertido nem muito produtivo de fazer na 3e.

Com isso a 4e fechou a mesma "trindade sagrada" do WoW, com a mesma mecânica de aggro que força artificialmente os inimigos a atacarem um membro do grupo, e a comparação é inevitável.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #812 Online: Março 20, 2012, 10:55:26 pm »
E isso é ruim?

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #813 Online: Março 20, 2012, 10:57:59 pm »
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Kasuya: sim, isso, isso, I-S-S-OoOoOoO foi o que deixou a mecânica da 4e tão esteticamente similar à do WoW. Bom, isso e o healer curar DURANTE o combate, o que, ao contrário do que tu diz, não era algo muito divertido nem muito produtivo de fazer na 3e.

Engraçado que quando eu jogava 3e, o combate era o momento em que magias de cura eram mais necessarias
War never changes

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #814 Online: Março 20, 2012, 10:58:29 pm »
E isso é ruim?

Não é o ponto que o Eltor tá martelando.
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Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #815 Online: Março 20, 2012, 10:59:46 pm »
E isso é ruim?

Aí depende do resultado da comparação. :) Eu só tô explicando o que faz chegar nela.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #816 Online: Março 20, 2012, 11:03:54 pm »
Isso eu já sei, Eltor. Mas tu falas como se fosse algo ruim. Ou algo que te desagrade bastante, como se pr ti soasse artificial.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #817 Online: Março 20, 2012, 11:06:20 pm »
Kimble, na verdade a mecânica artificial dos minions não me incomoda muito não. Por mim tanto faz se ela ficar ou sair, é uma ferramenta que facilita a vida do mestre. Meu questionamento na verdade é: na prática, tanto a abordagem velha como a nova parecem ter o mesmo resultado, exceto que a nova proposta seria mais versátil. Não parece uma boa mudança?

Ahn... na mecânica da 4e, se um ataque que cause dano acertar, ele derruba o alvo. Jogar o dano é desnecessário. Nessa idéia, o jogador ataca, verifica se acertou, rola o dano e verifica se foi suficiente pra derrubar o alvo. Já que a idéia é que a média de dano e não o mínimo de dano causado por nível,  você vai ter que rolar o dano e comparar com os pvs do monstro. E nem sempre isso vai ser suficiente pra deitar ele no primeiro golpe.

Se o objetivo é ter a criatura no combate como uma barreira pequena ou uma forma de mostrar o quão poderosos os personagens são, olha, pra mim a forma da 4e ainda parece melhor. A única vantagem disso seria não precisar ter fichas diferentes pra monstros normais e minions, o que não é uma grande vantagem quando percebe que é uma escolha em ganhar mais espaço nos livros perdendo facilidade em jogo.
« Última modificação: Março 20, 2012, 11:09:01 pm por kimble »
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Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #818 Online: Março 20, 2012, 11:09:34 pm »
Isso eu já sei, Eltor. Mas tu falas como se fosse algo ruim. Ou algo que te desagrade bastante, como se pr ti soasse artificial.

Depende, tu tá falando das marks em específico? Se é isso, realmente eu não gosto, acho uma coisa muito artificial mesmo. Me sinto em um jogo comum de tabuleiro ("essa peça só pode atacar o cavaleiro, essa outra só pode mover na diagonal...").

Mas é por isso que eu disse que depende: eu procuro outra coisa no combate, então pra mim é ruim, mas muita gente gosta.

Ahn... na mecânica da 4e, se um ataque que cause dano acertar, ele derruba o alvo. Jogar o dano é desnecessário. Nessa idéia, o jogador ataca, verifica se acertou, rola o dano e verifica se foi suficiente pra derrubar o alvo. Já que a idéia é que a média de dano e não o mínimo de dano causado por nível,  você vai ter que rolar o dano e comparar com os pvs do monstro. E nem sempre isso vai ser suficiente pra deitar ele no primeiro golpe.

Se o objetivo é ter a criatura no combate como uma barreira pequena ou uma forma de mostrar o quão poderosos os personagens são, olha, pra mim a forma da 4e ainda parece melhor. A única vantagem disso seria não precisar ter fichas diferentes pra monstros normais e minions, o que não é uma grande vantagem trocar espaço em livro por facilidade em jogo.

Eu tô trabalhando com a hipótese de os PVs dos "minions" ser MUITO abaixo da média de dano daquele nível, o bastante pra qualquer golpe matar com o dano mínimo. Se for algo que de vez em quando não cai com um golpe, aí eu não vejo vantagem mesmo.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #819 Online: Março 20, 2012, 11:16:34 pm »
Eu tô trabalhando com a hipótese de os PVs dos "minions" ser MUITO abaixo da média de dano daquele nível, o bastante pra qualquer golpe matar com o dano mínimo. Se for algo que de vez em quando não cai com um golpe, aí eu não vejo vantagem mesmo.

Pra isso funcionar, a evolução de dano vai ter que ser MUITO acentuada. No exemplo, o orc seria um monstro padrão no nível 1, e um minion no nivel 6. Se usarmos o padrão do D&D pre-4e, significa que no nivel 1 ele tem uns 15 PVs (3 golpes de espada longa, 4.5), e no sexto nível você tem que ter pelo menos +14 de modificador de dano pra ele morrer sem precisar rolar dano.

Eu estou bem receoso se a ideia de reduzir os bônus de acerto/defesa em prol de melhor dano é o caminho certo a ser seguido.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #820 Online: Março 20, 2012, 11:17:26 pm »
Eu tô trabalhando com a hipótese de os PVs dos "minions" ser MUITO abaixo da média de dano daquele nível, o bastante pra qualquer golpe matar com o dano mínimo. Se for algo que de vez em quando não cai com um golpe, aí eu não vejo vantagem mesmo.

A proposta é que eles estejam abaixo da média de dano, pra permitir que caiam com um só golpe mediano. Eu acredito que não vai ser muito abaixo, porque se for como você está pensando, gera outro problema. Como a proposta é escalar com maior velocidade dano e pvs, significa que um monstro que tenha pvs suficientes pra cair com um golpe que causa o dano mínimo, também vai causar um dano ínfimo nos pcs. Ele deixa de ser uma ameaça e se torna um mosquito voando em torno da cabeça dos pcs. O que acaba tornando eles inúteis.

E voltamos a época em que você só via certos monstros em certos níveis.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #821 Online: Março 20, 2012, 11:18:37 pm »
Como eu prefiro que a diferença entre os níveis seja menor, sou muito mais continuar a regra atual de minions do que fazer essa mudança.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #822 Online: Março 20, 2012, 11:19:35 pm »
Eu tô trabalhando com a hipótese de os PVs dos "minions" ser MUITO abaixo da média de dano daquele nível, o bastante pra qualquer golpe matar com o dano mínimo. Se for algo que de vez em quando não cai com um golpe, aí eu não vejo vantagem mesmo.
Como o Nibe disse, a menos que role uma escalada violenta de dano com os níveis, o conceito de minion (combatentes mixurucas que servem pra distrair e quiçá, incomodar) deve sumir, o que é uma pena. Foi uma das melhores adições da 4e.

Lumine, não lembro de AdO como regra oficial em AD&D. Raios, no básico a porra do AD&D nem usava grids em combate. Tinha uma regra de "ataque de graça" contra quem tentasse fugir de combate, acho - sei que tinha no OD&D - mas não é a mesma coisa.
Yeah, eu sei que não é oficial; mas veio de lá. É do Rules Cyclopedia, se não me falha a memória.

Acho que jogar com líder é uma experiência um pouco diferente de Healer em MMOs (e eu joguei de Sacer em Rag =p) - geralmente tu ajuda mais coisas como ações extras, bônus concedidos e afins. Mesmo porque, cura em combate é porre pra quem fica repetindo a mesma ação ad nauseum.

Não é como se fosse diferente jogar com striker, por exemplo. Vide Ranger de golpes gêmeos, que faz a mesma coisa toda santa rodada.

PAREM DE POSTAR PORRA, QUERO RESPONDER @_@

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #823 Online: Março 20, 2012, 11:43:15 pm »
Por mim, eu achatava tudo de uma vez. Mais níveis só dão mais brinquedinhos pra você. Poderes, manobras, magias, talentos, etc, etc. O bônus de dano é baseado em seu equipamento (mundano, espadas, machados, varinhas, cajados, etc), defesas nas armaduras (também mundanas), e itens mágicos dão coisinhas novas especiais que não afetam números estáticos da ficha (nada de arma +1 e manoplas de força +2), mas podem afetar outras coisas pela forma delas (uma espada flamejante dar mais dano não estaria fora da casinha, mas não seria a regra pra todas as armas mágicas).

Pena que isso nunca vai sair do mundo das ideias. Porque tem gente que gosta de ver os personagens evoluindo em números brutos.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #824 Online: Março 20, 2012, 11:46:46 pm »
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PAREM DE POSTAR PORRA, QUERO RESPONDER @_@


Juro que eu tava tentando responder, mas enquanto eu digitava alguma coisa, alguém falava comigo no msn, ou eu olhava alguma outra coisa, quando voltava, vários outros posts. Continuou assim ciclicamente, até eu desistir e esperar o povo parar de postar em rajada pra organizar as ideias, o que provavelmente só vai acontecer amanhã, bem mais tarde. hauahuahauah


(Nota, ao digitar essas duas frases, postaram mais coisa na minha frente ainda. jhauauahauhaua #euRi)