Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 201012 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #585 Online: Março 05, 2012, 03:16:59 pm »
P.S se voltarem os SoD pra magias também deverão haver poderes ou feats, tipo Devastating Critical, mas sem tantos pré-requisitos sem noção.

The biggest drawback is that spellcasters and monsters have to be aware of a target's hit points to decide if an attack makes sense. For most monsters, you can... For spells, you could...

E outras partes do texto deixam claro: save-or-die é para Habilidades de Monstros e Magias. Algo assim deve ser muito complicado para aquelas classes voltadas a iniciantes...

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #586 Online: Março 05, 2012, 03:32:55 pm »
Mas se o SoD vier da forma como colocaram, onde é preciso ter pouco PV para sofrer o efeito não tem mais essa de = PVs do inimigo.

E considerando coisas como tipos de dano para arma serem compativeis com dano de fogo, ácido, etc, acredito que efeitos dessa forma não serão exclusividade de casters. Ex.: Guerreiro com armas Cortantes teriam um SoD com efeito Vorpal caso o oponente tenha 20 PV ou menos.

EDIT:

@Khalin,
Quem sabe isso pode ser resolvido com o feedback no Public Playtest (sejá lá quando isso vai começar).
« Última modificação: Março 05, 2012, 03:35:01 pm por Leisses »
An Edition to rule them all???

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #587 Online: Março 05, 2012, 03:55:44 pm »
Uma forma de contornar isso de forma simples é  fazer com que a magia cause efeitos diferentes dependendo do alvo estar acima ou abaixo do threshold: está bloodied, a magia vira um SoD; ainda não está bloodied, a magia causa um baita efeito desmoralizante, ou quantidade alta de dano, com direito a save para evitar o efeito. Pronto, agora ninguem precisa ficar contando dano e supondo nivel do inimigo pra saber a hora certa de usar a magia: Deixa o guerreiro das umas porradas no alvo e então conjura a magia; se o cara estava bloodied (i.e. abaixo do threshold) toca o save ou morre, e profit pro mago; mas se estava acima daquele valor de corte, causa tanto dano quanto uma magia equivalente do mesmo nivel, e profit pro mago de qualquer jeito.

O que adicionaria mais um grau de complexidade no domínio do sistema. Se magias acionam um efeito secundário se a margem de segurança não foi ultrapassada, isso significa que se torna interessante usar magias de SoD de níveis mais baixos no começo do combate, antes de tentar as de nível superior e evitando assim o risco de impor ao alvo um teste que ele provavelmente vai passar (e anular o efeito da magia). Então a forma mais 'eficiente' de usar SoD alguns níveis abaixo do alvo seria no começo do combate, antes que ele corresse o risco de poder ativar o efeito principal do SoD. E magias de níveis iguais ou superiores seriam ideais para metade pro fim do combate, quando o que o spellcaster quer é acionar esse efeito principal da magia.

De novo, mais domínio de sistema. Tem gente que gosta, tem gente que odeia.

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Outra forma de contornar essa falha apontada pelo Kimble seria incorporar o SoD em magias de longa duração. Exemplo: "Megaenvenenamento: toma 1d6 de dano por turno (pode fazer um teste de Con todo turno para evitar este dano), até o fim da duração da magia; A primeira vez que o alvo for fazer este teste que ele tiver menos que 20 HP, ao invés de receber o dano, ele automaticamente cai a 0 HP."

O que aumenta a contabilidade. Você passa a ter uma condição que causa um efeito contínuo que precisa ser lembrado toda rodada E possui um efeito secundário que é ativado ao se alcançar uma segunda condição. De novo, é uma forma de fazer isso.  Mas as pessoas já reclamam de como funcionam os saving throws na 4e. Isso seriam as regras da edição atual com um nível a mais de complexidade.

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Para monstros, como o bodack: Ao invés de ser "A primeira vez que olhar pro bixo tem que fazer um save ou morre" pode ser "Se o jogador encara o bodack e tem menos que 30 HP, SoD. Senão, nada acontece até ele ter 30 ou menos de HP, quando terá que fazer o SoD (desde que ainda esteja encarando o bixão)." Se bem que nesses casos em que o SoD é de Will (não lembro, mas acho que olhar aliens é teste de will, nao?) o threshold ser um valor de HP não faz muito sentido. Ou faz, se o cara abstrair ainda mais os HPs e colocar uma "fadiga psicológica" junto...

O que cai naquela situação de ter que controlar os pvs de vários personagens ao mesmo tempo, para saber quando a perda do recurso ativa a jogada de SoD. Novamente, tem gente que não se importa. Mas é uma forma mais confusa e complexa de implementar a mecânica. O que não faz muito sentido quando a essência dela sempre foi conseguir derrubar os alvos sem precisar entrar na guerra de atrito com os pvs.
« Última modificação: Março 05, 2012, 03:59:27 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #588 Online: Março 05, 2012, 04:27:54 pm »
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Evitando assim o risco de impor ao alvo um teste que ele provavelmente vai passar (e anular o efeito da magia).
Mas este efeito secundário não podem ser melhor que o SoD!

O resto se resume a "tem que controlar os PVs = maior complexidade", mas na 4e ja tinha isso e não era nenhum pouco complexo.

Mas se isso:
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The biggest drawback is that spellcasters and monsters have to be aware of a target's hit points to decide if an attack makes sense. For most monsters, you can... For spells, you could...
está no artigo (nem li, só votei), é provavel que não utilizem nenhuma destas minhas sugestões :(

@Lumine: Também temo por isso...

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #589 Online: Março 05, 2012, 04:29:21 pm »
Veja só, Iuri, o meu medo principal (eu só posso falar por mim) é que esses efeitos, assim como boa parte de outros debilitantes se tornem exclusividade dos casters, voltando a um velho reino dos conjuradores; o guerreiro causa d10+x de dano, e o mago causa dano = pvs do inimigo.

ESSE é o meu medo.
Mas o que eu acho que a maioria dos Grognards sentem falta não são nem os danos absurdos das magias em si, mas do próprio roleplay, referente a modificar o ambiente "à vontade", com a quantidade imensa de efeitos das magias do 3rd.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #590 Online: Março 05, 2012, 04:35:29 pm »
Dano é o de menos; são os efeitos mesmo é que devastam o jogo. Vôo, teletransporte, metamorfose, transformação à força, invocação de criaturas; tudo isso foi levado a um violento extremo na 3ª edição, criando um abismo entre conjuradores e não-conjuradores.

No final de contas, esses artigos só parecem tentar empurrar garganta abaixo dos leitores de que era isso que fazia o jogo ficar bom.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #591 Online: Março 05, 2012, 04:59:57 pm »
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Evitando assim o risco de impor ao alvo um teste que ele provavelmente vai passar (e anular o efeito da magia).
Mas este efeito secundário não podem ser melhor que o SoD!

Na verdade ele nem precisa. Se a chance do alvo passar no SoD for alta, nesse modelo que estávamos pensando valeria a pena lançar as magias tentando acionar o efeito menor (e que estou supondo, não teria save ou ainda manteria um outro efeito mesmo que o personagem fosse bem sucedido). Nesse caso seria melhor lançar a magia cedo, bem antes de chegar a margem onde ativaria o SoD.

Seria aquele tipo de pensamento de domínio de sistema ao extremo, mas que algumas pessoas iam adorar explicar para os 'não-iniciados'.
« Última modificação: Março 05, 2012, 05:01:47 pm por kimble »
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Offline VA

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #592 Online: Março 05, 2012, 05:29:18 pm »
Sério. Cara. A cada atualização, as coisas ficam piores. Então, sinceramente, fuck D&DN

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #593 Online: Março 05, 2012, 08:33:20 pm »
Não é como se a 4e não tivesse Save or Die. Mas na 4e as coisas são mais controladas. O único monstro que de cabeça possui um ataque assim é o Orcus, e é uma Ação Padrão Recarga 6, e mesmo assim ele reduz o alvo a 0 PVs (o que levando em conta o nível do Orcus, é bem longe da morte).

Eu gosto do modelo da medusa. Ela começa com um status mais fraco, mas conforme o alvo falha em testes de resistência, começa a se aproximar de ficar petrificado. Mas na 4e existem meios de rolar mais de uma resistência por turno, então está mais para Save a Lot and Die.

Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #594 Online: Março 05, 2012, 08:43:14 pm »
Veja só, Iuri, o meu medo principal (eu só posso falar por mim) é que esses efeitos, assim como boa parte de outros debilitantes se tornem exclusividade dos casters, voltando a um velho reino dos conjuradores; o guerreiro causa d10+x de dano, e o mago causa dano = pvs do inimigo.

ESSE é o meu medo.

Mas não o meu. Pra mim tanto faz que os efeitos sejam exclusivos de guerreiros, monges ou ladinos; ou mesmo que sejam exclusivos de monstros. Save or Anticlimax é uma bosta independente de quem usa, uma das coisas que eu gostei na 4e foi acabarem com esse defeito da 3e. Pra quê o retrocesso?

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #595 Online: Março 05, 2012, 09:14:59 pm »
Cara, nao acho que seja defeito e sim, pode ser aplicado em situacoes extremas, como em alguns poderes diarios, que seriam uma ultima cartada do aventureiro, por exemplo.

Offline Heitor

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #596 Online: Março 05, 2012, 09:25:17 pm »
Para vender mais na Grognardia, Eltor. O maior mercado consumidor desta merda.

Offline kinn

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #597 Online: Março 05, 2012, 09:55:29 pm »
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5e será bem mais mundano com grupos tendo que prestar a atenção em goblins de lv1 para não cair antes de chegar no chefão.

Err... D&D 4e é assim também. Dê 2 encontros consecutivos com Goblins em nível 1, sem chance para um descanso curto, e você verá um grupo em grandes apuros.  :P

Quis dizer grupos de níveis altos contra inimigos de lv1.
Pelo que falaram de querer manter monstros nas aventuras acima, significa que o crescimento do personagem tem de ser pequeno a cada nível e deveria ser inclusive nos pvs para fazer monstros iniciais serem problemas mesmo para herois avançados.

Ainda que o heroi avançado tenha recurso e poderes para acabar com vários de vez, eles seriam chateação se ignorados. Uma das coisas que faz isso com monstros fracos é save of die.
Outr coisa seria diminuição de evolução de CA/defesas e PVs de cada um ao decorrer dos níveis.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #598 Online: Março 05, 2012, 10:07:43 pm »
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Save or Anticlimax é uma bosta independente de quem usa
Eu sou a favor de Save or Die conna seguinte situação:
a) Chances de ser revivido quase certas;
b) O grupo sabe o desafio que terão que enfrentar;
c) O grupo pode enfrentá-lo quando quiser.
A tensão criada pela expectativa do grupo nos momentos antes do teste é um recurso interessante para dar aquele climax no finzinho da aventura. Mas é uma situação completamente diferente de quando usada em combate.... nada a ver com o que querem implementar.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #599 Online: Março 05, 2012, 10:35:21 pm »
Para vender mais na Grognardia, Eltor. O maior mercado consumidor desta merda.
:venera:
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen