Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200861 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #570 Online: Março 05, 2012, 10:18:17 am »
Save or Die...

Daqui a pouco Disjunção volta também. Duas coisas que eu não gostava na 3e.

Offline kinn

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #571 Online: Março 05, 2012, 10:38:06 am »
Parece que, enquanto 4e foi extremamente heróico ao ponto de enfrentar e vencer deuses, 5e será bem mais mundano com grupos tendo que prestar a atenção em goblins de lv1 para não cair antes de chegar no chefão.
Pesquisas provam:
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Offline Metal Sonic

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #572 Online: Março 05, 2012, 10:46:23 am »
Parece que, enquanto 4e foi extremamente heróico ao ponto de enfrentar e vencer deuses, 5e será bem mais mundano com grupos tendo que prestar a atenção em goblins de lv1 para não cair antes de chegar no chefão.

Ou gatos domésticos. Criaturas terríveis na 3.5!
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #573 Online: Março 05, 2012, 11:50:51 am »
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5e será bem mais mundano com grupos tendo que prestar a atenção em goblins de lv1 para não cair antes de chegar no chefão.

Err... D&D 4e é assim também. Dê 2 encontros consecutivos com Goblins em nível 1, sem chance para um descanso curto, e você verá um grupo em grandes apuros.  :P

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Save or die é algo que eu acredito que vai voltar. Colocaram aquela opção 'não gosto de save or die' questionário no final, mas sejamos realistas, isso é o tipo de coisa que eles já devem ter decidido se vai entrar ou não. E considerando o 'peso histórico' (leia-se, agradar jogadores antigos que dificilmente vão voltar a jogar nosso sistema), acho bem provável voltar.

Yep. E o engraçado é que o sistema AEDU de uso de poderes tem mais votos que Magia Vanciana como "único sistema de magia que você queria". Mas as chances de isso ocorrer na 5e? A mesma de um Monge 3e vencer um Clérigo em uma luta 1 X 1.  :b

Offline Madrüga

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #574 Online: Março 05, 2012, 12:20:28 pm »
Parece que, enquanto 4e foi extremamente heróico ao ponto de enfrentar e vencer deuses, 5e será bem mais mundano com grupos tendo que prestar a atenção em goblins de lv1 para não cair antes de chegar no chefão.

Bom, tinha as fichas de deuses na 3e. E perícias épicas, tipo andar nas nuvens, nadar cachoeira acima ou se esconder no ânus dos outros aventureiros.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #575 Online: Março 05, 2012, 12:47:56 pm »
Se save or die voltar eu não volto. Simples assim.


Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #576 Online: Março 05, 2012, 01:04:53 pm »
Se save or die voltar eu não volto. Simples assim.
Você tinha tanto potencial...

----

Enfim.

A votação, por Mitra!
3 opções de "eu quero Save or Die de volta" e 1 de "não quero"; nem imagino porque querem fazer isso...

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #577 Online: Março 05, 2012, 01:06:39 pm »
Qualquer SoD que envolva porcentagem do HP, ou quantidade de HP, para ser rolado vai dar trabalho demais aos DMs e deixar os combates muito longos imho.
P.S se voltarem os SoD pra magias também deverão haver poderes ou feats, tipo Devastating Critical, mas sem tantos pré-requisitos sem noção.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #578 Online: Março 05, 2012, 01:26:32 pm »
Qualquer SoD que envolva porcentagem do HP, ou quantidade de HP, para ser rolado vai dar trabalho demais aos DMs e deixar os combates muito longos imho.
P.S se voltarem os SoD pra magias também deverão haver poderes ou feats, tipo Devastating Critical, mas sem tantos pré-requisitos sem noção.
Depende; se existirem condições como Bloodied / Sangrando (sabe, 1/2 do hp total) como requisito pra Save or Die, não ficaria mais complicado que certos poderes da 4e... agora, se habilidades que pedem certas porcentagens não-fixas existirem (como por exemplo, "Dedo da Morte" pedir 30% do pvs, enquanto que "Assassino FantasmagóticoFantasmagórico pedir 40%, e "Círculo da morte" exigir 70% dos PVs), isso vai atrasar o combate contra essas criaturas, a menos que os jogadores já tenham na ficha que fazer esse cálculo de valor com antecedência (o que vai ser mais escroto ainda).

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #579 Online: Março 05, 2012, 01:38:43 pm »
Pois é Phil.
1/2 do life(blooded) é até aceitável, agora qualquer porcentagem menor que isso já deixa o combate chato, devido aos cálculos, mesmo pq o status blooded não serviria para indicar só isso.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #580 Online: Março 05, 2012, 01:58:16 pm »
Depende; se existirem condições como Bloodied / Sangrando (sabe, 1/2 do hp total) como requisito pra Save or Die, não ficaria mais complicado que certos poderes da 4e... agora, se habilidades que pedem certas porcentagens não-fixas existirem (como por exemplo, "Dedo da Morte" pedir 30% do pvs, enquanto que "Assassino FantasmagóticoFantasmagórico pedir 40%, e "Círculo da morte" exigir 70% dos PVs), isso vai atrasar o combate contra essas criaturas, a menos que os jogadores já tenham na ficha que fazer esse cálculo de valor com antecedência (o que vai ser mais escroto ainda).

O problema é que ter esses valores na ficha não adianta muita coisa.
a) Jogador tentando acertar um personagem do mestre: O jogador teria que saber o total de pvs do monstro ou, pelo menos, que o Mestre indicasse pra ele a porcentagem total de pvs atual para saber se ele pode usar o SoD ou não. Caso não exista essa abertura de informação, usar SoD se torna um exercício de cálculo de risco (média do dano do grupo por rodada vs pvs totais dos adversários). Premia quem tem conhecimento desse tipo de coisa e interesse em aprender sobre essas variáveis (domínio de sistema). Um saco pro resto dos jogadores;
b) Mestre tentando acertar jogador: O mestre precisaria continuamente pedir pro jogador informação sobre sua quantia atual de pvs (e a porcentagem correspondente). Como são vários personagens diferentes, todos vão alcançar essas quantias em momentos diferentes. Usar SoD em área passa a ser pouco interessante e se torna mais um elemento que o Mestre tem que controlar (certo, fulano tem X de pvs, preciso tirar Y dele para acertar o SoD).

É contabilidade desnecessária. O jogo não ganha nada com isso.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #581 Online: Março 05, 2012, 02:08:07 pm »
Mas kimble, lembre que  até onde eu sei, e a opinião dele não mudou ainda, o Monte Cook É adepto de premiar domínio do sistema. Logo, a opção A parece que é o verdadeiro função dessa escolha de design: recompensar quem conseguir "calcular direito".

Agora quando a B, torna-se algo desencorajador; porque daí é um pulo pro mestre manter os pontos de vida dos jogadores sob controle; imagino se não vai acontecer uma espécie de incentivo a manter os pvs "a escura".

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #582 Online: Março 05, 2012, 02:43:59 pm »
Trevor Kidd (WotC) ‏ @Trevor_WotC
tweet:
So yeah, I would like to see a return of save or die effects in #dndnext.

Jogador aleatório questiona (@ozmills):
I think there's a difference between Save or "Out of action" and Save or "Die". Turn to Stone is a perfect example... #DnD

Trevor Kidd (WotC) responde:
I suppose. But in my experience, bringing someone back from the dead in #dnd is about as difficult as turning them back to flesh

Então, SoD não é problemático porque é esperado que a morte no D&D tenha tanto impacto quanto em DBZ. Certo. E esse tipo de pensamento é que está guiando a próxima edição.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #583 Online: Março 05, 2012, 02:50:16 pm »
Quanto pessimismo e raiva contra o senhorzinho cozinheiro. O Monte pode ainda gostar de recompensar jogadores por dominio das regras, mas ele ja admitiu que isso foi falho no D&D. Não acho que eles irão voltar com isso. Eu também nao gosto de SoD, e na enquete inclusive marquei a opção "NO.", mas não é porque o Cook ou o Mearls sugeriu que quer dizer que a ideia é ruim. Na verdade é até interessante, desde que deem um jeito de não tornar o jogo nisso que o Kimble ta sugerindo.

O problema de vocês é que estão pensando no SoD só como algo instantaneo, que se o alvo não está elegível o conjurador (supondo quase certamente que somente conjuradores terão acesso a SoD's) perde automaticamente a magia, quando não há necessidade de ser somente assim.

Uma forma de contornar isso de forma simples é  fazer com que a magia cause efeitos diferentes dependendo do alvo estar acima ou abaixo do threshold: está bloodied, a magia vira um SoD; ainda não está bloodied, a magia causa um baita efeito desmoralizante, ou quantidade alta de dano, com direito a save para evitar o efeito. Pronto, agora ninguem precisa ficar contando dano e supondo nivel do inimigo pra saber a hora certa de usar a magia: Deixa o guerreiro das umas porradas no alvo e então conjura a magia; se o cara estava bloodied (i.e. abaixo do threshold) toca o save ou morre, e profit pro mago; mas se estava acima daquele valor de corte, causa tanto dano quanto uma magia equivalente do mesmo nivel, e profit pro mago de qualquer jeito.

Outra forma de contornar essa falha apontada pelo Kimble seria incorporar o SoD em magias de longa duração. Exemplo: "Megaenvenenamento: toma 1d6 de dano por turno (pode fazer um teste de Con todo turno para evitar este dano), até o fim da duração da magia; A primeira vez que o alvo for fazer este teste que ele tiver menos que 20 HP, ao invés de receber o dano, ele automaticamente cai a 0 HP."

Para monstros, como o bodack: Ao invés de ser "A primeira vez que olhar pro bixo tem que fazer um save ou morre" pode ser "Se o jogador encara o bodack e tem menos que 30 HP, SoD. Senão, nada acontece até ele ter 30 ou menos de HP, quando terá que fazer o SoD (desde que ainda esteja encarando o bixão)." Se bem que nesses casos em que o SoD é de Will (não lembro, mas acho que olhar aliens é teste de will, nao?) o threshold ser um valor de HP não faz muito sentido. Ou faz, se o cara abstrair ainda mais os HPs e colocar uma "fadiga psicológica" junto...

@Kimble: Eu acho o máximo que todos os pensamentos dos caras se baseiam em "But in my experience...".
mas de novo eu acho que houve uma certa paranóia aí. Quem disse que tornar pedra em carne é facil? O cara disse que é tão dificil quanto, nao disse qual é o nivel de dificuldade, e em uma primeira leitura eu interpretei que reverter  Turn to Stone é que era dificil, não que reviver era fácil.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #584 Online: Março 05, 2012, 03:01:58 pm »
Veja só, Iuri, o meu medo principal (eu só posso falar por mim) é que esses efeitos, assim como boa parte de outros debilitantes se tornem exclusividade dos casters, voltando a um velho reino dos conjuradores; o guerreiro causa d10+x de dano, e o mago causa dano = pvs do inimigo.

ESSE é o meu medo.

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