Só pra complementar o combate do
One Ring, as posições também designam a ordem de ação/quem age primeiro:
Na frente: 1º
No meio/Aberto: 2º
Recuado: 3º
No fundo: 4º
E todas as posições são consideradas engajadas (ou seja, podem dar ou tomar porrada),
à exceção de No Fundo. Todos os jogadores podem mudar de posicionamento no início de cada rodada, à exceção de ir pro Fundo (nesse caso, há certos requisitos a serem atendidos). E quem tá no fundo tem direito a fugir do combate.
Além disso, cada posicionamento (Stance) te permite algumas tarefas como:
Na frente: Intimidar o inimigo
Aberto/No meio: Inspirar companheiros
Recuado: Proteger companheiro
No fundo: Preparar disparo
Antes de os jogadores assumirem uma "formação", há uma rodada de pré-combate onde o grupo escolhe se quer tentar emboscar o inimigo, fortalecer posição, manobrar pra manter longo alcance e ganhar ataques extras com arcos antes de engajar, etc. - essas decisões são tomadas com skills periféricas ao combate, como Battle Tactics, Stealth, Hunting, etc.
Outra nuance tática vem através do armamento de cada um. Cada tipo de arma dá um bônus específico pra certas situações, que também podem se relacionar com o posicionamento:
Enfim, é bem simples e dinâmico. Talvez até simples demais, podendo decepcionar quem tá mais acostumado com a minúcia vista em outros jogos. Acredito que o sistema do 13th Age deva ser um pouco mais detalhado do que isso.