Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 78889 vezes)

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #225 Online: Outubro 06, 2011, 10:37:42 am »
Sinceramente... Vocês precisam de "mecanicas de interpretação"?

Mecanicas de Interpretação??????????
Serio isso?

Por que pra mim só preciso de um sistema de pericias (emular os conhecimentos dos personagens) e mais nada, talvez uma pequena melhoria na mecanica de rituais
Do mais...Pra que droga eu preciso de regras para interpretar meu personagem


Nao se trata de mecanica de interpretaçao. Um sistema de pericia funcional que nao torne metade da lista obsoleta depois de alguns niveis ja seria suficiente. Ou um sistema onde seus atributos basicos representam alguma coisa.

Eu sou um dos que mais odeia enroleplay (voce deve ter notado isso na minha mesa), mas é chato voce colocar um obstaculo que nao é pra ser vencido na base da porrada, e o sistema nao te dar ferramentas pra resolver isso de forma emocionante. Sempre se resume a "façam um teste da pericia X", e o grupo todo rola. E a lei da probabilidade dita que alguem do grupo vai rolar 15 ou mais e passar no teste.
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-Dom Pedro I

Offline Vincer

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #226 Online: Outubro 06, 2011, 11:39:57 am »
Eu particularmente nunca critiquei d&d por tentar abrangir mais coisas... tem gente que gosta de Tormenta. Tem gente que gosta do Justin Bieber. Tem gente que segue o 'Inri Cristo'(o messias, agora no Brasil). Tem gente que fala e pensa besteira. Não generalize.

Mas acredito que o que chamavam de efeito kitchen sink era por outro motivo...não por d&d tentar abrangir várias coisas, mas por ele usar malditos SUB-SISTEMAS. Cada coisa era uma regra ou tabela diferente. E os sub-sistemas demais eram apenas metade do problema; Não fazia muito do que tentava bem.

Mas isso não quer dizer que tentar abrangir um escopo mais aceitável fosse o erro. Seria como dizer vamos voltar a Oligarquia, porque a gente tentou essa tal de democracia e não deu certo: cheia de falhas, corruptos... Claro, isso quer dizer que a democracia está errada. Melhor quando era mais simples não?

Uma péssima execução não quer dizer uma má idéia.

Pessoal fala muito(mal) em 'regras para interpretar'. Acredito que aí está o problema: essa visão distorcida de 'regras para'. Já parte dessa premissa, que não sou muito fã, de que o jogo se limita ao que as regras impõem; Essa nunca foi a proposta de nenhum rpg, do contrário ninguém descreveria ações, apenas diria o que rolar.

Isso vai começar a fugir do escopo 'd&d, salvar a 4e?' do tópico, talvez coubesse melhor em outro... mas enfim, já que o assunto surgiu:

*Canso de ver olharem o que não deu certo e usarem isso para descartar a idéia. 'Suborno' de xp por interpretação é um design bem preguiçoso e errado em vários níveis. Pra começar pela falta de comunicação entre as partes; Quem gosta de se empenhar na interpretação estaria sendo beneficiado... nas habilidades do personagem que nada têm haver com isso? Sem falar em todo o problema da subjetividade. Premiação subjetiva? Num jogo? Não obrigado. Xp que todo grupo ganha até passa, mas subjetividade demais em xp extra para esse ou aquele jogador? ugh.

*Regras=/='para'. Regras devem ser ferramentas acima de tudo, não veículo para fazer ou não algo na ficção. Já vi muita gente colocar rpg assim 'é como faz de conta, mas tem regras para evitar aqueles debates se algo deu certo ou não'... é uma explicação rasa e rpg vai além disso, mas resume bem o que é mais importante nelas.

*Regras+interpretação não precisa ser algo que determine como seu personagem deva interpretar(ex que sempre odiei: alinhamento) ou que obrigue... podem ser apenas comunicação. As regras 'enxergarem' e reconhecerem o que disse ou como interpretou, ao invés de serem universos totalmente separados.

*Por fim, melhor parar com esse papo de 'interpretação'. D&D e fãs bitolados de wod já fizeram um bom estrago, dividindo as coisas nesse eixo 'porrada(regras) X interpretação(enroleplay)'. Acredito que muita gente aqui está falando 'interpretação' quando quer dizer muitas outras coisas, como motivação de um personagem. Falar interpretação  passa a idéia de 'como você interpreta, como você fala, etc'. Essa parte eu concordo que não deva ser tocada fora raras exceções...(vide spoiler)
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« Última modificação: Outubro 06, 2011, 11:43:24 am por Vincer »

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #227 Online: Outubro 06, 2011, 11:44:26 am »
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Não é como se d&d tivesse boas soluções do tipo nas edições anteriores... Eu tenho idéias, mas nem adianta puxar isso porque não seriam aplicáveis em d&d. Já vi gente rechaçar idéias que seriam aplicáveis, mas 'não parecem com as regras presentes', que dirá algo que distinto do estilo d&d.

Infelizmente a quarta edição acimentou a imagem de que o estilo d&d é porrada. Como falei antes, d&d já tentou abraçar mais estilos noutras edições... mas a wizards não parece animada em arriscar isso, não tão cedo.

Um nota: Por muito tempo, a reclamação que eu mais li é que "D&D é só porrada, mas a Wizards/TSR continua insistindo em não admitir isso e faz um Kitchen-Sink mecânico" (reclamação tipicamente Forgista em que RPGs tem que ter escopo limitado). Agora que D&D fez isso, ele é culpado por não "abraçar outras formas de jogo?".

Literalmente, "damned if you do, damned if you don't".
Sim, e isso é hilário.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #228 Online: Outubro 06, 2011, 12:01:11 pm »
A diferença é que com a padronização da listas do que cada classe pode fazer, tu tem uma caralhada de gente reclamando que tá tudo igual. E aí, Vincer?

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #229 Online: Outubro 06, 2011, 12:42:45 pm »
Citação de: vincer
As regras 'enxergarem' e reconhecerem o que disse ou como interpretou, ao invés de serem universos totalmente separados.

regras e interpretação nunca pertenceram a universos separados. se você não interpretar, não tem como o mestre saber o que você vai fazer e aplicar a regra apropriada, exatamente como você disse: "As regras 'enxergarem' e reconhecerem o que disse ou como interpretou". é assim em todos os sistemas

Citação de: vincer
D&D e fãs bitolados de wod já fizeram um bom estrago, dividindo as coisas nesse eixo 'porrada(regras) X interpretação(enroleplay)'

de onde foi que você tirou isso de que em D&D existe regras vs interpretação ?

Citação de: vincer
Regras+interpretação não precisa ser algo que determine como seu personagem deva interpretar(ex que sempre odiei: alinhamento)

alinhamentos não obrigam ninguém. o jogador tem total liberdade pra sair de seu alinhamento se quiser e não vai estar violando nenhuma regra do jogo
« Última modificação: Outubro 06, 2011, 04:07:10 pm por Sidney »
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Offline Rain

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #230 Online: Outubro 06, 2011, 03:28:20 pm »
Citação de: nibelung
Nao se trata de mecanica de interpretaçao. Um sistema de pericia funcional que nao torne metade da lista obsoleta depois de alguns niveis ja seria suficiente.

Bingo!
E só isso que realmente é necessario
E pra mim este é o grande problema da 4e, resolvendo isso ja tenho em mãos um sistema muito bom para o que se propoem
O resto e herp derp...O sistema é so combates
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Offline Vincer

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #231 Online: Outubro 06, 2011, 04:08:20 pm »
Existem formas e formas de se fazer diferenças Phil. Uma coisa é rolar para mais ou para menos dependendo da situação em coisas básicas do sistema(independente de classe), outra coisa é diferenciar classes. Estava falando do primeiro caso.

Diferenciar classes não precisa alterar a lógica do sistema. Chutando exemplos aqui de cabeça, uma classe ser cheia de poderes at-will e de encontro e nenhum diário e outra só ter diários mas uma porrada já seria uma diferença. A língua falada é a mesma.

Até mesmo regras diferentes entre classes não é um problema, o jogo assume 'diferentes classes e estilos do jogo' onde alguém saberia melhor jogar com classe x do que com y. E isso é/era um dos charmes; Todo grupo já passou pela fase 'cansada', onde jogam outro jogo por um tempo para esparecer. Você está cansado da mesma experiência? Trocar de classe permitia um feeling diferente o suficiente para te satisfazer, e você ainda estaria jogando o mesmo jogo que seus amigos.

Na 4e, hoje em dia? Você experimenta outro role e fica só nisso. Diferentes roles sempre existiram, foi bacana a 4e prestar atenção nisso com mais enfoque, mas antes haviam mais diferenças no feeling e desafio lógico de cada classe além de outro role.

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #232 Online: Outubro 06, 2011, 04:22:53 pm »
Daí vai cair no "guerreiro = easy mode" e "wizards are for pros".

Offline Metal Sonic

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #233 Online: Outubro 06, 2011, 04:24:46 pm »
Mas eu odeio esses subsistemas, porque eles sempre são desequilibrados entre si, e torna a tarefa de Mestrar MUITO mais difícil.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #234 Online: Outubro 06, 2011, 04:29:10 pm »
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Diferenciar classes não precisa alterar a lógica do sistema. Chutando exemplos aqui de cabeça, uma classe ser cheia de poderes at-will e de encontro e nenhum diário e outra só ter diários mas uma porrada já seria uma diferença. A língua falada é a mesma.
Na verdade, não poderia ser mais diferente. Vide as edições anteriores onde ERA assim.

Uma classe com só poderes diários, mas montes deles? Mago, Clérigo e outros conjuradores. No lado oposto, uma classe só com poderes at-will? Guerreiro, Ladino e outros puramente mundanos. Vale lembrar como isso foi péssimo pro equilíbrio do jogo, já que o esforço de fazer coisas legais pro pessoal do diário era melhor que do at-will.

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Até mesmo regras diferentes entre classes não é um problema, o jogo assume 'diferentes classes e estilos do jogo' onde alguém saberia melhor jogar com classe x do que com y. E isso é/era um dos charmes; Todo grupo já passou pela fase 'cansada', onde jogam outro jogo por um tempo para esparecer. Você está cansado da mesma experiência? Trocar de classe permitia um feeling diferente o suficiente para te satisfazer, e você ainda estaria jogando o mesmo jogo que seus amigos.

Na 4e, hoje em dia? Você experimenta outro role e fica só nisso. Diferentes roles sempre existiram, foi bacana a 4e prestar atenção nisso com mais enfoque, mas antes haviam mais diferenças no feeling e desafio lógico de cada classe além de outro role.
Lê minha opinião sobre isso http://phieluminando.blogspot.com/2011/09/retrospectiva-d-conjurador-ultima.html

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Offline Agnelo

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #235 Online: Outubro 06, 2011, 04:33:30 pm »
Citação de: Vincer
Até mesmo regras diferentes entre classes não é um problema, o jogo assume 'diferentes classes e estilos do jogo' onde alguém saberia melhor jogar com classe x do que com y.
Não poderia discordar mais.

Se é tudo o mesmo jogo eu quero que a base seja a mesma pra todo ele, isso não engessa o estilo de jogar, apenas harmoniza as regras. dá uma olhada em M&M por exemplo, não importa se eu sou o Dr. Manhattan ou o Robin, TODAS as mecânicas são as mesmas.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Vincer

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #236 Online: Outubro 06, 2011, 07:26:39 pm »
Bom exemplo Agnelo. Eu tentei dar um exemplo usando o que a 4e trouxe de 'assinatura', já que o tópico é 4e. Há exemplos bem melhores por aí como o M&M, onde usar as mesmas não significam o mesmo feeling e poderes parecidos.

Sobre o que falei de regras diferenciadas, não falava em mudar as mecânicas inerentes do sistema. No exemplo que dei da 4e, eu não mudei a forma de lidar com regra nenhuma que já havia(poderes at will, encontro e diários). Porque a mudança que eu falei, de repente, tornaria mais difícil aprender o sistema? Ou o tornaria menos coeso?

Há formas e formas de fazer. Uma coisa é diferenças dentro da base mecânica, dentro da lógica do sistema. Outra coisa é o fenômeno 'remendo', uma classe trazer colada uma mecânica que não tem em mais nada(como era a magia vanciana).

Eu não tenho exemplos de regras distintas entre classes sendo bem aplicadas. Só não descarto a possibilidade. É novamente aquela analogia que fiz com oligarquia/democracia; A idéia em sí não parece ser o problema, e sim as péssimas execuções dela até então.

Mesma coisa digo para o Phil. Eu dei esse exemplo justamente mostrando 'como antigamente' dentro da 4e.

O problema? Qualquer coisa que remeta ao antigamente já cutuca o trauma de outros problemas nada haver com o que falei. Eu falei em poderes legais para uma, e para outra não? Não. Eu falei apenas na frequência/recursos. Quem disse que isso é inerentemente desequilibrado?

Equilibrio está mais nos detalhes e por menores da dinâmica do que em qualquer coisa. A forma errada? Poderes diários 'op', at-will serem bestas. Na estrutura atual segue assim: todo mundo tem tudo, os diários são poucos, então os diários viram 'momento super-golpe'. Eu falei em diários serem super-golpes? Ou at-wills serem os mais fracos? Tava falando só da estrutura de tempo(sem limites, por encontro, por dia).

Vou jogar outra luz sobre a coisa, já que você parece estar travado demais nesse trauma e não tentou interpretar de outra forma: Tava falando mais de um caster ficar sem cargas conforme usa seus efeitos e o guerreiro nunca ficar sem. Algo que as edições anteriores deviam ter feito de forma equilibrada, e não fizeram. Uma coisa não anula a outra; Um depender de recursos e o outro de situacionais, quando equilibrados, aos meus olhos são diferenças mais que saudáveis para um jogo.

Playstyles. O jogador que gosta ou não se importa em contar recursos tem uma opção, o que detesta recursos ou ficar sem eles ter uma opção... Até M&M tem isso. As regras são uma, mas você pode escolher por exemplo uma cacetada de poderes passivos ou só efeitos ativos, e isso ter diferença no modo de jogar. As regras base continuam a mesma. Disso que falo.

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Enfim, só falei que diferenças sensíveis no uso das regras(vamos falar assim, para não confundir) pode sim ser algo bom. Tudo depende de como é feito.

Não é nenhuma coisa de outro mundo o que estou falando. Estou falando de Street Fighter, King of Fighters(entre outros), d&d seria Mortal Kombat antigos. AD&D seria o mal exemplo do que eu digo, 1 personagem ter uma barra diferente na tela sem nada haver com o restante do jogo.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #237 Online: Outubro 06, 2011, 10:43:38 pm »
o medo do Lumine é que a 5e tente resgatar os grognards fazendo mundanos serem bostinhas e conjuradores fodas e cheios de recursos, só ver no essentials como as classes marciais perderam dailies, ganharam quase nada pra substituir isso e os encounters viraram meros "+xd6 no dano", só prestando pq podem combar os ataques básicos e olhe lá por quanto tempo isso seria realmente útil no decorrer dos níveis. Então mecânica unificada pras classes é preferível a aquela bizarrice de classes com subsistemas diferentes que tinha antes da 4e.

Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #238 Online: Outubro 06, 2011, 11:24:59 pm »
Sinceramente... Vocês precisam de "mecanicas de interpretação"?

Mecanicas de Interpretação??????????
Serio isso?

Por que pra mim só preciso de um sistema de pericias (emular os conhecimentos dos personagens) e mais nada, talvez uma pequena melhoria na mecanica de rituais
Do mais...Pra que droga eu preciso de regras para interpretar meu personagem


Nao se trata de mecanica de interpretaçao. Um sistema de pericia funcional que nao torne metade da lista obsoleta depois de alguns niveis ja seria suficiente. Ou um sistema onde seus atributos basicos representam alguma coisa.

Eu sou um dos que mais odeia enroleplay (voce deve ter notado isso na minha mesa), mas é chato voce colocar um obstaculo que nao é pra ser vencido na base da porrada, e o sistema nao te dar ferramentas pra resolver isso de forma emocionante. Sempre se resume a "façam um teste da pericia X", e o grupo todo rola. E a lei da probabilidade dita que alguem do grupo vai rolar 15 ou mais e passar no teste.

Praticamente TODA VEZ que eu entro nesse tópico, o Nibe chegou antes e postou exatamente o que eu queria dizer. Que droga. :bwaha:

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #239 Online: Outubro 06, 2011, 11:28:21 pm »
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O problema? Qualquer coisa que remeta ao antigamente já cutuca o trauma de outros problemas nada haver com o que falei. Eu falei em poderes legais para uma, e para outra não? Não. Eu falei apenas na frequência/recursos. Quem disse que isso é inerentemente desequilibrado?

Equilibrio está mais nos detalhes e por menores da dinâmica do que em qualquer coisa. A forma errada? Poderes diários 'op', at-will serem bestas. Na estrutura atual segue assim: todo mundo tem tudo, os diários são poucos, então os diários viram 'momento super-golpe'. Eu falei em diários serem super-golpes? Ou at-wills serem os mais fracos? Tava falando só da estrutura de tempo(sem limites, por encontro, por dia).
Não foi o que a Essential mostrou, e usa EXATAMENTE esse modelo que tu descreveu, sendo esse o motivo d'eu ficar com pé atrás dela: mundanos voltam a ter menos opções e seus poderes tem menos efetividade e variação, porque tem poucos limites.

Por outro lado os antigos conjuradores, especificamente o mago - a menina dos olhos de ouro dos grognards-  só recebem mais e mais opções, que mesmo limitadas, são capazes de virar um encontro com muita mais facilidade que um dos ilimitados dos mundanos.

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Vou jogar outra luz sobre a coisa, já que você parece estar travado demais nesse trauma e não tentou interpretar de outra forma: Tava falando mais de um caster ficar sem cargas conforme usa seus efeitos e o guerreiro nunca ficar sem. Algo que as edições anteriores deviam ter feito de forma equilibrada, e não fizeram. Uma coisa não anula a outra; Um depender de recursos e o outro de situacionais, quando equilibrados, aos meus olhos são diferenças mais que saudáveis para um jogo.
Se realmente um caster tiver cargas, não acha que vão colocar uma forma de compensar isso mecanicamente? Novamente, o Essentials já é prova disso.

E aqui no caso, nem chega a ser uma trauma, mas uma constatação mais realista: Cara, eu não consigo imaginar que os designers de D&D, ainda mais com a (re)contratação do Monte Cook, um dos responsável pela criação do design que penaliza o jogador inexperiente e recompensa o esperto - e o jogador esperto joga de conjurador - aliado ao saudosista ao extremo Mike Mearls como responsáveis pela nova edição? Mesmo mesmo?



Outra coisa que eu acho em teoria lindo, mas na prática chato se feito de forma "incorreta" são os desafios de perícia, que infelizmente estão atrelados a um péssimo sistema. Pelo menos ISSO a 5ª edição poderia resolver.
« Última modificação: Outubro 06, 2011, 11:29:56 pm por Lumine Miyavi »

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