Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 79730 vezes)

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #165 Online: Outubro 03, 2011, 07:10:41 pm »
Antes reserva de fadiga do que guerreiro condenado ao "eu ataco" apenas e conjuradores com meio livro só pra eles.

Offline Vincer

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #166 Online: Outubro 03, 2011, 07:21:17 pm »
Reserva de fadiga... tipo uma coisa que a gente REALMENTE TEM? Nego implica com isso??

Aí já é putaria pura. Tudo bem que uma diária é menos realista, mas uma das poucas coisas palpáveis fisicamente(que poderiam virar stat) além dos records típicos é a maldita fadiga.

Sempre foi a abordagem mais lógica, e é antiga pra kct em rpgs(principalmente para a magia, mana). Mas parece que d&d tem birra em admitir o uso dela.

Aliás, tem todos os motivos para ser usada em rpgs. É uma mecânica que joga diretamente com escolha e consequência; abuse agora e fique sem depois. Reserve e pode abusar quando precisar. Escolhas, no modo de jogar, relevantes. A de d&d tem a parte ruim dela(limites) sem a parte valiosa(escolhas, e consequências). O máximo de escolha é deixar de usar um de encontro ou diário por segurar demais...

E Rain...
(click to show/hide)
Quanto a gente comentando mal da quantidade de poderes dos magos e tal... quantidades altas é tão problemático assim? Não seria opção do jogador escolher uma classe com listas e listas, se não o incomoda? Se o problema é demorar a escolher, eu pelo menos sempre resolvi esse tipo de problema com uma solução super simples pré-rpg, clássica de jogos de tabuleiro...

Nego aprende num instante a já ir pensando no que soltar enquanto seu turno não chega. Jogadores de magos sempre me lembraram magos nas mesas de jogo, lendo listas de magia(como o mago vasculhando o grimoire) o tempo todo do combate. Eu não vejo isso como algo ruim. É outro estilo de jogo. O problema é querer dar esse nível de versatilidade e opções junto com magias 'fortes', querendo compará-las com os poderes das outras classes(ou antigamente ainda pior, melhor que os poderes das classes).  Para mim a versatilidade e gama de poderes é mais essencial a idéia de mago do que poderes apelões. Nego insiste em mago causar dano... isso não me desce.
« Última modificação: Outubro 03, 2011, 07:22:56 pm por Vincer »

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #167 Online: Outubro 03, 2011, 11:01:36 pm »
Reserva de fadiga/mana/fúria/energia/rúnica/chi para mim é uma abstração tão plausível quanto poderes livres/encontro/diário.

A única coisa que me levaria a escolher um ou outro na hora de elaborar um sistema de jogo seria ver qual deles casaria melhor com o design como um todo.

Offline Metal Sonic

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #168 Online: Outubro 04, 2011, 07:57:41 am »
Eu não acho livre/encontro/diário tão plausível. É uma abstração muito maior do que cansaço, e explicar porque diabos eu posso usar aquele Diário uma única vez, mas posso usar outros sem problemas.
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Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #169 Online: Outubro 04, 2011, 08:16:50 am »
Bingo.

Offline Heitor

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #170 Online: Outubro 04, 2011, 09:56:59 am »
Realmente Metal, esse é o ponto. Citando o que escrevi no tópico antigo:

(click to show/hide)

Logo, para se adequar à idéia de 'porque eu posso usar meu ataque de poder médio, e depois posso usar um mais forte, mas não outra vez o anterior?', os poderes seriam usados obrigatoriamente em ordem decrescente de poder. Mais restritivo, mas se encaixa.

E não curto muito a idéia de fadiga, porque é um recurso a mais para ser gerenciado, principalmente se tiver pontuação aos borbotões, como os PVs.
« Última modificação: Outubro 04, 2011, 10:04:21 am por Heirot »

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #171 Online: Outubro 04, 2011, 10:09:02 am »
Citar
Eu não acho livre/encontro/diário tão plausível. É uma abstração muito maior do que cansaço, e explicar porque diabos eu posso usar aquele Diário uma única vez, mas posso usar outros sem problemas.

Por que ele não consegue...
Por que foi um golpe de sorte...
Por que é tipo uma manobra de skate que o cara tenta um milhão de vezes, mas só consegue fazer uma vez ( ou só as vezes).

Essa explicação ficaria mais plausível se os poderes fosse com a mesma mecânica do poderes psiônicos. Com Aumentos...

Você tem que separar o jogador do personagem, talvez durante a batalha o guerreiro consiga achar a brecha necessária pra usar determinado "poder".

Qualquer explicação vai ser meio que uma forçação de barra, mas é inegável que D&D 4e é, mecanicamente, um jogo de tabuleiro.

Não estou falando mal da 4e, mas ela foi pensada com miniaturas, tiles, AdO, com regras de movimentação de acordo com terreno... Tanto a 3e quanto a 4e quarta são jogos de tabuleiro. Você pode ignorar o RPG e jogar numa boa, então, no fim, toda interpretação dos poderes vai ser somente uma abstração de uma mecânica de jogo.


Offline Agnelo

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #172 Online: Outubro 04, 2011, 10:09:32 am »
Eu adoro o sistema de poderes da 4e, com óbvia ressalva para o poder diário, que por mim seria muito bem substituído por um uso diferenciado dos pontos de ação.

Essa "incoerência" de você poder usar o poder tal e não o outro favorecem o pensamento estratégico mas principalmente fazem com que o combate pareça mais cinematográfico, em filmes animes e seja de onde for que você tire a sua inspiração pra criar um personagem tu nunca vê o guerreiro passar a luta inteiro dando o mesmo golpe, e um sistema de MP's favoreceria exatamente isso.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #173 Online: Outubro 04, 2011, 10:26:30 am »
Essa "incoerência" de você poder usar o poder tal e não o outro favorecem o pensamento estratégico mas principalmente fazem com que o combate pareça mais cinematográfico, em filmes animes e seja de onde for que você tire a sua inspiração pra criar um personagem tu nunca vê o guerreiro passar a luta inteiro dando o mesmo golpe, e um sistema de MP's favoreceria exatamente isso.

mas se o guerreiro ficar usando os golpes mais fortes o tempo todo, o MP dele vai acabar mais rápido e ele pode ficar sem recursos pelo resto do encontro (ou do dia. dependendo de como funciona o sistema de recuperação de MP)
« Última modificação: Outubro 04, 2011, 10:31:58 am por Sidney »
War never changes

Offline Ciggi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #174 Online: Outubro 04, 2011, 10:29:09 am »
Explicar dá, mas com a quantidade gigantesca de poderes do 4Ed não existe desculpas suficientes!

:P

Aquele golpe devastador com a espada só pode ser usado uma vez por combate porque... porque ele acaba causando uma distenção muscular leve, usar o ataque duas vezes seguidas em um combate sem tempo pra descansar seria impossivel por causa da dor causada. E por ae vai, mas como eu disse, não tem fluff suficiente, é um dos pontos em que o jogador tem que por o fluff e não o sistema. Oque eu acho que é bacana e não é bacana ao mesmo tempo! XD

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #175 Online: Outubro 04, 2011, 10:31:23 am »
Não é como se cooldown fosse diferente, Cig. =p

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Offline Metal Sonic

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #176 Online: Outubro 04, 2011, 10:54:50 am »
É um Cooldown, na cara dura.

E Alduim, se fosse como anime, aonde o cara não usa seu golpe mais forte de cara, era melhor colocar um sistema de "Barra de Especial" então! Mas aí iam chorar MAIS do que simplesmente ter Fadiga... Que eu acho BEM mais fácil do que ficar cortando Poder que eu usei ou não, quem joga 3D&T faz isso com PMs a sessão toda.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #177 Online: Outubro 04, 2011, 11:01:09 am »
Lembro do sistema de "Barra de Especial" em M&M, até que funciona.

Exemplo pra M&M 2e: Coloca um poder cuja graduação seja até +2 acima do limite de PL normal, que precise gastar pontos heróicos pra ativar (como uma forma mais penalizante que Tiring / Cansativo) e personagens ganham PH quando causam ou recebem condições de dano.

Pronto: temos poderes que representam Super Arts. =P

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Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #178 Online: Outubro 04, 2011, 11:03:56 am »
Acho ótimo limitar o uso dos poderes mais fortes, o que me incomoda é isso ser feito com uma mecânica arcaica e arbitrária como "usos por dia".

O fato de ser obrigado a inventar desculpas ridículas pra explicar por que um salto triplo só pode ser feito de novo depois que dormir - mas hoje ainda posso fazer um salto quádruplo sem problemas! - é só a cereja do bolo.

Offline Heitor

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #179 Online: Outubro 04, 2011, 11:17:29 am »
[OFF] Não tem tag para caixa de texto?

Usos por aventura seriam mais interessantes que por dia. Mas é uma abstração que exige ainda mais cuidado, porque pode cair sob a arbitrariedade do mestre. Parecido os poderes por encontro, já que o mestre também define quando acaba a 'cena'.

'Barra de especial' também é uma boa alternativa. Em Diablo III, existem agora poderes livres que enchem sua barra de poderes especiais. Vide aqui. A barra poderia 'encher' de acordo com o papel do personagem. Exemplos:


> Agressores causando dano, recebendo mais em acertos críticos;

> Defensores tomando dano, acertando ataques de oportunidade e quando um oponente erra um aliado;

> Controladores acertando múltiplos alvos e quando oponentes falham em testes de resistência;

> Líderes curando aliados.

Mas como eu disse, seria mais um elemento para gerenciar. Tem que ser pensado com cuidado.
« Última modificação: Outubro 04, 2011, 11:20:21 am por Heirot »